Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Corolário






Eis que finalmente chegamos ao têrmo de nossa demonstração quanto a Unidade de Fé existente entre as diversas Igrejas Apostólicas que compõem a Unica Igreja de Cristo: Santa, Católica e Ortodoxa.

Podemos pois definir 'Catolicismo' como o ensino comum ministrado por todas as Igrejas Apostólicas do universo e 'ortodoxia' como uma perseverança temporal na fé Católica.

Enquanto os protestantes permenecem divididos entre sí no que diz respeito aos ensinamentos de nosso Senhor Jesus Cristo apresentando-se uns como pedobatistas, outros como anabatistas, uns como luteranos e outros como calvinistas, uns como pentecostais e outros como tradicionais, uns como metodistas e outros como congregacionalistas, uns como unitarios e outros como trinitarios, uns como sabatistas e outros como dominicais, uns como solifideistas e outros como sinergistas, uns como adventistas, outros como jeovistas, outros como assembleianos outros como eloinrafistas, etc podendo-se dizer o mesmo dos papistas que ora se dividem entre moderados, tradicionalistas, liberais, carismáticos, autocefalos, etc

Os ortodoxos, em que pesem a autonômia administrativas de suas igrejas particulares, estão firmemente unidos pelo mesmo pensar, pelos menos sentimentos e pela mesma compreenção sobre o que seja Cristianismo e entre eles não se verifica as diversidade e a variação de doutrinas vigentes entre os outros dos grupos nominalmente Cristãos (romanos e protestantes).

Pelo que se pode falar em um espírito, numa mentalidade ou numa ideologia ortodoxa que apesar as expressões, penetra todas as Igrejas Apostólicas da Persa a Ukraniana, caracterizando-as de modo inequivoco...


Pensamento ortodoxo sobre Deus (teologia) -


Em nossas Igrejas desde 325 não há qualquer disputa sobre a natureza de Deus... assírios, jacobeus ou bizantinos não há unitários ou triteistas entre nós...


Aeconomia>


Pensamento ortodoxo sobre Cristo e seus mistérios (cristologia) -



Assírios, jacobeus e bizantinos todos cremos na divindade e da humanidade de Cristo - embora as expressões empregadas não estejam de acordo - e na intima ligação que há entre elas bem como em seu verdadeiro nascimento, em sua morte, em sua ressurreição, em sua ascenssão aos céus e em sua segunda vinda gloriosa pois ortodoxo algum ousa alegorizar sobre tais mistérios como é costume no Ocidente.

Para nós a natividade, a morte, a ressurreição, a ascenssão e a segunda vinda de Cristo não são fábulas ou mitos, mas dogmas de fé a serem aceitos e cridos por todos os filhos de Deus.



Pensamento ortodoxo sobre a restauração (soteriologia) -
Nós também cremos na salvação do homem não como expiação do Filho para com o Pai, mas como obra de restauração planejada e implementada pelos três pessoas divinas: O Pai, o filho e o Espírito Santo... para nós a restauração é uma obra trinitária pois em Deus não pode haver conflito ou diferença de vontade como supõe os Ocidentais desviados...

Por meio do amor manisfestado na Encarnação e na Paixão de Cristo a Santa Trindade deseja chamar, comover e persuadir a todos os mortais para que passem do pecado a obediência, da iniquidade a santidade, do egoismo a justiça e a caridade... para que deixem de praticar obras más e coadjuvados pela união e a vida divina reformem suas existências convertendo-se em homens novos segundo a imagem daquele a que devem imitar em todas as circunstâncias: o Senhor Jesus Cristo.

Assim a mensagem de Cristo é antes de tudo uma mensagem de reforma e de transformação a serem implementadas concretamente pela graça e não uma promessa de salvação incondicional para um bando de oportunistas e debochados que não desejam mudar mas perseverar no pecado e na iniquidade.

Jesus não é um Deus que vem nos salvar de sua cólera ou de castigos eternos decretados por si mesmo, mas UM DEUS QUE VEM PARA SALVAR-NOS DE NÓS MESMOS OU SEJA DE NOSSOS MAUS INSTINTOS, INCLINAÇÕES, OBRAS E MALDADES... plasmando-nos a sua semelhança na medida em que recebemos seu propósito e colaboramos com ele.


Pensamento ortodoxo sobre a salvação -
Tampouco há divergência entre nós - assírios, jacobeus ou bizantinos - no que diz respeito ao caminho da salvação... pois dentre os nossos jamais houve quem proclamasse doutrinas tão imundas e asquerosas quanto as do solifideismo e da predestinação. Todos sempre afirmamos a necessidade da graça e das obras... da comunhão espiritual e da ação... da vida divina e da prática... entre nós o sinergismo é uma tradição comum e sobre a qual jamais pairou qualquer dúvida.

Nossas igrejas compreendem pois a salvação como parceria e processo.



Pensamento ortodoxo sobre o homem (antropologia) -



Quanto aos varões iluminados que plantaram as igrejas do Oriente seja na Pérsia, na Ukrania, na Etiópia, ou na Grécia jamais houve dentre eles um só que rejeitasse a doutrina do livre arbítrio ou a necessidade do homem racional corresponder a graça divina e cooperar com ela... jamais nossas igrejas encararam o homem como uma pedra ou um pedaço de pau; como um bruto ou como ou louco... jamais ouvimos falar nessa doutrina horrenda e abominável de corrupção total da natureza humana...


Pensamento ortodoxo sobre a igreja (eclesiologia) -


Tampouco existe qualquer diferença entre nós no que tange a natureza da Igreja, encarada naturalmente como visivel e apostólica ou episcopal... assírios, jacobeus ou bizantinos entre nós não há quem compreenda a igreja como organismo puramente invisivel ou sob o ponto de vista presbiteriano...



Pensamento ortodoxo sobre os sacramentos (sacramentologia) -

Quanto aos sacramentos é certo que a listagem oficial da igreja assíria diverge das demais igrejas, enquanto parece excluir o matrimônio e a unção dos enfermos... E no entanto na lista de serviços da congregação de Santa Maria de Los Angeles - http://www.stmaryassyrianchurch.com/church_services.html

encontramos tanto o matrimônio quanto a unção dos enfermos, além da eucaristia, do batismo, do enterramento e da penitência... afinal segundo os SS Pes tudo quanto a Igreja sela com o sagrado sinal da Cruz converte-se em verdadeiro sacramento. (os assírios também contam a ordenação e o Miron entre seus sacramentos)

Podemos até convir com os protestantes que hajam três sacramentos superiores como a Eucaristia, o Batismo e o Miron, ou quatro se lhes acrescentamos a ordem...

Podemos convir com os papistas e contar sete ou oito sacramentos de média importância...

Para nós ortodoxos porém tais números: 3, 7 ou 8 não esgotam a vida sacramental da Igreja... pois encaramo-los como mínimos e não como máximos e lhes juntamos outras tantas cerimônias como o lava pés, o monacato, a oblação, o fermento, o fogo, até atingirem o número de doze.

E não cremos que tal número possa abranger e limitar a vida sacramental da Igreja de Deus.

Para nós todas as cerimônias e ritos de nossa hierúrgia são verdadeiros sacramentos segundo é a Igreja Sacramento universal de Salvação e seu fundador e Mestre nosso grande e supremo sacramento.

Digam o que disserem os latinos ou os latinizados a moda de Roma ou da Wittemberga, a Igreja Ortodoxa jamais pensou em limitar os sacramentos como se alguma de suas cerimônias, ritos ou preces deixasse de comunicar ou de potencializar a divina graça.

Erram pois aqueles que julgam ter nossa igreja apenas três ou sete sacramentos.

Para nós tais listagens são meramente convencionais ou teológicas e não dogmáticas.

O ortodoxo encara a Igreja em sua totalidade como Sacramento de salvação e nisto há uma diferença crucial entre o ethos ortodoxo e o ethos latino seja romano ou protestante.

Para o ortodoxo cada ofício, cada ação, cada operação da Igreja comporta uma participação ou um aprofundamento na vida divina sendo verdadeiramente sacramental.



Pensamento ortodoxo sobre o Batismo -


Assírios, Jacobeus ou bizantinos todos cremos que o Batismo é uma ordenança do Senhor para tantos quantos desejam abraçar a fé imaculada e não uma opção que o crente possa receber ou não conforme a sua vontade... Nós cremos que aqueles que teem fé verdadeira não disputam, mas se submetem com reverência e humildade as ordenanças baixadas pelo divino Mestre... não compreendemos pois aqueles sectários que dizem poder ser salvos e santificados sem batismo ou que o batismo não serve para nada...

Para nós ortodoxos as palavras de Cristo valem muito, mas a palavra desses falsos instrutores, que contradizem publica e formalmente as palavras de Cristo é que não valem absolutamente nada...



Pensamento ortodoxo sobre a Virgem Maria (mariologia) -



Tampouco é divergente nosso pensamento com relação a Virgem Maria... sejamos assírios, jacobeus ou bizantinos todos nos inclinamos com reverência diante da Mãe de Nosso abençoado Salvador Jesus Cristo, todos a encaramos como a criatura mais santa que já passou por este mundo, todos confessamos sua virgindade perpétua, todos comemoramos a sua dormição e suplicamos suas intercessões... e nenhum de nós compreende ou pode compreende-la como uma mulher vulgar, como uma pecadora inveterada, como matriz de diversos filhos, como alma que dorme na sepultura ou como corpo que serviu de pasto a vermina...

Ide dizer a um Bispo assírio que a Virgem foi mãe de um simples homem, que teve vários filhos e que por fim apodreceu em sua sepultura e ele vos anatematizara como herético e blasfemador...

Fora as expressões teológicas nosso pensamento sobre a Virgem é uno e um abismo intransponível lho separa das opiniões protestantes...

Para tais opiniões não há espaço em qualquer igreja apostólica - por isso os protestantes tiveram de fundar suas próprias seitas - porque tais pensamentos e teorias não nos foram legados pelos beatos apóstolos...


Pensamento ortodoxo sobre os veículos da Divina revelação -


No que diz respeito as Santas e divinas escrituras do Novo Testamento, as únicas autoritativas em matéria de fé Cristã, todas as nossas igrejas convem que são compostas por vinte e sete documentos, os quais principiam pelo Evangelho de São Mateus e terminam pelo Apocalipse de João o presbitero. Dentre todos estes documentos todavia sobressaem-se os quatro Evangelhos, que contem as palavras divinas do Senhor Jesus Cristo e toda excelência da verdade.

Sejamos assírios, jacobeus ou bizantinos, jamais houve entre nós - a excessão de Aério - quem ousasse interpretar individual ou particularmente as escrituras santas sem recorrer ao testemunho dos apóstolos e a tradição comunitária da Mãe igreja... que ortodoxo haveria de imaginar que a igreja fundada por Cristo fosse capaz de esquecer o significado de suas palavras ou de atraiçoa-lo a ponto da verdade desaparecer da face da terra e precisar ser restaurada pelo arbitro de um homem qualquer?

Jamais tais fábulas ou pensamentos transloucados passaram pela mente de um ortodoxo...

Acaso haverá arrogância maior do que o juizo de um só colocar-se acima do juizo de todos os outros fiéis ou melhor: acima do juizo de todos os fiéis de todas as épocas?

Bendita ortodoxia que jamais contou com homem semelhante em suas fileiras!



Pensamento ortodoxo sobre a vida eterna (escatologia) -


Concordamos ainda a respeito da vida eterna pois não entre nossas igrejas uma só que não recorra com fervor a intercessão dos apóstolos, mártires e padres cujos corpos adormeceram no Senhor Jesus Cristo ou que procure iluminar através de preces solenes e oblações sagradas aqueles que morreram sob o jugo da ignorância ou presos aos laços da iniquidade, querendo significar com isto que uns e outros estão vivos e consciêntes, que seus estados não foram fixados e que haverão de ressuscitar no último dia.


Do culto divino -


E sobre o culto divino plena é a unanimidade entre nós.

Pois não há entre nós quem oficie culto, cruzada, corrente, etc

Todos oferecemos a Trindade Suprema o mesmo culto que é o sacríficio de louvor e oblação mística... todos recitamos a abençoada epiclese a adoramos com verdadeira adoração ao pão e ao vinho habitados pelo Logos Divino.

Nenhum de nós encara a Qurbana, sináxe ou hierúrgia como algo natural, mas como verdadeira ascenssão ao golgóta e aplicação particular e medicinal dos merecimentos espirituais obtidos pelo Senhor Jesus Cristo em favor de todos os homens... e nenhum de nós encara aos elementos como meros símbolos, mas como símbolos duma realidade latente, significando um novo tipo de Encarnação por meio da qual aquele que se fez homem ora se faz pão e comida para os discípulos seus.


Rituais e símbolos -



Nosso culto é um e uno sobre toda face da terra comportando diversos gestos e símbolos como: o incenso, as luzes, a cruz, as guirlandas de flores, as procissões, os ícones, paramentos, alfaias, etc que com maior ou menor abundância são empregados por todas as Santas Igrejas de Deus.

É verdade que no tempo presente a Igreja assíria, premida pelo Islam, não emprega icones em seus oficios... os fatos porém nos mostram que empregou-os no passado, que não condena seu emprego no presente e que são empregados por seus fiéis no culto privado. Quiçá foi tal culto gradativamente substituido pelo culto do precioso e vivificante lenho da Cruz a ponto de podermos dizer que não há entre nossas igrejas, igreja que supere a Igreja Assíria em reverência para com ele...


A veneração a Cruz -

Não foi sem profunda magoa que os mesmos missionários protestantes que tanto haviam decantado a ausência de icones no culto desta igreja apostólica, tiveram de reconhecer que o culto assírio poderia ser definido, do começo ao fim como uma staurolatria ou culto a cruz...

Os 'deformadores' protestantes porém, ignorando o testemunho desta igreja tão antiga encararam como supinamente agradavel a Deus o ato de derrubar as Cruzes do alto dos zimbórios e das torres de nossas igrejas... inaugurando a stauratofobia... para a alegria dos muçulmanos com sua meia lua e dos hebreus com sua estrela de David.


Preces escritas e cantadas -


Ide a uma missa ortodoxa seja assiria, jacobita ou bizantina e percebereis que a dinâmica ou o ethos é o mesmo... As orações sempre escritas e sempre cantadas...

As seitas protestantes porém glorificam ao Uno cada qual a sua maneira, umas com parafernálias, sassaricos e coreografias, outras com sobriedade; umas com preces escritas outras com preces livres; umas com gritos, outras com comedimento; umas com símbolos, outras sem...


Dia da adoração -


Nós ortodoxos adoramos todos no dia da Anastasis, que entre nós foi denominado Kiriake emera ou dia do Senhor e ninguém ousa prestar culto publico em outro dia...

Os protestantes porém sequer sabem em que dia se deve adorar de modo que uns adoram no dia correto, enquanto que outros adoram com os judeus no sábado e outros dizem que se pode adorar em qualquer dia...


Da distinção entre os pecados -

Todos os ortodoxos sem excessão recebem o ensinamento divino segundo o qual existem diversos tipos e categorias de pecados, como pecados que são de morte e pecados que não são de morte ou faltas... os protestantes por sua vez renovam o erro dos estóicos crendo que matar uma galinha é crime tão grave quanto matar a própria mãe...


Da vida regular -

Nós ortodoxos fixados na vida e no exemplo do Verbo encarnado confessamos a superioridade da vida casta associada a pobreza voluntária e ao serviço fraterno e por isso possuimos monastérios e rahibs que neles vivem prestando assistência aos membros mais fracos e humildes do Senhor Jesus Cristo, inda que muitos deles tenham caido no lastimável erro dos maniqueus e da contemplação morta... Nem por isso o exemplo do Senhor e de sua Mãe, que consagraram suas vidas ao bem e a verdade fica anulado por tais abusos de modo que a igreja e a vida cristã sofreriam grave dano no dia em que tal noção fosse perdida e o sentido da Virgindade nivelado ao do matrimônio.


Demonstramos pois que o sentir, o pensar e o crer da ortodoxia é Uno, como deve ser uma a Verdade e una a verdadeira religião.


E contrapuzemos a Babel das seitas protestantes a simplicidade do Kerigma e pregação apostólica transmitida invariavelmente de geração a geração até os dias de hoje segundo a promessa do Senhor e a ação sobrenatural do divino Espírito Santo.


Para finalizar este tomo, o primeiro de nosso sobre a confrontação dos princípios, haveremos de compor um breve extrato das relações entretecidas entre o protestantismo e a ortodoxia desde dos dias de Lutero até os dias de hoje, patenteando publicamente a cavilosidade e o maquiavelismo de nossos adversários.




Nenhum comentário: