Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

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segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

XXXI - Panorama da situação nos primeiros séculos...

É certo porém que até o século IV os judeus disputaram sobre o Canon de suas escrituras já quanto ao Status canônico de alguns protocanonicos, a respeito dos quais julgavam ter sérias razões para duvidar quanto ao cárater divino; ja sobre sobre o status canônico de alguns deuterocanonicos a respeito dos quais criam ser dignos de serem considerados inspirados e divinos.

Havia pois certa hesitação e certa dúvida a respeito de cerca de dez livros - ou seja de cinco de cada lado - a saber, I Macabeus, I Baruc, Sabedoria, Tobias e Judite a um lado e Cantares, Eclesiastes, Jó, Ester e Ezequiel, a outro; o que perfaz quase vinte por cento do Canon Palestiniano...

Quanto aos demais livros porém, cerca de 60 canonicos e 20 apócrifos, a questão já estava decidida, especialmente quanto aos da primeira categoria, recebidos desde a Era ante Cristã...

E como tais livros constituem por assim dizer a maior parte da Escritura e os protestantes disto se aproveitam para ministrar o falso ensino segundo o Canon já estava plenamente definido e fechado ao tempo do nascimento de Nosso Salvador...

Cerca desse tempo já se começava a falar em algo bastante próximo de sessenta e cinco, sessenta e seis ou sessenta e sete livros, noventa por cento dos quais estavam já definidos para parte dos fariseus, embora um ou outro permanecesse incerto.

Diante de tudo quanto foi dito os protestantes costumam a fazer três objeções básicas: A primeira é que tomando por base o prólogo do Eclesiástico infere-se que o Canon judaico já estava fixado em 132 a C; a segunda, que Filon jamais citou qualquer um dos livros disputados e a terceira é que a lista de Josefo - na qual constam 22 livros - identifica-se perfeitamente com o canon palestianiano de sessenta e seis livros. Alguns dentre eles acrescentam também a lista contida no Apocalipse de Ezra e a lista contida no Talmude da Babilônia.

Nós porém ja adiantamos e afirmamos em alto em bom som que a primeira lista idêntica a do Canon Palestiniano/protestante é justamente aquela que se encontra no Talmude (datando - na melhor das hipóteses para os protestantes - do começo do segundo século desta era) e que nenhuma lista anterior a ela (e portanto ao século II) pode ser identificada indubitavelmente com a do Canon palestiniano/protestante, ficando tais suposições no terreno das conjecturas puramente humanas e faliveis.

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