Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

XXXIX - Os grandes códices








Por outro lado os códices do Vaticano e Sinaitico (um dos quais é - Na minha opinião o do Vaticano - muito provavelmente, o derradeiro exemplar daqueles quaterniones preparados por Mar Eusébio sob as instâncias do Imperador Constantino - cf Vita Constantinii - e que haviam sido doados as principais Basílicas da Cristandade cerca de trinta anos antes do nascimento de S Agostinho) conteem a maior parte dos livros a que nos referimos...

Alegar que nem todos estes livros fazem parte dos ditos códices é pura tolice pelo simples fato de sabermos que o exemplar do antigo Testamento encontrado por Tischendorf esta incompleto faltando por sinal diversos livros protocanonicos como Reis, Samuel, Ezequiel, e Daniel além de Ester é clado se não me falha a memória.

Quanto ao do Vaticano é certo que não omite apenas o I e o II livros dos Macabeus mas igualmente o Apocalipse no que concerne ao NT talvez porque o redator duvidasse da canonicidade de ambos, ou, no caso dos Macabeus, por alguma razão analoga aquela que levou Wulfilas a deixar de traduzir os Livros de Samuel e dos Reis para os gôdos temendo que se tornassem ainda mais belicosos e violentos.

Seja como for o testemunho de ambos esta muito mais próximo da teoria alexandrina do que da teoria palestiniana.

O codex Sinaiticus - datado do século V - contem todos os deuterocanonicos admitidos pelos romanistas e mais o quarto livro dos Macabeus.

Ja o Chester Beatty omite apenas o Eclesiastico, embora seu estado seja igualmente fragmentário... contem porém substanciosas parcelas de Enoc. Tais fragmentos pertencem ao século III desta era.
O Codex Alexandrinus, contem todos os Deuterocanonicos, além do terceiro livro dos Macabeus.

Há ainda o Claromontanus que contem igualmente todos os deuterocanonicos.

O Efraemi por sua vez omite apenas a Sabedoria e o Eclesiástico, mesmo estando incompleto...

Tampouco é verdade que estejam reunidos em apêndices separados e postos no final de cada códice como costumam asseverar os defensores do canon Esdrino.

Trata-se de mais uma informação que não corresponde a verdade dos fatos.

Pois tanto no Vaticano, quanto no Sinaitico e no Alexandrino os deuterocanonicos encontram-se no corpo mesmo das escrituras inspiradas espalhados entre os livros protocanonicos.

Quanto ao Sinaitico por exemplo Tobias, Judite, I e IV Macabeus encontran-se situados entre Ester e Isaias e a Sabedoria e o Eclesiástico entre Cantares e Jó...


Os luteranos e anglicanos - que por mais de três séculos sustiveram a teoria -(a principio Atanasiana e jeroniminiana) segundo a qual os livros em questão apresentavam um gráu inferior de inspiração - é que tomaram a iniciativa de reunir tais escritos num apêndice colocado após Malaquias ou Apocalipse, até que a Sociedade Bíblica - controlada pelos calvinistas e anabatistas - constrangeu-os a omiti-los...


"A maneira como os apócrifos (deuterocanonicos) estão inseridos entre os livros evidência que o mesmo valor era atribuido a ambos." Davidson (protestante) in Canon Bíblico

Nenhum comentário: