A Carta de S Barnabé - composta entre 75 e 120 -
Sabedoria de Suleiman ibn Dawid - "Eis porque clama o profeta: 'Ai de sua alma, porque eles têm um advogado aconselhou o mal contra si' {Is 3,9} dizendo: 'Vamos ligar o homem justo, porque é desagradável para nós.' Sab 2,12." VI,7
Aqui o autor faz uma livre combinação bem ao gosto dos targumins judeus associando dois textos aos quais indubitavelmente atribuia o mesmo valor.
IMPORTA OBSERVAR AQUI, QUE OS APOLOGISTAS PROTESTANTES, TENDO EM VISTA ESTABELECER A PARIDADE ENTRE AS ESCRITURAS JUDAICAS E OS ESCRITOS DO APÓSTOLO PAULO (E DESTARTE A EXISTÊNCIA DE ESCRITURAS PROPRIAMENTE CRISTÃS OU DE UMA ESPÉCIE DE NOVO TESTAMENTO CERCA DO ANO 130 DESTA ERA ) RECORREM COSTUMEIRAMENTE A EPÍSTOLA DE S POLICARPO AOS FILADELFIANOS (XII,01); PASSAGEM EM QUE O DISCÍPULO DE S JOÃO COMBINA MAIS OU MENOS LIVREMENTE UM TRECHO DO LIVRO DOS SALMOS COM UM VERSO DA EPÍSTOLA DE S PAULO AOS EFÉSIOS. SE O TESTEMUNHO EM QUESTÃO É VÁLIDO NO SENTIDO DE CORROBORAR A EXISTÊNCIA DE UM CORPO DE ESCRITOS CRISTÃOS ENCARADOS COMO DIVINOS EM MEADOS DO SEGUNDO SÉCULO DESTA ERA, SÓ NOS RESTA CONCLUIR QUE AS MESMAS ASSOCIAÇÕES OU COMBINAÇÕES DE TEXTOS PROTO E DEUTEROCANÔNICOS EVIDENCIAM QUE DETERMINADO AUTOR CONSIDERAVA A SEGUNDA CATEGORIA DE ESCRITOS COMO TÃO INSPIRADA QUANTO A PRIMEIRA.
Em seguida (XII,1) S Barnabé cita como profético o registro do Imame Ezra: "Quando se cumprirão tais coisas perguntei eu ao emissário; e ele replicou e disse: 'QUANDO UM MADEIRO FOR LANÇADO AO CHÃO, EM SEGUIDA LEVANTADO E O SANGUE GOTEJAR DO MADEIRO."
Depois (XVI, 5) recorre ao testemunho de Enoc: "ASSIM DECLARA A ESCRITURA: NO FIM DO CICLO EXERÇO JUÍZO DESTE REDIL, DERRUBO O APRISCO E A TORRE."
E por fim (XI,9) "DECLARA O PROFETA: 'A casa de Jacó foi exaltada sobre toda terra." citando a Revelação de Baruch
Já S Papias Bispo mártir de Hierápolis metrópole de Síria, companheiro de Policarpo e ouvinte do vidente João (Eusébio) atribui a Nosso Senhor o trecho da Revelação de Baruch sobre os cachos da uvas. DANDO-NOS A COMPREENDER QUE NOSSO SENHOR FIZERA USO DESTE REGISTRO.
Sabedoria de Suleiman ibn Dawid - "Eis porque clama o profeta: 'Ai de sua alma, porque eles têm um advogado aconselhou o mal contra si' {Is 3,9} dizendo: 'Vamos ligar o homem justo, porque é desagradável para nós.' Sab 2,12." VI,7
Aqui o autor faz uma livre combinação bem ao gosto dos targumins judeus associando dois textos aos quais indubitavelmente atribuia o mesmo valor.
IMPORTA OBSERVAR AQUI, QUE OS APOLOGISTAS PROTESTANTES, TENDO EM VISTA ESTABELECER A PARIDADE ENTRE AS ESCRITURAS JUDAICAS E OS ESCRITOS DO APÓSTOLO PAULO (E DESTARTE A EXISTÊNCIA DE ESCRITURAS PROPRIAMENTE CRISTÃS OU DE UMA ESPÉCIE DE NOVO TESTAMENTO CERCA DO ANO 130 DESTA ERA ) RECORREM COSTUMEIRAMENTE A EPÍSTOLA DE S POLICARPO AOS FILADELFIANOS (XII,01); PASSAGEM EM QUE O DISCÍPULO DE S JOÃO COMBINA MAIS OU MENOS LIVREMENTE UM TRECHO DO LIVRO DOS SALMOS COM UM VERSO DA EPÍSTOLA DE S PAULO AOS EFÉSIOS. SE O TESTEMUNHO EM QUESTÃO É VÁLIDO NO SENTIDO DE CORROBORAR A EXISTÊNCIA DE UM CORPO DE ESCRITOS CRISTÃOS ENCARADOS COMO DIVINOS EM MEADOS DO SEGUNDO SÉCULO DESTA ERA, SÓ NOS RESTA CONCLUIR QUE AS MESMAS ASSOCIAÇÕES OU COMBINAÇÕES DE TEXTOS PROTO E DEUTEROCANÔNICOS EVIDENCIAM QUE DETERMINADO AUTOR CONSIDERAVA A SEGUNDA CATEGORIA DE ESCRITOS COMO TÃO INSPIRADA QUANTO A PRIMEIRA.
Em seguida (XII,1) S Barnabé cita como profético o registro do Imame Ezra: "Quando se cumprirão tais coisas perguntei eu ao emissário; e ele replicou e disse: 'QUANDO UM MADEIRO FOR LANÇADO AO CHÃO, EM SEGUIDA LEVANTADO E O SANGUE GOTEJAR DO MADEIRO."
Depois (XVI, 5) recorre ao testemunho de Enoc: "ASSIM DECLARA A ESCRITURA: NO FIM DO CICLO EXERÇO JUÍZO DESTE REDIL, DERRUBO O APRISCO E A TORRE."
E por fim (XI,9) "DECLARA O PROFETA: 'A casa de Jacó foi exaltada sobre toda terra." citando a Revelação de Baruch
Já S Papias Bispo mártir de Hierápolis metrópole de Síria, companheiro de Policarpo e ouvinte do vidente João (Eusébio) atribui a Nosso Senhor o trecho da Revelação de Baruch sobre os cachos da uvas. DANDO-NOS A COMPREENDER QUE NOSSO SENHOR FIZERA USO DESTE REGISTRO.
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