Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

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terça-feira, 31 de maio de 2016

LIVRO PRIMEIRO - Capítulo X> Divisões a respeito das Adiaphoras - Subcapítulo C) Uma bíblia e diversas crenças

AS INCERTEZAS DOS LUTERANOS


Aqui temos o príncipe George de Anhalt "... a favor de um grande número de cerimônias católicas e por isso tido como suspeito por parte de seu grupo."  e decrito por Flacius como "Alguém que deseja apenas consertar ao invés de criar algo novo como nós."

(E então já se vê pelas palavras do Ylirico que os protestantes nada queriam reformar, conservar, purificar, etc mas demolir, destruir, exterminar, tudo quanto fosse antigo ou tradicional e produzir um NOVO padrão de Cristianismo ou um Cristianismo diferente...)

No entanto em 1548 Melanchton, Pfeffinger, Pomeranus e outros colaboradores do já falecido Lutero, assinaram um acordo - O interim de Augsburgo - pelo qual reconheciam oficialmente a neutralidade dos símbolos e cerimônias. Desde então tais homens foram conhecidos por interinistas, adiaforistas ou filipistas; a respeito dos quais escreve Christiani:

"Eles pretendem que a verdade não pode ser atingida por coisas indiferentes..."

As quais, para seus adversários - Calvinistas -  eram tidas em conta de pura e simplesmente diabólicas!

Todavia ainda durante a vida de Lutero, Brentius, um de seus discípulos prediletos, ousou implementar um tipo de Reforma mais radical no Wurttemberg, cujas igrejas e capelas acabaram sendo despojadas de seus ornamentos e enfeites.


A CONTROVÉRSIA DE HOOPER NA INGLATERRA.


Repercutiram tais controvérsias bastante cedo do outro lado da Mancha quando John Hooper, representante do calvinismo radical, foi escolhido para 'Bispo' (sic) de Gloucester, devendo portanto servir-se de paramentos e oficiar conforme o cerimonial anglicano o qual encarava como anti bíblico. Optou assim por resistir, do que resultou envia-lo o rei a prisão de Fleet...

Consultados, tanto Cramner quanto Ridley convieram entre si - contra Hooper e Lasky - que o uso de alfaias, paramentos e formulários de oração era coisa neutra ou adiaphora que de modo tocava a a essência do Cristianismo.

Também Martin Bucer que havia sido chamado por Hooper com o intuito de apoia-lo, esquivou-se logo dizendo que tais assuntos não passavam de picuinhas (Mesmo porque havia concordado em assinar o Interin de Augsburg em 1549)... Mesmo Pietro Martir, que a principio havia simpatizado com Hooper, acabou reconsiderando sua opinião abraçando o adiaphorismo...

Por fim o próprio Hooper acabou cedendo... E consentindo em ser consagrado segundo o ritual anglicano o qual antes havia descrito como idolátrico e pagão.

Após a morte de Maria no entanto, puseram-se os puritanos a atacar tudo quanto fosse calvário ou cruz a beira dos caminhos e mesmo nas igrejas aspirando consumar a grande purificação iniciada por Eduardo. A rainha Isabel todavia opôs-se decididamente a seus planos e conservou piedosamente o crucifixo entronizado em sua capela particular... E assim permaneceram os emblemas e representações nas grandes catedrais sob as vistas dos Bispos anglicanos... Sendo varridos apenas das pequenas igrejas paroquiais dominadas pelos membros da facção baixa ou vulgar. Mesmo a cruz Eleonor de Cheapside só pode ser demolida pelos fanáticos em 1643 - após o martírio do arcebispo Laud - e a cruz Eleonor de Charing em 1647.


II - OS PROTESTANTES E O SAGRADO SINAL DA CRUZ.

Apesar disto a quase totalidade dos luteranos incontaminados pelo liberalismo teológico continua fazendo amplo uso do sinal da cruz (A exemplo de Lutero e dos principais líderes até o século XVIII) o qual também tem sido conservado por parte dos metodistas norte americanos - igreja metodista unida - e até mesmo por uma minoria de presbiterianos pertencentes a PCUSA e a I P de Cumberland.

Já para nossos sectários e pentecostais o sinal da Cruz é pouco menos do que o sinal da Besta ou do anti Cristo...

Também aqui não há acordo a respeito de qual seja o sentido do livro lido e comentado por todos...

Conclusão: Nem mesmo sobre como cultuar ou adorar a Deus os protestantes estão de acordo mas cindidos entre si em duas correntes rivais e inconciliáveis> A formal e a iconoclástica, esta última majoritária no Brasil a ponto dos nossos 'tupiniquins' acreditarem que todos os protestantes da face da terra estejam de acordo com eles... Assim o que em Helsinki ou Spyer é objeto de reverência para os leitores da Bíblia entre nós não passa de vil idolatria para outros tantos leitores...

protestante: Julgo que devamos manter uma fidelidade irrestrita ao padrão bíblico e tentar seguir resolutamente na direção apontada por Calvino.

ortodoxo: No entanto quem nos garante que a opinião de Calvino esteja mesmo de acordo com a mensagem do livro???

Afinal Lutero, que não dedicava menos tempo ao estudo das Escrituras, era o parecer oposto...

Por que Lutero, Osiandro, George de Anhalt, Melanchton, Pomeranus, Oecolampadius, Bucer, Zwinglio, Cramner, Ridley, etc não poderiam estar certos???

protestante: Nossos líderes tem afirmado que as imagens ou representações não passam de ídolos, que o sinal da cruz equivale a uma superstição grosseira, que os paramentos e alfaias são de origem pagã e que o ritual e o calendário são elementos prejudiciais no que diz respeito a adoração verdadeira.

Ortodoxo: Apesar disto luteranos, metodistas, presbiterianos e até anabatistas já na Europa, já nos EUA tem conservado tais elementos não apenas como algo neutro, mas como algo bastante positivo e favorável a piedade...

protestante: Mesmo depois de ter visto com nossos próprios olhos o emprego de tais recursos por parte de nossas igrejas fica difícil acreditar em tal testemunho... O sentido do protestantismo brasileiro insiste em se sobrepor após cada averiguação... De fato não podemos compreender ou assimilar o uso de emblemas ou representações por igrejas que apresentam-se como 'evangélicas'. Sinto-me confuso.


III - Irmãos que não se reconhecem.



Ortodoxo: Eu mesmo tenho um amigo neto de alemães e que é luterano a toda prova. E apesar disto quando o pastor de sua congregação viaja prefere antes assistir missa na Igreja romana do que assistir culto na assembléia de deus...

Certa vez não podendo resistir ousei perguntar-lhe sobre o pôrque de 'quando seu pastor ausentava-se' não assistir culto na deus é amor ou na CCB... Ao que ele, visivelmente encolerizado respondeu-me dizendo que tais "seitas" sequer eram protestantes(!!!) Senti-me tentado a perguntar-lhe a respeito de quem teria posto a Bíblia nas mãos dos fundadores de tais seitas, mas, preferi ficar calado por apreço a amizade...

Noutra oportunidade o mesmo amigo confidenciou-me que os adventistas e batistas que com ele trabalhavam na mesma fabrica, encaravam-no do mesmo modo, não como um 'evangélico' ou protestante e sim como  um romanista idólatra...

Conclusão: Os protestantes sequer reconhecem-se uns aos outros!!! Protestante há que encaram os demais protestantes como sectários caídos das nuvens e protestantes há que encaram os demais protestantes como 'Católicos' ou papistas rsrsrsrsrsrsrs E TEM A MESMA BÍBLIA!!! E - ao menos teoricamente - LIVRE EXAMINAM!!! PAI DO CÉU!!! 

Bela uniformidade doutrinal...

Protestante: Acho que o amigo está exagerando um pouco...

ortodoxo: Veremos...

protestanteVejamos!



IV - O profundo sentido da divisão



ortodoxo: Caso os líderes da organização a que pertence estejam de fato corretos como deveríamos encarar os luteranos, metodistas, presbiterianos e batistas da grande República do Norte com seus campanários, cruzes, sinais, círios, alfaias, paramentos, altares, vitrais, relevos, imagens, etc?

protestante: Se de fato, apegam-se a tais emblemas, só nos resta encara-los como idólatras e pagãos já por que: "Na igreja do povo de Deus, da antiga aliança, não havia imagens, todos os escritores do Velho Testamento o declaram. Que na igreja dos apóstolos não havia tal culto os evangelhos, atos e epístolas o afirmam." Miguel G Torres, iden 238

ortodoxo: Por outro lado caso estejais equivocados e tais práticas sejam de fato toleráveis ou edificantes como os luteranos, metodistas e anabatistas deveriam encarar-vos???

protestante: Se assim fosse possível e o emprego de representações agradável aos olhos de Deus - O que repito é impossível e absurdo! - mereceríamos ser encarados como sacrílegos e apóstatas pois todo aquele que ousa opor-se a instrução divina deve ser tido em conta de pagão ou publicano.

ortodoxo: Portanto caso os luteranos et aliae não passem de idólatras, fica patenteada vossa fidelidade...

protestante: Concedo.

ortodoxo: Todavia, caso os luteranos et aliae tenham dado com a Verdade oculta contida na 'palavra de deus' - pois também eles examinam como vós as mesmas escrituras - vossa condição de ímpios e sacrílegos é manifesta!

protestante: É. É o que me parece. 

Ortodoxo: Portanto deveis admitir que não é possível conciliar as duas opiniões - a de Lutero e a de Calvino - a menos que tomemos a fidelidade por superstição, a piedade por idolatria, a devoção por sacrilégio e o Cristianismo como um todo em palavras vazias ou desprovidas de sentido...

protestante: É, concedo. Parece que não há mesmo esperança de conciliação no que diz respeito a tais práticas e doutrinas.

Ortodoxo: Agora dizei-me cá uma coisa> Como uma prática ou assunto capaz de converter o cristão em idólatra ou em legítimo adorador pode ter importância secundária?

protestante: Sou levado a reconhecer que este, como os demais pontos por nós analisados seja essencial e que possamos por a questão nos mesmos termos que Miguel G Torres"Vão para o inferno os que morrem em pecado mortal, morrendo de pecado de idolatria que é pecado mortal, não podem ter ido para o tal purgatório, mas para o inferno." iden 219

Ortodoxo: Outrossim, em se tratando dum ponto de importância capital e que diz respeito ao destino eterno do homem por que cargas d água as diversas facções de livre examinadores ainda não chegaram a a um acordo plausível permanecendo separadas e em estado de animosidade?




V - Igreja, instituição mundana ou divina?


protestante: "A diversidade pois, de organizações protestantes obedece a uma tendência inata, a um instinto de sociabilidade humana e não a meras paixões do momento." Eduardo C Pereira. iden 65

Ortodoxo: Que as organizações humanas e divinas sejam administrativamente autônomas parece corresponder de fato um principio natural e universal. Ponto pacífico.

Que nas organizações de origem puramente humana haja certa flexibilidade e variabilidade em torno de ao menos alguns princípios constituitivos também parece-me aceitável ao menos até certo ponto.

Sem embargo disto há instituições humanas bastante coesas, teórica ou ideologicamente falando - sejam os Partidos políticos, Clubes, Sindicatos ou simples ONGs, como o Green Peace - e até me parece que em algumas delas (Em que pesem suas origens puramente terrenas) haja mais uniformidade do que no seio do protestantismo.

Quanto aos Cristãos porém esta escrito que são gerados por um princípio superior a natureza e a todas as leis que regem este mundo, a saber, por Deus mesmo, do qual tornam-se filhos (Jo 1,13) adotivos, recebendo uma nova criação e uma segunda natureza.

Diante disto, considerando que Deus seja Uno e indivisível, que a revelação comunicada por ele seja Una e que a igreja por ele fundada seja igualmente una - 'E sobre esta pedra edificarei minhA igreja', em singular, significando que existe algo de UNO na Igreja - não vemos porque a doutrina deva ser fragmentária, comportando diversas versões ou opiniões contraditórias.

Ademais se como todas as coisas uteis trazidas a existência a igreja possui uma finalidade ou propósito definido não podemos deixar de concluir que esteja posta para a manutenção da divina Revelação em termos de verdade Una. 

Ou não deveria a DOUTRINA REVELADA SER TÃO COERENTE E UNIFORME QUANTO O SUPREMO REVELADOR O É??? Por que haveria ela de ser múltipla e variável até a confusão??? Se a ordem corresponde a um Bem e a confusão a um Mal porque haveria Deus de amar a confusão??? Agora se abomina a confusão por que estaria ela presente na doutrina? Faltará ao Onipotente meios ou maneiras para evitar a confusão e estabelecer o entendimento doutrinal entre os membros da Igreja por ele fundada???

Assim se não há deuses julgo que não haja motivo plausível para que admitamos a existência múltiplas verdades e seitas COMO ALGO QUERIDO OU DESEJADO POR DEUS. 

Trata-se portanto de algo que não pode nem deve fazer parte constituitiva da igreja idealizada por ele. A menos que não possa idealizar ou fazer algo melhor.

Se Deus deveria fazer, não poderia deixar de fazer - Uma vez que não pode deixar de preferir sempre o Bem ao Mal e o perfeito ao imperfeito - e não lhe faltava poder para fazer, como deixar de admitir que estabeleceu uma igreja infalível, incorruptível, competente, hábil e apta tendo em vista o fim divino para que foi posta???


Neste caso a que vem condição humana, ego, instintos, tendências, etc???

Dirás tu, amigo protestante, que as tendências inatas que porventura possam malsinar a convivência humana e encaminhar os homens a rivalidade não podem ser superadas com o auxílio da divina Graça na Unidade de Jesus Cristo??? Como fosse impossível para ele educar, corrigir, orientar e melhorar o homem??? Ou como se estimasse a imperfeição e a inferioridade???

Ou Deus não ama a Unidade (Neste caso então porque não se fez deuses?) ou a ama. Ou pode atuar segundo as exigências do amor (Pondo os seres humanos na Unidade da fé) ou não pode... Se pode porque não faz? Se não pode...

Admitido que Deus seja um, que o Cristo seja um, que o Evangelho seja um, que a salvação seja una, que a graça seja una, que a igreja seja una; o discurso dos verdadeiros crentes deve ser pautado pela uniformidade e esta encarada como um valor desejável no plano da fé.

Divididos estão os protestantes, três, sete, doze, quinze ou vinte vezes, justamente por serem incapazes de penetrar com suas próprias forças naturais o sentido do livro, porque examinando sem fazer caso da tradição apostólica não podem dar com a verdade Una, porque cada qual interpreta o que lê segundo os preconceitos da facção a que pertence, porque atribuem ao livro suas próprias idéias e crenças, porque não são capazes de examinar imparcialmente, etc Enfim porque o método do livre exame conforma-se perfeitamente com a vulgaridade da natureza, jamais fazendo jus a condição divina de Jesus Cristo.

E assim a escritura em suas mãos acaba fazendo as vezes duma gaita de foles...



VI - Schaff folgando com as divisões - Resposta dos principais líderes protestantes


Protestante: "Talvez as variações tão decantadas pelos controversistas romanos não sejam tão más" Schaff. iden 207

Ortodoxo: Passo a palavra a vossos reformadores:

Martinho Lutero: "ESTE NÃO DESEJA O BATISMO, AQUELER REJEITA OS SACRAMENTOS, HÁ QUEM ADMITA OUTRO MUNDO ENTRE ESTE E O JUIZO FINAL, QUE NEGA A DIVINDADE DE CRISTO, UNS DIZEM ISTO, OUTROS AQUILO E LOGO SERÃO JÁ TANTAS SEITAS E RELIGIÕES QUANTO CABEÇAS." Weimar XVIII, 547 &

"SE ESTE NOSSO VELHO MUNDO DURAR MAIS TEMPO, SERÁ NECESSÁRIO RECEBER DE NOVO OS DECRETOS DOS CONCILIOS A FIM DE CONSERVAR A UNIDADE DE FÉ CONTRA AS DIVERSAS INTERPRETAÇÕES DA ESCRITURA QUE POR AI CORREM." Epistola a Zwinglio

João Calvino: "É DE GRANDE IMPORTÂNCIA QUE NÃO CHEGUE AOS SÉCULOS FUTUROS QUALQUER SUSPEITA SOBRE AS DIVISÕES QUE EXISTEM ENTRE NÓS, PORQUE É SUMAMENTE RIDÍCULO PENSAR QUE, APÓS TERMOS ROMPIDO COM O PAPADO, ESTEJAMOS EM TÃO POUCO ACORDO DESDE O PRINCÍPIO." Epistola a Melachton.

Thedoro de Beza, sucessor de Calvino: "EIS QUE NOSSO POVO É LEVADO POR TODO VENTO DE DOUTRINA, O QUE CRÊ HOJE TALVEZ O SAIBAS, MAS O QUE CRERÁ AMANHÃ NÃO PODEMOS ATINAR." In Epistola a Andrea Duditium

Myconius: "As coisas não vão nada bem desde que os leigos atribuiram a si mesmos toda autoridade e o magistrado se fez Papa."in ep a Calvino

Capiton: "A autoridade dos ministros foi totalmente abolida e assim tudo se perde e se arruina. Eu não conheço uma igreja, uma só, onde haja disciplina... pois o povo não cessa de dizer: Vós vos fizestes tiranos duma igreja que é livre e estabelecestes um novo papado." in ep a Farel

Melanchton: "Que será da igreja? Pois desde que mudamos todos os costumes antigos as pessoas estão persuadidas de que não há mais necessidade de líderes ou de condutores autorizados... - ...certamente que não apoio a tirânia dos Bispos, mas sim o restabelecimento de sua administração, conforme o costume da igreja. Pois se não restabelecermos logo a polícia eclesiástica então a tirânia atingirá niveis verdadeiramente insuportáveis."

O mesmo: "O rio Elba com todas as suas águas NÃO BASTARIA PARA SE CHORAR A DESGRAÇA DE UMA REFORMA DIVIDIDA."

Protestante:...

Samuel Puffendorf, jurista protestante do décimo sétimo século: "COMO O PROTESTANTISMO NÃO POSSUI QUALQUER AUTORIDADE PARA ENCERRAR AS DISPUTAS QUE SURGEM ENTRE AS PARTES, FRAGMENTA-SE EM SI MESMO." De monarch.

Bernardo de Mandeville: "Mas os lideres protestantes apartaram-se bastante cedo uns dos outros e com grave dano introduziram a divisão e até os dias de hoje tem se esforçado para congregar os dissidentes e por fim a luta religiosa..." Id, praef Pg Viii.





Cochlaeus: As sete cabeças ou caras de Martinho Lutero


"Impiedade e blasfêmia é suster que a divina palavra seja obscura." MARTINHO LUTERO JOVEM.

"NINGUÉM SERÁ CAPAZ DE COMPREENDER AS BUCÓLICAS DE VÍRGILIO SEM TER SIDO PASTOR POR CINCO ANOS. NEM AS GEÓRGICAS SEM TER SIDO CAMPÔNIO POR OUTROS CINCO ANOS. PARA COMPREENDER AS CARTAS DE CÍCERO, SUSTENTO QUE É MISTER TER GOVERNADO POR CERCA DE VINTE ANOS UM GRANDE ESTADO. NINGUÉM CREIA POIS QUE SEJA POSSÍVEL COMPREENDER A ESCRITURA AQUELE QUE JAMAIS DIRIGIU A IGREJA POR CEM ANOS COMO OS PROFETAS ELIAS E ELISEU, SÃO JOÃO BATISTA, JESUS CRISTO E OS APÓSTOLOS." MARTINHO LUTERO MADURO

"AINDA QUE OS PAPISTAS ME MOSTRASSEM UMA MULTIDÃO DE TEXTOS BÍBLICOS NOS QUAIS AS BOAS OBRAS SÃO PRECEITUADAS, NÃO ME IMPORTO COM TAIS PALAVRAS, EMBORA CITASSEM AINDA MAIS. PAPISTA ALTIVO E ORGULHOSO QUE MANEJAS A ESCRITURA, SABE QUE TENHO A CRISTO POR MESTRE. ASSIM NADA ME COMOVE, APOIA-TE SOBRE A SERVA, EU ME APOIO SOBRE O SENHOR DA ESCRITURA QUE É JESUS... A ELE PREFIRO RENDER AS HOMENAGENS DA FÉ, AO INVÉS DE APARTAR-ME DO SENTIMENTO QUE ABRACEI, MESMO TENDO CONTRA MIM TODA ESCRITURA." MARTINHO LUTERO ESPERTO in Perrone "Regra de fé" tomo I pp 308

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