É certo porém que até o século IV os judeus disputaram sobre o Canon de suas escrituras já quanto ao Status canônico de alguns protocanonicos, a respeito dos quais julgavam ter sérias razões para duvidar quanto ao cárater divino; ja sobre sobre o status canônico de alguns deuterocanonicos a respeito dos quais criam ser dignos de serem considerados inspirados e divinos.
Havia pois certa hesitação e certa dúvida a respeito de cerca de dez livros - ou seja de cinco de cada lado - a saber, I Macabeus, I Baruc, Sabedoria, Tobias e Judite a um lado e Cantares, Eclesiastes, Jó, Ester e Ezequiel, a outro; o que perfaz quase vinte por cento do Canon Palestiniano...
Quanto aos demais livros porém, cerca de 60 canonicos e 20 apócrifos, a questão já estava decidida, especialmente quanto aos da primeira categoria, recebidos desde a Era ante Cristã...
E como tais livros constituem por assim dizer a maior parte da Escritura e os protestantes disto se aproveitam para ministrar o falso ensino segundo o Canon já estava plenamente definido e fechado ao tempo do nascimento de Nosso Salvador...
Cerca desse tempo já se começava a falar em algo bastante próximo de sessenta e cinco, sessenta e seis ou sessenta e sete livros, noventa por cento dos quais estavam já definidos para parte dos fariseus, embora um ou outro permanecesse incerto.
Diante de tudo quanto foi dito os protestantes costumam a fazer três objeções básicas: A primeira é que tomando por base o prólogo do Eclesiástico infere-se que o Canon judaico já estava fixado em 132 a C; a segunda, que Filon jamais citou qualquer um dos livros disputados e a terceira é que a lista de Josefo - na qual constam 22 livros - identifica-se perfeitamente com o canon palestianiano de sessenta e seis livros. Alguns dentre eles acrescentam também a lista contida no Apocalipse de Ezra e a lista contida no Talmude da Babilônia.
Nós porém ja adiantamos e afirmamos em alto em bom som que a primeira lista idêntica a do Canon Palestiniano/protestante é justamente aquela que se encontra no Talmude (datando - na melhor das hipóteses para os protestantes - do começo do segundo século desta era) e que nenhuma lista anterior a ela (e portanto ao século II) pode ser identificada indubitavelmente com a do Canon palestiniano/protestante, ficando tais suposições no terreno das conjecturas puramente humanas e faliveis.
PROFECIAS MÓRMONS NÃO CUMPRIDAS
Há 11 meses
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