Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de maio de 2016

LIVRO PRIMEIRO - Capítulo V: Divisões a respeito do Sacramento do Batismo > Sub capítulo 01 - Lutero, Calvino e o batismo infantil!




Ortodoxo: Acaso a organização a que pertence batiza criancinhas?

Protestante: Ora, não se faça de desentendido, o amigo deve saber muito bem que nós evangélicos não batizamos criancinhas.


Ortodoxo: Ah não batizam?

Protestante: Mas é claro que não, o batismo infantil não passa duma superstição grosseira inventada pela igreja romana durante a Idade Média.


Ortodoxo: E se eu lhe dissesse que algumas das principais organizações protestantes batizam crianças em pelo século XXI?


Protestante: Julgaria que o amigo está a delirar ou a zombar de mim

Ortodoxo: O amigo Já ouviu falar em Martinho Lutero, João Calvino ou John Wesley?

Protestante: Mas é claro. Ouvi meu pastor dizer que: "Proeminente entre os que FORAM CHAMADOS para dirigir a igreja das trevas do papado A LUZ DE UMA FÉ MAIS PURA, acha-se Martinho Lutero. Zeloso, ardente e dedicado não conhecia ele outro temor senão o de deus... por meio dele deus efetuou uma grande obra para a reformação da Igreja e esclarecimento do mundo." E G White "O conflito dos séculos" p 127 "(Calvino) foi instrumento na promulgação daquelas verdades que eram de importância especial para o seu tempo e para a manutenção dos princípios do protestantismo ameaçados pela maré do papado que refluía..." id p 250

Ortodoxo: Sabia que Lutero fundou uma igreja chamada luterana e que Calvino fundou uma outra igreja chamada reformada, a qual na Escócia recebeu o nome de presbiteriana? Já Wesley fundou a igreja dos metodistas.

Protestante: Já ouvi falar na tal da igreja luterana, no entanto jamais vi alguma. Quanto a presbiteriana e a metodista já passei em frente a seus templos porém jamais entrei.

Ortodoxo: Que pena.

Protestante: Por que?

Ortodoxo: Porque no primeiro ou no último Domingo de cada mês, segundo o costume, poderia assistir  - em cada uma delas - os respectivos pastores batizando criancinhas.




Batismo luterano


Protestante: Custo a crer em semelhante afirmação!


Ortodoxo: Neste caso preste bastante atenção - Os primeiros adversários do pedobatismo receberam o nome de anabatistas ou seja > A = não + batista = batizador - de criancinhas; em oposição aos Ortodoxos, romanos, luteranos, calvinistas, metodistas, que eram e são pedobatistas até o tempo presente. Tanto Lutero quanto Calvino Zwinglio não apenas conservaram imaculadamente o batismo infantil como encararam tais indivíduos, i é os anabatistas ou Batistas, como verdadeiros hereges cuspidos pelo inferno. 

Eis por exemplo o que diz o iten XX da confissão palatina:

"Condenamos aos anabatistas , que negam ques criancinhas recem nascidas dos fiéis devam ser batizadas... Condenamos aos anabatistas em outras doutrinas peculiares que eles sustentam em oposição a palavra de Deus. Não somos, portanto, anabatistas, e , nada temos em comum com eles."

Protestante: Nossa! Quanta ferocidade.





Ortodoxo: O amigo ainda não viu nada, pois segundo o Historiador protestante Owen Chadwick - in A reforma, Lisboa, Pelicano, p 189 - os pioneiros do movimento: Felix Manz e Jorge Blaurock foram executados pelos zwinglianos cerca de 1527. Como não desejavam se converter o primeiro foi amarrado a uma grade e atirado ao rio enquanto o segundo virou 'churrasquinho'.


Protestante: Há alguma evidência de que nosso Lutero estivesse implicado nisto?


Ortodoxo: Plena evidência. Afinal, o mesmo Lutero que vossos panfletários glorificam como tendo sido escolhido pelo próprio Deus com o objetivo de reformar o Cristianismo, exprimiu-se a respeito dos adversários do Batismo infantil nos seguintes termos: "Lingua falsa de espiritos e mestres equivocados." Carta aos princípes de Saxônia - julho de 1524, I parag.


ProtestanteTalvez no fim das contas não se trate de uma doutrina tão importante ou fundamental.


Ortodoxo: Era considerada tão fundamental que Lutero não pôde deixar de considerar: 

"Talvez que ao que digo sobre a necessidade da fé oponha-se ao batismo das crianças. MAS ASSIM COMO É PODEROSA A PALAVRA DE DEUS PARA MUDAR O CORAÇÃO DE UM ÍMPIO, QUE NÃO É, TODAVIA, MENOS SURDO E INCAPAZ DO QUE UMA CRIANCINHA, ASSIM, PELA SÚPLICA DA IGREJA APRESENTANTE E CRENTE, MUDA-SE, LIMPA-SE E RENOVA-SE A CRIANCINHA, INFUNDIDA POR DEUS A FÉ." Opera Lat. II,77

E:


"Do batismo se ensina que é necessário e que por ele se oferece graça; que também se devem batizar crianças, as quais, pelo batismo, são entregues a Deus e a ele se tornam agradáveis.
Por essa razão se rejeitam os anabatistas, os quais ensinam que o batismo infantil não é correto." cf de Augsburgo iten IX



E:


"Por que não devem aqueles que são propriedade de Deus e estão na sua Igreja ser iniciados pelo santo batismo?" Palatina iten XX

Calvino por sinal é ainda mais rigoroso. A ponto de ter dado o seguinte conselho ao rei Eduardo:

"É melhor a queima de dois ou três - anabatistas - do que a queima de milhares no fogo do inferno." Ep

Outro não foi o parecer de seus piedosos seguidores

"Condenamos os anabatistas e suas teorias caprichosas como opostas a palavra de Deus. NÃO SOMOS DOS ANABATISTAS E NÃO TEMOS QUALQUER COMUNHÃO COM ELES." Helvética

"Abominamos os erros dos anabatistas que repudiam o único batismo e que condenam o batismo dos filhos dos verdadeiros crentes que fora simbolizado pela circuncisão dada aos filhos de Israel como penhor de aliança." Belga XXXIV

"Deus atesta na sua santa palavra que os filhos dos santos eleitos são santos, não por natureza, mas em virtude do pacto gracioso em que foram incluidos; assim os pais piedosos não podem duvidar da eficácia do sacramento para a salvação de sua prole." Dordt XVIII

Tal o testemunho dos principais símbolos publicados pelos luteranos e calvinistas sobre a relevância do assunto.

Ademais a poucas linhas acima o amigo havia definido o pedobatismo como a uma prática supersticiosa e vã. De minha parte não vejo como a superstição possa ser compatível com a divina Revelação ou a reverência que devemos ter para com a verdade...

E julgo que tais testemunhos bastem para evidenciar que o protestantismo é sistema isento de uniformidade e repleto de contradições. E que sendo contraditório em si mesmo é inapto para orientar os seres humanos e caracteristicamente falso.

Insistirás acaso e dirás tu que a superstição não produz qualquer efeito negativo nas almas daqueles que a põem em prática ou que se trata de 'matéria neutra'???


Bautismo calvinista 

Nenhum comentário: