Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

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sábado, 13 de dezembro de 2008

B) CXXI - As origens egípcias do culto judaico...







COM QUEM OS HEBREUS APRENDERAM AS PRIMEIRAS LETRAS?


"O secretário de David era um tal cujo nome estranho constituiu um problema para os autores bíblicos e seus copistas. No texto atual aparece como Seraia, Seia, Sisa e Sausa! Seu filho mais velho ocupou um alto posto no reinado de Salomão e se chamava Elihoref ou, segundo o texto grego, Elihaf. Eli significa 'meu deus' e a segunda parte do nome alude a uma divindade egípcia, muito provavelmente Apis." Grollenberg in 'A nova imagem da Bíblia' 216

No frigir dos ovos pai e filho, Sisac e Elihap era egípcios.





A CIRCUNCISÃO.



"Os egipcios foram o primeiro povo que a adotou por causa do asseio... os colchos, egipcios e etiopes são os únicos povos que lha praticam desde os tempos imemoriais, os sírios e fenícios reconhecem que tomaram tal costume dos egipcios." Heródoto II, 37
"Esta prática, que deriva de um rito religioso, foi tomada pelos hebreus no Egito." afirma Diodoro Sículo em sua afamada "Biblioteca..." I,28
"Diz-se no livro de Josué que os judeus foram circuncidados no deserto: "Eu vos livrei do que constituia vossa vergonha na terra do Egito" Ora, qual poderia ser essa vergonha para uma nação encravada entre a Fenícia, a Arábia e o Egito, senão o que a tornava desprezivel aos olhos destes povos? Como livra-los de tal vergonha? Simples, livrando-os de seus prepúcios. Acaso não é este o sentido natural do texto." Voltaire D F 112
CONDIDERAÇÕES EM TORNO DO RITO DA CIRCUNCISÃO -
Caso o rito da circuncisão fosse encarado - pelo povo de Cristo - como simples resíduo cultural pertinente a certos sacrifícios religiosos cuja natureza acabou perdendo-se na noite dos tempos, nada teriamos a dizer.
Como no entanto nossos contraditores - no espírito da carnalidade - ousam atribuir tal rito a vontade expressa de Deus Nosso Senhor, convem que reflitamos um pouco sobre a questão.
"Tomemos por exemplo Alexandre ao entrar em aliança com os senhores de Poria e Taxila e imaginemo-lo propondo aos soberanos do Indo que em sinal de fidelidade as duas partes fizessem cortar os prepúcios de todos os seus subordinados...
Imaginemos agora Napoleão em Tilsit, quando ao receber o Czar de todas as Rússias sem sonhar com outro laço inquebrantavel além do ódio comum votado a Albion... imaginemos que Murat entusiasmado tivesse aproveitado da ocasião para fazer-lhe a seguinte proposta: - Magestade ao invés de solicitar a assinatura do Czar exigi dele que vos traga amanhã cedo seu prepúcio cortado e jutamente com ele os prepúcios de todo seu estado maior, pois julgo que não haja melhor maneira de selar-mos um pacto tão solene. O mais provável é que Napoleão supondo uma demência súbita em seu bravo general confiasse-o de imediato aos cuidados de seus melhores médicos. E NO ENTANTO ALEXANDRE E NAPOLEÃO NÃO PASSAVAM DE MÍSEROS MORTAIS!!! SOMENTE A DEUS MESMO PODERIA TER OCORRIDO A FANTÁSTICA IDÉIA DE UMA ALIANÇA EMBASADA NA ABLAÇÃO DE PREPÚCIOS!!! ASSIM ELES ATRIBUEM AO CRIADOR TUDO QUANTO FICARIA INDECENTE SE ATRIBUIDO A SUAS CRIATURAS RACIONAIS." Leo Taxil in "La Bible amusante"
Por outro lado, assevera S Cirilo Alexandrino, caso a circuncisão devesse servir como um sinal para todos os povos e nações da terra "Desde o começo Deus deveria ter impedido a formação da dita membrana. Nascessem pois todos os homens já circuncidados." in Ad Julian.
"Ora, antes de Josué os israelitas aprenderam, como eles mesmos confessam, muitos costumes dos egipcios. Imitaram-nos em não poucos sacrifícios e cerimônias, como jejuns, as vésperas das festas de Ísis, as abluções, o costume de rapar a cabeça dos padres, o incenso, o candelabro, o sacrifício da vaca ruça, a purificação com o hissopo, a abstinência de carne de porco, a aversão aos utensilios de cozinha dos estrangeiros, etc. Tudo isto patenteia, que o diminuto povo hebreu, malgrado sua antipátia para com a grande nação egipcia, retivera uma infinidade de usos de seus ex senhores." Voltaire D F id





O ESQUEMA DO TEMPLO E A ARCA.



"O CULTO LEVÍTICO ESTA DECALCADO NO CULTO EGIPCIO, A ARCA DE JEOVÁ É UMA CÓPIA DA BARCA DE AMON, COMO SE VERIFICA PELA COMPARAÇÃO DE UM MONUMENTO ANTERIOR AO EXÔDO COM A ARCA; O ESQUEMA DO TABERNACULO HEBREU É IDÊNTICO AO DOS TEMPLOS EGIPCIOS; AS RELAÇÕES SÃO INTIMAS E PROFUNDAS, A TÚNICA DO SUMA SACERDOTE, A UNÇÃO QUE ELE RECEBE, A ESPÁDUA DIREITA DA VÍTIMA CONSIDERADA COMO SENDO A MAIS VENERANDA, AS FRANJAS DO VESTUÁRIO..." Rev Smith in "The book of Moses." 1868, p 290



AS ABLUÇÕES RITUAIS


"Muito mais religiosos que o resto dos homens bebem os egípcios em copos de bronze, que tem o costume de purificar diariamente, costume do qual ninguém se exime... e banham-se duas vezes por dia em água fria e outra tantas vezes a noite; numa palavra observam regularmente inumeras práticas religiosas." Heródoto II,37 

"Os egípcios foram também os primeiros que, por princípios religiosos, proibiram o comércio sexual com mulheres nos lugares sagrados, e mesmo de alguém ali entrar, depois de have-lo praticado sem ter tomado banho e se purificado." Heródoto II,64

A OJERIZA PELA CARNE DE PORCO


"Os egípcios encaram os porcos como animais imundos. Se alguém toca num deles, mesmo que inadvertidamente deve tomar banho e lavar as vestes e os guardadores de porcos não podem assistir as cerimônias religiosas." Heródoto II,47








A REALEZA.



"A realeza também veio como imitação do estrangeiro, segundo a forma reproduzida dos filisteus ou fenícios; e por isso se explica a repugnância da classe que mantinha a organização patriarcal, considerando a realeza sem tradições e como profanação recebida dos odiados cananeus contra o familismo primitivo. Esta colisão entre o automatismo do passado e a urgência do presente, é que inspira essa má vontade de Samuel contra a nova instituição que o povo lhe pede, sagrando contra vontade ao primeiro rei." Teóphilo Braga, iden, p 192


Moisés o grande estatístico.


"Moisés introduziu em suas narrativas dados estatístics colhidos com toda ciência severa do antigo Egito." Moreau de Jonnes in "A estatistica dos povos antigos.". p 149





AS RUINAS DE SERABIT
"Sir Flinders Petrie sugeriu a idéia de que a expressão "Viagem de três dias pelo deserto" era de uso corrente, para designaro templo de Serabit, na peninsula do Siniai, onde ritos e cerimônias semelhantes as dos hebreus eram oficiados. Este santuário está no alto de uma colina completamente nua.
Os imensos montes de cinzas de madeira ali encontrados atestam o grande número de holocaustos oferecidos...
Este antiquíssimo santuário relacionava-se com as minas de turquesa dos arredores. Seu altar era dedicado a Hathor 'a senhora da turquesa'...
Templos construidos sobre montanhas como o de Serabit eram desconhecidos no Egito e igualmente desconhecidos o oferecimento de holocasutos nas elevações. O rito praticado em Serabit possuia caracteres similares aos da religião semítica antiga.
Ali o incenso era queimado em pequenos altares de pedra, os egipcios entretanto faziam-no queimar sobre páteras de metal. Entrementes lemos em êxodo: "Faras um altar para queimar os perfumes." 30,1
Um complexo sistema de abluções fazia parte deste estranho culto já porque Sir Flinders encontrou grandes bacias ou reservatórios. Eis de novo, algo que nos lembra o culto judaico:
"Faras, alem disso, uma bacia de bronze com sua base para lavatório; e porás entre o tabernáculo e o altar. E lançada a água, Aarão e eus filhos lavarão nelas suas mãos e pés." Ex 30,18
Outra caracteristica do templo de Serabit é o número de pedras levantadas ali existentes... São de tipo deconhecidos no Egito, porém trazem-nos a memória o sonho de Jacob e o ato que se lhe seguiu:
"Jacó... tirou a pedra, que tinha posto debaixo da cabeça e erigiu-a como bétilo, derramando óleo sobre ela." Gn 28,18
Extraido de Ch. Marston. "A Bíblia disse a verdade." Belo horizonte. Itatiaia, 1958 pgs 109 sgs

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