Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de junho de 2016

LIVRO PRIMEIRO - Capítulo XI> Divisões a respeito da Liberdade, da Graça, da obediência e das obras - Sub capítulo G) Fulgêncio e S Genádio de Marselha

Passado meio século um certo presbítero chamado Lucidius Segurando de Riez renovou os erros de Agostinho e - segundo admite Sirmond - concentrou certo número de fanáticos em torno de si. As crenças desses infelizes giravam em torno das já mencionadas doutrinas da


  • Vontade Salvífica restrita
  • Dupla predestinação e
  • Irresistibilidade da graça divina cf Patrologie Cayré II 29
Tendo em vista a retratação de Lucidius e seus sequazes Fausto, Bispo de Riez compôs um Memorial sobre a Graça (intitulado 'De Gratia') cujo teor é mais ou menos este:

  • Não há predestinação absoluta ou incondicional, mesmo para o bem e a salvação. Doutrina que ele atribuí não há Lucidius mas a Agostinho.
  • Toda economia divina prevê e estipula a colaboração futura do homem.
  • A vontade livre precede a graça podendo aspira-la e devendo obte-la.
  • A única graça que precede a conversão e a fé é a graça externa da Igreja com a Escritura, a pregação, etc Ainda aqui acompanha não somente a Pelágio (IV obra sobre o Livre Arbítrio) mas a tradição grega.
Como no entanto Lucidius e os seus se mantivessem inflexíveis obteve o mesmo Fausto a convocação de um Sínodo em Arles (480) o qual aprovou os seus seis (06) anatematismos:

  • Se declara que não se deve adicionar a graça divina a colaboração humana. Seja anátema!
  • Se declara que após a queda do primeiro homem o LIVRE ARBÍTRIO FOI EXTINTO. Seja anátema
  • Se declara que Jesus não morreu pela Salvação de TODOS. Seja anátema
  • Se declara que alguns estão predestinados a morrer. Seja anátema
  • SE DECLARA QUE GENTIO ALGUM PÔDE SALVAR-SE ATÉ A VINDA DE CRISTO PELA PRÉVIA ATRIBUIÇÃO DA GRAÇA DE DEUS. Seja anátema

É verdade que alguns menos avisados afirmam que se trata dum Sínodo Semi Pelagiano. Sabemos no entanto que no ano seguinte suas atas foram lidas e aprovadas pelos Padres de Lion. Foram ademais inseridos por Denziger no Enchiridion Symbolorum mas com que fundamento???

PORQUE FORAM ABENÇOADOS E SUBSCRITOS PELO PAPA ROMANO SIMPLÍCIO!!! Marquem bem isto!!!

De modo que os latinos não se podem opor sob qualquer pretexto aos decretos deste Sínodo e consequentemente a doutrina de Fausto, Bispo de Riez.

Pouco tempo depois no entanto ergueu-se entre os da África o Bispo de Ruspe, Fulgêncio fazendo-se campeão do Agostinianismo e reafirmando tudo quanto o Sínido de Arles condenara, e reportando tais ensinos a Agostinho cujos escritos tão bem conhecia, a exemplo do anatematizado padre Lucidius.
Foi pela primeira vez, ao tempo deste, que um Papa romano, Hormisdas declarou positivamente que a doutrina da graça deveria ser buscada não nos escritos de Fausto e dos monges Lerinenses mas na obra de Agostinho, Próspero e nos decretos da Igreja, e nas obras de Paulo. 

Diante disto pos-se Fulgêncio a atacar os ensinamentos de Fausto em diversas obras.

Importante salientar que Fulgêncio apresenta-se como porta voz de Agostinho e advoga do de SUA doutrina com a qual pretende estar de PLENO ACORDO.
Temos portanto de levar tais advertências em consideração caso queiramos fugir ao erro de Allister MacGrath e outros que pretendem negar ou atenuar o calvinismo de Agostinho! Temos contra eles o testemunho autorizado de Fulgêncio o campeão do predestinacionismo no século seguinte!

No caso que diz Fulgêncio?

Diz ele:

  • Declara que o homem mesmo após o pecado permanece livre. No entanto para que haja adesão a Jesus Cristo a vontade, que é fraca, precisa ser previamente socorrida ou amparada pela graça. O livre arbítrio apenas não pode nem mesmo desejar o bem.
  • É este pecado transmitido pelo ato sexual ou a geração carnal.
  • Disto decorre que a humanidade seja de fato uma 'Massa damnata'.
  • Adota a teoria da Predestinação absoluta que atribuí a seu Mestre Agostinho "Chamamento, conversão, graça e glória tudo foi disposto eternamente por Deus" Ad Monimus I,12
  • Explicita ainda que a doutrina da predestinação absoluta decorre do fato segundo o qual o homem decaído é impotente para aproximar-se de Deus e obter a graça, ficando tudo entregue a ação de Deus. De Verit Praed livro I
  • Sustenta abertamente a predestinação particular ou a vontade salvífica restrita de deus. Ad Monimus apelando evidentemente a narrativa RABÍNICA coletada por Paulo Apóstolo a respeito dos 'VASOS DA IRA'. 
  • Quando Monimus arremata recorrendo a Agostinho e menciona a predestinação dos homem para o pecado Fulgêncio limita-se a declarar que estavam diante do Mistério de deus... Não nega entretanto que deus salve alguns e abandone os mais a sua situação.
  • Declara enfim que deus abandona parte da humanidade por causa do pecado de Adão (!!!) ou do orgulho que tudo envenena (!!!).
  • Assim as crianças sem Batismo ficarão sujeiras a uma pena sensível, noutras palavras serão eternamente queimadas em seus corpos restaurados (!!!) 

Fulgêncio após calcar aos pés o Sínodo de Arles e vomitar suas blasfêmias foi, ainda desta vez, corrigido por um grego radicado no Ocidente, o abençoado Genádio de Marselha.

O qual assim exprimiu-se:

  • A Escritura nos mostra o exemplo de pessoas que vieram até o Cristo e socorridos por sua divina graça optaram elas mesmas por mudar de vida, colaborando a graça com a liberdade. Assim Mateus e Zaqueu. Poderíamos acrescentar ainda Nicodimos Ben Gorion e Youssef de Arimatéia
  • Após a queda de Adão o homem não apenas conservou seu livre árbitro como manteve um impulso para o bem. Talvez tivesse diante de si a assertativa de outro africano, mais antigo e mais sábio, Tertuliano, o qual assim se expressou a respeito da condição humana em geral: A alma humana é naturalmente Cristã. E portanto não completamente corrompida e desfigurada"!
  • A imagem de Deus no homem foi apenas maculada não apagada por completo e por isso mesmo a salvação exige a sua colaboração ativa.
  • A vontade de Deus é clara, ele deseja que todos os homens sejam salvos e se alguns não atingem este escopo é porque repudiam a salvação. 
  • A predestinação deve ser compreendida como preordenação ou lei geral tendo em vista a aquisição da virtude.
Foi o que ele registrou as vésperas do segundo Sínodo de Orange.

Nenhum comentário: