
Cinco anos antes de entregar sua alma ao Senhor, o 'deformador' alemão publicou um Livro intitulado "Dos concilios e da Igreja" no qual se encontram registradas as seguintes palavras sobre a Igreja:
"Pois bem: como ja foi dito, o catecismo nos ensina que deve haver sobre a terra um santo, povo Cristão, E QUE ESTE DEVE PERMANECER NA TERRA ATÉ O FIM DO MUNDO, EIS UM ARTIGO DE FÉ QUE NÃO PODE CADUCAR ATÉ QUE SE REALIZE O QUANTO CREMOS...
QUE SINAL EXISTE, POIS, PARA QUE UM POBRE HOMEM CONFUNDIDO POSSA DESCOBRIR EM QUE LUGAR DO MUNDO EXISTE SEMELHANTE POVO SANTO E CRISTÃO?
POIS ESTE POVO DEVE ESTAR NECESSARIAMENTE NESTA VIDA E NESTE MUNDO, POIS CRE QUE VIRA UMA VIDA CELESTIAL E PERPÉTUA, MAS AINDA NÃO ESTA NELA; PORTANTO DEVE ESTAR NESTA VIDA E NESTE MUNDO E ASSIM PERMANECER ATÉ O FIM DOS SÉCULOS.
POIS COM DIZER: 'CREIO NA OUTRA VIDA' CONFESA QUE NÃO SE ACHA NELA, MAS QUE NELA CRE E ESPERA E AMA-A COMO SUA VERDADEIRA PÁTRIA...
QUANTO A SANTA PALAVRA DE DEUS ASSIM DISTINGUIMOS, BASEADOS NO APÓSTOLO PAULO: 'ALGUNS LHA POSSUEM EM FORMA ABSOLUTAMENTE PURA ENQUANTO OUTROS NÃO'. OS QUE LHA POSSUEM E A TEEM DE FORMA PURA SÃO DESIGNADOS COMO 'OS QUE EDIFICARAM COM OURO, PRATA E PEDRAS PRECIOSAS.' ENQUANTO QUE OS DEMAIS, QUE NÃO LHA POSSUEM DE FORMA PURA SÃO DESIGNADOS COMO AQUELES QUE 'EDIFICARAM SOBRE FENO, PALHA OU MADEIRA."
in DOS CONCÍLIOS E DA IGREJA. BUENOS AIRES, LA AURORA, OBRAS DE MARTIN LUTERO, VOL VII PP 253
Conclusões:
"Pois bem: como ja foi dito, o catecismo nos ensina que deve haver sobre a terra um santo, povo Cristão, E QUE ESTE DEVE PERMANECER NA TERRA ATÉ O FIM DO MUNDO, EIS UM ARTIGO DE FÉ QUE NÃO PODE CADUCAR ATÉ QUE SE REALIZE O QUANTO CREMOS...
QUE SINAL EXISTE, POIS, PARA QUE UM POBRE HOMEM CONFUNDIDO POSSA DESCOBRIR EM QUE LUGAR DO MUNDO EXISTE SEMELHANTE POVO SANTO E CRISTÃO?
POIS ESTE POVO DEVE ESTAR NECESSARIAMENTE NESTA VIDA E NESTE MUNDO, POIS CRE QUE VIRA UMA VIDA CELESTIAL E PERPÉTUA, MAS AINDA NÃO ESTA NELA; PORTANTO DEVE ESTAR NESTA VIDA E NESTE MUNDO E ASSIM PERMANECER ATÉ O FIM DOS SÉCULOS.
POIS COM DIZER: 'CREIO NA OUTRA VIDA' CONFESA QUE NÃO SE ACHA NELA, MAS QUE NELA CRE E ESPERA E AMA-A COMO SUA VERDADEIRA PÁTRIA...
QUANTO A SANTA PALAVRA DE DEUS ASSIM DISTINGUIMOS, BASEADOS NO APÓSTOLO PAULO: 'ALGUNS LHA POSSUEM EM FORMA ABSOLUTAMENTE PURA ENQUANTO OUTROS NÃO'. OS QUE LHA POSSUEM E A TEEM DE FORMA PURA SÃO DESIGNADOS COMO 'OS QUE EDIFICARAM COM OURO, PRATA E PEDRAS PRECIOSAS.' ENQUANTO QUE OS DEMAIS, QUE NÃO LHA POSSUEM DE FORMA PURA SÃO DESIGNADOS COMO AQUELES QUE 'EDIFICARAM SOBRE FENO, PALHA OU MADEIRA."
in DOS CONCÍLIOS E DA IGREJA. BUENOS AIRES, LA AURORA, OBRAS DE MARTIN LUTERO, VOL VII PP 253
Conclusões:
- Lutero reconhece que a Igreja não pode perder sua visibilidade.
- Marca distinção entre ela e a Igreja invisivel.
- Admite que a Igreja visivel deva atravessar os séculos até o fim do mundo. O QUE COMPORTA PERENIDADE.
- E que pode estar em posse do CONTEUDO OU MENSAGEM DA PALAVRA DE DEUS EM SUA FORMA PURA E PERFEITA, O QUE IMPLICA NECESSARIAMENTE NUMA INFALIBILIDADE.
- Embora algumas igrejas particulares possam edificar sobre 'feno, palha ou madeira' ou seja apregoar falsas doutrinas.`
É pois a verdadeira igreja de Cristo: Visivel, perene e infalivel ou pura doutrinariamente falando.
E no entanto nenhuma seita protestante pode demonstrar sua existência visivel antes de Wycliffe, ou revindicar para si o DOM DIVINO DA INFALIBILIDADE OU MESMO DA IMUTABILIDADE DOUTRINÁRIA.
Donde se segue que somente a Igreja Una, Santa, Católica, Apostólica e Ortodoxa, é de origem divina, sagrada e celestial.
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