Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

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terça-feira, 31 de maio de 2016

LIVRO PRIMEIRO - Capítulo X> Divisões a respeito das Adiaphoras - Subcapítulo B) O sentido calvinista

CALVINISMO UM MODELO IMPRATICÁVEL


Julgo que todos os protestantes de boa vontade devessem apreciar com a devida seriedade a questão das adiaphoras pelo simples fato das opiniões de CalvinoKarlstadtHooper e alguns outros 'deformadores' acharem-se em franca oposição face as opiniões de Lutero, Melanchton, Osiander, Zwinglio, Bucer, Oecolampadius e outros tantos 'deformadores', e não havia acordo entre eles apesar de terem diante das fuças a mesmíssima Bíblia cuja compreensão alardeavam estar no acesso de qualquer campônio ou tabaréu iletrado!

Protestante: Como assim?

Ortodoxo: Para Calvino esse negócio de adiaphoras ou de práticas neutras não existe. Assim no que concerne a adoração Cristã tudo e absolutamente tudo deve ser expressamente regulado pelas Escrituras.

Tudo quanto as Escrituras recomendam é aceitável e tudo quanto elas não recomendam ou sobre o que silenciam é mau.

Daí a necessidade estrita de aniquilar as imagens, cruzes, círios, aspersões, rituais, paramentos, alfaias, sinos, órgãos, calendário, etc na medida em que o Evangelho ignora semelhante aparato.

Temos assim dois princípios ou conceitos absolutamente opostos: O Negativo de Lutero e o Positivo de Calvino. O grande problema é que ambos julgavam estar embasados na mesmíssima Bíblia infalível. Um alegando que tudo quanto ela não proibia era permitido e outro alegando que tudo quanto ela não autorizada era proibido. Bem se vê que liam ou compreendiam o mesmo livro de modo diverso...

Lutero tinha uma opinião e buscava textos Bíblicos com que apoia-la e calvino não fazia outra coisa... Pois as ideias precederam o exame do livro. E cada qual limitou-se a atribuir suas opiniões ao livro.


Protestante: E?

Ortodoxo: A diferença existente entre os pontos de vista entre Lutero e Calvino acabou por refletir-se no culto protestante dando origem a dois padrões inconciliáveis e antagônicos>

Temos assim, a um lado, o padrão Luterano/metodista que conservou grande parte do ritual eclesiástico e da liturgia e a outro o padrão calvinista/anabatista que prevaleceu entre os demais sectários, como nossos pentecostais, e é caracterizado pela total ausência não só de representações mas inclusive de determinações ou como se diz pela espontaneidade.

Isto no BRASIL, uma vez que nos EEUU, como tivemos ocasião de ver, este último padrão - Judaizante - acabou por assimilar diversos elementos do culto tradicional ou por 'poluir-se'.

Para luteranos e metodistas o padrão de culto calvinista ou sectário equivale a uma forma de culto demasiado rudimentar e primitiva... Já para os pentecostais e fanáticos o culto luterano é tão supersticioso, vão e idolátrico quanto o culto Ortodoxo ou o culto papista.

E embora sejam todos protestantes e examinem o mesmo livro a adoração comum é impraticável. E cada qual tendem a encarar o outro - Apesar da Bíblia comum e suficientemente clara - como adorador de Belzebu!

A bem da verdade, o próprio Calvino ainda em vida foi constrangido sacrificar parte de seu rigorismo concernente a estrita observância da Bíblia e a receber ao menos algumas tradições, fazendo vista grossa a doutrina das adiaphoras. Ao menos na prática ele teve de ceder a ponto de tornar-se alvo das críticas dos anabatistas...

Desde o princípio teve o calvinismo de curvar-se a força das circunstâncias, de mitigar o fanatismo e de ceder.

protestante: Eis algo difícil de se levar a sério...

Ortodoxo: Tome em suas mãos o 'Livro de ordem da igreja presbiteriana' e abra-o na sessão dedicada ao 'calendário eclesiástico'.

Pois bem em parte alguma da Bíblia ou melhor do novo testamento esta escrito que devamos ter um calendário sagrado ou observar festas, quais sejam, o Advento, o Natal, a Quaresma, a Pascoa, o Pentecostes, o Batismo, a Ascensão ou qualquer outro mistério alusivo a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A Igreja Católica Ortodoxa é que elaborou este calendário religioso segundo o critério da Tradição.

O que muito constrange os partidários da suficiência das escrituras, tendo em vista a seguinte passagem: "Ninguém, pois, vos critique por causa de comida ou bebida, ou espécies de festas ou de luas novas ou de sábados."Col 2,16

No entanto é evidente que o apóstolo refere-se a dieta, as festas e aos dias judaicos, os quais para o povo de Jesus Cristo nada significam e nada são... Pelo simples fato de não terem qualquer relação com os mistérios de Nosso abençoado Mestre e Salvador Jesus Cristo.

Os sectários todavia, na medida em que perdem a serenidade tendem a encarar a dita passagem como relativa a igreja e a repudiar o uso de um calendário sagrado ou religioso ignorando supinamente as festas dedicadas aos mistérios de Jesus Cristo. E o resultado disto é que tais mistérios vão paulatinamente sendo postos de lado pela consciência Cristã e substituídos pelos mitos e fábulas do judaísmo antigo... Antecipando ainda aqui o ofício do islã.

O que, como já foi assinalado por nós, esta de pleno acordo com sua doutrina da suficiência estrita das escrituras... Afinal como em parte alguma do NT damos com semelhante tipo de calendário seríamos levados a reconhecer a autoridade da Igreja.

Neste caso da impugnação da Igreja antiga resulta necessariamente a impugnação do Calendário.

No entanto esta doutrina, que foi teoricamente sustentada por João Calvinojamais pode ser rigorosamente aplicada pelos calvinistas, os quais não estavam dispostos a abrir mão das principais memórias como o Natal e a Páscoa, pelo simples fato de terem sido celebradas pelos Mártires já no século III ou mesmo no século II. 

Assim, por mais que tenha clamado teoricamente contra a doutrina das adiaphoras, Calvino jamais logrou afastar-se delas por completo... Sendo forçado a tolerar as memórias do Natal e da Páscoa, hoje encaradas por alguns pentecostais como essencialmente pagãs!

O mesmo se sucedeu com os órgãos e sinos conservados por Marbach de Strasbourg e repostos em seus lugares por Simon Sulzer de Basel... E com o canto coral, igualmente restabelecido com bastante rapidez. 

Já em Strasbourg o luterano Nicholas Grebelius destacou-se por incompatibilizar-se com aqueles que desejam destruir todas as instituições da Igreja antiga e que jamais satisfaziam o gosto por inovações e perversões. Destarte em 1529 foi acusado de heresia por seus companheiros de apostolado e excomungado. De Wette III,363 et Roehrich I,311

Assim de um lado da fronteira reinava a compreensibilidade e do outro o radicalismo iconoclástico. Em Basel liam a Bíblia de um jeito e em Strasbourg de outro, alias em determinado momento os próprios Strasburgenses acharam-se cindidos em tradicionais e inovadores, pouco faltando para que viessem 'as mãos'...

protestante: Penso que o amigo esteja fazendo tempestade em copo dágua, afinal trata-se dum único ponto ou seja duma exceção a regra geral.

Ortodoxo: Não, não se trata duma exceção apenas pois Calvino também teve de reconhecer a validade do batismo por infusão comunicado as crianças pequeninas, prática que como o amigo está cansado de saber não se acha registrada Escrituras canônicas... Afinal tanto Lutero, quanto Melanchton, Casaubon, Grotius  e o próprio Calvino sabiam muito bem que a palavra Batismo significa mergulho. De modo que Calvino recebeu a infusão da igreja romana e não da palavra de Deus... Bossuet, id

E ficou traidor de seu próprio princípio...

Pois teve força e capacidade para eliminar as imagens, as cruzes, os sinos, os órgãos, etc mas não a forma do Batismo e o calendário dos quais não há o mínimo vestígio no Novo Testamento.

protestante: São discrepâncias insignificantes das quais o amigo pretende fazer um 'cavalo de batalha'...

Ortodoxo: Discrepâncias insignificantes capazes de fazer com que os Cristãos separem-se uns dos outros, encarem o oponente como idólatra ou sacrílego, tenham-se em conta de perdidos???

Protestante: E o que veremos???

Ortodoxo: A pretensa insignificância das mesmas...

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