Passado meio século um certo presbítero chamado Lucidius Segurando de Riez renovou os erros de Agostinho e - segundo admite Sirmond - concentrou
certo número de fanáticos em torno de si. As crenças desses infelizes
giravam em torno das já mencionadas doutrinas da
Fulgêncio após calcar aos pés o Sínodo de Arles e vomitar suas blasfêmias foi, ainda desta vez, corrigido por um grego radicado no Ocidente, o abençoado Genádio de Marselha.
O qual assim exprimiu-se:
- Vontade Salvífica restrita
- Dupla predestinação e
- Irresistibilidade da graça divina cf Patrologie Cayré II 29
Tendo em vista a retratação de Lucidius e seus sequazes Fausto, Bispo de Riez compôs um Memorial sobre a Graça (intitulado 'De Gratia') cujo teor é mais ou menos este:
- Não há predestinação absoluta ou incondicional, mesmo para o bem e a salvação. Doutrina que ele atribuí não há Lucidius mas a Agostinho.
- Toda economia divina prevê e estipula a colaboração futura do homem.
- A vontade livre precede a graça podendo aspira-la e devendo obte-la.
- A única graça que precede a conversão e a fé é a graça externa da Igreja com a Escritura, a pregação, etc Ainda aqui acompanha não somente a Pelágio (IV obra sobre o Livre Arbítrio) mas a tradição grega.
Como no entanto Lucidius e os seus se mantivessem inflexíveis obteve o mesmo Fausto a convocação de um Sínodo em Arles (480) o qual aprovou os seus seis (06) anatematismos:
- Se declara que não se deve adicionar a graça divina a colaboração humana. Seja anátema!
- Se declara que após a queda do primeiro homem o LIVRE ARBÍTRIO FOI EXTINTO. Seja anátema
- Se declara que Jesus não morreu pela Salvação de TODOS. Seja anátema
- Se declara que alguns estão predestinados a morrer. Seja anátema
- SE DECLARA QUE GENTIO ALGUM PÔDE SALVAR-SE ATÉ A VINDA DE CRISTO PELA PRÉVIA ATRIBUIÇÃO DA GRAÇA DE DEUS. Seja anátema
É verdade que alguns menos
avisados afirmam que se trata dum Sínodo Semi Pelagiano. Sabemos no
entanto que no ano seguinte suas atas foram lidas e aprovadas pelos
Padres de Lion. Foram ademais inseridos por Denziger no Enchiridion Symbolorum mas com que fundamento???
PORQUE FORAM ABENÇOADOS E SUBSCRITOS PELO PAPA ROMANO SIMPLÍCIO!!! Marquem bem isto!!!
De modo que os latinos não se podem opor sob qualquer pretexto aos decretos deste Sínodo e consequentemente a doutrina de Fausto, Bispo de Riez.
PORQUE FORAM ABENÇOADOS E SUBSCRITOS PELO PAPA ROMANO SIMPLÍCIO!!! Marquem bem isto!!!
De modo que os latinos não se podem opor sob qualquer pretexto aos decretos deste Sínodo e consequentemente a doutrina de Fausto, Bispo de Riez.
Pouco tempo depois no entanto ergueu-se entre os da África o Bispo de Ruspe, Fulgêncio fazendo-se campeão do Agostinianismo e reafirmando tudo quanto o Sínido de Arles condenara, e reportando tais ensinos a Agostinho cujos escritos tão bem conhecia, a exemplo do anatematizado padre Lucidius.
Foi pela primeira vez, ao tempo deste, que um Papa romano, Hormisdas declarou positivamente que a doutrina da graça deveria ser buscada não nos escritos de Fausto e dos monges Lerinenses mas na obra de Agostinho, Próspero e nos decretos da Igreja, e nas obras de Paulo.
Diante disto pos-se Fulgêncio a atacar os ensinamentos de Fausto em diversas obras.
Importante salientar que Fulgêncio apresenta-se como porta voz de Agostinho e advoga do de SUA doutrina com a qual pretende estar de PLENO ACORDO.
Diante disto pos-se Fulgêncio a atacar os ensinamentos de Fausto em diversas obras.
Importante salientar que Fulgêncio apresenta-se como porta voz de Agostinho e advoga do de SUA doutrina com a qual pretende estar de PLENO ACORDO.
Temos portanto de levar tais advertências em consideração caso queiramos fugir ao erro de Allister MacGrath e outros que pretendem negar ou atenuar o calvinismo de Agostinho! Temos contra eles o testemunho autorizado de Fulgêncio o campeão do predestinacionismo no século seguinte!
No caso que diz Fulgêncio?
Diz ele:
No caso que diz Fulgêncio?
Diz ele:
- Declara que o homem mesmo após o pecado permanece livre. No entanto para que haja adesão a Jesus Cristo a vontade, que é fraca, precisa ser previamente socorrida ou amparada pela graça. O livre arbítrio apenas não pode nem mesmo desejar o bem.
- É este pecado transmitido pelo ato sexual ou a geração carnal.
- Disto decorre que a humanidade seja de fato uma 'Massa damnata'.
- Adota a teoria da Predestinação absoluta que atribuí a seu Mestre Agostinho "Chamamento, conversão, graça e glória tudo foi disposto eternamente por Deus" Ad Monimus I,12
- Explicita ainda que a doutrina da predestinação absoluta decorre do fato segundo o qual o homem decaído é impotente para aproximar-se de Deus e obter a graça, ficando tudo entregue a ação de Deus. De Verit Praed livro I
- Sustenta abertamente a predestinação particular ou a vontade salvífica restrita de deus. Ad Monimus apelando evidentemente a narrativa RABÍNICA coletada por Paulo Apóstolo a respeito dos 'VASOS DA IRA'.
- Quando Monimus arremata recorrendo a Agostinho e menciona a predestinação dos homem para o pecado Fulgêncio limita-se a declarar que estavam diante do Mistério de deus... Não nega entretanto que deus salve alguns e abandone os mais a sua situação.
- Declara enfim que deus abandona parte da humanidade por causa do pecado de Adão (!!!) ou do orgulho que tudo envenena (!!!).
- Assim as crianças sem Batismo ficarão sujeiras a uma pena sensível, noutras palavras serão eternamente queimadas em seus corpos restaurados (!!!)
Fulgêncio após calcar aos pés o Sínodo de Arles e vomitar suas blasfêmias foi, ainda desta vez, corrigido por um grego radicado no Ocidente, o abençoado Genádio de Marselha.
O qual assim exprimiu-se:
- A Escritura nos mostra o exemplo de pessoas que vieram até o Cristo e socorridos por sua divina graça optaram elas mesmas por mudar de vida, colaborando a graça com a liberdade. Assim Mateus e Zaqueu. Poderíamos acrescentar ainda Nicodimos Ben Gorion e Youssef de Arimatéia
- Após a queda de Adão o homem não apenas conservou seu livre árbitro como manteve um impulso para o bem. Talvez tivesse diante de si a assertativa de outro africano, mais antigo e mais sábio, Tertuliano, o qual assim se expressou a respeito da condição humana em geral: A alma humana é naturalmente Cristã. E portanto não completamente corrompida e desfigurada"!
- A imagem de Deus no homem foi apenas maculada não apagada por completo e por isso mesmo a salvação exige a sua colaboração ativa.
- A vontade de Deus é clara, ele deseja que todos os homens sejam salvos e se alguns não atingem este escopo é porque repudiam a salvação.
- A predestinação deve ser compreendida como preordenação ou lei geral tendo em vista a aquisição da virtude.
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