Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de agosto de 2016

LIVRO PRIMEIRO > Capítulo I - Sessão 10: Divisões a respeito da doutrina da Predestinação / Sub capitulo P) Nos domínios do biblismo # Moderados, confusos, indeciso; Weller, Striegel, Wesenbeck

Naturalmente que entre os extremistas havia também um grosso partido formado pelos confusos ou indecisos a exemplo de Hieronimus Weller que jamais logrou fixar suas crenças a respeito da liberdade, ora afirmando-a ora repudiando-a, ano após ano... E privara da intimidade do próprio Lutero!!!

Não poucos como Striegel; quanto a vontade discordavam dos Luteranos Ortodoxos e dos calvinistas e quanto a eucaristia propendiam as lições de Calvino (Podemos classifica-los como terceira via ou não alinhados.) Pelo que ficaram pendurados nos ares como a sogra de Pedro e foram ferozmente atacados e perseguidos pelos dois grupos...

Assim, enxotado das Alemanhas pelo Dr Andraeas com um gentil "Que a maldição divina te esmague." e apresentado como um javali solto na vinha do Senhor; teve o infeliz jurista de passar ao Palatinado, já dominado pelos calvinistas, de cuja teoria a respeito da eucaristia partilhava.
E como tal foi feito professor em Heidelberg. Todavia quando ousou falar sobre a livre vontade e a criticar as 'Institutas' entrou em choque com os radicais do partido, vindo sua situação a tornar-se crítica pelo simples fato de que sua opinião sobre a ceia já era bem sabida dos luteranos e já não podia deixar de ser encarado por eles como um apóstata e regressar.

Aproveitando-se disto Olevian "Com voz de tirano e não de apóstolo." (Jetzler) convocou-o a declinar de suas opiniões e a abraçar a verdade das Institutas!

"Teólogos, assim eu espero abandonar este mundo de trevas, escapando a vossa malignidade e brutalidade; não passais de falsos servidores de Deus." Otto Von Victor Striegel Vita p 25 por Math Wesenbeck, Wittenberg 1570 - foi uma das últimas declarações emitidas pelo grande homem que "Premido por Luteranos e Calvinistas como entre Cila e Caribdes rendeu sua alma pleno de angústia e desesperação." 

"De tristeza e angústia morreu ele (Striegel)  - declara seu amigo Wesenbeck - devido a incompreensão e intolerância dos nossos... pois tendo discordado dos luteranos e dos calvinistas quanto a eucaristia e a vontade, foi implacavelmente perseguido pelos dois lados como um cão sarnento."

Nenhum comentário: