Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Da Unidade de fé existente entre as Igrejas ortodoxas, parte II - Demonstração








Além de empregarmos os Testesmunhos de nossas Igrejas apóstolicas Católicas e Ortodoxas, também empregadoremos os testemunhos das Igrejas apostólicas:

- Persa, assiria ou nestoriana, cujo môdelo é extremamente semelhante ao môdelo ortodoxo.
- Anglicana ou Celta
- Romana.

Em que pesem:

# Algumas alterações quanto a fé - o tipo de um sacramento - da primeira igreja devido a seu secular isolamento quanto as igrejas irmãs.
# A romanização e protestantização da segunda ao menos em sua maior parte.
# O estado de cisma em que jaz a terceira - a ponto de poder ser chamada de papista - tendo em vista suas alterações doutrinárias.

Todavia quando esta de acordo com o testemunho de nossas santas Igrejas de Deus, o testemunho delas pode e deve ser levado em conta no sentido de favorecer o catolicismo Ortodoxo.

O testemunho da Igreja Assiria é de sobremodo importante tendo em vista sua autônomia e isolamento quase que bi-milenares.







A - Da Santa Trindade.

Divindade do Filho.

Divindade do Espírito Santo.

Magistério estraordinário: Concilios de Nikaia e Constantinopla I


Testemunhos:

01) Igreja Apostólica Assiria: "Por conta dessas coisas, um Concilio Ecumênico foi congregado, segundo os designios do Bom Jesus, por ordem do piedoso imperador Constantino." Mar Odeisho de Nishevan in "Marganitha" III,04

02) Igreja Apostólica Copta ou egipia: "A igreja copta considera-se a si mesma como um testemunho basilar da fé Cristã. O Credo Niceno, que é recitado em todas as igrejas em todo o mundo, foi escrito por um dos seus filhos favoritos, Santo Atanásio, o Patriarca de Alexandria durante 46 anos, de 327 dC a 373." Aziz Sourial Atiya, MacMillan, Nova York, 1989

03) Igreja Apostólica Armênia: "A Igreja Armênia reconhece os Concilios de Nicéia e Constantinopla."

04) Igreja Apostólica Síriaca: "A fé da Igreja Ortodoxa Siríaca está de acordo com o Credo Niceno. Ela acredita na Trindade, ou seja num só Deus, subsistente em três pessoas distintas Pai, Filho e Espírito Santo." Breve resumo sobre a Igreja Siríaca Ortodoxa

05) Igreja Apóstolica Russa (representando todas as igrejas apostólicas de rito Bizantino): "Quantos são os concilios ecumênicos? São sete, o primeiro de Nicéia, o segundo de Constantinopla." Catecismo de Filareto, iten 70

06) Igreja anglicana: "Cerca de um século mais tarde, em 325, o Concílio de Nicéia foi reunido e expressou a relação do Filho com o Pai, em resposta aos controversos ensinamentos de Ário. Liderados pelo bispo Atanásio, o Concilio estabeleceu a doutrina da Trindade como ortodoxa e condenou o ensino segundo o Filho foi a primeira criação de Deus. O credo, adotado pelo Concilio descreveu Cristo como "Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus, gerado, não feito, de uma substância (homoousios) com o Pai." Placher W "Leituras sobre a teologia Cristã"

07) Igreja cismática de Roma: "Assim consideramos o Filho como sendo a segunda pessoa da Santa Trindade plenamente igual as outras duas pois não pode haver desigualdade ou diferença alguma entre as pessoas divinas." Catecismo de Trento I, II, 08
Conclusão: Todas as Igrejas apostólicas - inclusive as de Roma e Inglaterra - estão de pleno acordo a respeito da natureza de Deus, recebendo os sagrados Concilios de Nikaia e Constantinopla e professando a doutrina da Satíssima Trindade - Um único Deus em três formas ou tipos de consciência - que é a doutrina vigente em nossas Igrejas ortodoxas: assírias, ortodoxas orientais e ortodoxas ocidentais.
Ja sobre os protestantes é necessário insistir no fato de que sequer estão de acordo sobre este ponto crucial que é a natureza de Deus, posto que a doutrina da Santa Trindade tem sido regeitada por um grande número de seitas, como: sociana, cristadelfa, unitária, jeovista, judaico messiânica, etc e por certo número de sectários anabatistas, adventistas, pentecostais, etc
Além é claro dos liberais...

Nenhum comentário: