Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

I - Dos nomes e dos autores dos livros do Antigo Testamento










Em que pese o apreço dos protestantes pela Massorá, os títulos dos livros que constam em suas Bíblias, FORAM EXTRAIDOS DA ODIADA SEPTUAGINTA.


A começar pela designação Pentateuco que significa CINCO LIVROS e designa os cinco primeiros registros do Testamento Judaico.


Genesis, que significa 'Origens'

Exôdo, que significa 'Saída'

Levítivo, que significa 'pertinente aos levitas'

Números - em grego Arithmoi - alusivo aos números citados nas listas geneológicas

& Deuteronômio que significa 'Segunda lei' ou nova lei


Os alemães no entanto costumam dizer: primeiro Moisés, segundo Moisés, terceiro Moisés...




Os hebreus dizem simplemente Torá ou lei, de Toroth ou sentença/decreto.


O Gênesis desigam por Berexit que siginifica 'No princípio'

O Exôdo por 'Veelle Shemott' que quer dizer 'Eis os nomes'

O Levítico por 'Vaiikra' ou 'Ele chamou'

Os Números por 'Vayedabber' ou 'Ele falou' e posteriormente por 'Bemi dhbar" que quer dizer 'discurso no deserto'

& o Deuteronômio por 'Elle Hadde Barim'


São todos divididos em sessões maiores 'perashist' e menores 'sedarim'


Segundo lemos em Fr Jeronimo de Oleastro e no Pe Roquette a tradição segundo a qual tais livros teriam sido escritos por Moisés, recebeu-a a Igreja da Sinagoga e NÃO DE JESUS CRISTO, de modo que tal tradição nada tem de sólida ou segura. Os protestantes sequer podem apelar a ela já porque consideram as tradições legitimamente cristãs como falsas, já porque Cristo classificou as tradições judaicas como puramente humanas.


Acrescentando o livro Jesus Nave (ou Josué) ao petanteuco temos o HEXATEUCO ou seis livros, mesmo porque foram uma unidade.


Os hebreus chamam este livro de Joshua, segundo os hebreus teria sido escrito pelo próprio Josué e emendando sucessivamente por Samuel e Ezra, o qual, segundo admitem os próprios judeus teria emendado quase todos os livros... Segundo Teodoreto de Cirro - in Sixtus senensis 'Bibliotheca Sancta' - as emendas foram extraidas do 'Livro do Justo'.


Correm ainda hoje cinco ou três versões do livro do Justo ou Sifra Jasher, uma delas é a falsificação vulgar publicada pela sociedade Rosacruciana, outra é publicada pelos mormons e talvez merecesse alguma atenção por parte dos sábios e pesquisadores.


Segue-lhe o livro dos Juizes, que nós dizemos ARCHONTES e os hebreus Safhetin que eram os memos suffetes fenicios. Segundo os hebreus teria sido composto por Samuel e emendado por Ezra, o imame. Mesmo discordando de D Calmet, para quem o livro inteiro fora composto durante o reinado de David, faz-me mister admitir que o livro contem fragmentos ou vestigios de registros muito antigos. Bewer e JCRodrigues coligiram tais fragmentos como o cântico de Debora...


Ruth ou Rute foi igualmente atribuido ao filho de Elcana. Neste livro não se acha testemunho de Jesus Cristo.


O Titulo de Reis procede do grego BASILEUS, os hebreus chamam os dois primeiros de Shemuel e os outros dois de Melachim (reis). Os dois primeiros são atribuidos a Samuel, Natan, Gad, Addo e Shemaias enquanto os dois últimos são atribuidos ao sempre citado Ezra, é o que dizem Procópio de Gaza e Isidoro de Sevilha na esteira de Moisés Khimchi


Os dois livros seguintes são nomeados como PARALIPOMENOS - registro das coisas omitidas - pelo povo de Jesus Cristo, os hebreus no entanto dizem: Dibre hayyamim ou Crônicas, segundo traduzem os protestantes e os frank. Moisés Kimchi e Rabi Shlomo atribuem sua composição ao imame Ezra, outros no entando atribuem o primeiro tomo ao sacerdote Josedeque.


Os livros de Ezra (Esdras) e Neemias são atribuidos a Ezra e Neemias. Os registros gregos atribuidos a este sacerdote são nem mais amplos.


O livro deuterocanônico ou contestado de Ester, segundo S Clemente de Alexandria foi composto por Mardoqueu. Parece que neste livro não há qualquer Testemunho de Jesus Cristo e que não faltou motivo para ser repudiado tanto pelo 'comentarista' como pelo ímpio Lutero.


Quem teria escrito as memórias de Tobias só Deus o sabe. Segundo nossos códices (gregos) ele mesmo compoz a narrativa que foi posta em sua sepultura e muitos séculos depois recuperada.


Ja o livro de Yheuda ou Judite, a judia, segundo Filon na 'Cronografia' foi composto pelo sacertote Joaquim, outros no entanto atribuem-no a Joshua ben Josedeque.


O primeiro volume dos Macabeus ou Asmonei chamado Sarbeth Sabanaiel, foi, conforme Jerônimo de Stridon, no segundo livro contra os pelagianos, escrito por José filho de Matatias. O segundo foi escrito em grego por um anômino, sabemos no entanto que tomou por base uma narrativa composta em cinco livros por Jasão de Cirene. Neste livros não há testemunho de Jesus Cristo.


O terceiro livro dos Macabeus foi escrito em grego por Aristeas, o quarto tomo dos macabeus foi escrito por Aristobulos. Aqui não há testemunho sobre o Salvador.


Segundo os rabinos dos judeus o livro de Jó, o sincero, teria sido composto pelo próprio Moisés antes do exôdo com o intuito de confortar os israelitas. Origenes no entanto afirma que os amigos de Jó teriam escrito suas memórias na lingua dos sírios e que Moisés recebendo um exemplar de Jetro ou hobab seu sogro verteu para a lingua dos hebreus, o muito provavelmente corresponde a verdade. Jerônimo também refere a tradição segundo a qual o livro teria sido composto originalmente em caldeu ou siriaco...


Os Salmos procedem do grego PSALMOI ou hinos, tendo por base o hebraico iehthillim. Trata-se efetivamente do hinário dos antigos judeus e contem inclusive os cânticos que eles entoavam nas procissões de súbida e na noite da Páscoa... Os judeus atribuem parte deles a Davi - dai os árabes denominarem-no Dawid - e outros tantos aos filhos de Korah, a Asaf, a Etá Jezraita, a Eman Zairita, a Moisés, a Salomão, etc são 151 em grego e 155 em siríaco, alguns dos quais foram encontrados no Khumran. Parte deles foi composta durante as guerras macabaicas.


Provérbios é oriundo do grego Praoverbias pelo latim proverbia e reflete o hebraico Misle, sentenças. Algumas sentenças são atribuidas ao rei Salomão que as teria enviado a Hiram, rei de Tiro; outras são atribuidas a Agur, o massaita e outras a Samuel, o lamanita; a respeito dos quais nada sabemos de positivo. Este livro não dá testemunho do Verbo.


O Eclesiástes procede do grego Eclesiastiké o qual por sua vez procede do hebraico Coheleth que significa pregador. É igualmente atribuido a Salomão. Este livro nada sabe de Jesus Cristo.


Cantares procede dos grego asma asmatwn que corresponde ao hiperbólico Sir hassirim ou cântico por excelência, cântico dos cânticos, cântico supremo. Segundo os rabinos foi composto por Salomão com o intuito de mimosear a filha do Faraó, sua futura esposa. Aqui também não há menção do Salvador.


O livro da Sabedoria procede do grego Sophia e também é atribuido a Salomão, segundo dizem os padres: palavra de Salomão filho de David. É manifesto no entanto que se trata de uma obra composta em grego por volta do segundo século antes de Cristo.


O livro intitulado Eclesiástico procede do grego e significa 'livro da Igreja', ele foi composto por Yeshua ben Sharek ou Jesus filho de Sirac, que segundo os padres fora vizir de Salomão, mas que na verdade floresceu no terceiro século antes desta era.


Segundo os hebreus Josué, Samuel, Cronicas, Ezra e Neemias são profetas anteriores; nós no entanto costumamos enfeixa-los entre os hagiografos.


Dentre os hagiografos Rute, Lamentações, Eclesiastes, Cantares, Ester, são meguiloths, ou seja, rôlos que os infiéis recitam nas sinagogas em certas festividades como matrimônios, enterros, etc


Os demais são ketuviim, inclusive o profeta Daniel, por ter sido composto em meados do século II, quando o Canon profético já estava fechado, mas o dos hagiografos aberto. Daniel quer dizer Deus é meu juiz ou me julga.


Cumpre agora dizer algo sobre os Neviim ou profités ou seja os profetas.


Isaías - cujo nome significa Salvação de Deus - filho de Amós e sobrinho do rei Amazias floresceu durante Oziaz, Jotão, Acaz e Ezequias.


Instigado por Belkira e pelos falsos profetas, seu próprio genro, o rei Manassés, mandou serra-lo ao meio junto ao Rogel. Ele mereceu a graça de ser chamado 'Evangelista do antigo Testamento'.


Jeremias - Deus fez nascer - filho de Helcias, de Anatot pertencia ao tribo de Benjamim. Ele acompanhou os fugitivos até Tafnes no Egito onde foi apedrejado pelos apóstatas segundo disse o Senhor: matastes os profetas que anunciavam a vinda do Justo.


Ezequiel - Deus fortifica - filho de Buzi, profetizou junto ao Cobar que é um dos rios que irrigam Madaim, ele pereceu apunhalado por um de seus irmãos que havia se voltado ao culto dos idolos imundos.


Seguem os doze pequenos profetas ou dodekapropheton:


Oséias que quer dizer Deus salva, filho de Beri profetizou juntamente com Isaías e deixou quatorze capitulos.


Joel que significa Deus é Deus, filho de Fatuel deixou quatro capitulos.


Amós - Deus é forte - pastor de Técoa legou nove capítulos e viveu no tempo de Oséias e Isaías.


Amasias mandou amarra-lo a um poste e um de seus filhos matou-o batendo-lhe nas temporas com o gládio, e assim entregou sua alma.


De Abdias - servo de Deus - há um só capitulo. Era o terceiro general mandado a Elias e que foi perdoado por ele.


Sobre Jonas - pomba - há uma história alegórica - Ricardo Simon & Jahn - em quatro capítulos.


De Miquéias - quem é como Deus - de Morasti, que também foi contemporâneo de Isaias e seus companheiros há sete catitulos.


Ele foi atirado do alto de um penhasco por ordem de Jorão, cujas injustiças denunciara.


De Naum - Deus conforta - três capítulos.


De Habacuc, o cultivador, três capitulos.


Três capítulos de Sofonias, cujo nome significa Deus guarda.


Ageu - o festivo - floresceu no tempo de Dário, senhor dos persas e legou-nos dois capítulos


Zacarias - Deus se recorda - filho de Ado e não de Baraquias; foi companheiro de Ageu e deixou quatorze capitulos.


Malaquias - meu mensageiro - deixou três capitulos.


Eles são chamados menores devido a extensão de seus escritos e não devido ao conteúdo profético.






Segundo Stolberg o elemento que liga todos estes livros é a figura do Cristo e sem o Cristo eles perdem todo seu valor.



















Nenhum comentário: