Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

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sexta-feira, 27 de maio de 2016

LIVRO PRIMEIRO - Capítulo VII > Divisões a respeito da presença real do Senhor da Eucaristia: Sub Capitulo III - O posicionamento de Melanchton e dos luteranos



                


ProtestanteOuvi dizer que Melanchton era sacramentário ou zwingliano.

Ortodoxo: De fato o testemunho de Kaspar Peucer, seu genro e o teor das acusações que lhe eram dirigidas pelos ultra ortodoxos: Flacius, Amsdorf, Spangemberg, Gallus, etc rigorosamente fiéis a doutrina da consubstanciação, costumam dar suporte a tal acusação.

De seus escritos no entanto tudo quando podemos concluir é que repudiava tanto a transubstanciação quanto a consubstanciação em termos demasiado materiais inclinando-se a uma presença real em termos virtuais ou seja espiritual ou divina.

Uma coisa porém é certa: Tanto sua postura conciliadora - ou irenista - quanto sua recusa obstinada em (a partir do Livre Exame!) condenar os zwinglianos ( e este foi seu supremo erro!) serviu como porta de entrada porque a teoria de Zwinglio invadiu e subverteu a própria igreja luterana, isto com grande escândalo dos luteranos rigorosos para os quais Melanchton passou a representar o próprio anti Cristo.

Protestante: Hoje porém há um esclarecimento maior e todos nós evangélicos repudiamos a doutrina da presença real.

Ortodoxo: Insisto em declarar que sua analise é tanto superficial quanto parcial e por isto equivocada!

Protestante: Digo por experiência que irmão algum acredita na tal presença real ou na tal presença virtual.

Ortodoxo: Acaso o sr conhece algum brasileiro que torça para a seleção argentina?

ProtestanteOutra piada!

Ortodoxo: Piada alguma. Pois tenho um grande amigo, muito brasileiro, brasileiro de certidão e que torce para a seleção rival...

Protestante: É difícil acreditar nisso...

Ortodoxo: A realidade nem sempre é tão simples quanto a concebemos.

Protestante: E o que isso tem a ver com a doutrina da presença real no seio do protestantismo?

Ortodoxo: Ao menos o amigo conhece todas as denominações protestantes espalhadas pela face da terra???

Protestante: Confesso honestamente que não.

Ortodoxo: Era de se esperar pois embora existam cerca de 1000 seitas, 300 delas só nos EUA (cf R P Simon, in "protestante?" Buenos Aires, 1951)  seu número cresce quase que diariamente e já foi registrado que hoje superam a cifra de 33.800!!! Dave Armstrong ex Pr Protestante

Para conhecer todas as seitas produzidas pelo livre exame os protestantes, visitando uma seita por dia, levariam cerca de UM SÉCULO e caso a visita fosse realizada a cada Domingo mais de sete séculos... Quanto a estudar pormenorizadamente as crenças de cada uma delas só ultrapassando a Matusalem em longevidade...

Protestante: Não percebo onde quer chegar...

Ortodoxo: Vamos com calma.

Protestante: Estou ouvindo.

Ortodoxo: Embora parte dos luteranos (IECLB) desarmada por Melanchton, tenha aderido a teoria simbólica da eucaristia, outra parte (a IELB) continua a sustentar os pressupostos de Lutero até nossos dias. 

Portanto a matriarca de todas as seitas encontra-se já cindida em dois grupos a respeito do significado da Santa Eucaristia.

Segundo os membros da IELB, procedentes do Missouri (EUAN), é necessário manter a validade da Confissão de Augsburg, na qual podemos ler o seguinte decreto: "Da ceia do Senhor se ensina que o verdadeiro corpo e o verdadeiro sangue de Cristo estão verdadeiramente presentes na ceia sob a espécie do pão e do vinho e são nela distribuídos e recebidos. Por isso também se rejeita a doutrina contrária." iten X 

Comentado por Werner Elert nos seguintes termos: "...Parafraseiam o simples fato de que pão e vinho continuam pão e vinho, sendo, porém, no ato sacramental, portadores da presença, do oferecimento e da recepção do corpo e sangue de Cristo." in "A fé Cristã" p 387

Já para a maior parte dos luteranos originais - procedentes da Alemanha - a Confissão de Augsburg deixou de ser levada a sério pelos idos de 1820/30. Assumindo um posicionamento coerente face ao princípio do livre exame e admitindo que:'Cada fiel é livre para crer naquilo que bem quiser ou para retornar ao grêmio da igreja Católica cujo padrão é a autoridade e a estrutura uniforme'

Aqui a palavra de ordem é: Anomia, confusão, rivalidade, contradição OU CATOLICISMO...

Klaus Harms no entanto, (O qual tendo congregado em torno de si um bom número de neo ortodoxos - Neuluthertums - logrou frustrar as intenções do rei da Prússia: Formar uma só igreja Unida composta por luteranos e reformados.) assim se expressou a respeito do assunto: "Aqueles que afirmam que o tempo aluiu o muro de separação existente entre luteranos e calvinistas, são desonestos; a disputa sucedida em Marburg 1529 a respeito do pão e do vinho, do corpo e do sangue PERMANECE VIVA E ATUAL EM 1817." in 'Minhas 95 teses' 1817 nums 77 e sg

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