Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

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quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

II - O Testemunho de Jesus Cristo no ΓΕΝΕΣΙΣ - Gênesis




ΓΕΝΕΣΙΣ






Antes de iniciarmos o estudo das profecias e vaticínios crísticos contidos no Livro do Gênesis convem assinalar aqueles dentre os homens base que deixaram algum comentário sobre ele.


Até onde nos é dado saber o primeiro livro das escrituras antigas foi comentado por Clemente de Alexandria, Hipólito, Rodon, Candido, Tertuliano, Novaciano, Vitorino Poetabius, Metódio de Olimpo, Eusébio de Cesaréia, Atanásio (Comentário), Dídimo (Comentário nos papiros de Tura), Diodoro de Tarso, Teodoro de Mopsuestia, Basílio (in Hexameron), Gregório Nisseno (no oficio do homem e no Hexameron) Crisóstomo (Homilias in Loc) Ambrósio, Jerônimo (Questões sobre o Gênesis), Paulino de Nola, Agostinho (O Gênesis e a letra), Rufino, Cirilo (Glafira), Genádio, Euquério, Junilius, Anastácio e Salviano Walfredo Strabon (Glosa) dentre os homens base que representam a nossa sagrada tradição.


Passemos sem delongas aos testemunhos contidos no livro:






I - kai ecqran qhsw ana meson sou kai ana meson thV gunaikoV kai ana meson tou spermatoV sou kai ana meson tou spermatoV authV autoV sou thrhsei kefalhn kai su thrhseiV autou pternan






Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a dela
Ele te ferirá a cabeça, e tu lhe feriras o calcanhar.
Gn 3,15



"Cristo, portanto, em seu trabalho de restauração, reconciliou todas as coisas, entrou em guerra contra nossos inimigos, e esmagou aquele que nos havia feito cativos em Adão, e pisou-lhe a cabeça, segundo esta escrito no Gênesis que Deus disse à serpente: "Porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua descendência e a sua descendência; Ele esmagará a tua cabeça e tu lhe feriras o calcanhar." desde então aquele que deve nascer de uma mulher, ou seja, da Virgem, à semelhança de Adão, foi designado como aquele que devia esmagar a cabeça da serpente." S Ireneu in Contra as Heresias, Livro V, 21, 1

"Eva, sendo virgem e imaculada, concebeu pela palavra da serpente, trazendo a desobediência e a morte; a Virgem no entanto ouvindo com fé e submissão, tudo quanto o anjo lhe dissera trouxe-nos a vida...." S Justino
in Dialogo com Tarfon C
O latino Jerônimo no entanto verteu ELE por ELA pervertendo as palavras da Divina escritura.

O sentido natural é bastante simples: homens e serpentes são inimigos, sempre que o homem se depara com uma delas esmaga-lhe a cabeça, as vezes no entanto é a serpe que leva vantagem cravando seus dentes afiados no calcanhar de algum desprevenido.

E sem embargo nas culturas semíticas ela é encarada como sendo o símbolo do mal, do engano, da dissimulação e da mentira.

Portanto esmagar a cabeça da serpente significa aniquilar o mal e a mentira em suas fontes - cf S Agostinho in 'Comm aos Salmos' LXXIV,13 - inaugurando uma nova era de paz e de verdade.






II - "Do Éden nascia um rio que irrigava o jardim e, de lá, se dividia em quatro braços.O primeiro chamava-se Físon; ele banha toda a terra de Hévila, onde se encontra o ouro.um ouro muito puro, como também o bdélio e a pedra de ônix. O nome do segundo rio é Geon, o rio que banha toda a terra de Cuch.O nome do terceiro rio é Tigre. Corre a oriente da Assíria. E o quarto é o Eufrates." Gen 2,10

Teófilo de Antióquia escreveu a Autolico e Mar Aphraates, luminar da pérsia a seus catecumenos, os quatro trios situados em torno do mítico Éden, simbolizam o Sacramento e lavacro pelo qual somos purificados de nossas iniquidades e dispostos a habitar o mundo vindouro que o Senhor haverá de estabelecer para seus santos e justos servidores. Jerônimo de Stridon também relacionou estas águas ao Batismo em sua carta a Oceanus.
Mario Vitorino no entanto diz que os quatro mananciais de água pura são nossos divinos Evangelhos. in Da criação do mundo. Tal a opinião de Damasceno no livro sobre a Fé Ortodoxa





III - "Pereceram todas as criaturas que se moviam na terra, aves, animais domésticos, animais selvagens e todos os animais que fervilham pelo chão, bem como todos os seres humanos." Gn 7.21

"Aos que haviam sido desobedientes outrora, quando Deus usava de paciência — como nos dias em que Noé construía a arca. Nesta arca, umas poucas pessoas — oito — foram salvas, por meio da água. À água corresponde o batismo, que hoje é a vossa salvação. Pois o batismo não serve para limpar a sujeira do corpo, mas é o compromisso de uma boa consciência para com Deus, em virtude da ressurreição de Jesus Cristo." I Pe 3,20

Assim a Igreja é a arca e a água o Batismo pelo qual aderimos a Igreja. Ninguém pode adquirir vida espiritual se não estiver em Cristo Jesus e em comunhão com a igreja fundada por ele.

"Simbolicamente Noé é o Cristo que com une os fiéis para formar a arca da Igreja, e entra nela e os que permanecem fora são regeitados." S Beda Comm in Luc
S Avito de Viena cuja Historiae spiritualis De Gestis serviu de Modelo ao Paraiso Perdido de Milton não era doutro parecer.




IV - "Melquisedek, rei de Salém, trouxe pão e vinho e, como sacerdote de Deus Altíssimo, abençoou Abrão, dizendo: “Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, Criador do céu e da terra." Gn 14,18

"No qual Jesus entrou por nós, como precursor, feito sumo sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedek." Heb 6,20

De fato os sacríficios pacíficos representados pelo pão e pelo vinho simbolizam a oferenda perpétua de pão e vinho estabelecida pelo Salvador Jesus Cristo, dando cumprimento ao oráculo: "De onde nasce o sol até onde ele se põe, o meu nome é glorificado entre as nações, e em todo lugar se oferece a meu nome um sacrifício puro, porque meu nome é glorificado entre as nações — diz o SENHOR dos exércitos." Mal 1,10

Segundo S Justino - Dialogo com Tarfon XLI - tendo sido cancelados os sacrificios antigos, os sacrificio a respeito dos quais fala o profeta Malaquias, dizendo que seria oferecido em todas as partes da terra, só pode ser o pão eucaristico oferecido pela Igreja.

Já segundo S Irineu "Ele ensinou o novo sacrifício da Nova Aliança, a respeito do qual Malaquias, um dos doze profetas, havia vaticinado [Mal 1:10-11]quando asseverou que os sacrificios dos herbreus seriam abolidos,mas que em todo lugar outro sacrifício seria oferecido a ele." Contra as Heresias 4:XVII:
"Assim como Melquisedek, sacerdote do Altíssimo, ofereceu dons de pão e vinho e abençoou Abraão, Nosso Senhor Jesus Cristo, que é sacerdote muito mais elevado, ofereceu ao Pai seu Corpo e seu Sangue simbolizados pelo pão e pelo vinho." Cipriano de Cartago in Carta a Cecilio, sobre a ceia do Senhor

"Melquisedek, rei de Salém, como tipo do Cristo ofereceu pão e vinho diante de Abraão, mistério semelhante aquele no qual os Cristãos consagram o corpo e o sangue de seu Senhor." Jerônimo de Stridon in Carta XLVI a Paula e Eustóquia
"Assim a Igreja não crê que Melquisedek seja um anjo, como imaginam os hebreus, mas um sacerdote piedoso e figura de Nosso Senhor." S Ambrósio in Exposição da Fé Cristã III,11
"Aqui temos prefigurado o sacramento da ceia do Senhor." S Agostinho de Hipona in Doutrina Cristã IV,21
"O sumo sacerdote Melquisedek é tipo de Cristo e os sacrifícios puros oferecidos por ele, tipos da nossa Eucaristia." S João Damasceno in Fé Ortodoxa IV,13


V - "O cetro não será tirado de Judá nem o bastão de comando de entre seus pés, até que venha aquele a quem pertencem e a quem obedecerão os povos." Gn 49,10

"Ele será a esperança dos povos, amarrará o jumentinho a videira e a parreira o filho da jumenta. Lavará no vinho suas vestes e no sangue da vide suas roupas. Seus olhos estão avermelhados e seus dentes brancos." acrescenta S Justino Mártir in Diálogo com Tarfon 52,2

"Assim deveis investigar em que tempo faltou príncipe a Judá, para conhecer o esperado dos povos, a videira, o burro, as vestes, os olhos, os dentes, o vinho, o sangue, e CADA UMA DESTAS PALAVRAS POIS SÃO TODAS REFERENTES A JESUS CRISTO E A NENHUM OUTRO." S Irineu in Contra as heresias 04 X, 2

"Vestes e roupa designam seu corpo e sangue, invólucro mortal. E como ele escolheu o vinho para tipo do seu sangue, o patriarca também tomou o vinho pelo sangue." Tertuliano in Contra Marcion IV, da profecias sobre a paixão de nosso Redentor

"Admira-nos o modo como Moisés previu que os reis sairiam da tribo de Judá, quando só haviam doze tribos... é admirável que tenha fixado antecipadamente o fim do regime, dizendo que só acabaria quando 'aparecesse a esperança dos povos'" Origenes in Contra Celso I, 53

"O potro e a igreja oriunda de israel e o burro a Igreja oriunda da gentilidade, ambas serão salvas pela imolação da roupa que é o corpo e purificadas pelo vinho que é o sangue do Senhor." S Hipólito in loc

"O sangue e o vinho são relacionados porque este oráculo faz alusão a Eucaristia do Senhor." S Cipriano iden

"Assim as roupas e vestes são seu corpo imolado, o vinho seu sangue derramado." Nocaciano de Roma in Da Santa Trindade XXI

"Tudo isto se cumpriu quando ele veio a cidade montado num jumentinho para derramar seu sangue." S Metódio de Olimpia in Comm aos Salmos

"Diz-me agora como ele lavava sua roupa com vinho? Isto se sucedeu quando sua carne ficou coberta por seu sangue no alto do gólgota." S Teodoreto de Cirro in O mendigo I, O imutável
"Portanto quando o rei dos reis estava para chegar o reino dos judeus foi suprimido." S Atanásio de Alexandria in Da Encarnação do Senhor XL
"Cego, Jacó era incapaz de distinguir Efraim de Manassés, no entanto com a visão interior foi capaz de saber que o rei Messias sairia de sua geração." Jerônimo in Tratado a Pamaquio contra João de Jerusalem,
"Isto é sinal da vinda do Justo, a cessação do Estado judeu, o qual cessou com a dominação romana, mas ele havia acabado de chegar." S Cirilo de Jerusalem in Catequeses XII
"Isto quer dizer precisamente, no tempo de Herodes, o idumeu, o primeiro estrangeiro que exerceu mando sobre a judéia, era pois o momento para que aquele que fora profetizado se manifestasse." S Agostinho in Cidade de Deus XVIII,45






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