Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Breve diálogo introdutório sobre o dever dos protestantes conhecerem a fé Ortodoxa




Protestante: Jamais serei capaz de compreender a resistência dos Ortodoxos no sentido de estudar e conhecer o protestantismo.

Ortodoxo: Então vou deixar bem claro para que entenda.

Protestante: Então faça o favor...

Ortodoxo: Aqui quem protesta, nega, repudia, questiona, etc - no caso a Fé Ortodoxa e Católica - é você, não eu. Não sou protestante e portanto minha fé não esta posta em relação com qualquer outra fé seja ela luterana, zwingliana ou calvinista.

Minha independe do protestantismo. Pelo que não preciso conhece-lo para tomar consciência dela. Minha fé não é uma oposição a qualquer outra fé mas uma afirmação autônoma.

Claro que o conhecimento do protestantismo me pode ser tão útil e proveitoso como qualquer outro tipo de conhecimento geral, tendo em vista suas decorrências sociológicas inclusive. Mas, tendo em vista a amplitude do saber humano não me parece absolutamente necessário.

Do contrário há a respeito diversas obras especializadas e escritas por autores até certo ponto imparciais como Hume, Challaye, Jurji, Eliade, Saurat, Reinach, etc

Cf Abbé Esslinger "Entretenimentos familiares de um ministro protestante convertido..." Paris Gaume frerés 1840 p 29 sgs

Protestante: Poderia eu aplicar as mesmas palavras a Ortodoxia ou aos Catolicismos?

Ortodoxo: Lamentavelmente não.

Protestante: E por que?

Ortodoxo: Porque aquele que protesta, naturalmente que protesta contra algo. E, diante disto, para bem protestar deve conhecer bem o objeto de seu protesto. Uma vez que o protestantismo é uma negação da Ortodoxia ou dos Catolicismos, o protestante esta obrigado a conhecer aquilo que nega sob pena de nega-lo infundadamente.

Protestante: De modo que estou obrigado a estudar e a conhecer o Catolicismo?

Ortodoxo: Obriga-o a honestidade. Afinal como repudiar ou negar o que ignoramos ou conhecemos apenas superficialmente? Para bem negar ou protestar urge, antes de tudo, bem conhecer.

Protestante: Eis algo a respeito de que preciso refletir.

Ortodoxo: Você é que faz galas de protestar contra a fé que eu professo. Estou aqui muito bem seguro indo a missa, lendo o catecismo e buscando bem viver minha religião, ai você me aparece com uma Bíblia nas mãos clamando que tudo quanto creio esta errado....

Caso você protestasse contra os bens que possuo, minha residência, meu automóvel, etc não me seria defeso interroga-lo sobre os motivos que levam-no a faze-lo???

Protestante: Parece-me que sim.

Ortodoxo: Caso você questionasse os direitos cívis a que faço jus e as garantias pessoais a que tenho direito não me seria defeso interroga-lo a respeito das razões que o animam???

Protestante: Penso que não haja qualquer dúvida a respeito.

Ortodoxo: Da mesma maneira se você protesta contra a fé que professo sou plenamente autorizado a perguntar por que e não creio que possa ser capaz de responde-lo ao menos que a conheça muito bem. Assim se repudia minha fé e clama contra ela após te-la estudado detidamente sou inclinado a ouvir-te e a dialogar contigo, agora se repudiaste minha fé sem prévio conhecimento não posso deixar de encarar-te como um leviano!


A ortodoxia, por sinal, pede apenas isto, como já dizia Tertuliano: Ser conhecida.

Alias bom amigo, que vem a ser um protestante?

Protestante: Protestante é aquele que protesta ou que se opõem a algo.

Ortodoxo: Excelente. Agora responda-me mais uma coisa: Que é que leva um homem sábio e judicioso a protestar???? Poderia ele protestar contra algo bom ou indiferente?

Protestante: Parece-me que o homem judicioso e sábio só pode protestar contra o mal.

Ortodoxo: Logo se protestais contra a Ortodoxia é porque a tendes em conta de má???

Protestante: ........

Ortodoxo: Assim, se desejais julgar o Catolicismo, estais obrigados antes, a conhece-lo. Porque protestais, julgais, condenais e não é possível faze-lo sem prévio conhecimento de causa.

Se tendes o direito de julgar a Ortodoxia, ela, como qualquer, réu tem o direito de ser ouvida! Podeis julgar e condenar o Catolicismo. Mas não se ouvi-lo ou se conhece-lo. Do contrário vocês protestantes estariam procedendo exatamente como os antigos imperadores da Roma pagã, que condenavam a igreja, os bispos e os mártires pelo 'ouvir dizer'.... E por isso julgavam tão mal. Caso vocês protestantes e sectários desejem julgar com retidão e propriedade estão obrigados a conhecer nossa religião e doutrina!!! Para os que protestam contra a igreja antiga tal conhecimento equivale a um dever, a uma obrigação, a uma tarefa necessária.



Nenhum comentário: