Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Cap XVIII - A controvérsia das adiaphoras - imagens, ritual, símbolos, etc


Lutheran Worship


Neste artigo o amigo leitor encontrará os seguintes tópicos:


  1. O protestantismo daqui e o de lá...
  2. Que são adiaphoras
  3. Lutero X Karlstadt
  4. Karlstadt o inventor do novo culto
  5. A presença da cruz no protestantismo Yankee
  6. Imagens sacras nas igrejas Luteranas
  7. Imagens de Lutero...
  8. Imagens dos reformadores nas igrejas da Suíça
  9. Símbolos, imagens, paramentos, alfaias e livros de oração nas igrejas protestantes dos EUAN
  10. O desconforto sentido pelos turistas protestantes de lá e de cá.
  11. O padrão calvinista
  12. Calvinismo - um padrão impráticavel
  13. A questão das adiaphoras no seio do luteranismo
  14. Hooper X Cramner
  15. O sinal da cruz entre os protestantes
  16. A importância da questão.
  17. Exame bíblico > uma prática que nada resolve...


PROTESTANTISMOS ANTAGÔNICOS...


Ortodoxo: está satisfeito?

protestante: Não, ainda não.

Ortodoxo: Pois bem, Lutero afirmava que tudo quanto não fosse formal e expressamente condenado pela Escritura canônica devia ser tolerado pela Reforma ao menos com o intuito de não escandalizar os mais fracos e dificultar a expansão do novo evangelho.

Eis suas palavras: "AS CERIMÔNIAS SÃO INDIFERENTES PARA DEUS."

Querendo significar que prostrações, procissões, sinais da cruz, gestos, campainhas, círios, paramentos, alfaias, pinturas, rituais, etc bem podiam ser conservados pela igreja nascente - Como de fato foram conservados pela seita luterana - enquanto práticas neutras ou indiferentes (adiaphora significa precisamente neutro ou indiferente) no que diz respeito a adoração e o destino eterno do homem.


"Coisas há que não dizem respeito a natureza mesma do Cristianismo, assim a comunhão sob duas espécies, o modo de receber a hóstia - na boca ou na mão, a confissão auricular, a presença de imagens, etc" asseverou o despadrado saxão. in Hospinian 188

Ponto de vista reeditado pelo calvinista Schaff em sua já citada obra.

Andraeas Bodnstein, Karlsdat no entanto, tendo outra opinião, aproveitou-se do 'rapto de Lutero' ( ou melhor de sua estadia no Castelo de Wartburg) com o intuito de radicalizar da dita reforma e de 'purificar' as igrejas e conventos de Wittemberg despojando-os de seus adornos. E, sendo assim, deu iniciou a grande Cruzada iconoclástica contra o que julgava não passar de vil idolatria... Foi ele ainda o primeiro oficiante 'cristão' a apresentar-se ao povo com roupas seculares, ou seja, sem quaisquer paramentos e a mandar que o povo recebesse o Sacramento em suas próprias mãos. Além disto fez suprimir o incenso, as aspersões, os círios, o sagrado sinal da cruz, etc Por fim nosso homem proibiu o canto coral, mandou desmantelar os órgãos e fundir os sinos das igrejas...

Karlstadt e não Lutero foi quem inventou o culto protestante...

Esperava no entanto, contar com a aprovação e apoio de Lutero.

Este porém, do Castelo de Wartburg, repreendeu-o azedamente nos seguintes termos: "PROMOTOR DE NOVIDADES E DIABO EM FORMA DE GENTE QUEM ÉS TU PARA DESPREZAR MEUS ENSINAMENTOS E ARVORAR-TE COMO DOUTOR?" in ep a Kaspar Gustol. 1522 (Para ele - Lutero - o iconoclasmo não passava duma novidade profana, como ainda hoje, para os protestantes europeus e Norte americanos não passa de pura selvageria) e determinou que tudo fosse prontamente restabelecido conforme as práticas tradicionais da igreja papalina. in Chadwick. iden p 58.


"Eu não faço como - disse ele - como os novos profetas que se imaginam cheios do Espírito Santo e por isso destroem tudo que é imagem ou pintura. De minha parte não atirarei uma pedra contra elas e nada farei para destrui-las." carta ao Eleitor Frederico, Tomo Vii, pp 507

Que não diria pois o 'heroico' reformador alemão diante da fúria iconoclástica dum Malafaia, dum Macedo, dum Feliciano ou de qualquer um desses pregadores judaizantes que assolam nossas terras???

Protestante: Quer dizer que o culto luterano assemelha-se mais as cerimônias papistas do que a nossas cerimônias 'espiritualizadas'?

Ortodoxo: Não só o culto dos luteranos - pois segundo Hospinian Lutero conservou todas as cerimônias papais até o fim da vida evitando que o povo percebe-se qualquer diferença entre a antiga e a nova religião - mas também o culto prestado por grande parte dos metodistas que tomaram seus oficios a Igreja de Inglaterra.

A confissão de Augsbourg (It 24) a seu tempo proclamava:

"Nossas igrejas são falsamente acusadas de abolir a Missa, atualmente a missa é conservada por nós e oficiada com grande reverência. QUANTO AS CERIMÔNIAS DE COSTUME TAMBÉM AS TEMOS CONSERVADO, a única coisa que fizemos foi introduzir foi alguns hinos em alemão. Eles foram adicionados com o intuito de instruir o povo, a ordem das cerimônias no entanto permanece inalterada." 

Protestante: Sempre ouvi dizer e acreditei que nosso Lutero mandara destruir as imagens e proibira culto dos santos....

Ortodoxo: É perfeitamente compreensível que os iconoclastas espalhem tais boatos, pois não podem sofrer ou suportar que seu idolatrado mestre e patriarca, tenha compactuado com o que acreditam ser o pior de todos os pecados i é a 'idolatria'. Sem embargo disto tais afirmações não correspondem a verdade dos fatos merecendo ser classificadas como mentirosas. Por incrível que possa parecer Lutero jamais apoiou o típico discurso protestante contra as 'imagens' católicas tal e qual o conhecemos...

Protestante: Pelo que vejo nosso Lutero ainda era meio católico, demasiado católico...

Ortodoxo: Tão católico era, quando a este aspecto, que até mandou conservar algumas festas marianas - como a anunciação e a visitação. (in Hamburgifches Gefangbuch, Hamburg, 1870, 605) - no Calendário de sua igrejoca.

Martin Bucer não procedeu doutra forma em Strasbourg conservando as principais festas marianas... e o mesmo pode ser dito sobre Oecolampadius em Basel...

Já em Nurenberg "Embora Guy Dietrich quisesse abolir todos os costumes da igreja romana por encara-los como ímpios e aspirasse por acabar com a imposição das mãos durante as ordenações e por suprimir a elevação do pão consagrado e do cálice, etc OSIANDRO IMPEDIU-O POIS CONSIDERAVA TODAS ESTAS COISAS COMO ADIAPHORAS UTEIS A IGREJA." Doellinger II,90. 

Protestante: Penso dever estudar para conhecer melhor a vida e os ensinamentos de nossos reformadores.

Ortodoxo: Penso que deveria é visitar um templo Luterano, um templo metodista ou mesmo um templo batista norte americano, isso sim.

Protestante: E por que?

Ortodoxo: Para certificar-se de que são mais parecidos com nossos templos Ortodoxos ou mesmo com algumas capelas romanas do que com nossas 'mesquitas' ou 'sinagogas' protestantes com suas paredes caiadas de branco...

Protestante: Diferentes como? Acaso possuem tais templos sinos, altares, cruzes ou pinturas???


Crucifixo em igreja luterana da Hungria.


Cruz sobre templo metodista Norte Americano

A cruz num 'altar' batista Norte Americano, rsrsrsrsrs


Aumente a imagem e observe como os cantores usam cruzes penduradas em seu pescoços. Acha que são luteranos ou metodistas? Nada disso são presbiterianos ou calvinistas...



Ortodoxo: Não me faça rir amigão. Qualquer capelinha Batista perdida nos rincões dos EUA possui mais cruzes do que qualquer catedral papista do Brasil... Além de não poucos quadros com pinturas religiosas - Exatamente iguais a estes que os nossos profetas e videntes costumam lançar ao fogo por este país a fora - painéis e mesmo relevos. Refiro-me portanto a verdadeiros templos com alfaias, paramentos, círios, sinos, campainhas, orgãos, altares, mosaicos, vitrais, pinturas e - PASME!!! - 'ESTAUTAS' ou 'indolos pagões' - como costumam dizer nossos iluminados - além das cruzes é claro...

Protestante: Sinto muito mas custa-me crer em tais afirmações...

Ortodoxo: Então veja...


ST Thomas Leipzig Lutheran Kirken


Lubeck

St Mikael Hambourg Lutheran Kirken

Schleswig lutheran Kirken

Dresden Lutheran Frauenkirken


Altar luterano, Copenhagem DK

Altar de Eisleben, terra Natal de M Lutero


Isto para não mencionarmos as verdadeiras 'idolatrias' luteranas:

Wustrow

AmandusKirchen - Freiberg



Eisleben - Luther house (Casa de Lutero)



Eisleben


Mohra



Worms




Wittemberg




Landau



Klieka


Dresda


Hannover


Berlin

Copenhagem


Washingthon D C



Helsinki Catedral


800 estatuas de Lutero erigidas em Wittemberg...


Melanchton, em Worms

Melanchton, em Wittemberg

Melanchton, em Nuremberg

Melanchton, em Gotha

Melanchton, em Helsinki


Ou calvinistas a exemplo do "muro dos reformadores".




Já em Zurik podemos contemplar a estátua Zwinglio junto a wasserkirche e a de H. Bullinger colocada na porta de um dos templos reformados da cidade, em Strasbourg temos o retrato de M Bucer e em Basel por fim damos com a estatua do Dr Oecolampadius... Embora quando façamos representações de Jesus Cristo, de sua Santa Mãe ou de seus abençoados apóstolos sejamos classificados como idólatras!!!!










Sequer pedirei ao amigo para que vá aos EUAN testemunhar com os próprios olhos as 'idolatrias' praticadas não só pelos luteranos e metodistas, mas até mesmo por seus irmãos presbiterianos e batistas!

Protestante: Em nome de Jesus... Julgo estar ficando louco!

ortodoxo: Como a imagem vale mais do que mil palavras lá vai:


Templo batista com campanário e Crux.

Vitrais de uma igreja batista dos EUAN


Altar!!! Batista com Cruz...


Pr Batista com Batina e Estola...


Pr Batista com Batina e Estola. Abaixo alfaia...


Alfaias, cruz e círio... num templo batista...


Ministro batista com veste talar!!!


outro vitral batista!!!


AGORA AS IDOLATRIAS PRESBITERIANAS...


Templo calvinista com vitrais decorados...

Templo presbiteriano de Elmeria, vitrais decorados...

Preste atenção no vitral que está atrás das bailarinas. Pertence a um templo presbiteriano...

Mais imagens presbiterianas, esta de Babylonian churh


Até parece uma catedral ortodoxa, mas é um templo presbiteriano Yankee


Presbiterianos...

Pastor com vestes talares

Outro pastor paramentado...


Vamos agora as estátuas ou melhor aos ídolos de Calvino:

Orleans Fr

Mateskalka Hg

Budapest Hg

De barro para ter em casa...

As estátuas de John  Knox:

New College

Haddingthon

St Gilles

Chicago



OS METODISTAS


Altar com mosaicos entalhados!!!


Um crucifixo sobre o altar metodista...


Imagens gravadas no altar de templo metodista Yankee


Primeira capela metodista de Londres ou Wesley s Chapel


Até aqui, fotos - fatos contra os quais não cabe argumento.

No entanto para sanar toda e qualquer dúvida convoco-o para ir a igreja Luterana de Vila Clara, situada no municipio de São Vicente - RS, cuja descrição devemos ao Ilmo sr Pe Ricardo Liberali:


 "VI SOBRE O ALTAR PRINCIPAL UMA IMAGEM DE CRISTO EM MÁRMORE, MUITO LINDA, CÓPIA DE THORVALDSEN, ESCULTOR DINAMARQUÊS. HAVIA DUAS CEIAS, UM CRUCIFIXO JUNTO AO PÚLPITO E NO CORPO DA IGREJA UM GRANDE RETRATO DE LUTERO ORNADO DE LUZES COLORIDAS. ISTO VI COM MEUS OLHOS. SE DUVIDAR SENHOR PASTOR, VENHA VER PESSOALMENTE." in Polêmicas, manhumirim, 1956, p 227

Em caso de dúvida o amigo mesmo poderia perguntar ao porteiro ou ao pastor se se trata duma igreja luterana ou duma igreja papista... de certo eles até já estão acostumados...


Que dizer então dizer então dos adventistas que adornam suas publicações com belíssimas gravuras pertinentes a Cristo e seus mistérios, gravuras pelas quais nutrem autêntica veneração?

Um fenômeno bastante caracteristico costuma dar-se com os turistas protestantes recém chegados dos EEUU ou da Europa, via de regra eles acabam tomando por protestantes os templos papólicos e estranhando a completa ausência de cruzes ou imagens nos templos brasileiros pertencentes a suas igrejas protestantes daqui.



Quanto as cruzes e calvários por exemplo, é conhecida a opinião do reformador suiço Zwinglio, que desejava conserva-los a todo custo, em que pese sua antipatia para com as demais figuras e seu furor iconoclástico...

Também Oecolampadius seu parceiro, jamais deixou de reverenciar o emblema de nossa salvação, abandonando Basel logo após a explosão iconoclástica de 1528...

Erasmo após assistir os festins iconoclásticos de Bale e por recusar-se a aprova-los teve de deixar a cidade e disse te-la deixado com gosto...

Curiosa a reação dos protestantes brasileiros quando vão a Dinamarca, Suécia, Holanda ou Alemanha:


Símbolos e imagens no luteranismo


e dão com templos repletos de cruzes, pinturas, imagens, alfaias, paramentos...

Aqui ensinam-lhes um tipo de crença e lá, onde o protestantismo nasceu, depara com outra...

Aqui atacam o romanismo e a Ortodoxia com a Bíblia em punho e lá dão com um biblismo de talhe ortodoxo ou romanista que nada sabe de iconoclasticismo ou de espiritualismo platonizante...



CALVINISMO UM MODELO IMPRATICAVEL


Julgo que todos os protestantes de boa vontade deveriam encarar com a devida seriedade todos estes fatos referentes as adiaphoras uma vez que a opinião de Calvino - seguida pelos protestantes brasileiros - como a de Karlstadt, a de Hooper e a de alguns outros deformadores era totalmente diversa da opinião de Lutero, Melanchton e seu círculo.



Protestante: Como assim?
Ortodoxo: Para Calvino não existe qualquer tipo de adiaphoras ou práticas neutras no que diz respeito a adoração devendo tudo, absolutamente tudo ser regulado pelas escrituras.
Tudo quanto as escrituras recomendam é bom e tudo quanto elas não recomendam ou sobre o que simplesmente calam é mau.
Daí a necessidade de aniquilar as imagens, cruzes, símbolos, rituais, paramentos, festas, orgãos, etc na medida em que o NT nada informa a respeito de tais praticas.
Protestante: E?
Ortodoxo: O resultado da diferença de pontos de vista entre Lutero e Calvino acabou por refletir-se no culto protestante dando origem a duas formas de culto e adoração perfeitamente distintas:
Assim temos a um lado o padrão Luterano/metodista que conservou grande parte dos ritos romanos e da liturgia e do outro o padrão calvinista/anabatista que prevaleceu entre os sectários, a exemplo de nossos pentecostais e é caracterizado pela ausência de imagens, adornos, símbolos, gestos, formulários, etc ou como se diz pela informalidade; AO MENOS NO BRASIL, poque nos EUAN, como vimos, assumiu diversos elementos do culto tradicional...
Para os luteranos e metodistas o culto calvinista apresenta-se como uma forma de culto demasiado pobre e rudimentar... já para os calvinistas et aliae o culto luterano é mau, supersticioso, vão e idolátrico.
E todos examinam o mesmo livro...
A bem da verdade no entanto, o próprio Calvino foi como que constrangido a por de lado seu rigorismo concernente a estrita observância e a receber algumas tradições, compactuando até certo ponto com a doutrina das adiaphoras. Acomodou-se pois o calvinismo por força das circunstâncias...
protestante: Coisa difícil de se crer...
Ortodoxo: Tome pois o livro de ordem da igreja presbiteriana e abra-o na sessão pertinente ao 'calendário eclesiástico'.

Pois bem em parte alguma da Bíblia ou melhor do novo testamento esta escrito que devamos seguir qualquer calendário ou observar festas, ou seja, advento, o Natal, a quaresma, a Pascoa, o pentecostes, o batismo, a ascensão ou qualquer outro mistério alusivo a pessoa e mistérios de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A Igreja de Deus é que elaborou um calendário religioso segundo o critério da Tradição.

O que muito repugna aos partidários da suficiência das escrituras, tendo em vista a seguinte passagem: "Ninguém, pois, vos critique por causa de comida ou bebida, ou espécies de festas ou de luas novas ou de sábados."Col 2,16

É evidente que o apóstolo refere-se a dieta, as festas e aos dias judaicos, os quais para nós cristãos nada significam... alheios como são aos mistérios de Nosso abençoado Mestre e Salvador

Os sectários porém, na medida em que repudiam os comentários dos Padres antigos tendem a encarar semelhante passagem como relativa a igreja e a repudiar o uso de um calendário específico, sagrado ou eclesiástico.

O que, como já foi assinalado por nós, esta de pleno acordo com sua doutrina da suficiência e da estrita observância das escrituras... uma vez que em parte alguma do NT damos com semelhante tipo de calendário ou com festas especificamente Cristãs.

No entanto esta doutrina, que foi teoricamente sustentada por João Calvino, jamais pode ser seguida ar risca pelos calvinistas de modo que em pouco tempo acabaram assimilando o advento, o Natal, a quaresma, a Páscoa, etc Embora nada disto seja expressamente determinado pela santa palavra de Deus.

Por mais que Calvino tenha clamado contra a doutrina das adiaphoras jamais logrou afastar-se delas por completo, tendo, até certo ponto, QUE CEDER...

O mesmo se sucedeu com os órgãos e sinos conservados por Marbach de Strasbourg e repostos em seus lugares por Simon Sulzer de Basel...

Já em Strasbourg o luterano Nicholas Grebelius destacou-se por incompatibilizar-se com aqueles que desejam destruir todas as instituições da Igreja antiga e que jamais satisfaziam o gosto por inovações e perversões. Destarte em 1529 foi acusado de heresia por seus companheiros de apostolado e excomungado. De Wette III,363 et Roehrich I,311

protestante: Penso que o amigo esta fazendo tempestade em copo dágua, afinal trata-se dum único ponto ou seja duma exceção a regra geral.
Ortodoxo: Não, não se trata duma exceção pois Calvino também reconheceu como válido o batismo por infusão, prática que como o amigo está cansado de saber não se encontra registrada nas santas e divinas escrituras... Tanto Lutero, quanto Melanchton, Casaubon, Grotius quanto o próprio Calvino conheciam e muito bem que a palavra Batismo significa mergulho.
De modo que Calvino recebeu a infusão da igreja romana e não da palavra de Deus... Bossuet, id

protestante: Discrepâncias insignificantes das quais o amigo pretende fazer um 'cavalo de batalha'...

Ortodoxo: Discrepâncias insignificantes?!!!? Então vejamos

Protestante: O que???

Ortodoxo: A insignificância das mesmas...



AS INCERTEZAS DOS LUTERANOS


Insignificância que levou Guy Dietrich a chocar-se contra seu companheiro de reformação Andraeas Osiandro, uma vez que desejava eliminar todos os costumes da igreja romana, como a imposição das mãos durante a ordenação ministerial, a elevação do sacramento, etc costumes que Osiandro reputava como uteis a piedade e neutros face a religião.

Também o príncipe George de Anhalt "Era a favor de um grande número de cerimônias católicas e por isso suspeito a parte de seu grupo."

Eis porque Flacius descreveu-o como "Alguém que deseja apenas consertar ao invés de criar algo novo como nós."

Todavia em 1548 Melanchton, Pfeffinger, Pomeranus e outros colaboradores do falecido Lutero, assinaram um acordo - O interim de Augsburgo - pelo qual admitiam a neutralidade dos símbolos e cerimônias. Desde então tais homens foram conhecidos por interinistas, adiaforistas ou filipistas; a respeito dos quais escreve Christiani:

"Eles pretendem que a verdade não pode ser atingida por coisas indiferentes..."

As quais, para seus adversários, eram pura e simplesmente ímpias...

Já durante a vida de Lutero; Brentius um de seus discípulos prediletos, implementou um tipo de Reforma tanto mais radical em Wurttemberg, cujas igrejas e capelas foram logo despojadas de seus ornamentos...


A CONTROVÉRSIA DE HOOPER NA INGLATERRA.


Repercutiram tais controvérsias na Inglaterra quando John Hooper, representante do calvinismo rígido; foi escolhido para Bispo de Gloucester devendo no entanto trajar paramentos e oficiar cerimônias que encarava como anti bíblicos, e como declinasse foi mandado para a prisão de Fleet...

Consultados Cramner e Ridley a respeito deste assunto, convieram entre si - contra Hooper e Lasky - que o uso de alfaias, paramentos e formulários de oração era coisa neutra - adiaphora - que não atingia a essência da boa nova...

Martin Bucer sendo chamado por Hooper com o intuito de apoia-lo, esquivou-se logo dizendo que tais assuntos não passavam de picuinhas (Mesmo porque havia concordado em assinar o Interin de Augsburg em 1549)... Pietro Martir, que a principio havia simpatizado com Hooper também acabou reconsiderando sua opinião abraçando o adiaphorismo...

Por fim o próprio Hooper conformou-se... e foi consagrado segundo o ritual anglicano...

Após a morte de Maria no entanto, puzeram-se os puritanos a atacar tudo quanto fosse calvário ou cruz postos a beira dos caminhos; e também nas igrejas desejaram fazer uma grande expurgação; a rainha Isabel no entanto conservou zelosamente o crucifixo entronizado em sua capela particular... Assim permaneceram eles nas grandes catedrais sob as vistas dos Bispos anglicanos... enquanto foram varridos das igrejas paroquiais dominadas pelos membros da igreja baixa.



OS PROTESTANTES E O SAGRADO SINAL DA CRUZ.


Apesar disto a quase totalidade dos luteranos que não foi contaminada pelo liberalismo teológico continua fazendo amplo uso do sinal da cruz (A exemplo de Lutero e dos principais líderes até o século XVIII) o qual também tem sido conservado por parte dos metodistas norte americanos - igreja metodista unida - e até mesmo por uma minoria de presbiterianos pertencentes a PCUSA e a I P de Cumberland.

Já os nossos sectários e pentecostais o sinal da Cruz é pouco menos do que o sinal da Besta ou do anti Cristo...

Também aqui não a acordo a respeito do que diz o livro...


Conclusão: nem mesmo sobre como cultuar ou adorar a Deus os protestantes estão de acordo mais cindidos entre sí em duas correntes rivais e inconciliaveis> a formal e a iconoclástica, esta última majoritaria no Brasil a ponto dos nossos protestantes tupiniquins acreditarem que possuem um culto universalmente unificado ou que não hajam 'indolos' em qualquer de suas 'ingrejas'.



protestante: Penso que devamos manter uma fidelidade irrestrita ao padrão bíblico ou seja tentar seguir na direção apontada por Calvino
ortodoxo: Segundo sua compreensão dele tudo quanto não era expressamente recomendado pelas escrituras - incenso, círios, imagens, sinai da cruz, água benta, paramentos, etc - deveria ser abolido. Assim sendo as adiaforas não passavam de superstições grosseiras ou até mesmo de idolatria. A compreensão de Lutero no entanto era bem outra... estamos pois diante de duas compreensões distintas a respeito do mesmo livro e não diante do único sentido do livro...
Quem nos garante que aquilo que Calvino diz a respeito do livro esta mesmo de acordo com a mensagem do livro???
Lutero, que também pretendia ler e compreender o livro era doutro parecer...
protestante: Nossos videntes e profetas tem afirmado que as imagens são ídolos, que o sinal da cruz é uma superstição tola e que os paramentos sacerdotais, alfaias, rituais, etc são elementos prejudiciais no que diz respeito a adoração e culto divino.
Ortodoxo: Apesar disto luteranos, metodistas, presbiterianos e até anabatistas europeus e Norte americanos, tem conservado tais elementos não como algo neutro, mas como algo bastante positivo e favorável a piedade...
protestante: Realmente é difícil crer em tais coisas mesmo depois de te-las visto com os próprios olhos? A experiência do protestantismo brasileiro sobrepõe-se novamente após cada averiguação...
Ortodoxo: Eu mesmo tenho um amigo neto de alemães, luterano a toda prova, agora diga-me onde ele cumpre preceito quando o pastor de sua congregação viaja? Na paróquia romana, meu caro! Certa vez eu não resisti a curiosidade e perguntei-lhe porque não cumpria preceito na Assembléia de Deus, na Deus é amor ou na CCB ao que ele revidou furiosamente alegando que tais "seitas" sequer eram protestantes(!!!) Senti-me realmente tentado a indagar a respeito de onde os fundadores de tais seitas haviam aprendido o método livre exame e recebido o padrão do biblismo mas preferi ficar calado por apreço a amizade... Doutra feita este mesmo amigo confidenciou-me que os assembleianos e batistas que trabalhavam com ele, encaravam-no do mesmo modo ou seja não como um protestante, mas como romanista e idólatra...
Conclusão: os protestantes sequer reconhecem uns aos outros!!!
Encaram-se mutuamente como sectários e/ou idólatras e excomungam-se em seguida; tudo em nome da Bíblia ou da opinião particular que teem a respeito dela...
Magnífica unidade...
Protestante: Acho que o amigo está exagerando...
ortodoxo: Vejamos.
protestante: vejamos.
ortodoxo: Caso os líderes da organização a que pertence estejam de fato corretos como deveriamos encarar os luteranos, metodistas e mesmo presbiterianos e batistas da grande República do Norte com seus campanários, cruzes, sinais, círios, alfaias, paramentos, altares, vitrais, relevos, imagens, etc?

protestante: como idólatras sem dúvida pois "Na igreja do povo de Deus, da antiga aliança, não havia imagens, todos os escritores do Velho Testamento o declaram. Que na igreja dos apóstolos não havia tal culto os evangelhos, atos e epístolas o afirmam." Miguel G Torres, iden 238
ortodoxo: Por outro lado caso vocês estejam equivocados e tais práticas correspondam de fato a vontade divina, como deveriam ser encarados pelos irmãos luteranos, metodistas e Yankees???


protestante: Se tal fosse possível - e as imagens e o ritual correspondessem de fato a ordenanças emanadas do céu - deveríamos ser encarados como rebeldes e infiéis, pois todo aquele que opõem-se a vontade ou a instrução divina é verdadeiramente rebelde devendo como tal ser tratado.
ortodoxo: Logo se os luteranos et aliae estiverem errados, fica demonstrada vossa fidelidade...
protestante: Concedo.
ortodoxo: Porém caso os luteranos et aliae estejam amparados pela razão - pois também eles examinam como vós as mesmas escrituras - vossa rebelião é manifesta.
protestante: Concedo.
Ortodoxo: Não há pois como conciliar as duas opiniões - a de Lutero e a de Calvino - a menos que transformemos a fidelidade e a rebelião, a piedade e o crime, a devoção e a iniquidade em palavras vazias ou desprovidas de sentido...
protestante: Não, não há conciliação e sequer meio termo possível no que diz respeito a tais práticas e doutrinas.
Ortodoxo: Agora dizei-me cá uma coisa; como uma prática ou assunto capaz de converter qualquer cristão em fiel ou rebelde pode ter importância mínima ou secundária?
protestante: Sou levado a reconhecer que este como os demais artigos já analisados é importantíssimo - supõe-no toda praxis do protestantismo tupiniquim com relação as igrejas Ortodoxa e romana - por isto Miguel G Torres referiu-se a questão da idolatria nos seguintes termos: "Vão para o inferno os que morrem em pecado mortal, morrendo de pecado de idolatria que é pecado mortal, não podem ter ido para o tal purgatório, mas para o inferno." iden 219
Querendo significar que se trata duma questão capital e não de pura e simples opinião individual.
Ortodoxo: Por outro lado em se tratando dum ponto de importância capital, que diz respeito a nossa sorte no além túmulo, porque todos os grupos e partidos de livre examinadores, cujo ofício é examinar detidamente o livro, ainda não chegaram a qualquer acordo a respeito permanecendo cindidos e separados?
protestante: "A diversidade pois, de organizações protestantes obedece a uma tendência inata, a um instinto de sociabilidade humana e não a meras paixões do momento." Eduardo C Pereira. iden 65
Ortodoxo: Que as organizações humanas e divinas sejam administrativamente autônomas parece corresponder de fato um principio universal. Que nas organizações humanas haja certa flexibilidade e variabilidade em torno de certos princípios comuns também parece não só normal mas até mesmo proveitoso...
Sem embargo há instituições humanas bastante coesas, teórica ou doutrinariamente falando - sejam o partido Comunista ou ao Green Peace por exemplo - e me parece que em algumas delas, em que pesem suas origens puramente terrenas, haja mais acordo ou unidade que no seio do protestantismo.

Seja como for devemos convir que os Cristãos são gerados por um princípio superior a natureza e a todas as leis que regem este mundo, a saber, por Deus mesmo, do qual tornam-se filhos Jo 1,13 adotivos.

Ora este Deus é Uno, sua revelação é Una e sua igreja igualmente Una. Mat 16,16 segundo ouvimos da boca do próprio Cristo e também do apóstolo que homenageia-a com o título de esposa.

Mais ainda, como todas as coisas uteis trazidas a existência esta igreja possui uma finalidade ou um propósito bem definido: conservar o depósito sagrado da divina revelação, noutras palavras: os manter vivos e compreensíveis os ensinamentos de Cristo a respeito da Natureza e do mundo celestial.

Disto depreende-se, necessariamente, que deva testemunhar a uma só voz e de modo bem claro sobre a verdade divina e não com vozes dissidentes e contraditórias provenientes de obscuras questões exegéticas...


DEVE A DOUTRINA REVELADA SER TÃO COERENTE E UNIFORME QUANTO O REVELADOR É UNO E SIMPLES.


Neste caso todas as tendências inatas que porventura malsinem a convivência humana e encaminhem o homem a destruição devem ser suplantadas pelo poder da graça celestial e ceder espaço dando lugar ao selo divino na unidade que patenteia as coisas sagradas.

Deus é um, o Cristo é um, o evangelho é um, a salvação é una, a graça é una, a igreja é una, porque o anuncio do Evangelho deveria ser multiplo e apresentar discrepâncias?

Divididos estão os protestantes, três, sete, doze, quinze ou vinte vezes, porque não são capazes de penetrar com suas próprias forças o sentido do livro, porque lendo sem fazer caso da tradição apostólica não podem dar com o único sentido daquilo que é lido, porque não obtiveram o conhecimento exato daquilo que tem examinado... porque cada qual lê ou examina segundo os preconceitos e prevenções da seita que frequenta ou segundo as próprias opiniões adrede formadas... porque atribuem ao livro suas idéias e crenças sem fazer caso do que o próprio livro diz... porque não são capazes de examinar com isenção e imparcialidade.

Destarte a escritura nas mãos deles acaba fazendo as vezes duma gaita de foles...


Protestantes: "Talvez as variações tão decantadas pelos controversistas romanos não sejam tão más" Schaff. iden 207



Ortodoxo: Passo a palavra a vossos reformadores:

Martinho Lutero: "ESTE NÃO DESEJA O BATISMO, AQUELER REJEITA OS SACRAMENTOS, HÁ QUEM ADMITA OUTRO MUNDO ENTRE ESTE E O JUIZO FINAL, QUE NEGA A DIVINDADE DE CRISTO, UNS DIZEM ISTO, OUTROS AQUILO E LOGO SERÃO JÁ TANTAS SEITAS E RELIGIÕES QUANTO CABEÇAS." Weimar XVIII, 547 &

"SE ESTE NOSSO VELHO MUNDO DURAR MAIS TEMPO, SERÁ NECESSÁRIO RECEBER DE NOVO OS DECRETOS DOS CONCILIOS A FIM DE CONSERVAR A UNIDADE DE FÉ CONTRA AS DIVERSAS INTERPRETAÇÕES DA ESCRITURA QUE POR AI CORREM." Epistola a Zwinglio

João Calvino: "É DE GRANDE IMPORTÂNCIA QUE NÃO CHEGUE AOS SÉCULOS FUTUROS QUALQUER SUSPEITA SOBRE AS DIVISÕES QUE EXISTEM ENTRE NÓS, PORQUE É SUMAMENTE RIDÍCULO PENSAR QUE, APÓS TERMOS ROMPIDO COM O PAPADO, ESTEJAMOS EM TÃO POUCO ACORDO DESDE O PRINCÍPIO." Epistola a Melachton.

Thedoro de Beza, sucessor de Calvino: "EIS QUE NOSSO POVO É LEVADO POR TODO VENTO DE DOUTRINA, O QUE CRÊ HOJE TALVEZ O SAIBAS, MAS O QUE CRERÁ AMANHÃ NÃO PODEMOS ATINAR." In Epistola a Andrea Duditium

Myconius: "As coisas não vão nada bem desde que os leigos atribuiram a si mesmos toda autoridade e o magistrado se fez Papa."in ep a Calvino

Capiton: "A autoridade dos ministros foi totalmente abolida e assim tudo se perde e se arruina. Eu não conheço uma igreja, uma só, onde haja disciplina... pois o povo não cessa de dizer: Vós vos fizestes tiranos duma igreja que é livre e estabelecestes um novo papado."in ep a Farel

Melanchton: "Que será da igreja? Pois desde que mudamos todos os costumes antigos as pessoas estão persuadidas de que não há mais necessidade de líderes ou de condutores autorizados... - ...certamente que não apoio a tirânia dos Bispos, mas sim o restabelecimento de sua administração, conforme o costume da igreja. Pois se não restabelecermos logo a polícia eclesiástica então a tirânia atingirá niveis verdadeiramente insuportáveis."O mesmo: "O rio Elba com todas as suas águas NÃO BASTARIA PARA SE CHORAR A DESGRAÇA DE UMA REFORMA DIVIDIDA."
Protestante:...

Samuel Puffendorf, jurista protestante do décimo sétimo século: "COMO O PROTESTANTISMO NÃO POSSUI QUALQUER AUTORIDADE PARA ENCERRAR AS DISPUTAS QUE SURGEM ENTRE AS PARTES, FRAGMENTA-SE EM SI MESMO." De monarch.

Bernardo de Mandeville: "Mas os lideres protestantes apartaram-se bastante cedo uns dos outros e com grave dano introduziram a divisão e até os dias de hoje tem se esforçado para congregar os dissidentes e por fim a luta religiosa..." Id, praef Pg Viii.





Cochlaeus: As sete cabeças ou caras de Martinho Lutero


"Impiedade e blasfêmia é suster que a divina palavra seja obscura." MARTINHO LUTERO JOVEM.

"NINGUÉM SERÁ CAPAZ DE COMPREENDER AS BUCÓLICAS DE VÍRGILIO SEM TER SIDO PASTOR POR CINCO ANOS. NEM AS GEÓRGICAS SEM TER SIDO CAMPÔNIO POR OUTROS CINCO ANOS. PARA COMPREENDER AS CARTAS DE CÍCERO, SUSTENTO QUE É MISTER TER GOVERNADO POR CERCA DE VINTE ANOS UM GRANDE ESTADO. NINGUÉM CREIA POIS QUE SEJA POSSÍVEL COMPREENDER A ESCRITURA AQUELE QUE JAMAIS DIRIGIU A IGREJA POR CEM ANOS COMO OS PROFETAS ELIAS E ELISEU, SÃO JOÃO BATISTA, JESUS CRISTO E OS APÓSTOLOS." MARTINHO LUTERO MADURO

"AINDA QUE OS PAPISTAS ME MOSTRASSEM UMA MULTIDÃO DE TEXTOS BÍBLICOS NOS QUAIS AS BOAS OBRAS SÃO PRECEITUADAS, NÃO ME IMPORTO COM TAIS PALAVRAS, EMBORA CITASSEM AINDA MAIS. PAPISTA ALTIVO E ORGULHOSO QUE MANEJAS A ESCRITURA, SABE QUE TENHO A CRISTO POR MESTRE. ASSIM NADA ME COMOVE, APOIA-TE SOBRE A SERVA, EU ME APOIO SOBRE O SENHOR DA ESCRITURA QUE É JESUS... A ELE PREFIRO RENDER AS HOMENAGENS DA FÉ, AO INVÉS DE APARTAR-ME DO SENTIMENTO QUE ABRACEI, MESMO TENDO CONTRA MIM TODA ESCRITURA." MARTINHO LUTERO ESPERTO in Perrone "Regra de fé" tomo I pp 308

























































Nenhum comentário: