Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Breves noções de Cristologia












Importante é que marquemos posição correta a respeito do Cristo Nosso Mestre em sua constituição específica, pois do contrário, partindo de falsas premissas, haveremos de chegar a falsas e funestas conclusões. Entretanto, partindo de premissas verdadeiras não poderemos ser confundidos em nossas esperanças.

Daí nossa insistência em afirmar a DIOFISIS.

Isto é nas duas - DIO - naturezas - FISIS - do Senhor.

Sua natureza divina > LOGOS

&

Sua natureza humana > ANTROPOUS

MONO KRISTOS = THEOS + ANTROPOS

Porque as duas naturezas não estão cindidas ou separadas, mas a semelhança do corpo e do espírito humanos, HIPOSTATICAMENTE UNIDAS E FORMANDO UMA SÓ PESSOA > PROSOPOPON.

E já podemos ser ainda mais precisos e afirmar: KRISTOS = MONO PROSOPOPON > DIA FISIS = THEOS KAI ANTROPOUS.

Um só Cristo ou seja Uma só Pessoa formada pela união hipostática de duas naturezas distintas: a divindade e a humanidade. Há quem por pessoa tenha proposto uma 'Natureza Crística' termo impreciso que sabe a triofisitismo... melhor manter a formulação tradicional porposta pelos padres de Kalkedon.

Cristo = Deus e homem ou Deus/homem.

Tal a Cristologia ortodoxa, comumente aceita pelos romanistas e protestantes históricos, dela faremos amplo uso em nossa obra 'Defesa do dogma eclesiástico' - Vide Blog PROTESTANDO CONTRA O PROTESTANTISMO - mormente nos tópicos referentes a sagrada Eucaristia e a maternidade divina de Maria.

Patenteando por sinal a magnífica coerência que há entre os dogmas constituintes da divina revelação nos termos propostos pela Igreja Ortodoxa e Católica, pois as seitas ministram ensinos confusos que de modo algum se coadunam com a razão.

Nenhum comentário: