Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

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segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

XXXIII - Filon de Alexandria e o argumento do silêncio

"Dados todos los hechos señalados acerca de Filón , puede ser una gran sorpresa para algunos que este judío helenístico, contemporáneo de Jesús, que vivió precisamente en Alejandría, jamás cita ninguno de los libros que supuestamente pertenecían al "canon alejandrino." assevera o 'apóstolo' protestante Fernando D. Saraví


Sabemos no entanto - e a jurisprudência corrobora-o a todo momento - quão fragil é o argumento negativo ou do silêncio...

Jesus por exemplo, calou-se, silenciou, mudo ficou como uma ovelha diante das acusações que os potentados hebreus lançavam contra sí...

"Ele não se defendeu." diz a Escritura...

Segue-se daí que reconheceu ter alguma culpa?

Certamente que não...

Tanto pior se o argumento do silêncio esta embasado numa personagem - como Filo - cuja obra não chegou em sua totalidade ao tempo presente...

extraviando-se ao menos em parte...

PODEM OS PROTESTANTES DEMONSTRAR QUE FILON NÃO CITOU QUALQUER LIVRO DO CANON ALEXANDRINO EM TAIS OBRAS?

Certamente que não...

Imaginemos que certo crítico de arte vai aos EEUU com o intuito de examinar os monumentos daquele pais e que após a viagem compõe diversas monografias sobre cada um deles... Num determinado momento futuro porém sua monografia sobre a estátua da liberdade se perde... produzindo uma lacuna entre seus relatos; acaso esta lacuna bastara para certificar sobre a inexistência ou a 'inferioridade' da dita estatua com relação aos demais monumentos yankees?


Tera razão o Dr Saravi quando afirma que há na obra de Filon mais de 1000 citações de registros pertencentes ao Testamento antigo e todas pertinentes a registros incluidos no Canon Palestiniano?

Na verdade os trabalhos de Filon comportam cerca de 2050 - e não 1000 - citações.

E no entanto ele jamais cita Ezequiel, Ruth, Lamentações, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Daniel, e Ester. (cf. PR Ackroyd e CA Evans: A História de Cambridge da Bíblia. Dos primórdios até Jerônimo página 148 e The New Schaff-Herzog Encyclopedia of Religious Knowledge, vol. 2, página 117)

Outras fontes igualmente protestantes nos informam que o teologo alexandrino jamais empregou: Juizes, Samuel e Reis. Outra ainda que jamais mencionou os livros dos Paralipomenos ou Crônicas.

São cerca de doze registros omitidos por Filon, quase um terço do total do Testamento antigo. O mais interesante é que o uso de tais livros também não ocorre no Novo Testamento.

Um estudo mais profundo a respeito de onde Filon extraiu suas citações é bastante esclarecedor.

Se considerarmos as 2050 citações feitas por ele, 2000 ou seja cerca de (cerca de 95%) foram retiradas da Lei de Moises ou seja da Tora, do Pentateuco (os cinco primeiros livros da Bíblia), enquanto que 50 citações apenas (cerca de 5%) foram extraidas do resto das escrituras.

Isto reflete a mentalidade mesma de Filon, afinal para ele a Tora significava o ápice ou núcleo central da divina revelação. Todos sabem muito bem que para Filon a Torá gozava de um gráu muito maior de inspiração do que os demais livros da Tanak...

Em suma o silêncio de Filon é demasiado amplo para que sejamos autorizados a inferir qualquer elemento positivo a partir dele. Seria construir castelos de areia sobre o ar...

No entanto seu silêncio não é absoluto, como pretendem os sectários.

Demos a palavra ao erudito protestantes José Carlos Rodrigues:

"O LIVRO OU ALGUM EPÍTOME - II Macabeus - é anterior a Filo, JÁ QUE É REFERIDO POR ELE." in Estudo sobre o velho Testamento II, p 467

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