Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de junho de 2016

LIVRO PRIMEIRO - Capítulo XI> Divisões a respeito da Liberdade, da Graça, da obediência e das obras - Sub capítulo F) Próspero de Aquitânia


Mortos os primeiros atores do drama: Pelágio, Celestius, Agostinho, Mercator e Juliano se lhes sucederam outros assim Próspero Tirus de Marselha, Lucidius, Cesário de Arles, Fulgêncio de Ruspa a um lado e, S João Cassiano - Diacono de São João Crisóstomo - S Vicente de Lerins, S Fausto de Riez e S Genadio de Marselha a outro.


Corroborando o que registramos no capítulo precedente a respeito de Zozimus não ter recebido a doutrina de Agostinho em sua integralidade e dos decretos de Cartago (418) temos que dez anos depois Hilário e Próspero Tirus informaram o próprio Agostinho sobre a viva oposição suscitada por seus ensinamentos sobre a graça nos mosteiros da Gália (cf Altaner Patrologia 447) bem como a ida de Próspero a Roma sob Celestinus I (e 431) com o intuito de obter a condenação efetiva dos anti agostinianos. Do que resultou uma carta em que Agostinho é louvado de modo geral, sem que no entanto sua doutrina sobre a graça seja oficializada. iden id




Outra evidência a respeito de que nem Roma e muito menos Éfeso haviam decidido qualquer coisa de positivo a respeito é que em 432 Vicente, monge tradicionalista de Lerins, dirigiu umas 'Objectiones' - impugnadas por Próspero - contra os seguidores de Agostinho e um ou dois anos depois o afamado Commonitorium ou memorial.

Memorial em que classifica a opinião de Agostinho como: "UMA INOVAÇÃO DEMASIADO PERTURBADORA." in Chadwick "História da Igreja na antiguidade." Portugal 1973 

O resultado disto foi que no fim das contas Próspero foi afastando-se mais e mais do Agostinianismo a ponto de rejeitar a doutrina da vontade salvífica restrita de Deus e da predestinação particular chegando por fim a admitir a vontade salvífica geral pela qual todos os homens são chamados a salvação. Admite por fim a livre vontade para o princípio da conversão e a ação conjunta da graça e da natureza no processo de recuperação. É sintomático que tenha desamparado o predestinacionismo justamente após ter entrado para a chancelaria apostólica sob Leão o Grande.

Também os escritos de João Cassiano de Dobrudscha colaboraram para sua mudança de posição uma vez que este havia sido ordenado diácono por Crisóstomo e era adversário irredutível do agostinianismo.

Em suas Collationes - Vivamente recomendadas por S Bento de Nursia, S Cassiodoro e S Gregório Dialogos - o erudito Altaner extraiu as seguintes proposições:

  • A boa vontade em si mesma compele o homem a abraçar a fé
  • A graça vem em socorro da Boa Vontade
  • A Liberdade e a Graça atuam harmoniosamente levando a cabo o processo da salvação
  • A NEGAÇÃO DA VONTADE SALVÍFICA UNIVERSAL DE DEUS É UMA DOUTRINA SACRÍLEGA
  • A predestinação dos Santos não é absoluta mas condicionada a aceitação e posterior colaboração.
  • A graça é concedida em previsão dos méritos.
S Hilário de Arles apoiou com sua autoridade os ensinamentos de Cassiano, Vicente e Fausto.

Nenhum comentário: