A PEDAGOGIA DO HORROR!!!

"Quem poupa a vara odeia seu filho; quem o ama, castiga-o na hora precisa."
Eis-nos diante de um dos trechos mais grosseiros do antigo Testamento, responsável por grande parte das dores, sofrimentos e angústias porque nossos pequenos tem passado desde os albores da Idade Média...
Tal o procedimento de nossos antepassados tapuias, os quais surravam seus filhos com cipós espinhosos sempre que estes procediam de modo inadequado...
Assim os judeus devotos ou ortodoxos ainda hoje costumam surrar seus filhos para que deste modo recebam as tradições e costumes sem questionar i é passivamente; assim os meninos maometanos aprendem a recitar o Corão - na madrassia - debaixo do chicote, assim as testemunhas de Jeová, os pentecostais, os calvinistas e outros tantos sectários fazem com que seus pupilos estudem ou melhor leiam o livro a bastonadas ou bordoadas. Minha falecida avó mantinha uma vara de marmelo amarrada atrás da porta com a finalidade de seviciar os netos ainda pequenos e adapta-los ao regime bíblico da disciplina ou da sobriedade, como diziam.
Por sobriedade, controle ou disciplina designam eles a bela arte de obedecer mecanicamente e sem contestar a autoridade seja ela qual for: familiar, religiosa, civil, etc e sob quaisquer pretexto! Bem se vê que a meta dos fanáticos é domesticar ou treinar o homem convertendo-o numa marionete ou num boneco regido sempre por forças externas a si.
No caso das crianças implica este processo de despersonalização em suprimir o natural ou o lúdico; impedindo-as de brincar ou de se 'distraírem inutilmente' e inculcando em suas mentes o firme propósito de atuar como adultos... i é como um homem em miniatura ou um homenzinho; afetando sempre bons modos...
Com base deste ideário pretendem os fanáticos eliminar a fase mais agradável da vida humana: a infância, convertendo-a de paraíso que é em calvário ou melhor num inferno de ameaças, punições e castigos corporais. E como verdadeiros bárbaros estes celerados tem coragem de tratar os próprios filhos como asnos ou bestas de carga...
E assim sabemos, e por experiência; que os animais surrados com frequência acabam por desenvolver dois tipos bem distintos, opostos e extremos de comportamento: Uns tornam-se cada vez mais agressivos e ferozes enquanto outros tornam-se excessivamente tímidos a ponto de urinar pelo simples fato de ouvir a voz do dono ou de perceber alguma alteração gestual...
É exatamente isto que se sucede com os jovens e crianças 'educados' sob o regime da força ou da porrada: tornam-se infalivelmente revoltosos até o sadismo ou subservientes; violentos ou medrosos; irritadiços ou apáticos, dum modo ou de outro desajustados, anormais, problemáticos...
É verdadeiramente impossível que alguém venha a tornar-se uma pessoa mentalmente sadia, equilibrada, e feliz sob o regime da porrada!
Já por que as emoções intensas por ele suscitadas na mente da criança não podem deixar de repercutir negativamente na formação de sua personalidade. É deste tipo de repressão que procede a maior parte dos traumas, bloqueios e distúrbios que de modo geral caracterizam a neurose.
Já por que as emoções intensas por ele suscitadas na mente da criança não podem deixar de repercutir negativamente na formação de sua personalidade. É deste tipo de repressão que procede a maior parte dos traumas, bloqueios e distúrbios que de modo geral caracterizam a neurose.
É de todo inoperante a surra tendo em vista a formação de seres humanos na plena acepção da palavra, quero dizer de homens e mulheres que saibam atuar corajosamente nos meios em que vivem enfrentando as situações de injustiça e buscando construir um mundo melhor, mais justo, humano e fraterno... no frigir dos ovos o principal efeito da agressão consiste mesmo em desumanizar, despersonalizar ou desagregar o fenômeno humano...
Desditada a criança cujos sonhos são convertidos em pesadelos pelos próprios progenitores! Pobre ser este cujos primeiros passos no caminho da vida é de pronto transformado numa sucessão interminável de sobressaltos por seus próprios pais!
Tal a conclusão a que chegou Mestre Quintilianus, o qual em seu livro sobre a arte da retórica assim se expressa:
"Quanto aos castigos corporais, ainda que sejam aceitos pelo costume e Crisipo não tenha se posicionado contra eles, de modo algum aprovo ou recomendo... afinal de a criança é controlado apenas pelo temor externo da vara, como haverá de portar-se quando chegar a idade adulta? .... enfim a dor e o medo além de constrangerem obscurecem a mente e convertem-se numa fonte de desconforto para o resto da vida."
E Plutarco:
"A criança deve ser conduzida a virtude por meio do incentivo e do raciocínio... para os livres não há incentivo superior ao elogio e a censura; o elogio indica-os o que é honroso e o censura o que é degradante."
Afinal de educar é conduzir tanto podemos conduzir nossos filhos pela dor, pelo medo, pelo terror, etc como podemos conduzi-los igualmente por meio do interesse, do prazer, da amabilidade, da doçura, etc como melhor convém ao ofício paterno! Conduzir é necessário.
No entanto por que empregar reforços negativos quando temos os reforços positivos a nosso favor e sabemos que estes costumam a ser ainda mais intensos???
"Atraíras tu mais moscas com uma colher de mel do que com um barril de fel." já dizia S Francisco de Sales...
"Quanto aos castigos corporais, ainda que sejam aceitos pelo costume e Crisipo não tenha se posicionado contra eles, de modo algum aprovo ou recomendo... afinal de a criança é controlado apenas pelo temor externo da vara, como haverá de portar-se quando chegar a idade adulta? .... enfim a dor e o medo além de constrangerem obscurecem a mente e convertem-se numa fonte de desconforto para o resto da vida."
E Plutarco:
"A criança deve ser conduzida a virtude por meio do incentivo e do raciocínio... para os livres não há incentivo superior ao elogio e a censura; o elogio indica-os o que é honroso e o censura o que é degradante."
Afinal de educar é conduzir tanto podemos conduzir nossos filhos pela dor, pelo medo, pelo terror, etc como podemos conduzi-los igualmente por meio do interesse, do prazer, da amabilidade, da doçura, etc como melhor convém ao ofício paterno! Conduzir é necessário.
No entanto por que empregar reforços negativos quando temos os reforços positivos a nosso favor e sabemos que estes costumam a ser ainda mais intensos???
"Atraíras tu mais moscas com uma colher de mel do que com um barril de fel." já dizia S Francisco de Sales...
Outro não era o sentir de Vitorino da Feltre, o qual também determinou abolir os castigos corporais em seu ginásio obtendo maravilhosos resultados. Seus discípulos idolatravam-no por que ao invés de suprimir a livre iniciativa por meio da repressão - produzindo autômatos - Vitorino orientava a liberdade por meio do exemplo, no exercício da verdadeira autoridade que é autoridade moral.
De fato o verdadeiro educador é aquele que fazendo admirar-se pelos meninos, sabe despertar neles o sentido da imitação!!! O que demanda não truculência mas veracidade, justiça, benevolência, docilidade, etc É pelo bem que o homem livre e racional é conquistado pela virtude e não pela coerção física...
Assim se temos de recorrer aos reforços negativos ou a inibição que seja de modo inteligente; primeiramente por meio da censura e em seguida pela privação de regalias. Que ao invés de ser espancado seja o educando privado de algo que aprecia, o qual nos é sempre facultado conceder-lhe ou não...
Em geral as próprias crianças e adolescentes costumam preferir uma surra moderada do que este tipo inteligente de punição que consiste em privar-lhes do que mais gostam, sejam doces ou brincadeiras...
A coerção física produz apenas escravos, servos, súditos, etc seres oprimidos e infelizes incapazes de praticar o bem pelo prazer de pratica-lo; mas apenas e tão somente pelo termos de castigos e punições. Daí a necessidade de um policial invisivel ou de um carrasco espiritual apto para fiscaliza-los a todo instante e para castiga-los com castigos eterno na outra vida...
Para que este tipo de 'educação' pelo terror produza algum fruto até mesmo a natureza divina deve ser obscurecida e o Supremo Benfeitor pintado a semelhança do pai ou professor sádico... de modo que mesmo estando só; este homem oprimido e reprimido sinta-se observado ou fiscalizado. Pois exposto a um controle externo não sabe este homem controlar a si mesmo como um homem livre.
Submetido a um padrão heteronômico no mais alto grau este homem jamais atingirá o que designamos por autonomia i é jamais constituíra um padrão interno de 'lei para si mesmo'... e assim; quando não sentir-se externamente controlado dará larga a seus sentidos mais destrutivos... quando estiver seguro de não poder ser identificado e tampouco acreditar que Deus existe ou que não passa dum carrasco, cometerá os piores crimes e atrocidades imagináveis.
Resta-nos concluir que o fundamento mais sólido e remoto da virtude consiste na introjeção i é na assimilação dos princípios e valores pela criatura racional, sábia, prudente e docilmente orientada seja por seus pais ou professores...
Lastimavelmente nem só de Quintiliano, Plutarco e Vitorino tem vivido a educação...
Alias bem pouco deles viveu ela uma vez que o ideário de ambos teve por rival um outro tipo de programa educativo fundamentado nas obras do Bispo Agostinho de Hipona, a respeito do qual já tivemos ocasião de dizer algumas coisas quando abordamos a doutrina protestante da graça.
Basta dizer que Agostinho havia pertencido a seita dos maniqueus e; como já assinalamos, distorcido por completo a doutrina do pecado ancestral. Tal a raiz da crença no 'pecado original' a partir da qual os latinos, em especial os protestantes, reconstruíram ou melhor reformaram e distorceram a fé Cristã.
Basta dizer que para ele a infância "Corresponde a uma fase brutal propensa a tornar o homem infinitamente mau. É o símbolo do pecado já presente em seus desejos odiosos os quais não põe em prática apenas porque não pode." Gagnebin 2005
De fato o verdadeiro educador é aquele que fazendo admirar-se pelos meninos, sabe despertar neles o sentido da imitação!!! O que demanda não truculência mas veracidade, justiça, benevolência, docilidade, etc É pelo bem que o homem livre e racional é conquistado pela virtude e não pela coerção física...
Assim se temos de recorrer aos reforços negativos ou a inibição que seja de modo inteligente; primeiramente por meio da censura e em seguida pela privação de regalias. Que ao invés de ser espancado seja o educando privado de algo que aprecia, o qual nos é sempre facultado conceder-lhe ou não...
Em geral as próprias crianças e adolescentes costumam preferir uma surra moderada do que este tipo inteligente de punição que consiste em privar-lhes do que mais gostam, sejam doces ou brincadeiras...
A coerção física produz apenas escravos, servos, súditos, etc seres oprimidos e infelizes incapazes de praticar o bem pelo prazer de pratica-lo; mas apenas e tão somente pelo termos de castigos e punições. Daí a necessidade de um policial invisivel ou de um carrasco espiritual apto para fiscaliza-los a todo instante e para castiga-los com castigos eterno na outra vida...
Para que este tipo de 'educação' pelo terror produza algum fruto até mesmo a natureza divina deve ser obscurecida e o Supremo Benfeitor pintado a semelhança do pai ou professor sádico... de modo que mesmo estando só; este homem oprimido e reprimido sinta-se observado ou fiscalizado. Pois exposto a um controle externo não sabe este homem controlar a si mesmo como um homem livre.
Submetido a um padrão heteronômico no mais alto grau este homem jamais atingirá o que designamos por autonomia i é jamais constituíra um padrão interno de 'lei para si mesmo'... e assim; quando não sentir-se externamente controlado dará larga a seus sentidos mais destrutivos... quando estiver seguro de não poder ser identificado e tampouco acreditar que Deus existe ou que não passa dum carrasco, cometerá os piores crimes e atrocidades imagináveis.
Resta-nos concluir que o fundamento mais sólido e remoto da virtude consiste na introjeção i é na assimilação dos princípios e valores pela criatura racional, sábia, prudente e docilmente orientada seja por seus pais ou professores...
Lastimavelmente nem só de Quintiliano, Plutarco e Vitorino tem vivido a educação...
Alias bem pouco deles viveu ela uma vez que o ideário de ambos teve por rival um outro tipo de programa educativo fundamentado nas obras do Bispo Agostinho de Hipona, a respeito do qual já tivemos ocasião de dizer algumas coisas quando abordamos a doutrina protestante da graça.
Basta dizer que Agostinho havia pertencido a seita dos maniqueus e; como já assinalamos, distorcido por completo a doutrina do pecado ancestral. Tal a raiz da crença no 'pecado original' a partir da qual os latinos, em especial os protestantes, reconstruíram ou melhor reformaram e distorceram a fé Cristã.
Basta dizer que para ele a infância "Corresponde a uma fase brutal propensa a tornar o homem infinitamente mau. É o símbolo do pecado já presente em seus desejos odiosos os quais não põe em prática apenas porque não pode." Gagnebin 2005
A simples leitura do primeiro livro das 'Confissões' basta para convencer qualquer leitor desprevenido a respeito de suas concepções.
Assim ignorando que o ato de chorar para mamar seja instintivo (E não volitivo) e esteja voltado para a conservação da vida - correspondendo portanto a um bem - deplora-o Agostinho como pecaminoso!!! Apenas e tão somente por que incomoda aos adultos...
Pouco mais além deplora Agostinho a tendência que tinha, quando menino, para brincar!!!
Quando "O natural da criança é brincar e imitar." tendo em vista o desenvolvimento da motricidade, a dissipação das energias e assimilação da realidade externa; pois é brincando que a criança prepara-se para a fase adulta da vida...
Não errou pois aquele que definiu brincar como coisa séria. E tampouco o legislador quando assegurou as crianças o direito de brincar! Pois criança que não brinca ou que é impedida de viver plenamente a fase lúdica da existência converter-se-a em adulto problemático, embiocado e infeliz!!!
Para o rancoroso Bispo de Hipona no entanto brincar sequer corresponde a uma perda de tempo, mas a um ato pecaminoso!!!
Enfim deplora o mesmo Bispo de Hipona ter roubado algumas frutas ao pomar do vizinho; quando sabemos que as crianças pequenas são incapazes de compreender que seja regime de propriedade; donde se infere que ignoram supinamente o conceito de roubo; por estar na dependência do conceito de propriedade ou posse, trabalho, fruição... Ora a criança não tem acesso a tais conceitos.
Insistirá Agostinho alegando que a criança costuma resistir a orientação dos adultos ou mais velhos ou a desobedecer; e que ao menos aqui peca e malignamente. Evidentemente que a maior parte das crianças costuma a resistir a orientação dos mais velhos, e isto por diversos fatores.
Antes de tudo porque a criança é um ser curioso, que deseja explorar e conhecer o mundo que a envolve.
Todavia caso admitamos que o conhecimento - em oposição a ignorância - constitua um bem não há como deixar de concluir que a curiosidade corresponda a um bem na medida em que impulsiona a busca pelo bem do conhecimento. Mesmo admitindo que o excesso de curiosidade corresponda a um mal não há por que classifica-la como um mal em si mesmo, a menos que classifiquemos o conhecimento como um mal... Alias todos os bens estão sujeitos a abusos, o abuso no entanto 'não tolhe o uso.'.
Os adultos de modo geral sentindo-se incomodados tendem a censurar a criança e a extinguir sua curiosidade; sem se darem conta de que é justamente esta curiosidade que tem servido de base para o pensamento científico... Eis por que vivemos numa sociedade formada por pessoas medíocres e acomodadas, que preferem acreditar em boatos, tradições, modas, etc aderir a teorias preconcebidas do que investigar...
Assim quando os país e professores escondem algo da criança é absolutamente natural que ela se sinta ainda mais estimulada buscando explorar ou investigar por si mesma; afinal nela o conhecer corresponde a uma tendência natural, que infelizmente foi já perdida pela maior parte dos adultos domesticados...
O segundo fator que leva as crianças a desobedecer e a desafiar é justamente a falta de coerência por parte do adulto que pretende educar.
Via de regra os adultos buscam educar por meio de preceitos meramente teóricos e não por meio de exemplos.
Determinam que a criança não deva 'chamar nomes' e chamam...
Dizem a criança que em hipótese alguma deve mentir, e mandam a empregada ou a própria criança dizer que não se encontram em casa quando são chamados ao telefone...
Ensinam que não é saudável consumir frituras em excesso ou doces antes das refeições e se enchem de doces e frituras...
Dizem a criança para não gritar, e berram...
Determinam que a pobre criança acorde cedo para ir a missa ou ao culto e ficam em casa dormindo até as dez!!!
Etc, etc, etc
Que esperar de tais crianças?
Que sigam a linguagem das palavras ou a linguagem do exemplo?
Pelo simples fato de serem inteligentes nossas crianças sempre darão preferência a linguagem do exemplo; desobedecendo ou descumprindo todas as orientações duvidosas ou preceitos a que nós mesmos não damos cumprimento. A criança intuitivamente tirará suas lições da vida e não dos discursos caso seus preceptores deixem de associar a teoria a prática assumindo o caráter de 'modelos'.
O Bispo de Hipona no entanto foi incapaz de compreender a lógica infantil...
Passando a nossas crianças e jovens o atesto de rebeldes, quando deveria ter passado aos adultos o atestado de incoerentes ou mesmo de hipócritas.
Seja como for partindo de tais pressupostos Agostinho consagrou-se como teórico da educação por meio de coerções físicas:
"Como retificamos a árvore nova com uma estaca que opõe sua força à força contrária da planta, a correção e a bondade humanas são apenas o resultado de uma oposição de forças, isto é, de uma violência."
Assim para cada Vitorino com que topamos, damos mais a frente com cem carrascos de crianças em termos de Ocidente medieval... pois com o passar do tempo os pressupostos e teorias de Agostinho foram se tornando cada vez mais aceitos; sem no entanto eliminar por completo a legado humanista de Quintilianus (assumido pelo próprio Feltre).
Eis senão quando estourou a reforma protestante, a qual já foi por nós caracterizada como uma Revolução ou Renascimento agostiniano, já porque Lutero pertencesse a ordem agostiniana, já porque o Bispo de Hipona - imediatamente após a Bíblia - tenha sido a principal referência teológica dos pretensos reformadores...
Ora este retorno a Agostinho não pôde deixar de ser catastrófico em diversos sentidos e de - sob os auspícios da Reforma - exercer um influxo anti humanista e negativo em todas as esferas da vida humana, inclusive na esfera educativa.
Lutero talvez por ter sido brutalmente espancado durante a infância por Margarita Ziegler, sua mãe; passa ao largo do assunto (Numa passagem da Exortação sobre a necessidade de manter as escolas, porém; posiciona-se de modo favorável a criação de escolas agradáveis, em que as crianças possam cantar, dançar, brincar, etc ) . Sabemos no entanto que encarava os deficientes mentais como possessos, justificando os mal tratos a que costumavam ser submetidos...
Bisonho e desiludido, Calvino só podiam enxergar a vida presente como um autêntico exílio ou vale da lágrimas. Para ele tudo quanto pudesse tornar esta vida menos feia ou amarga era encarado com suma suspeição ou classificado como pecaminoso...
Assim a poesia bucólica, os sinos, os órgãos, a música, a dança, a amizade, as brincadeiras, etc Contra todos estes pecados ou abominações pelejou o 'homem de deus' e profeta genebrino, legislando fecundamente e convertendo seus domínios num imenso mosteiro trapista ou no primeiro 'campo de concentração' (Pierre Von Paasen).
No paraíso ou cidade santa de Calvino as brincadeiras e folguedos foram proscritos; uma vez que a disciplina deveria ser implantada ou inculcada nos eleitos o quanto antes i é desde a infância. Assim a apoteose a reforma e da bíblia é a apoteose do adultismo...
Segundo Ariés as crianças não só eram vestidas como adultos como deviam afetar ares de 'adulto' portando-se séria e sobriamente; quando sabemos que desejavam mesmo é brincar... Pobres passarinhos engaiolados e postos sob o regime terrorista da 'vara'...
Zweig - in "Uma consciência contra a violência" (vida de Seb. Castellion) - descreve como o 'monstro de Genebra' decretou a execução de crianças com seis e sete anos de idade sob a alegação de terem 'blasfemado contra seus pais'.
Conforme Dale Owen - In "Região em litígio" - as leis não menos sádicas promulgadas pelos discípulos de Calvino em Plymouth (EUAN) estipulavam que: "Se uma criança até a idade de dezesseis anos e de suficiente inteligência amaldiçoar ou injuriar seus pais, será morta, salvo se ficar provado que os pais descuidaram de sua educação..." p 106
Aos pais no entanto não só era defeso; mas sumamente honroso surrar abundantemente a prole; conforme a pedagogia salomônica endossada pelo Hiponense e pelo genebrino...
Os país encaravam a si mesmos como donos, proprietários ou senhores absolutos de seus filhos (o absolutismo reinante passou a ser reproduzido nos lares) e os filhos eram encarados como servidores, escravos ou súditos cuja principal obrigação era obedecer cegamente...
Aqui honrar pai e mãe significava apanhar e ser grato pelas pancadas recebidas, a ponto de repetir-se 'Deus o quer'!!! Todo aparelho escolar era regido pelo adágio: "Com sangue a letra entra."
E estas relações unilaterais pautadas na força bruta e no capricho eram institucionalmente reconhecidas.
Só restando a infância verdadeiramente desvalida de então adoecer, enlouquecer ou fugir e entregar-se a delinquência...
Sintomático e revelador que profeta algum tenha se proposto a reformar esta angustiosa situação em nome daquele que disse: "DEIXAI QUE VENHAM A MIM OS PEQUENINOS, NÃO OS IMPEÇAIS. DELES É O REINO CELESTIAL."
NA TERRA TODAVIA, DELES ERAM APENAS AS PANCADAS POIS OS OLHOS DOS 'CRISTÃOS' - inclusive dos maravilhosos reformadores - ESTAVAM POSTOS NÃO SOBRE ESTE EVANGELHO DE LUZ MAS SOBRE OS PROVÉRBIOS DOS ANTIGOS HEBREUS...
Até mesmo os papistas foram fortemente influenciados pela revolução protestante na medida em que esta aproximou-os tanto dos escritos de Agostinho como - ao menos os teólogos e líderes - do Antigo testamento...
Aos pais no entanto não só era defeso; mas sumamente honroso surrar abundantemente a prole; conforme a pedagogia salomônica endossada pelo Hiponense e pelo genebrino...
Os país encaravam a si mesmos como donos, proprietários ou senhores absolutos de seus filhos (o absolutismo reinante passou a ser reproduzido nos lares) e os filhos eram encarados como servidores, escravos ou súditos cuja principal obrigação era obedecer cegamente...
Aqui honrar pai e mãe significava apanhar e ser grato pelas pancadas recebidas, a ponto de repetir-se 'Deus o quer'!!! Todo aparelho escolar era regido pelo adágio: "Com sangue a letra entra."
E estas relações unilaterais pautadas na força bruta e no capricho eram institucionalmente reconhecidas.
Só restando a infância verdadeiramente desvalida de então adoecer, enlouquecer ou fugir e entregar-se a delinquência...
Sintomático e revelador que profeta algum tenha se proposto a reformar esta angustiosa situação em nome daquele que disse: "DEIXAI QUE VENHAM A MIM OS PEQUENINOS, NÃO OS IMPEÇAIS. DELES É O REINO CELESTIAL."
NA TERRA TODAVIA, DELES ERAM APENAS AS PANCADAS POIS OS OLHOS DOS 'CRISTÃOS' - inclusive dos maravilhosos reformadores - ESTAVAM POSTOS NÃO SOBRE ESTE EVANGELHO DE LUZ MAS SOBRE OS PROVÉRBIOS DOS ANTIGOS HEBREUS...
Até mesmo os papistas foram fortemente influenciados pela revolução protestante na medida em que esta aproximou-os tanto dos escritos de Agostinho como - ao menos os teólogos e líderes - do Antigo testamento...
Sobretudo os Jansenistas de Port Royal salientavam a condição pecaminosa das criancinhas e a necessidade de puni-las com todo rigor. Em que pese o caráter sectário deste movimento e a oposição marcada de S João Calazans, S J B de La Salle e João Bosco - OS QUAIS JAMAIS EMPREGAVAM CASTIGOS CORPORAIS - ele tornou-se típico de certas vertentes da educação 'católica'
Aqui uma observação instrutiva a respeito das supostas luzes trazidas a terra pelo protestantismo. Enquanto os citados sacerdotes papistas lograram abolir por completo os castigos físicos de seus sistemas de ensino; o pedagogo alemão Wolfgang Ratke o Ratikius FOI POSTO A FERROS - por instigação do clero luterano - E TEVE DE AMARGAR QUASE UM ANO NA PRISÃO POR TER DESEJADO REFORMAR AS ESCOLAS DE ANHALT DESSAU!!!
Aqui uma observação instrutiva a respeito das supostas luzes trazidas a terra pelo protestantismo. Enquanto os citados sacerdotes papistas lograram abolir por completo os castigos físicos de seus sistemas de ensino; o pedagogo alemão Wolfgang Ratke o Ratikius FOI POSTO A FERROS - por instigação do clero luterano - E TEVE DE AMARGAR QUASE UM ANO NA PRISÃO POR TER DESEJADO REFORMAR AS ESCOLAS DE ANHALT DESSAU!!!
Segundo este Pensador a infância era o tempo dos folguedos e da comunhão com na natureza e não uma preparação metódica para a fase adulta ou um afetar de modos artificiosos...
E nem podemos duvidar de que esta tenha sido a mais preciosa conquista obtida em termos de educação contemporânea.
Ora o argumento destes vale tanto que bastaria para justificar o exercício da violência contra a mulher no recôndito do lar, como 'coisa de família' e até mesmo a pedofilia restrita a organização familiar...
Quando o que lhes cabe é justamente protege-los, adverti-los com toda paciência, instrui-los com docilidade, corrigi-los com sabedoria e tolerância, ganha-los pela afabilidade... e não exasperar seus instintos mais destrutivos convertendo-os em adultos irrascíveis e predispondo-os a violência. Uma vez que violência gera mais violência e que a criança agredida por seus pais tende a reproduzir este tipo de atitude no decorrer de sua existência... AUMENTANDO ASSIM AS DORES DO MUNDO!!!
Crianças há - e isto justifica plenamente o posicionamento de Quintilianus - que ingressam em nossas instituições de ensino já inteiramente condicionadas pela violência seja verbal ou física. Surradas ou tratadas aos berros e xingamentos pelos próprios pais elas são incapazes de compreender outra linguagem que a da surra ou do xingamento! Agora qual o fim deste lamentável estado de coisas??? Qual o resultado desta loucura???
O padrão ultrapassado das sociedades primitivas: um estado ou uma sociedade tutelar, absolutista, policial, militar e belicosa... com suas leis draconianas, castigos físicos, pena capital, etc!!! É DOS LARES EM QUE IMPERA A VIOLÊNCIA, A COERÇÃO FÍSICA, A PANCADARIA que resulta este tipo de sociedade agressiva, neurótica, desumana de que temos tanto para nos envergonharmos!!!
O padrão ultrapassado das sociedades primitivas: um estado ou uma sociedade tutelar, absolutista, policial, militar e belicosa... com suas leis draconianas, castigos físicos, pena capital, etc!!! É DOS LARES EM QUE IMPERA A VIOLÊNCIA, A COERÇÃO FÍSICA, A PANCADARIA que resulta este tipo de sociedade agressiva, neurótica, desumana de que temos tanto para nos envergonharmos!!!
NÃO É PARA SE ADMIRAR que os setores da sociedade que dependem da violência - dela tirando luvro ou vantagem - para viver e sobreviver, CONHECENDO MUITO BEM AS ILAÇÕES POR NÓS APONTADAS (violência gera violência), oponham-se decididamente a toda e qualquer tentativa de alterar as regras do jogo tendo em vista a criação dum novo modelo de sociedade mais pacífico e fraterno.
Mas as crianças não entendem nada...
Que possam compreender-se umas as outras e serem compreendidas pelos adultos como um Janusz Korczak. O qual nelas confiou e com elas morreu!
Quantas e quantas vezes erramos e pecamos por não ouvir; acreditando que já sabemos exatamente o que não sabemos e ignoramos. Então ao invés de esbofetear ouçamos! Afinal se soube fazer o filho por que não sabe ouvi-lo? E se não sabe ouvi-lo por que não aprende?
Agora se não sabe nem quer ouvi-lo; mas julga-lo, condena-lo e mal trata-lo - sumariamente - então não merece o nome de pai mas de carrasco; pois não educa corrompe! Condenar e agredir a um outro ser sem dar-lhe a menor chance de explicar-se ou justificar-se será sempre um crime; agora em se tratando do próprio filho é absolutamente monstruoso!
O que existe por trás disto tudo - isto é deste aparato ideológico fundamentalista e tradicionalista (familista) - é uma certa demanda por pessoas mentalmente desajustadas, agressivas e violentas (sejam elas as que agridem ou as que teoricamente 'protegem' as demais) e esta demanda só poderá ser suprida enquanto a educação continuar sendo movida a porrada...
No fundo, no fundo estes demagogos que opõem-se a lei 'menino Bernardo' sabem tanto quanto nós que produzindo certo coeficiente de pessoas desajustadas a violência doméstica exercida pelos pais contribui poderosamente para a formação duma sociedade violenta e insegura de modo geral. Assim por trás das citações de oráculos embolorados e dos clamores em nome da família, da moral e dos bons costumes esta apenas o velho comodismo ou mesmísmo posto a serviço daqueles que tiram proveito de tudo isto...
E aqueles que tiram proveito de tudo isto, desta sociedade agressiva, caótica e violenta não são os país nem os filhos...
É que poucos dentre eles - socialistas - tem percebido como a burguesia tem sido capaz de manipular o veneno da violência e da agressividade no decorrer da História e como em certo sentido este éthos é próprio do oportunismo e do economicismo mas não do humanismo
Alterar o modo como os pais tem educado seus filhos deve ser encarado como item de máxima importância para o programa humanista ou personalista. Nada tão conforme o éthos Cristão, pois NO EVANGELHO JAMAIS DAMOS COM O MESTRE JESUS SURRANDO CRIANCINHAS MAS A PADRES TRAMBIQUEIROS E VENDILHÕES! Agora esta humanidade suja e porca surra seus próprios filhos e ovaciona esses traficantes de indulgência que vendem pedaços do paraíso em nome daquele que disse: DE GRAÇA RECEBESTES, DE GRAÇA DAÍ! não pancada; mas amor!!!
Digo a educação de modo geral, tanto a que é fornecida nas escolas quanto a que é fornecida no lar pelos pais; desde que conduza seu objeto - o filho ou o aluno - ao hábito da auto educação. TAL O FIM COLIMADO PELA EDUCAÇÃO FORMATIVA... Ora pancadas não formam coisa alguma além de desajustados.
Trata-se - pelo menos até pouco tempo - aqui de um caso cultural e não IDEOLÓGICO. É exatamente por isto que este tipo de ação (a educação pela porrada) tende a ser abandonada na mesma proporção em que a educação - especialmente superior - faz seus avanços. JÁ A IDEOLOGIA SENDO CONSCIENTE COSTUMA RESISTIR A INSTRUÇÃO CHEGANDO INCLUSIVE A JUSTIFICAR-SE EM TERMOS RACIONAIS OU CIENTÍFICOS! D A Í S U A E X T R E M A P E R I C U L O S I D A D E !!!!
A IDEOLOGIA É SEMPRE VIRULENTA!!!
Assim o fenômeno do racismo. No Brasil percebemos e condenamos (com a lei) uma imensa gama de atos e fatos tributários da cultura; mas - para nossa maior satisfação - observamos ao mesmo tempo a inexistência de uma teoria ou ideologia racista como no caso específico dos EUA ou da Alemanha para sermos sucintos.
Eis porque o crescimento do fundamentalismo religioso entre nós é verdadeiramente preocupante na medida em que fornece uma base teórica bastante vasta e pretensamente sacra - o que é ainda pior - com que justificar as ações de racismo, adultismo, machismo, estatismo, etc Ora esta base teorética implica numa certa tomada de consciência e resistência destas atitudes incorretas face a educabilidade!!!
Fortalecidas pelo biblicismo tais ações - de agressão aos filhos - tendem a reproduzir-se e a firmar-se cada vez mais, impedindo que as relações sociais vigentes sejam significativamente alteradas e constituindo excelente recurso a favor do reacionarismo.
Basta ver como há poucos dias um pastor protestante e parlamentar enfurecido pos-se a insultar a apresentadora de TV Xuxa Meneghel; pelo simples fato de ter ido ao Parlamento sustentar a nobre e excelente causa das crianças agredidas.
Efetivamente parte dos leigos de modo geral posicionou-se contra o projeto em questão. Via de regra tais pessoas argumentavam em torno de costumes e tradições familiares ou de experiências pessoais...
Fui surrado e sou um homem de bem, declarava um. Minha avó criou sete filhos honestos na porrada, gritava outro; e assim sucessivamente...
No entanto não houve bandeira: católicos, espiritas, budistas, professores, sindicalistas, etc CONTRA A LEI DA PALMADA... tratava-se de posicionamentos pessoais ou individuais sem qualquer articulação ou embasamento ideológico...
Efetivamente parte dos leigos de modo geral posicionou-se contra o projeto em questão. Via de regra tais pessoas argumentavam em torno de costumes e tradições familiares ou de experiências pessoais...
Fui surrado e sou um homem de bem, declarava um. Minha avó criou sete filhos honestos na porrada, gritava outro; e assim sucessivamente...
No entanto não houve bandeira: católicos, espiritas, budistas, professores, sindicalistas, etc CONTRA A LEI DA PALMADA... tratava-se de posicionamentos pessoais ou individuais sem qualquer articulação ou embasamento ideológico...
NEM DUVIDO QUE SEJA NECESSÁRIA MUITA VARADA PARA CONDICIONAR ALGUÉM A ACREDITAR NAS FANFARRONICES BÍBLICAS ( do antigo Testamento) OU A APRECIAR AS CERIMÔNIAS DO CULTO PROTESTANTE.
Seja como for a oposição bíblica sequer deve se ter dado ao trabalho de ler as centenas de monografias escritas a respeito do tema, i é da agressão a criança. Afinal segundo o apologista James Kenedy: "QUALQUER QUE SEJA A FORMA DE OPOSIÇÃO - a Bíblia é claro - RECONHEÇA-A COMO UM ESTRATAGEMA DE SATANÁS!!!" Evangelho Explosivo pp 126
Para eles - COMO PARA OS LEITORES DO CORÃO - a questão já esta mais do que resolvida e toda sociedade deve se conformar com ela!!!???!!! E viver segundo os ditames da Torá!!!???!!!
Que seria de nossas crianças caso não fosse tuteladas ou protegidas pelo grupo social? Seriam sacrificadas pelos adeptos da magia negra do mesmo modo com são surradas por nossos pentecostais! TUDO EM NOME DA RELIGIÃO, DOS DIREITOS DA FAMÍLIA, E todo esse bla bla bla!
O PROBLEMA É QUE ESTA CRENÇA INSENSATA NA BÍBLIA OU MELHOR NA INSPIRAÇÃO PLENÁRIA E LINEAR PRODUZIU MILHÕES E MILHÕES DE 'CARRIES' (Carrie a estranha, por Stephen King - a mãe é uma fundamentalista protestante) NOS ÚLTIMOS SÉCULOS...
PELOS FRUTOS OS CONHECEREIS!!
Pois é uma ameaça das mais perigosas ao avanço da civilização na medida em que aspira subordina-la sob todos os aspectos ao regime dos antigos israelitas e suas leis odiosas!
Se o livro ganhar teremos uma biologia reformada ou melhor deformada (com baleias e morcegos reclassificados e a evolução abolida), uma medicina reformada (com os tratamentos de fertilização substituídos pelo chazinho de mandragoras, emplastro de folhas de figueira, etc), uma história reformada (na qual madianitas saem da terra e da qual Lutero é o herói), uma geografia reformada (com uma terra quadrada no centro do sistema, céus de bronze, águas superiores, comportas celestiais), uma sociologia reformada (com muita teocracia, adultismo, machismo, homofobia, capitalismo e guerra), uma justiça reformada (com o pentateuco substituindo as Pandectas, o código Napoleônico e a Constituição Federal de 88), uma pedagogia reformada (com Freinet e Freire substituídos pelo mítico Salomão e a vara), TUDO CONFORME O TESTAMENTO ANTIGO... MAS NÃO TEREMOS FILOSOFIA ALGUMA, uma vez que os antigos hebreus ignoravam sua existência e que nossos pentecostais foram aconselhados pelo R R Soares e o Corpo governante a não pensar... E ARTE MUITO MENOS...
Jesus no entanto declarou: aquele que emprega a espada por ela haverá de perecer, querendo significar com isso que este padrão deve ser abandonado e substituido por outro, o do amor. Mo Tse já o havia dito aos antigos chineses; nossos cristãos de palha todavia não o podem suportar... pois suas almas são completamente farisaicas...
Como que instigados pelas fúrias infernais eles folgam em humilhar seus próprios filhos, e não vexam por faze-lo em nome daquele que disse: amai-vos uns aos outros!!! Quem é Cronos? Estes pais são Cronos estas mães são Medéias!!!
Pais seus filhos não foram concebidos para trabalhar em vosso lugar ou para que lhes digais: faça isto ou aquilo, vá lá ou mais lá, pegue, lave, seque, puxe, etc Filhos não são escravos nem serviçais, o filho é o herdeiro, a imagem do pai, administrador de seus bens e seu sucessor; deve pois ser esclarecido - como ser potencialmente racional que é - e não intimidado fisicamente.
Se queremos que nossos filhos - em caso de precisão ou necessidade - façam isto ou aquilo devemos explorar a afetividade deles: Faça isto porque papai ficará contente! Não faça isso porque mamãe ficara triste! Caso seu filho o ame, respeite e confie em si jamais deixará de fazer o que pede... É ALGO A SER CONQUISTADO POR MEIO DE AÇÕES NOBRES E EXCELENTES E NÃO ALGO A SER IMPOSTO!
As crianças não precisam temer seus pais, apenas ama-los, respeita-los e confiar neles; tais as chaves do processo educativo.
Nossos filhos precisam viver e viver comporta sempre algum erro ou algum conhecimento do mal... que sejam educados no sentido de tirarem o máximo proveito de tais experiências.
Como não estou compondo um tratado sobre a educação dos filhos paro por aqui.
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