Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Cap LXV - É a Bíblia um livro de fácil compreensão???


CONHECEREIS A VERDADE E ELA VOS LIBERTARÁ.





protestante:"A TUA PALAVRA É LÂMPADA PARA MEUS PÉS E LUZ PARA MEU CAMINHO." Sl 118,105

ortodoxo: O texto não diz e nem poderia dizer que a leitura ou o exame individual da palavra de Deus é uma luz... POIS SEQUER AFIRMA QUE A PALAVRA EM QUESTÃO SEJA OU ESTEJA ESCRITA.

Antes declara de modo genérico que a palavra divina, compreendida como Revelação sobrenatural comunicada por Deus, deve servir como elemento orientador para a conduta dos seres humanos.

protestante: Por que cargas dágua a comunicação de Deus, que é luz, deixaria de ser luz ao ser codificada ou escrita???

Ortodoxo: Porque ao ser escrita assume uma forma fixa determinada em termos de expressão literária; no entanto a cultura de modo geral e o sentido das expressões literárias, sendo dinâmicos acabam tornando qualquer texto antigo obsoleto ou obscuro.

Deus no entanto, tendo em vista a claridade da divina Revelação estabeleceu o órgão paralelo da Tradição. Órgão por meio do qual o significado dos textos é salvaguardado e mantido pela Igreja Viva.

De modo que fora da Igreja o sentido da escritura acaba sendo perdido tornando-se a Revelação obscura para o individuo que dela se separa e conta apenas com suas próprias luzes. 

Em si mesma a Revelação - mantida viva pelos órgãos da escritura e da tradição - permanece clara e luminosa... estando o defeito no elemento receptor, i é os olhos espirituais ou o entendimento daquele que livre examina, entendimento sempre fraco e falível e como tal inepto para restabelecer o dom da divina Revelação.



protestante: "ASSIM, SE O NOSSO EVANGELHO PERMANECE VELADO, ESTA VELADO PARA AQUELES QUE SE PERDEM, PARA OS INCRÉDULOS, DOS QUAIS O DEUS DESTE MUNDO OBLITEROU A INTELIGÊNCIA, A FIM DE QUE NÃO VEJAM BRILHAR A LUZ DO EVANGELHO DA GLÓRIA DE CRISTO." II Cor 4,3


ortodoxo: Possuis em vossas Bíblias algum "Evangelho ou Kerigma de Paulo"?

protestante: Até onde me é dado saber não. Possuimos as epístolas de S Paulo, mas não um Evangelho de Paulo...

ortodoxo: E por que???

protestante: Certamente porque Paulo jamais escreveu um relato literal do Evangelho compreendido como um esboço da vida e dos ensinamentos do divino Mestre Jesus.

ortodoxo: E no entanto o texto em questão alude explicitamente a um Evangelho de Paulo...

Só nos restando compreender e concluir que o anúncio deste Evangelho - de Paulo - era feito oralmente de sinagoga em sinagoga, e que não possuímos qualquer relato completo e sistematizado a respeito dele.

O QUE LEVARIA ALGUNS DE NÓS INCLUSIVE A CONCLUIR QUE O EVANGELHO DE PAULO PERDEU-SE PARA SEMPRE...

A bem da verdade a maior parte deste Evangelho parece ter chegado até nos disperso nas epístolas de sua autoria, as quais, como já dissemos são escritos de circunstância e não tratados sistemáticos de teologia... basta dizer que não damos com a oração dominical ou com todas as bem aventuranças no corpus paulinum. Paulo no entanto não poderia ter omitido tais dados ou deixado de anuncia-los...

E embora o anúncio ou evangelho de Paulo e dos outros doze fosse bastante simples, a ponto de ser compreendido e recebido sem maiores dificuldades pelos homens de boa vontade o mesmo não se pode dizer a respeito de suas epístolas; enquanto parte duma correspondência bi lateral e circunstancial e enquanto primeira tentativa teológica, ou seja, enquanto primeiro ensaio no sentido de tornar os ensinamentos do Mestre acessíveis a razão.


Destarte já sabemos porque Pedro referiu-se aos escritos de Paulo da seguinte maneira:

"ISTO MESMO FEZ ELE EM TODAS AS SUAS CARTAS AO FALAR SOBRE ESSE TEMA. É VERDADE QUE EM SUAS CARTAS SE ENCONTRAM TECHOS DÍFICEIS DE COMPREENDER QUE OS IGNORANTES E FRAGEIS DETURPAM, COMO AS DEMAIS ESCRITURAS PARA SUA PRÓPRIA VERGONHA." II Pe 3,16

Convém distinguir pois e muito bem entre o Evangelho ou kerigma de Paulo, anunciado aos gentios, de viva voz, em suas cidades e as epístolas de Paulo, nas quais encontramos fragmentos embaralhados deste kerigma - como que sob a forma de um gigantesco quebra cabeças - de par com suas primeiras e ousadas tentativas teológicas ou reflexões. COMO POR EXEMPLO A RESPEITO DOS MATRIMÔNIOS DOS NEÓFITOS... A RESPEITO DOS QUAIS NOSSO SENHOR NÃO BAIXARÁ QUALQUER MANDAMENTO.

Ociosa no entanto é toda esta investigação; POIS O EVANGELHO DE PAULO ERA O MESMO EVANGELHO DE PEDRO, MATEUS, MARCOS, LUCAS E JOÃO E ENFIM O MESMO EVANGELHO CONSERVADO E TRANSMITIDO PELA MÃE IGREJA POR MEIO DA PREGAÇÃO.

No entanto se por incrédulos devemos compreender aqueles que resistem a pregação do Apóstolo na Santa Igreja ou a pregação da Santa Igreja ministrada pelo Apóstolo, não podemos deixar de concluir que tais incrédulos sejam os mesmos protestantes...

Pois tendo-se recusando a adotar o critério da tradição e o veículo da sucessão apostólica na Santa Igreja acabaram por suspeitar até mesmo da Divindade de Cristo, do Batismo, do Domingo... e nada permaneceu seguro para eles. Penetrando a dúvida em seus corações...

Assim o conteúdo da divina revelação e o legítimo sentido do Evangelho permanece inacessível aos esforços e empenho do engenho humano. Ficando a boa nova obscurecida e velada para eles... e eles mesmos perdidos em meio ao labirinto das interpretações humanas, entregues a seus pensamentos carnais, palpites, teorias e cogitações que não conduzem a lugar algum.

Eles não são capazes de captar o brilho da Santa doutrina; porque ela não foi posta pela mão de igreja no candeeiro; mas pela mão sacrílega do homem mortal - Lutero - debaixo do alqueire... e não resplandece a verdade para eles... E ASSIM ENCONTRAM-SE DIVIDIDOS E LUTAM UNS CONTRA OS OUTROS.

Porque foram desencaminhados pelo livre exame.




protestante: "E TEMOS AQUI FIRME A PALAVRA DOS PROFETAS, A QUAL BEM FAZEIS EM ESTAR ATENTOS, COMO UMA LUZ QUE ILUMINA EM LUGAR ESCURO..." II Pe 1,19


ortodoxo: A respeito da palavra dos profetas já nos manifestamos em diversas ocasiões. Longe de nós negar que pena profética seja uma luz posta para tantos quantos houverem de crer. 

Pois dá testemunho antecipado sobre Nosso Senhor Jesus Cristo por meio de vaticínios; apontando para aquele em quem se deve confiar e crer.

Servindo como ponto de partida para nossa fé ou como uma placa de sinalização apontando para o Verbo e sua Igreja.

Assim a todos é salutar e benéfico guardar na memória os oráculos comunicados aos videntes nos tempos antigos; enquanto fundamento mais remoto e raiz de nossa esperança.

No entanto se a profecia é uma luz não podemos admitir que seja a única luz ou a luz maior. Segundo temos no plano da natureza a luz da lua, mas também temos a luz das estrelas e a luz do nosso Sol que é a maior. ASSIM TEMOS TAMBÉM A LUZ DA MANHÃ, A DO MEIO DIA - QUE É MAIS FORTE - E A DO ENTARDECER (QUE É A MAIS FRACA) E NEM TODA LUZ É IGUAL OU BRILHA DA MESMA MANEIRA E COM A MESMA INTENSIDADE COMO SUPÕE E IMAGINAM OS TRANSVIADOS.

Da mesma maneira temos luz maior e superior que a da profecia na visão ou no cumprimento da profecia e este Sol é o Evangelho.

Segundo nos dá a compreender o resto do versículo: "ATÉ QUE RAIE O DIA E SURJA A ESTRELA DALVA EM NOSSOS CORAÇÕES." 

Ora esta estrela dalva é o Verbo encarnado nascendo no coração de cada novo profitente...

Este recebe a fé em Cristo e sua obra por mediação dos Santos profetas e seus oráculos. E de luz em luz, de aurora em aurora, de brilho em brilho, chega a claridade suprema... 

Disto decorre que Pedro não quis referir-se e nem podia referir-se as profecias como fundamento imediato da DOUTRINA CRISTÃ - isto é como regra doutrinária - e sim como fundamento mediato, por nos terem dado acesso ao conhecimento de Jesus Cristo; NOSSO SUPREMO INSTRUTOR.

Pois o fundamento exclusivo da fé Cristã é a palavra de Jesus Cristo e evangelho da Verdade

Constituíssem estas profecias fundamento imediato da fé por que precisaríamos de um Evangelho ou de um Novo Testamento???

Todavia este Novo Testamento veio a ser, porque as profecias eram como sombras e tipos, um conhecimento precário e insuficiente, um anúncio a respeito daquilo que deveria acontecer... ou seja um dispensação provisória, imperfeita e instrumental... Figuras, enigmas e sombras que cederam lugar a realidade.

Tendo em vista o advento de uma economia absolutamente perfeita. A qual esgotando-se em si mesma atinge seu fim.


Tampouco o verso em questão, reconhecendo o justo papel das profecias AFIRMA QUE AS DEMAIS PARTES, MENOS NOBRES, DA MIKRA FOSSEM IGUALMENTE CLARAS, ou incita o povo de Jesus Cristo para que submeta a luz do Sol a luz duma mísera vela, isto é, a luz da divina Revelação ou do Evangelho a luz da razão humana e falível por meio do livre exame...

Para os protestantes no entanto a Torá e o Keutuviin parecem ter tanta importância e clareza, quanto os Neviin ou profetas. JUSTAMENTE SOBRE ISTO O TEXTO EM QUESTÃO NADA DIZ OU DECLARA, DANDO A ENTENDER QUE O SENTIDO DA TORÁ E DOS KETUVIIN NÃO FOSSE ASSIM TÃO CLARO. EM SE TRATANDO DE CLAREZA OU FACILIDADE, FICA ELA RESTRITA AOS PROFETAS APENAS.

OS QUAIS SÃO DE FATO APTOS PARA O QUE FORAM POSTOS: O TESTEMUNHO DE JESUS CRISTO.

AQUELES QUE JÁ CHEGARAM A CRISTO NO ENTANTO ESTÃO EM POSSE DE MESTRE MUITO MELHOR. PORQUE ESTE MESTRE É O VERBO.

protestante: Não seria o caso de Pedro estar aludindo a toda escritura sob o termo de "Palavra dos profetas"?

ortodoxo: Esta simples possibilidade; de que S Pedro tenha tomado a 'palavra dos profetas' pela Bíblia inteira. Digo a Bíblia judaica, a Tanak ou o antigo testamento; VIRIA A CALHAR PARA VOCÊS PROTESTANTES.

Pois poderiam inferir que o testamento antigo em sua totalidade é igualmente claro e luminoso. Do mesmo modo que as profecias voltadas para o Cristo.

Lamentavelmente, alguém tomou as providências cabíveis para que o texto não pudesse ser compreendido desta forma e puxou por assim dizer o tapete do protestantismo.

Pois no verso imediatamente seguinte, topamos com a seguinte expressão: "PROFECIA DA ESCRITURA" V 20 A QUAL É SUFICIENTE PARA DEMONSTRAR QUE O AUTOR DISTINGUIA PROFECIA DE ESCRITURA AO INVÉS DE TOMAR UMA COISA POR OUTRA.


Nenhum comentário: