Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

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sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Cap XIX - A controvérsia protestante a respeito do dia da adoração


Otswald Glait, o patriarca do sabatismo


Quem já viu um judeu ou um maometano titubearem a respeito do dia em que se deve adorar ou prestar culto a deus???

Judeu algum seria capaz de duvidar de seu sábado e muçulmano algum seria capaz de questionar o cárater sagrado da sexta feira.

Nada mais patético do que um judeu desejando adorar no Domingo ou um maometano desejando adorar no sábado...

Não, nem a Sinagoga, nem a Mesquita conhecem qualquer dúvida ou disputa a respeito do dia em que se deve adorar...

Fez o protestantismo no entanto o supremo agravo que poderia ser feito a instituição Cristã e lanço sobre a face do Senhor Jesus Cristo o supremo vitupério...

Pois disputam já os protestantes, sempre com base na tal da bíblia, a respeito do dia em que se deve adorar; sustentando uns - com a Mãe Igreja - que é no Domingo da ressurreição de Nosso Deus, outros - por puro e simples ódio a tudo quanto é Católico ou melhor Cristão - que é no sábado dos infiéis e outros ainda que não se deve adorar dia algum!!!

Estabelecidas a sombra do sagrado ministério episcopal as igreja Ortodoxa, romana e anglicana estão de pleno e absoluto acordo sustentado que o povo de Jesus Cristo deve adorar no Domingo, já por determinação implícita das Santas escrituras, já pelo testemunho unânime da tradição apostólica. E durante quinze séculos foi esta uma certeza comum...

Dia houve no entanto em que certo monge alemão ousou propor o exame livre das escrituras por qualquer individuo inepto e irresponsável... e desde então não há dogma ou certeza a respeito de nossa veneranda fé que não tenha sido questionada e lançada ao charco pelos 'estudantes' ou intérpretes da Bíblia. Da Santa Trindade a própria Bíblia nada ficou imune a sanha dos examinadores... nem mesmo o dia da adoração!!!

& foi assim que nos tornamos objeto de escárnio entre os próprios infiéis...

Desonestos como são, os apologistas do 'protestantismo ortodoxo' costumam alegar que o sabatismo nada mais é que fruto do cérebro enfermiço da profetiza adventista Ellen Gould White afamada promotora de tais tolices judaizantes...

Tal alegação no entanto é de todo improcedente.

Não é o sabatismo filho de Ellen White, pai mais ilustre tem ele no livre examinismo... remontando como ele aos primeiros dias da pseudo reforma.

Mal Lutero autorgara a plebe o direito de exercer juizo a respeito da Divina Revelação houve quem propuze-se o sábado dos judeus como verdadeiro dia em que se adorar e erigisse em dogma o sabatismo.

O avô - Lutero - no entanto, não viu com bons olhos a inovação e já em 1538, escreveu - segundo Heiko Oberman - uma epistola contra os anabatistas da Moravia e da Silesia, o quais judaizavam já desde 1528...

Também aqui - como no caso do da Eucaristia, do pedobatismo, do Cânon bíblico, do celibato, etc - o pioneiro não foi Lutero, mas um de seus principais desafetos o Dr Karlstadt.

"O Domingo - escreveu ele - é uma instituição puramente humana. Quanto ao sábado a questão está em aberto. NO ENTANTO VOCÊ PODE OBSERVAR O SÉTIMO DIA E PERMITIR QUE SEUS FUNCIONÁRIOS REPOUSEM APÓS SEIS DIAS DE TRABALHO."

Foi o quanto bastou para que o ex luterano - cooptado pelo anabatista Hubmayer - Otswald Glait postula-se a guarda do sábado numa obra intitulada 'A guarda do sábado' dada a luz em 1530. Glait desde logo recebeu o apoio de Andraeas Fisher... o qual em 1532 publicou uma 'apologia da guarda do sábado' em defesa de Glait cujas teorias haviam sido atacadas por Kaspar Schwenckfeld, a pedido de Wolfgang Capito.

Wolfgang Capito que a princípio simpatizava com os anabatistas, rompeu decididamente com eles por causa do sabatismo.

Valetim Crautwald publicou no final do mesmo ano sua resposta a Fisher

Entrementes Lutero dizia:

"Em nosso tempo - quer dizer no tempo da Reforma e do Livre axame - apareceram na Morávia uns idiotas, que afirmam dever o sábado ser guardado pelo povo Cristão; sendo assim penso que ainda haverão de restabelecer a circuncisão." e mais além "Judeus são judeus; os sabatistas não passam de macacos dos judeus..."

E pouco tempo depois Erasmus Alber:

"Em seguida o maligno suscitou outras tantos que puzeram-se a restaurar o sábado, a circuncisão e outras tantas práticas judaicas. TUDO ISTO ELE PREPAROU E CONCEBEU COM O INTUITO DE DESMORALIZAR O NOSSO EVANGELHO. (ou seja o Luteranismo, a Reforma e o Livre exame)." 

Fisher no entanto alegava que: "Os Dez Mandamentos de Deus são dez itens da aliança em que o sábado real é estabelecido e incluido. Onde ele não é mantido os mandamentos são profanados e reduzidos a nove itens." seguindo pelo senda aberta do livre examinismo...

Acrescentava ainda que Moisés e os profetas israelitas e hebreus eram autoridades legitimamente Cristãs - e por ai se vê que professavam a ímpia doutrina da inspiração plenária e linear - que haviam afirmado a  santidade do sábado... que o Novo Testamento sustem a perenidade do decálogo... que este mandamento era mais extenso que os demais... arrematando que se judeus e cristãos acreditavam no mesmo deus deveriam adorar no mesmo dia...

Em 1558 foi o sabatismo introduzido no unitarismo romeno por Davi Ferenc.

No século XVII Francis Bampfield estabeleceu uma congregação de anabatistas do sétimo dia em Londres. Posteriormente alguns deles passaram aos EEUAN onde até hoje seus descendentes são conhecidos como batistas do sétimo dia.

No século seguinte foi a vez de Joanna Southcott congregar em torno de sí mesma uma pequena congregação de metodistas do sétimo dia, posteriormente conhecidos como Southcottians.

Já o décimo nono século foi o sabatismo associado ao adventismo de Willian Muller pela Sra White, que viu na guarda do Domingo o sinal da Besta descrita no Apocalipse e um índice de perdição eterna para seus guardiães... Parte dos adventistas no entanto permaneceu fiel a adoração dominical.

Até o comecinho do século XX ainda haviam remanescentes de presbiterianos do sétimo dia no interior dos EEUAN.

É mesmo curioso...

Batistas polemizam com batistas... presbiterianos discutem com presbiterianos... metodistas debatem com metodistas e adventistas disputam com adventistas a respeito do dia em que se deve adorar...

Nem mesmo os sectários dentro de suas respectivas seitas estão de acordo sobre o primeiro ou o sétimo dia...

E no entanto possuem todos e examinam todos o mesmíssimo livro... cujo sentido, asseguram aos romanistas e ortodoxos, é bastante claro...

Tão claro que os protestantes não são capazes de declarar uniformemente qual seja o dia em que o Cristão deve repousar em Jesus Cristo...

Tão claro que onde uns leem primeiro e outros leem sétimo dia...

Tão claro que dominicais e sabatistas vivem a excomungar-se uns aos outros a quase meio milênio.

Para complicar mais ainda disputa, algumas seitas, como a das testemunhas de Jeová e a CCB tem ensinado que o povo de Jesus Cristo não deve guardar dia algum...

"Voltemos, agora a nossa pergunta original: Precisa guardar um sábado semanal? A BÍBLIA SAGRADA RESPONDE QUE NÃO. A ÚNICA COISA NECESSÁRIO É REPOUSAR EM DEUS, EXERCENDO FÉ NA PROVISÃO SALVÍFICA OFERECIDA POR JESUS CRISTO..." declara a W T na publicação 'Coisas em que é impossível que deus minta' pp 297

Destarte há quem veja lá - no livro - o sábado, há quem veja o Domingo e há quem não veja qualquer dia... 

Grande clareza esta a do livro?!?






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