Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

sábado, 29 de novembro de 2008

Cap LXXII - Um erro providencial

"Assim se cumpriu o oráculo do profeta Jeremias: 'E tomaram as trinta moedas de prata, o preço do precioso, avaliado pelo povo; e deram pelo campo do oleiro; segundo fora decretado pelo Senhor." Mt 27,09

Aqui temos um oráculo comunicado pelo profeta Zacarias, atribuído e Jeremias ou seja um erro de citação.

Erro muitas vezes explorado - por falta de melhores argumentos - pelos ateus, materialistas e incrédulos. Pois para uns e outros semelhante erro implicaria a falsidade da narrativa evangélica em sua totalidade.

Citações equivocadas há em grande número nas "Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres" de Laertios.

Apesar disto, crítico algum dirá que as vidas dos personagens por ele biografados foram puramente inventadas ou extraídas de sua imaginação.

Trata-se pois de um equivoco acidental ou irrelevante se temos em vista o conjunto do relato.

Com que podemos nos deparar nas melhores obras, como o Digesto ou Annales de Tácito; sem que por isso fique a obra completamente desacreditada.

Eis porque Lutero dava de ombros quando alguém aludia maliciosamente a este versículo, querendo dizer que semelhante equívoco não era suficiente para infirmar a essencialidade da narrativa.

Aqui estamos de pleno acordo com Lutero. 

Fazer barulho diante deste erro periférico seria dar pulga por elefante como diziam nossos ancestrais.

A nosso ver esta troca de nomes não atinge a existência de Deus, a pessoa de Jesus ou sequer o sentido da profecia em questão. É mera questão de nomes que se esgota em si mesma...

SEM EMBARGO DISTO ESTE ERRINHO INSIGNIFICANTE É PRENHE DE SIGNIFICADOS PARA A TEOLOGIA CRISTÃ.

Pois se como dissemos nem Deus, nem Jesus, nem a essencialidade do Evangelho, nem a profecia estão em jogo... algo há que está em jogo.

Eis porque, nossos adversários, os fundamentalistas; não podem admitir a veracidade ou a existência deste erro, recorrendo a todo tipo de artimanhas ou estratégias com o objetivo de nega-lo.

Qual a razão disto? Perguntará o leitor.

Se nem Deus, nem Jesus, nem a profecia são atingidos por esta 'vírgula' qual o motivo há para tanta discussão???

Teimam os obscurantistas em não reconhecer este errinho insignificante porque mesmo sem tocar a existência de Deus ou de Jesus porque semelhante errinho atinge em cheio a falsa doutrina da inspiração verbal...

Afinal como poderia Deus impulsionar uma citação errada ou deixar de advertir o hagiógrafo??? Se cada traço ou ponto, consoante ou vogal, letra e palavra da Escritura foi de fato comunicada por Deus só nos resta concluir pela isenção absoluta de erro.

Por outro lado, ao darmos com o mínimo errinho só nos resta CORRIGIR A TEORIA PELO FATO e concluir que a doutrina protestante da inspiração verbal é uma farsa.

Queremos dizer com isto que se o conteúdo espiritual ou religioso dos Evangelhos continua GARANTIDO POR DEUS e incólume de modo geral, o conteúdo periférico ou irreligioso - em termos de minudências geográficas e cronológicas inclusive - torna-se ocasionalmente vulnerável a erros enquanto produto exclusivo da memória do hagiógrafo ou da natureza humana.

Os protestantes todavia, como costumam fazer; abstraem do elemento humano e de sua autonomia supondo ser ele uma espécie de elemento passivo de lápis ou de caneta nas mãos do deus todo poderoso... Aqui como sempre deus faria tudo sem necessidade de colaboração; sempre de modo miraculoso ou fetichista.

O erro no entanto esta aqui: Mateus atribui o texto que se encontra em ZACARIAS a JEREMIAS em todos os códices antigos e modernos sem exceção dando a entender que esta forma - equivocada - remonta aos originais inspirados do Novo Testamento. Pois do contrário, em se tratando de erro cometido por algum copista, daríamos com ao menos algumas variantes noutros manuscritos ou versões; o que neste caso, PARA O AZAR OS BIBLIOMANÍACOS NÃO SE DÁ.

Existem de fato algumas poucas versões - a siríaca e a boharica - ou manuscritos - MINORIA - nos quais o profeta é indeterminado. Este testemunho mesmo sendo inexpressivo fez com que alguns exegetas a exemplo de Bengel abandonassem, sem maiores cerimônias, o texto recebido, isto é o grego e passassem a sustentar a indeterminação do original.

Como no entanto o texto recebido e a maior parte das versões e manuscritos encontram-se de acordo, só nos resta admitir que o equivoco remonta aos originais inspirados... e que os copistas siríacos e coptas dando com ele apagaram o nome de Jeremias, sem no entanto atreverem-se a substitui-lo pelo de Zacarias.

No entanto se não exitaram em apagar ou suprimir por que teriam exitado em acrescentar e corrigir? Simples, porque acreditando que a Escritura era incapaz de errar concluíram que o erro procedia de algum copista. Todavia como a citação não correspondia exatamente a letra de Zacarias, optaram pela indeterminação...

Qualquer manual ou enciclopédia bíblica todavia reconhece: "A grande maioria das evidências textuais disponíves apontam para a leitura com Jeremias."

SENDO TEMERÁRIO E DESONESTO ABANDONAR A LETRA DO TEXTO RECEBIDO POR UMA DOUTRINA QUALQUER.

Os protestantes no entanto precisam fornecer alguma explicação a respeito tendo em vista a manutenção da velha farsa, digo da manobra da inspiração verbal.

Neste caso que fazem eles?

Vão como sempre a sinagoga pedir auxílio e reforço as tradições mortas e putrefatas dos rabinos, LOGO ELES QUE REPUDIAM AS TRADIÇÕES LEGITIMAMENTE CRISTÃS E APOSTÓLICAS REVINDICADAS PELA IGREJA...

Jerônimo como cristão declara preferir obedecer os Bispos sucessores dos apóstolos do que aos rabinos; nossos oponentes no entanto - como judaizantes que são - preferem aderir ao testemunhos dos rabinos, escribas e fariseus do que ao testemunho dos Bispos...

E lá vão as hostes de hebraístas reformados esmiuçar e peneirar o Talmud dos infiéis para ver se encontram, algum modo de negar o óbvio, isto é, o equivoco citacional cometido pelo primeiro evangelista.

Vejamos agora como eles tentam explicar o 'Imbroglio'...

Primeiramente alegam que os judeus do tempo de Jesus dividiam as escrituras em Lei, Salmos e Profetas.

Sacando a fantástica conclusão de que os Escritos ou Ketuviin recebiam ocasionalmente o nome de Salmos... porque a coleção dos Ketuviin principiava pelo livro dos Salmos.

O segundo passo dado por eles consiste em alegar que o primeiro volume dos profetas posteriores era o de Jeremias. E para prova-lo, como ja dissemos, multiplicam as citações rabínicas ao infinito.

Assim Jonh Gill, assim Adam Clark, assim Barnes, assim Mathew Henry e todos os partidários do dogma da inspiração verbal...

Por fim concluem os sábios protestantes que se aos Ketuviin era dado o nome do primeiro volume, isto é dos Salmos, sendo conhecidos por Salmos; assim aos Neviin era dado o nome do primeiro volume, isto é o de JEREMIAS, sendo conhecidas todas as profecias posteriores por JEREMIAS.

Tal a ginástica ou o raciocínio mirabolante porque os sofistas bibliólatras buscam justificar a falsa doutrina da inspiração plenária e da inerrância absoluta.

Como os Ketuviin recebiam o nome do primeiro volume da coletânea: Salmos, os profetas posteriores recebiam o nome do primeiro volume: Jeremias...

Num primeiro momento cumpre perguntar a nossos protestantes porque a Torá não recebeu também ela o nome do primeiro volume da coletânea, isto é do Gênesis, passando a ser - ao menos ocasionalmente - designada pela alcunha de Gênesis.

Afinal em se tratando de uma regra ou costume por que a Torá haveria de fugir a regra???

Não ousem os protestantes alegar que a Torá fosse encarada como uma parte mais sagrada (i é mais inspirada) da Mikra, pois estariam reconhecendo a prevalência da inspiração gradativa ou funcional e admitindo que a doutrina da inspiração plenária ou absoluta não era recebida por todos...

O fato é que os Ketuviins eram conhecidos por Salmos dirá nosso protestante...

Acontece que ao contrário das palavras Gênesis (princípio) e Jeremias; a palavra Salmo (Tehilim) corresponde a um gênero literário, a saber ao gênero poético ou a hinologia. Eis porque o título de Salmos podia com toda razão ser estendido a outras obras do gênero como são os provérbios, os cânticos, o Eclesiástico e Jó na lingua dos judeus... TODAS ESTAS OBRAS BEM PODIAM SER AGREGADAS SOB O MESMO NOME GENÉRICO DE SALMOS OU POESIAS - COMO DIZEMOS NÓS - PORQUE CORRESPONDIAM AO GÊNERO LÍRICO.

Agora que o nome de Jeremias fosse atribuído a todo corpus propheticum do antigo testamento valha-nos Deus!!! É preciso ser demasiado estúpido para engolir toda esta xaropada.

Passem pois os protestantes a demonstração e citem uma única autoridade rabínica que tenha DURANTE QUALQUER TEMPO ENSINADO QUE OS DEMAIS PROFETAS ERAM MENCIONADOS SOB A ALCUNHA DE JEREMIAS OU QUE TENHA CITADO NORMATIVAMENTE OS DITOS PROFETAS COMO JEREMIAS.

Ofereçam-nos os pastores uma única referência extraída do Talmud, da Guemara, da Mishná, da Mekhilta, dos Targuns, dos Sidurin, ou de qualquer sifra judaica em que os profetas sejam apresentados como Jeremias e damos nossa palavra de que retornaremos a casa de pai Lutero!

E no entanto este texto não existe.

Vão lá catar no Dicionário Tamud Hiersl et Bavl de Jastrow para ver se conseguem achar alguma migalha!!! Em todos os vinte in fólios do Talmud nem ao menos uma mísera alusão ao corpus propheticum ter recebido o nome de Jeremias ou citado sob seu nome.

O que por sinal é obvio! Há centenas de alusões as profecias do A T nos quatro Evangelhos as quais são invariavelmente atribuídas ao livro registro profético a que pertencem: Isaías, Daniel, Zacarias, etc E NÃO A JEREMIAS!!! SÓ DE ISAIAS SÃO QUASE TRINTA CITAÇÕES ESPALHADAS PELOS EVANGELHOS E ATOS E NEM UMA SEQUER ATRIBUÍDA A JEREMIAS.

Caso tal costume correspondesse a realidade, tendo e vista o grande número de citações e alusões feitas aos profetas no corpo do Novo Testamento, seja pela pena evangélica ou pela pena apostólica, E NOS DEPARARÍAMOS COM OUTROS EXEMPLOS IGUAIS AOS DE MT 27,9...

ESTE NO ENTANTO, COMO VERDADEIRO ERRO QUE É, PERMANECE ISOLADO... testemunha solitária mas eloquente face as maquinações perpetradas pelos fundamentalistas face ao texto bíblico.



ERA S MATEUS LIVRE EXAMINISTA???


Outra inferência importante que podemos fazer partindo do 'errinho' em questão é que o autor do primeiro evangelho não era biblista, livre examinador ou protestante.

Pelo simples fato de ter confundido Jeremias com Zacarias...

Quem como nós foi criado no protestantismo sabe muito bem com que zelo e exatidão os livre examinadores decoram os nomes de cada livro bem como as respectivas passagens e como consideram altamente desonroso cometer semelhantes equívocos...

'Crente' de verdade e leitor assíduo da 'palavra' não confunde Isaías com Ezequiel ou Daniel com Jeremias... 

Dar um autor pelo outro é coisa de quem não esta habituado a ler as Escrituras frequentemente ou por assim dizer todos os dias.

Afinal se S Mateus tivesse um exemplar da Mikra ou o rolo dos Ketuviin diante das vistas era só conferir e pa pum... não teria cometido o deslize em questão.

Donde inferimos que não estava em posse dos livros de Jeremias e Zacarias...

Ele que era apóstolo de Jesus Cristo!!!

Tampouco - como é típico dos fanáticos - havia decorado o conteúdo de ambos os livros...

Todo bom protestante no entanto possui seu exemplar da JFA ou da Valera e memoriza, como já dissemos, extensas porções da Escritura com o objetivo de maldizer a Igreja Ortodoxa e atormentar seus filhos.

Donde podemos inferir que S Mateus tinha lá seu pezinho na idolatria Católica...









Nenhum comentário: