Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

IV - A Epistola de S Barnabé e as 'Exegeses' de S Papias







A Carta de S Barnabé - composta entre 75 e 120 - 

Sabedoria de Suleiman ibn Dawid - "Eis porque clama o profeta: 'Ai de sua alma, porque eles têm um advogado aconselhou o mal contra si' {Is 3,9} dizendo: 'Vamos ligar o homem justo, porque é desagradável para nós.' Sab 2,12." VI,7

Aqui o autor faz uma livre combinação bem ao gosto dos targumins judeus associando dois textos aos quais indubitavelmente atribuia o mesmo valor.

IMPORTA OBSERVAR AQUI, QUE OS APOLOGISTAS PROTESTANTES, TENDO EM VISTA ESTABELECER A PARIDADE ENTRE AS ESCRITURAS JUDAICAS E OS ESCRITOS DO APÓSTOLO PAULO (E DESTARTE A EXISTÊNCIA DE ESCRITURAS PROPRIAMENTE CRISTÃS OU DE UMA ESPÉCIE DE NOVO TESTAMENTO CERCA DO ANO 130 DESTA ERA ) RECORREM COSTUMEIRAMENTE A EPÍSTOLA DE S POLICARPO AOS FILADELFIANOS (XII,01); PASSAGEM EM QUE O DISCÍPULO DE S JOÃO COMBINA MAIS OU MENOS LIVREMENTE UM TRECHO DO LIVRO DOS SALMOS COM UM VERSO DA EPÍSTOLA DE S PAULO AOS EFÉSIOS. SE O TESTEMUNHO EM QUESTÃO É VÁLIDO NO SENTIDO DE CORROBORAR A EXISTÊNCIA DE UM CORPO DE ESCRITOS CRISTÃOS ENCARADOS COMO DIVINOS EM MEADOS DO SEGUNDO SÉCULO DESTA ERA, SÓ NOS RESTA CONCLUIR QUE AS MESMAS ASSOCIAÇÕES OU COMBINAÇÕES DE TEXTOS PROTO E DEUTEROCANÔNICOS EVIDENCIAM QUE DETERMINADO AUTOR CONSIDERAVA A SEGUNDA CATEGORIA DE ESCRITOS COMO TÃO INSPIRADA QUANTO A PRIMEIRA.

Em seguida (XII,1)  S Barnabé cita como profético o registro do Imame Ezra: "Quando se cumprirão tais coisas perguntei eu ao emissário; e ele replicou e disse: 'QUANDO UM MADEIRO FOR LANÇADO AO CHÃO, EM SEGUIDA LEVANTADO E O SANGUE GOTEJAR DO MADEIRO." 

Depois (XVI, 5)  recorre ao testemunho de Enoc: "ASSIM DECLARA A ESCRITURA: NO FIM DO CICLO EXERÇO JUÍZO DESTE REDIL, DERRUBO O APRISCO E A TORRE." 

E por fim (XI,9)  "DECLARA O PROFETA: 'A casa de Jacó foi exaltada sobre toda terra." citando a Revelação de Baruch


S Papias Bispo mártir de Hierápolis metrópole de Síria, companheiro de Policarpo e ouvinte do vidente João (Eusébio) atribui a Nosso Senhor o trecho da Revelação de Baruch sobre os cachos da uvas. DANDO-NOS A COMPREENDER QUE NOSSO SENHOR FIZERA USO DESTE REGISTRO.




Nenhum comentário: