
Por outro lado os códices do Vaticano e Sinaitico (um dos quais é - Na minha opinião o do Vaticano - muito provavelmente, o derradeiro exemplar daqueles quaterniones preparados por Mar Eusébio sob as instâncias do Imperador Constantino - cf Vita Constantinii - e que haviam sido doados as principais Basílicas da Cristandade cerca de trinta anos antes do nascimento de S Agostinho) conteem a maior parte dos livros a que nos referimos...
Alegar que nem todos estes livros fazem parte dos ditos códices é pura tolice pelo simples fato de sabermos que o exemplar do antigo Testamento encontrado por Tischendorf esta incompleto faltando por sinal diversos livros protocanonicos como Reis, Samuel, Ezequiel, e Daniel além de Ester é clado se não me falha a memória.
Quanto ao do Vaticano é certo que não omite apenas o I e o II livros dos Macabeus mas igualmente o Apocalipse no que concerne ao NT talvez porque o redator duvidasse da canonicidade de ambos, ou, no caso dos Macabeus, por alguma razão analoga aquela que levou Wulfilas a deixar de traduzir os Livros de Samuel e dos Reis para os gôdos temendo que se tornassem ainda mais belicosos e violentos.
Seja como for o testemunho de ambos esta muito mais próximo da teoria alexandrina do que da teoria palestiniana.
O codex Sinaiticus - datado do século V - contem todos os deuterocanonicos admitidos pelos romanistas e mais o quarto livro dos Macabeus.
Ja o Chester Beatty omite apenas o Eclesiastico, embora seu estado seja igualmente fragmentário... contem porém substanciosas parcelas de Enoc. Tais fragmentos pertencem ao século III desta era.
Alegar que nem todos estes livros fazem parte dos ditos códices é pura tolice pelo simples fato de sabermos que o exemplar do antigo Testamento encontrado por Tischendorf esta incompleto faltando por sinal diversos livros protocanonicos como Reis, Samuel, Ezequiel, e Daniel além de Ester é clado se não me falha a memória.
Quanto ao do Vaticano é certo que não omite apenas o I e o II livros dos Macabeus mas igualmente o Apocalipse no que concerne ao NT talvez porque o redator duvidasse da canonicidade de ambos, ou, no caso dos Macabeus, por alguma razão analoga aquela que levou Wulfilas a deixar de traduzir os Livros de Samuel e dos Reis para os gôdos temendo que se tornassem ainda mais belicosos e violentos.
Seja como for o testemunho de ambos esta muito mais próximo da teoria alexandrina do que da teoria palestiniana.
O codex Sinaiticus - datado do século V - contem todos os deuterocanonicos admitidos pelos romanistas e mais o quarto livro dos Macabeus.
Ja o Chester Beatty omite apenas o Eclesiastico, embora seu estado seja igualmente fragmentário... contem porém substanciosas parcelas de Enoc. Tais fragmentos pertencem ao século III desta era.
O Codex Alexandrinus, contem todos os Deuterocanonicos, além do terceiro livro dos Macabeus.
Há ainda o Claromontanus que contem igualmente todos os deuterocanonicos.
O Efraemi por sua vez omite apenas a Sabedoria e o Eclesiástico, mesmo estando incompleto...
Tampouco é verdade que estejam reunidos em apêndices separados e postos no final de cada códice como costumam asseverar os defensores do canon Esdrino.
Trata-se de mais uma informação que não corresponde a verdade dos fatos.
Pois tanto no Vaticano, quanto no Sinaitico e no Alexandrino os deuterocanonicos encontram-se no corpo mesmo das escrituras inspiradas espalhados entre os livros protocanonicos.
Quanto ao Sinaitico por exemplo Tobias, Judite, I e IV Macabeus encontran-se situados entre Ester e Isaias e a Sabedoria e o Eclesiástico entre Cantares e Jó...
Os luteranos e anglicanos - que por mais de três séculos sustiveram a teoria -(a principio Atanasiana e jeroniminiana) segundo a qual os livros em questão apresentavam um gráu inferior de inspiração - é que tomaram a iniciativa de reunir tais escritos num apêndice colocado após Malaquias ou Apocalipse, até que a Sociedade Bíblica - controlada pelos calvinistas e anabatistas - constrangeu-os a omiti-los...
"A maneira como os apócrifos (deuterocanonicos) estão inseridos entre os livros evidência que o mesmo valor era atribuido a ambos." Davidson (protestante) in Canon Bíblico
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