Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

XXXIX - EbedYeshue de Nisibis (Abdisho Soba) dito 'Bar Bikraia'

- Ebed Yeshue - + 1318 - foi o último grande doutor da Igreja Persa.

Eis seu testemunho sobre o Canon:

"Moisés escreveu a lei em cinco livros, a saber:. Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Após estes seguem o livro de Josué; filho de Nave, Juízes, Samuel, os livros dos Reis, os livros das Crônicas, os Salmos de Davi, os Provérbios de Salomão, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, a grande sabedoria, a sabedoria do filho de Sharec, Jó, Isaías, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Sofonias, Habbacuc, Ageu, Zacarias, Malaquias, Jeremias, Ezequiel, Daniel, Judite, Ester, Susanna Esdras, Daniel, o Menor , a Epístola de Baruc, as Tradições dos Sábios, o historiador Flávio Josefo, o livro dos Provérbios, a narrativa dos filhos de Solomão, os Macabeus, a descrição do reinado de Herodes, o livro da destruição do Jerusalém por Tito e enfim o livro de Asenath a esposa de José, filho de Jaco e o livro do Justo Tobias."


- O infiel Abu Zayd 'Abd al-Rahman ibn Muhammad ibn Khaldun al-Hadrami (عبد الرحمن بن محمد بن خلدون الحضرمي) dito Ibn Khaldun, Kadi Maliquita do Cairo ( + 1404) na
Muqaddimah:


Eis o que ele diz: "Acham-se assim indicados os livros que devem ser recebidos e com cuja doutrina cada qual deve conformar suas ações, DA LEI JUDAICA SÃO OS SEGUINTES LIVROS:
'... YHEUDE, reis; em quatro volumes, Paralipomenos; um volume, OS TRÊS LIVROS DOS MACABEUS compostos por Yussef Ben Gorion, o livro do imame Ezra, o livro de Ester e Haman, o livro do penitente Jó, os salmos de David, CINCO LIVROS COMPOSTOS POR SALOMÃO (Sabedoria e Salmos), as dezesseis profecias e o livro de YUSHA INB SHAREC amuense de salomão."
III,31


Esta lista foi obtida do Patriarca Copta ortodoxo de Skanderia (Alexandria) sucessor do Evangelista Marcos, e esta de pleno acordo com a listagem emitida por Ebnassai (canonista copta ortodoxo) em cujos canones Tobias, Judite, Eclesiástico e Sabedoria são registrados como Canonicos.

- S Gregorius Bar Hebraeus (Abul Faradj) - também empregou os deuterocanônicos em seus comentários.

- Mahbub (Agapious) ibn Qūṣṭānṭīn, Bispo de Mabbug.

"A ESCRITURA DEMONINA 'AUXILIARES' (I Mcbs 7 - 9)." in Kitab al Unwan I

Pouco mais a frente recorre as adições de Daniel (14, 33 sgs).

Nenhum comentário: