
Importante é que marquemos posição correta a respeito do Cristo Nosso Mestre em sua constituição específica, pois do contrário, partindo de falsas premissas, haveremos de chegar a falsas e funestas conclusões. Entretanto, partindo de premissas verdadeiras não poderemos ser confundidos em nossas esperanças.
Daí nossa insistência em afirmar a DIOFISIS.
Isto é nas duas - DIO - naturezas - FISIS - do Senhor.
Sua natureza divina > LOGOS
&
Sua natureza humana > ANTROPOUS
MONO KRISTOS = THEOS + ANTROPOS
Porque as duas naturezas não estão cindidas ou separadas, mas a semelhança do corpo e do espírito humanos, HIPOSTATICAMENTE UNIDAS E FORMANDO UMA SÓ PESSOA > PROSOPOPON.
E já podemos ser ainda mais precisos e afirmar: KRISTOS = MONO PROSOPOPON > DIA FISIS = THEOS KAI ANTROPOUS.
Um só Cristo ou seja Uma só Pessoa formada pela união hipostática de duas naturezas distintas: a divindade e a humanidade. Há quem por pessoa tenha proposto uma 'Natureza Crística' termo impreciso que sabe a triofisitismo... melhor manter a formulação tradicional porposta pelos padres de Kalkedon.
Cristo = Deus e homem ou Deus/homem.
Tal a Cristologia ortodoxa, comumente aceita pelos romanistas e protestantes históricos, dela faremos amplo uso em nossa obra 'Defesa do dogma eclesiástico' - Vide Blog PROTESTANDO CONTRA O PROTESTANTISMO - mormente nos tópicos referentes a sagrada Eucaristia e a maternidade divina de Maria.
Patenteando por sinal a magnífica coerência que há entre os dogmas constituintes da divina revelação nos termos propostos pela Igreja Ortodoxa e Católica, pois as seitas ministram ensinos confusos que de modo algum se coadunam com a razão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário