Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de maio de 2016

LIVRO PRIMEIRO - Capítulo III: Divisões a respeito da Divindade de Jesus

Neste artigo o leitor diligente encontrará os seguintes tópicos:
  1. Cristianismo aniquilado
  2. Bebendo do próprio veneno
  3. A brecha do ceticismo
  4. Os roteiros do neo arianismo
  5. Cellarius
  6. Davi Ferenc
  7. Sylvius
  8. Glyrius
  9. Neuser
  10. Miguel Servet
  11. Ah se não fosse o braço secular
  12. Determinado a levar a reforma adiante
  13. Deus e nada mais!
  14. Uma reforma desconhecida.
  15. Como os luteranos e calvinistas tratavam seus irmãos unitários
  16. O unitarismo na Inglaterra
  17. Mais seitas...
  18. As testemunhas de Jeová
  19. Inserindo-se no protestantismo histórico
  20. Era Melanchton ariano?
  21. Os dois catecismos dos calvinistas...




Descrevamos agora as discussões suscitadas pelos reformadores em torno do dogma basilar do Cristianismo, isto é, a divindade de Cristo.

Ficará desde já demonstrada com suficiente clareza a relação existente entre a prática do livre exame e 



A RESSURREIÇÃO DO ARIANISMO

O LIVRE EXAME COMO PROMOTOR DO ARIANISMO!!!






CRISTIANISMO ANIQUILADO!


Segundo os catecismos ortodoxo, romano e anglicano, a Doutrina da Santa e Indivisível Trindade - com os corolários da Encarnação e da Divindade de Cristo - constitui o fundamento supremo de nossa fé na medida em que revela-nos a natureza mesma de Deus, QUE É O FIM ÚLTIMO DO CONHECIMENTO RELIGIOSO!

Portanto que respeito mereceria um sistema religioso qualquer que por séculos a fio estivesse cabalmente equivocado a respeito desta doutrina absolutamente fundamental ensinando delírios supersticiosos e grotescos a respeito da natureza divina??? 

Em que momento consideráveis parcelas do Hinduísmo, Budismo, Zoroastrismo, Judaísmo ou Islamismo reconheceram e/ou proclamaram que tais sistemas religiosos estivessem equivocados a respeito da natureza divina????

O PROTESTANTISMO NO ENTANTO MANIFESTOU-SE EXATAMENTE COM ESTE PROPÓSITO MALIGNO: DESMORALIZAR POR COMPLETO A REVELAÇÃO CRISTÃ... A RELIGIÃO, A IGREJA, A FÉ...

POIS PARTE DOS LIVRE EXAMINADORES CHEGOU A CONCEBER QUE DURANTE MAIS DE MIL ANOS IGNOROU O CRISTIANISMO A VERDADEIRA DOUTRINA DA NATUREZA DIVINA. MANTIDA FIELMENTE PELOS JUDEUS E MUÇULMANOS SEM A ASSISTÊNCIA DE JESUS CRISTO!!!!???!!!

Diante disto que fica sobrando da Revelação Cristã???


Se o Cristianismo falhou a respeito da primeira verdade como admitir que não tenha falhado como um todo???

Agora se falhou o Cristianismo como um todo, como considera-lo como divino ou Revelado???

Como admitir que o Cristianismo equivocou-se a respeito da natureza divina e permanecer Cristão????


Percebe o amigo leitor que não nos faltam razões ou motivos para alegar que o protestantismo - com sua ideia fixa em torno da apostasia da Igreja antiga - lançou a Sociedade Ocidental nos braços da incredulidade, do materialismo e do ateísmo??? Do que resulta uma crise de identidade e a aniquilação de seus fundamentos mais profundos. Cf Chr Dawson

Prossigamos no entanto...



BEBENDO DO PRÓPRIO VENENO


É fato demasiado sabido que os Calvinistas não só apresentam-se como Trinitarianos, como mostram grande zelo por esta doutrina, negando o título de protestantes - como vimos no diálogo acima - a tantos quantos, dentre seus companheiros livre exaministas, ousem po-la em dúvida. E tem-nos na conta de heréticos, e de transviados, e de corruptores, e de apóstatas encarando-os do mesmo modo como nós episcopais  encaramos a eles calvinistas  por terem repudiado a sucessão apostólica, o livre arbítrio, o miron, a evkelaion, o sacrífico da missa, a comunhão dos santos, as orações pelos falecidos, e outros tantos mistérios da fé imaculada e pura, etc

Nós ortodoxos no entanto negamos resolutamente o simples pensamento de que 'A Igreja possa ser julgada pelas escrituras' (John Wesley). Nosso juízo a respeito da Igreja romana não é bíblico mas antes de tudo Histórico, e pautado na tradição.

Eles no entanto tudo remetem a escritura ou ao 'juízo da escritura' querendo com isso significar o juízo humano daquele que lê a escritura. 

Sendo assim, não lhes é defeso imitar-nos, e protestar diante do juízo a que suas próprias seitas são diariamente arrastadas pelos sabatistas, jeovistas, cristadelfos, etc e outros livre examinadores. 

Que protestem contra a tradição e contra a História, compreendemos, agora que protestem contra o livre exame é pura desonestidade.

Admitido o juízo ou exame num ponto, há que admiti-lo - forçosamente - em todos os outros... Pelo simples fato de que doutrinas devem ceder a princípios gerais.

O exame bíblico deverá ser completo, abarcando todas as doutrinas ou dogmas do Cristianismo ou reconhecido como inviável. Nem mais nem menos! E nem podemos pensar que possa ser bom para a salvação ou o livre arbítrio e mau para a Santa Trindade...

Declarar que a mesma igreja que falhou num ponto não possa ter sido infiel em outro é pura e simples desonestidade, ou cremos que pela proteção divina tenha acertado em absolutamente tudo ou supomos ao menos que possa ter errado em absolutamente tudo...


Afinal da assistência de um ser Perfeito deve resultar a perfeição absoluta. 

Como da imperfeição humana possam resultar danos bastante amplos.

Nada mais gostoso do que testemunhar luteranos e calvinistas sendo levados a barra da escritura e postos ao pelourinho do exame por seus próprios confrades...

Afinal se é lícito aos luteranos e calvinistas exercer juízo sobre nossas igrejas apostólicas, a respeito dos santos mistérios, acusa-las de infidelidade e desmoraliza-las ao máximo por que não seria licito aos bravos unitários imitar o proceder deles e, assim sendo, exercer juízo a respeito da natureza divina??? 

Do contrário a quem caberá a graça de fixar os limites da examinação traçando um círculo em torno desta ou daquela doutrina como Popilius Laenas em torno de Antioco??? Quem ousará declarar em nome do protestantismo: daqui não passaras??? Este é nosso Rubicão! Não iras além! ou ainda 'Aqui a monstros'???

Grosso modo a Trindade divina sequer foi inserida nos cinco 'Solas' mas, ao que parece, substituída pela soberania do Livro. 

Aqui a Bíblia tomou o lugar da Santa e indivisível Trindade.

Aqui é a Trindade, ou seja, Deus mesmo, que depende do livro e não o livro que depende de Deus.

Aqui a primazia cabe a Escritura, que é princípio indubitável e não a natureza  divina!

A nós nos parece que o protestantismo inverteu a ordem divina das coisas dando mais valor a um livro do que a afirmação da natureza divina.

Aqui já não partimos da Trindade, a respeito da qual não há dúvida alguma, mas do livro.

É a bibliolatria. 

Os protestantes são idolatras e seu ídolo a Bíblia.

Afinal se não creem na Igreja fundada pelo Cristo como haveriam de crer firmemente no Deus apresentado por ela?

Se duvidaram da Igreja antiga e apostólica como poderiam deixar de duvidar da Trindade por ela afirmada????

Assim por terem duvidado da Igreja vieram a duvidar da Trindade.


Como por terem duvidado da presença de Jesus na Eucaristia viram a duvidar da divindade de Cristo...

Pois como haveria alguém de crer que Jesus esta presente no Sacramento sem concluir por sua divindade????


Eis porque - segundo a teoria protestante - a Natureza divina não só pode como até deve deve ser julgava pelo livro ou melhor pelos leitores, interpretes e examinadores do livro. E cada um vai lá buscar seu deus!!! Abandonando ao único Deus Revelado!!!

Pois embora asseverem que o livro julga sabemos que são eles mesmos - com suas mentes carnais, grosseiras e falíveis - que julgam o livro e através dele Deus, a igreja, a Eucaristia e tudo quanto seja celestial e divino. 

É o domínio e império dos juízos humanos... E este exame ficaria sempre incompleto caso a Trindade não fosse incluída.

Livre exame é arresto que atinge todos os mistérios da Lei de Jesus Cristo! Sem que qualquer um deles possa ser excluído.


Temos aqui triunfo completo e cabal do antropocentrismo instalado no santuário da religião cristã como um câncer enquistado num corpo vivo.

Bateria após bateria os mistérios divinos da igreja foram sendo abatidos até que o Cristianismo arruinou-se como um todo e veio abaixo.






Importa que os unitários julgam Deus por um livro incapaz de julgar a si mesmo ou melhor julgam o livro e através do livro o próprio Deus ou a essência divina... No protestantismo o supremo e último critério é o julgamento humano...

Foi juízo mau e pernicioso desde o princípio.

Juízo ímpio por ter excluído as obras e a ética da salvação. Juízo ímpio por ter compreendido mal o sentido do Batismo infantil. Juízo pernicioso quanto o Sacramento eucarístico.... e Juízo irreverente sobre Deus!!! JUÍZO EQUIVOCADO DO COMEÇO AO FIM!!!



PROTESTANTES SIM!!!

E - como já dissemos (mas convém repetir!) - sendo, como são Biblicistas e Livre exaministas, todos os sectários merecem ser contados legitimamente entre os protestantes.

Pois aderem aos mesmos princípios e não a princípios distintos. 


Assim o método que empregam é legitimamente protestante, tendo sido cuspido e escarrado por Lutero ou Wicliff e não pelos apóstolos, mártires e padres de outrora fiéis ao padrão divino da autoridade e da tradição, fundamento estável da doutrina nicena ou atanasiana!

Afinal quem examina as escrituras com o intuito de julgar a igreja e a doutrina senão os protestantes? 

Os ortodoxos? Os romanos? Os anglicanos? 

SE MAMAM SÃO MAMÍFEROS, se voam são voláteis, se nadam são aquáticos, se exercem livre exame e recorrem a Bíblia apenas são necessariamente protestantes!

De fato David Ferenc assim se expressa: "Eu tomei a verdade DA ESCRITURA no entanto meus adversários desdenharam-na." Ur-Rahim in 'Jesus, um profeta do islão' Lisboa, Al furqan, 1995 p 131

Tantos quantos põe a prova o anuncio da Igreja historicamente fundada por Jesus Cristoreceberam sua dúvida, incredulidade e ceticismo originais do Dr Martinho Lutero não dos apóstolos por via da tradição.

Do contrário acreditariam como nós: Que Deus sustentaria, conservaria e manteria fielmente a igreja que dignou-se a fundar.

Duvidando disto é natural que passem a duvidar de absolutamente tudo como de fato duvidam.

E já não se pode conter a dúvida ou mante-la isolada numa redoma...

O mesmo símbolo que declara: 'Gerado e não feito' declara logo em seguida: "Creio na Igreja, Una, Santa, Católica e Apostólica". Como duvidar de uma coisa sem duvidar da outra e descrer de tudo???

Falhando a fé neste ponto, que concerne a Igreja, é perfeitamente compreensível que falhe em todos os demais pontos - afirmados pela igreja - e que passe a duvidar de absolutamente tudo até lançar fora o Cristianismo. 


Primeiro nossos protestantes, com Lutero, lançaram dúvidas sobre a Igreja para. Quase que de imediato seus sucessores Th Muntzer e F Mainz emitiram duvidas sobre a validade do Batismo tradicional. Zwinglio e P Martir continuadores destes questionaram a presença do Senhor no Sacramento. Karlstadt impugnou o celibato, o cânon das escrituras, os sufrágios, as representações. Até que Servet e Socino conceberem sérias dúvidas sobre a Trindade ou seja sobre a natureza de Deus. Uma dúvida pariu a outra, e assim chegamos a incredulidade plena.

Pois não vale a pena pertencer a um sistema que de equivoco em equivoco perdeu todo conteúdo sagrado e sobrenatural e menos ainda gastar tempo em reformar-lo.


Como poderiam os homens sair-se melhor do que o Deus Jesus Cristo???

Como poderiam os reformadores ter mais sorte do que os apóstolos???

Como poderia a nova igreja fragmentada em seitas ser superior a antiga com sua uniformidade????

Admitidos os pressupostos do protestantismo com relação a igreja antiga há que se desesperar por completo do Cristianismo.

Nem haveremos de esperar numa nova religião, fundamentada em novos princípios e receptáculo de novos dogmas.

Professaremos o Cristianismo antigo sem dele duvidar ou nada professaremos.





A BRECHA DO CETICISMO!!!



Cabe aqui a formosa sentença de Royer Collard: "Basta que abramos uma fresta ao ceticismo para que ele ser converta logo em dono da casa."

Outro não é o Senhor do protestantismo que o ceticismo cujos domínios estendem-se Do domingo a Trindade passando pela imortalidade da alma e pelo Batismo infantil... O PROTESTANTISMO FOI E AINDA É UMA SUCESSÃO DE FRESTAS OU BRECHAS ACOMETIDAS NA MURALHA SAGRADA DA REVELAÇÃO DIVINA. 

ESTA BRECHA SERÁ LACRADA OU O SANTUÁRIO FICARÁ COMPLETAMENTE ARRUINADO!!!


Nós Ortodoxos, conforme o método antigo, julgamos suficiente saber que tais e tais igrejas são de origem apostólica e damos a questão por encerrada, segundo a palavra da Escritura: DIZEI-O A IGREJA... ; e também: QUEM VOS OUVE A MIM É QUE OUVE, E QUEM VOS DESPREZA É A MIM QUE DESPREZA.; por fim: AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA. 

ADMITIDO QUE A IGREJA PROCEDA DE DEUS I É DE JESUS CRISTO NÃO PODEMOS CONCEBER QUE SEJA FALÍVEL OU CORRUPTA. Não podemos duvidar de sua autoridade e missão. Não podemos deixar de aceitar seu testemunho doutrinal.

Nós não somos dos céticos, dos incrédulos e dos duvidosos, mas filhos da fé e guardamos as palavras de Jesus Cristo... Não pertencemos a estirpe dos que fingem crer ou dos que creem pela metade. Nós lemos no Evangelho e com a Virgem Santa dizemos: Faça-se sempre Senhor a tua Santa vontade! Amém... 

Os que provam a igreja histórica, fundada pelo Senhor merecem ser contados entre os céticos, incrédulos e apóstatas, PAGÃOS E PUBLICANOS, sobre os quais esta escrito: Apartai-vos de mim obreiros da iniquidade. Não é sem razão que o livro sagrado descreve a Igreja como sendo esteio e a coluna da verdade.

A Igreja é o esteio e a coluna da verdade e não a escritura. 

A escritura foi feita pela Igreja e para a igreja.

Pertence a Igreja e apenas a Igreja conhece seu legítimo sentido.



Ficando com a Igreja honramos a escritura que foi produzida na Igreja, pela Igreja e para a Igreja. 

Questionando a Igreja de Jesus Cristo desonramos primeiramente a razão e em seguida a escritura. Pois ela testifica muito claramente que Jesus Cristo derramou seu sangue pela Igreja para fazer dela uma esposa sem ruga ou mancha, em tudo digna de sí.

Manifesta-se no entanto a verdade para que os incrédulos sejam confundidos em sua incredulidade... Segundo esta escrito: Confundirei o louco em sua loucura... e ao tolo com tolice replicarei.

 
E fique suficientemente demonstrado que não foi nestes últimos tempos que os protestantes aprenderam a julgar a Santa Trindade. A irreverência deles a respeito da natureza divina é multi secular...

O protestantismo falhou miseravelmente quanto a preservação do fundamento da fé i é da Crença na Divindade de Cristo e na Santa e divina Trindade favorecendo amplamente a ressurreição e reconstrução do arianismo hoje quiçá mais vivo do que nunca.

Diante de tanta miséria como poderia eu, atanasiano e trinitário, acreditar que a Revolução protestante, desguarnecendo tais verdades teria sido espiritualmente implementada pelo Cristo bendito ou pelo Deus Uno e Trino??? Como crer que Deus operou contra Deus tornando vulnerável a doutrina de Deus que é o fundamento da fé???? Como servindo de carona ao Unitarismo, ao monofisitismo, ao nestorianismo e ao docetismo poderia ser o protestantismo divino????


A mesma fé que me obriga a confessar: Creio na Trindade! Creio na Divindade e na humanidade do Unico Jesus Cristo obriga-me a proclamar: Duvido do protestantismo! Não, não creio no Biblismo e no livre examinismo! Não creio nesta mancebia de religião com ceticismo!



Os roteiros do neo arianismo



"Deus concedeu a Lutero e Zwinglio a honra de restaurar e reformas as doutrinas da justificação e da Eucaristia, NO ENTANTO FORAM MARTIN CELLARIUS, SERVETUS e Erasmo - informação errada - que pela primeira vez buscaram restabelecer o verdadeiro conhecimento sobre Deus e Cristo." Wallace, Robert; 'Antitrinitarin biography, Londres, 1850, I - 396







Em geral os advogados do protestantismo tupiniquim cuidam em apresentar o unitarismo ou o arianismo redivivo como criação do yankee Ch Tazel Russel insinuando capiciosamente que durante a vida dos profetas Lutero, Calvino e Zwinglio a natureza divina foi piedosamente respeitada... afinal era a idade áurea da nova fé... idade em que o espírito santo cochichava aos ouvidos dos santos de Wittemberg e de Genebra.

 A verdade no entanto é bem outra e certifica que a doutrina da Trindade foi atacada desde os primórdios da Reformação segundo a receita infalível do Livre exame.

O primeiro protestante a atacar o Dogma da Santa, Indivisível, gloriosa e sempiterna Trindade, foi Martin Borrhaus (Latim Martin Cellarius) - compadeça Deus de sua pobre alma! - que floresceu de 1499 a 1564.

Nascido em Stuttgard, Cellarius foi introduzido por seu amigo Melanchton entre os ouvintes do profeta Lutero. Cerca de 1521 Cellarius foi conquistado pelos anabatistas passando a acompanhar Felix Mainz em suas missões.  Já em 1527 (Strausborg)  - por instâncias de W. Capiton - ergueu-se contra a Natureza divina e publicou uma obra ímpia intitulada "De operibus Dei". Esta obra, e não o "De trinitatis erroribus libri septem" de Servet (1531) - é que marca o surgimento da literatura anti trinitariana.

A sentença segundo a qual: "Jesus Cristo é filho de Deus no mesmo sentido que todos os homens."

é de sua autoria!

Ele também foi o primeiro religioso moderno a ensinar que Jesus não passava de UM deus eleito ou constituído pelo Deus único e Supremo.






Um de seus ex companheiros de estudos na Wittemberg, o húngaro David Ferenc - 1510 a 1579 - uma espécie de Bispo calvinista da transilvania, após tomar conhecimento da referida obra (De operibus Dei) passou a nutrir fortes dúvidas a respeito da Trindade divina. Impulsionado por tais dúvidas, Ferenc, poz-se a examinar as Escrituras com o intuito de certificar-se a respeito da divindade do Espírito Santo.

Apesar da tão decantada 'clareza meridiana da Bíblia' em matéria de fé, nosso homem concluiu que o espirito santo sequer era uma pessoa, fazendo-se macedoniano; para concluir - pouco tempo depois - que não havia quaisquer vestígios da crença na Trindade nos livros Santos. Consequentemente rompeu Ferenc com seus correligionários calvinistas e constitui-se 'Bispo' unitário chegando a compor e a editar mais de uma dúzia de livros anti trinitarianos.

No fim de seus dias Ferenc chegou a conclusão de que o simples ato de orar a Jesus Cristo não passava de vil idolatria pagã. Esta posição extremada apartou-o dos próprios unitários e fez com que Stephanos Barthory mandasse aprisiona-lo no Castelo de Deva sob a acusação de blasfêmia e de heresia e ali veio a perecer.

São suas estas palavras: "Convertestes a luz em trevas ao dividir o Pai Celestial em três e o Cristo em dois!" Ur-Rahim id 131

Temos evidência de que este homem tenha sido influenciado pela infidelidade dos muçulmano: "O Alcorão declara com razão que Jesus é inapto para socorrer aqueles que o adoram, pois estariam a toma-lo por deus em oposição aos ensinamentos dele... por isso são merecedores de culpa todos aqueles que ensinam ser lícito adorar e INVOCAR Jesus, tendo ensinado ele que apenas o Pai deve ser invocado... Deus não é triplo mas uno." Adrian Reland in 'Dialogos sobre os maometanos' 190

Que Cellarius e Ferenc tenham aprendido a livre examinar e a descrer com Lutero e Melanchton na Santa Wittemberga, testifica-o aquela que mereceu ser considerada a mestra da vida:

"Pertencia ao círculo de Lutero." testifica Popkin in 'Protestantes, Católicos e heréticos' vol IV p11 - vide também Laursen 'Os milenaristas'




A execução de Sylvius


Outro discípulo famoso de Cellarius foi um certo "Um certo Etienne Sylvius de Groningue, decapitado em Heidelberg." pelos luteranos (Ur-Rahim Id 128)... Luterano desde 1559 foi elevado a dignidade de PASTOR (de Calw) no ano seguinte. Foi quando tornou-se amigo de Cellarius e passou a acalentar séria dúvidas sobre o mistério.

Passados alguns anos no entanto nosso homem foi convidado a refutar as obras anti trinitárias de Blandrata. sendo assim recorreu de imediato aos préstimos do hebraísta  Emmanuel Tremellius, tendo em vista demonstrar que a doutrina Cristã da Santa Trindade deitava raízes no antigo testamento. Tremellius no entanto, concedeu que Blandrata estava certo e que não havia qualquer alusão a Trindade no Antigo Testamento.

Diante disto a ímpia doutrina calvinista da Bíblia una consolidou suas incertezas e fe-lo descambar duma vez no Unitarismo. Em favor do qual escreveu um panfleto intitulado: "Contra a idolatria da Trindade e reino do anti Cristo." (1570).

Já seu companheiro Mathias Vehe 'Glirius'  foi posto a ferros, antes porém havia ABRAÇADO O JUDAISMO, declarado que o Novo Testamento, NÃO CONSTITUI MATÉRIA DE REVELAÇÃO DIVINA e proclamado a restauração do Sábado!!!

Vehe havia sido aluno de David Chytraeus o qual como sabemos fora aluno de Ph Melanchton, o 'braço direito' de Martinho Lutero; E TEMOS AQUI A A SUCESSÃO DA APOSTASIA.

Os luteranos fizeram prende-lo sob a acusação de calvinismo. Pouco tempo depois, após a adoção da fé calvinista, tornou-se diácono em Kaiserslautern. Preso novamente, como já dissemos, em 1589 veio a morrer na prisão.

Deste grupo fazia parte Adam Neuser,  pastor e lente em Heildelberg, ele estava ligado a Erasto e aos luteranos ortodoxos ou antinominiastas. O azedume provocado por tais controvérsias minou-lhe por completo a fé a ponto de tecer severas críticas a doutrina da Trindade e chamar o Sultão dos turcos a Alemanha. Disto resultou sua prisão.

Da qual evadiu-se, passando ao império turco e abraçando o islã.

Temos aqui o registro de sua apostasia:

""Eu, Adam Neuser, um cristão nascido na Alemanha e ELEVADO A DIGNIDADE DE PASTOR EM HEIDELBERG, cidade onde encontram-se os homens mais instruídos da Alemanha, busco refúgio junto a vossa majestade e com submissão profunda vos conjuro pelo amor a Deus e seu Profeta - paz com ele - para receber-me no número de vossos súditos e do povo que acredita em Deus. Pois pela graça do Deus Onipotente, eu vejo, e sei, e eu creio com todo o meu coração que a Doutrina e religião professada por vós é pura, santa e agradável a Deus. 

Disto convencido firmemente arretiro-me dentre os cristãos idólatras o que bem fará a causa desta verdade SABENDO QUE MUITOS HOMENS SÁBIOS E CONSIDERADOS PARTILHAM DOS MESMOS SENTIMENTOS QUE EU....

Assim, sendo promovido à dignidade de PASTOR na famosa Universidade de Heidelberg pelo Eleitor Palatino, que é, ao lado do Imperador, o príncipe mais poderoso da Alemanha, COMECEI A REFLETIR MADURAMENTE SOBRE AS DISPUTAS E DIVISÕES EXISTENTES NA NOSSA RELIGIÃO CRISTÃ - LEIA-SE PROTESTANTE!!!! - diante disto, PRINCIPIEI POR APARTAR-ME DE TODOS OS MESTRES E DOUTORES QUE ESCREVERAM E ENSINARAM DEPOIS DOS TEMPOS DO PROFETA JESUS, GUIANDO-ME EXCLUSIVAMENTE PELOS LIVROS DE MOISÉS E O EVANGELHO... assim compuz um libro destinado a provar que a doutrina de Jesus NÃO CONSISTIA EM AFIRMAR-SE COMO DEUS, COMO OS CRISTÃOS ERRONEAMENTE SUPÕEM, MAS QUE EXISTE APENAS UM DEUS SEM QUALQUER FILHO... AFINAL PORQUE DEVERIA EU ASSOCIAR A DEUS OUTRO SER??? MOISÉS PROIBIU-O E JESUS JAMAIS ENSINOU-O... CONCLUI QUE NADA HÁ DE BOM OU PURO NO CRISTIANISMO, QUE ALI TUDO É FALSO E QUE SUAS DOUTRINAS PERVERTERAM OS ESCRITOS DE MOISÉS E O EVANGELHO... ASSIM A DOUTRINA DE JESUS CONCORDA COM A DE MOISÉS E A DE MAOMÉ... e se A PALAVRA DE DEUS FOSSE CORRETAMENTE INTERPRETADA NÃO HAVERIA QUALQUER DIFERENÇA (!!!) ENTRE JUDEUS, CRISTÃOS E TURCOS.,."

Até aqui a súplica do Pastor Neuser apud Ur-Rahim p 125 e sgs 

Onde refere explicitamente as controvérsias religiosas suscitadas pelo livre exame entre os protestantes, ao Biblismo e ao exame particular. 

Antes de abjurar Neuser  havia ganho para o unitarismo um certo Jean Mathieu de Smalcade, o qual repudiava com não menos veemência o pedobatismo... Em seu opusculo contra o Batismo infantil este homem aclamou Servet como mártir cristianíssimo e alegou que sua causa era das mais nobres uma vez que "NA UNIDADE DIVINA NÃO PODE HAVER ESPAÇO PARA QUALQUER TIPO DE DISTINÇÃO ENTRE PESSOAS."

Mais tarde, apos ter sido'Gentilmente' reconciliado pelos Luteranos ortodoxos, o mesmo Mathieu caracterizou o calvinismo como UMA TEORIA QUE CONDUZ DIRETAMENTE AO ARIANISMO.

Ainda segundo ele  "O ódio as doutrinas de Zwinglio e Calvino constituiam o melhor remédio contra a teoria blasfema dos arianos." Abrnung vor dem gift der calvinischen sakramentschwarmerei. Wittembergae 1582 > II,06

Já em 1529 durante o colóquio de Marbug, Melanchton acusou genericamente os suíços de terem formulado uma proposição inexata a respeito da Trindade divina. Zwinglio e os seus justificaram-se de pronto, sem no entanto terem negado a possibilidade de que algum dos companheiros tivesse tido a audácia de registra-la. A Ruchat p 461 483 Vita

Vejamos agora quem foram os mestres de outro anti trinitário bastante famoso, o espanhol Miguel Servet.



 

Um dos primeiros a erguerem-se contra a natureza divina foi o médico aragonês Miguel Servet, que referiu-se a ela como a uma 'iniquidade triangular' ou a um 'Cérbero de três cabeças'.








"A doutrina da Trindade - assevera Servet - é irracional e POR ISSO QUE NÃO É ENCONTRADA NA ESCRITURA SAGRADA ela foi forjada pela filosofia grega. Eis porque somos injuriados pelos judeus e maometanos."  De Trinitatis erroribus I

E noutro passo: "Se crês na falsidade da igreja romana, DEVES CRER IGUALMENTE QUE O BATISMO INFANTIL E A TRINDADE SÃO DOGMAS SATÂNICOS." Ep a Calvinii

Lamentavelmente Servet não foi capaz de perceber a doutrina da Trindade na Bíblia, apesar de sua tão alardeada clareza...  Talvez Servet desejasse apenas manipular a escritura e obscurecer a verdade, a escritura no entanto que fez??? Nada, pois um livro jamais será capaz de defender a sí mesmo...

Toda cena é prenhe de significados.


Pois estamos diante dum médico espanhol e dum jurista francês - AMBOS POLIGLOTAS! - debruçando-se sobre o Livro sagrado com o intuito de investigar o fundamento da fé ou seja, a natureza de Deus. E APESAR DA SINCERIDADE QUE ANIMAVA UM E OUTRO, AS CONCLUSÕES SÃO DIAMETRALMENTE OPOSTAS, contraditórias, antagônicas! UM ESTA CONVENCIDO DE DAR ALI COM A DOUTRINA DA TRINDADE ENQUANTO QUE O OUTRO NÃO ENXERGA TRINDADE ALGUMA NO LIVRO...


Ficasse semelhante discussão reservada a homens tão aptos quanto eles, já seria péssimo... acontece que tanto Servet quanto Calvino acreditavam e ensinavam que o significado da Escritura era tão claro quanto o sol ao meio dia... e, CONSEQUENTEMENTE: que qualquer pessoa tinha o direito de julga-la ou de interpreta-la: o padeiro, o tecelão, o merceeiro, o aguadeiro e tantos quantos nada sabiam de aramaico, grego, latim, etc


Aqui o problema não é de doutrina - concernente a Trindade - mas como já dissemos, de método, relativo a viabilidade de qualquer pessoa despreparada examinar as Escrituras e delas extrair seu próprio credo em oposição ao credo ensinado pela Igreja...


Num  só instante M Calvino foi capaz de apreender duas grandes lições:



  • Que a Bíblia não era assim um livro tão fácil de se compreender
  • Que se o exemplo de Servet fosse absorvido pelo povo haveriam tantas seitas quanto cabeças. Destarte sua monarquia espiritual estaria ameaçada... Como renunciar oficialmente ao livre exame não era recomendável, fazia-se mister silenciar o 'espanhol petulante'

Sentindo-se ameaçado em suas prerrogativas 'eclesiásticas' Calvino não perdeu tempo e fez logo torrar o pobre Servet a lenha verde. O unitarismo é que não foi torrado, sobrevivendo até hoje; sempre a expensas do livre exame... ou como costumamos dizer levado a reboque ou a cacunda...

Já fizemos observar que não foi de seus progenitores - que eram papistas devotos e haviam-no destinado ao sacerdócio - que Servet recebeu a doutrina ariana...

Então de quem a teria recebido antes de comunica-la a seus sucessores?

Qual a fonte ou veículo de Servet?

Com quem aprendeu? A quem ouviu?? Quem foram seus mestres e instrutores????

Donde extraiu seu unitarismo? E como???






Segundo lemos em seus biógrafos: No ano de 1530, Miguel Servet, como fâmulo de D Juan Quintana, assistiu a Dieta de Augsburgo, ocasião em que Ph Melanchton apresentou sua famosa confissão de fé ao imperador Carlos V. Na mesma ocasião Servet foi ter com Melanchton e os luteranos para conhecer tanto mais de perto os princípios protestantes, dentre os quais o biblismo e a metodologia livre examinista... Servet deve ter ficado bastante impressionado com aqueles homens que em nome do livro ou melhor da idéia que faziam do livro resistiam ao Imperador e ao Papa...

Mais tarde, quando em nome do mesmo livro - ou melhor, da idéia que ele, Servet, acalentaba a respeito do livro - o médico espanhol  ousou resistir a autoridade do Papa genebrino, esta resistência titânica, advinda do 'sagrado princípio' do livre exame, ser-lhe-a fatal! Já então podia Calvino, recorrer sem maiores cerimônias ao 'odioso' argumento da autoridade descartado por Lutero. Mesmo porque, a nova igreja, já estava consolidada.




Posteriormente Servet foi ter com o ilustre Dr Oecolampadius - uma da maiores glórias cooptadas por Lutero - para certificar-se quanto aos princípios basilares da nova fé. Desde então começou a investigar e a perquirir a respeito da natureza divina e a ensaiar algumas dúvidas a respeito da Santa Trindade...

Estamos pois autorizados e perfeitamente autorizados a classificar Miguel Servet como púpilo e herdeiro de Oecolampadio e de Melanchton, os quais receberam seus princípios do Sr Martinho Lutero, de Eisleben... Foi com eles que Servet aprendeu a julgar a Igreja, que a fé obscurecera; que a tradição era um lixo, que o exame particular da Bíblia equivalia ao restabelecimento da verdade, etc

A 'galinha' não fora a Espanha como queria Zanchius, mas a Wittemberga ou melhor a Alemanha. Ela pôs o OVO DO ARIANISMO. Servet e os da Itália limitaram-se a choca-lo!!!

Tal e qual Muntzer - outro tonto vitimado pelo canto da sereia luterana - Servet persuadiu a sí mesmo de que havia sido o único homem, desde a idade apostólica, a apreender o verdadeiro significado da Escritura, a perceber o abismo em que a Cristandade havia tombado e a estar apto para reforma-la completando assim a obra do profeta Lutero!

Tal e qual Karlstadt, Munzer, Zwinglio, Smith, Withe, Russel, Pharran. Vieira Ferreira... Servet julgou ter topado com o 'elo perdido' da divida Revelação... e crendo-se especial aspirou doutrinar ou dar lições a Mestre João Calvino.



Ah se não fosse o braço secular!


Acontece que Lutero, Calvino e Zwinglio possuíam archotes e espadas COM QUE DEMONSTRAR A VERDADE DE SUAS OPINIÕES. Tanto pior para Karlstadt, Munzer, Servet, Gentile, Ochino, e outros tantos livre exaministas que por não contarem com tais adjutórios terminaram seus dias na fogueira, no cadafalso ou na miséria mais aviltante... 

Na verdade quem obteve a vitória não foi o melhor ou o mais aparelhado dos eruditos bíblicos mas o exame apoiado pelo braço secular ou pela potestade dos princípes. Em último caso os senhores feudais ou o senado da cidade é quer JULGAVAM o julgamento dos reformadores e impunham certa uniformidade credal condenando e suprimindo das interpretações marginais... embora nada soubesse de Bíblia e buscassem apenas seus interesses. Onde o consumo de peixe trazia lucro abençoavam o jejum quaresmal e mandavam encontrar algum texto favorável a ele nas Escrituras, já onde o consumo de peixe ameaçava o mercado de carne mandavam abolir o jejum quaresmal como supersticioso em nome da mesma escritura... TAL O PROCEDIMENTO DOS REIS E PRÍNCIPES QUE PROMOVERAM A DITA REFORMAÇÃO.

TAL E QUAL O MAOMETISMO É A ORTODOXIA PROTESTANTE FILHA LEGÍTIMA DA ESPADA ou do poder secular.

O erro capital de Servet foi justamente tocar - com o livre exame - o que protestante algum havia ousado tocar até então e chegar onde ninguém havia chegado: a doutrina da divindade...

Espertos como eram os reformadores foram capazes de inferir quais seriam as consequências caso o Bom povo fosse informado de que a Cristandade ou a Igreja errara assim tão feio a respeito da natureza divina. E eles bem podiam recear uma epidemia de judaismo ou islamismo. POR ISSO, AO MENOS NESTE PONTO - incoerentemente alias - OPTARAM POR CONSERVAR OBSTINADAMENTE A FÉ DA IGREJA ANTIGA EM DETRIMENTO DAS EXIGÊNCIAS DO LIVRE EXAMINISMO!




DETERMINADO A LEVAR A REFORMA ADIANTE!


Assim, tendo ultrapassado as colunas de Hércules da ortodoxia protestante E 'MEXIDO EM VESPEIRO' teve Servet de pagar alto preço por uma loucura que não havia inventado. Os pioneiros e aqueles procuram viver segundo determinado padrão de coerência expõem-se amiúde a um sem número de contrariedades e dissabores. Servet levara o biblismo e o livre examinismo muito a sério... demasiadamente a sério... pateticamente a sério... e por isso teve de ser imolado. Era, sem o saber, um homem muito perigoso.

Os papistas por sinal, já estavam de atalaia, aguardando o momento mais oportuno para estabelecer - e por sinal com plena razão! - a relação existente entre o livre examinismo e o ceticismo, a ponto de, ao menos remotamente, conduzir a Sociedade ao ateísmo. Os protestantes a seu tempo esforçavam-se ao máximo para não lhes conceder tal oportunidade, de modo que qualquer ocasião escandalosa punha-os em estado de choque!

Afinal, como já fizemos observar o exame particular estava já a conduzir uns ao judaísmo, outros ao islã e não se sabia ainda em que direção soprariam os ventos no século seguinte...




DEUS E NADA MAIS!


Isto é tão certo que pelos idos de 1590 o ex anabatista e ex unitário N Bucella afirmou a existência de Deus apenas "Sem anjos, demônios, espíritos, sacramentos, festas, templos, ritos, cerimônias..."
Lutero havia começado pelas obras, em menos de cem anos, havia já quem tudo negasse, conservando apenas a existência de Deus... Percebam como foi rápido o curso do livre exame!

Como expunham os flancos do protestantismo a crítica ferina do episcopalismo Servet e seus unitários - Gentile, Sylvius, etc - tiveram de ser implacavelmente suprimidos. A ressurreição do arianismo testificava vigorosamente que o livre examinismo e o biblismo eram princípios corrosivos em termos de doutrina Cristã. Para que a honra do livre examinismo fosse lavada o neo arianismo devia ser aniquilado... Calvino teve o 'mérito' de chegar friamente a tal conclusão.

Era algo assim como esconder as fezes do gato debaixo do tapete!

Do contrário os Católicos principiariam a gritar e a dizer que crença alguma estava a salvo, face a nova lei e que o credo haveria de sossobrar como um todo... de doutrina a doutrina nada restaria do símbolo... tudo encaminhava o protestantismo neste sentido, então era melhor atalhar o passo com violência.

Fosse Servet o único ariano dentre a primeira geração de reformadores e reformados, os advogados da reforma teriam desculpa. No entanto, após Servet levantou-se uma hoste, uma horda, um exército de unitários, que renovou todos os erros - sepultados no pó do esquecimento a quase mil anos - e restabeleceu todas as opiniões, que no passado longevo, haviam sido responsáveis por tantas convulsões espirituais e sociais...

Posto no túmulo pelos Atanasios, Eusebios, Hilários, Gregórios, Diodoros, Basílios, Ambrósios, Agostinhos, etc eis que como Fênix ressurge o arianismo redivivo!!!




UMA REFORMA DESCONHECIDA!


Sem medo de errar podemos dizer que boa parte dos reformadores de origem Italiana e uma considerável parcela de reformadores hungaros e poloneses, ergueram novamente o estandarte de Ário, Aécio, Eunômio e cerraram fileiras em torno dele.

Dentre os anti-trinitarios italianos mais famosos convem salientar:

Nicholas Buccella afirmou ser Cristo um ser puramente humana, acrescentando que "Eu assim acredito firmado nas escrituras e não haverei de retratar-me porque elas são a palavra de Deus." Ep aos inquisidores. Mais uma vez a clareza meridiana das escrituras...

Francesco Della Sega, de Rovigo (1528 a 1565) Pertencia a seita dos anabatistas e assim se exprimiu a respeito do Senhor: "Reinará o Cristo até então, quando entregará o domínio a Deus seu Pai e justamente com seus membros e irmãos submeter-se-a ao Onipotente e assim haverá um só Deus pelos séculos dos séculos." 

Nicholas Paruta, médico e autor das obras intituladas "De trino et uno Deo, Theses" e "De Deo Iheova, disputationes" e cujos títulos dizem tudo...





Giorgio Blandrata, autor da "Falsa De vera et unius Dei Patris, et Filii Spiritus Sancti cognitione"



Bernardino Ochino, Despadrado de grande cultura, assestou seus disparos contra a Santíssima Trindade e a monogamia em seus "XXX Diálogos". Também compôs um 'Labirinto' no qual impugnou a falsa doutrina da predestinação, apesar da tão alentada clareza da escritura... Por fim H. Bullinger ordenou que se retirasse de Zurich, sem que pudessem valer-lhe as súplicas de Muralto. Faleceu literalmente na sarjeta após uma década de infortúnios e perseguições movidas por seus confrades livre exaministas.

Matteo Gribaldi Mofa (1506 a 1564). Jurista italiano. Tendo obtido um cargo na Universidade protestante da Tubinga iniciou ou poloneses Gonesius e Salecki na doutrina Unitária, a qual professara em Basiléia por instigação de Curio e do primeiro Socino. Quando Gonesius repudiou publicamente a doutrina da Santa Trindade - diante do sínodo Calvinista polonês, congregado em 1556 - tomou a decisão de passar a Berna, onde no ano seguinte foi processado sob a acusação de distribuir panfletos heréticos. Diante disto sua biblioteca na Tubinga foi revistada do que resultou ou achamento de dois manuscritos anti trinitários. Há evidências seguras de que seja o verdadeiro autor da 'Apologia pro Michaele Serveto' editada na Tubinga em 1556 sob o pseudonimo de Alphonsus Lyncurius.

Giovanni Paolo Alciati Della Motta 





Valentino Gentile. Supliciado em Berna - após um debate a respeito da Santa Trindade - por ordem de Th Beza, sucessor de João Calvino. Eis as palavras deste livre examinador: "Só o Pai é Deus em si mesmo, distinto das criaturas todas. O Filho sendo produzido por ele não é Deus em si mesmo." 





Jacob Acontius. Para o qual o dogma da Santíssima Trindade, não contava com qualquer apoio escriturístico.

Pietro Manelfi de São Vito, foi iniciado nas doutrinas luteranas por Ochino vindo a tornar-se PASTOR. Em 1549 foi rebatizado. Manelfi fez uma consultação em grande parte da Itália e parte da Suíça, indagando aos líderes e doutores anabatistas - em número de 60 - sobre a verdadeira natureza de Jesus Cristo e obtendo deles a seguinte resposta: "Jesus era um homem cheio da força de Deus.". Sabendo no entanto que parte da congregação relutava em aceitar tais doutrinas e que alguns por sinal, tendiam ao docetismo, desesperou do Biblismo e retornou a igreja romana.

Silvestro Teglio 

Antonio Rizzetto




Francesco Negri, que compôs uma sátira contra o livre arbitro.

Filippo Valentini

Giulio Gherlandi, púpilo de Nicolau de Alessandria, o que havia batizado a si mesmo...





Célio Secundo Curione Este principiou dizendo - como todos os protestantes - que 'A antiguidade e o acordo não excluem o erro e que somente as escrituras são infalíveis.' Firmado sob tais premissas nosso homem foi capaz de aderir facilmente ao anti trinatarismo de Gribaldi, embora fosse nicodemita assumido por temer que os papistas viessem a explorar as divisões surgidas no terreno da nossa reforma. Compôs ainda o 'De amplitude' destinado a combater a doutrina da predestinação que parte de seus confrades acreditava estar firmada na Bíblia. Isto porque, como alardeiam os protestantes, a Escritura se auto interpreta; imagina se ela não se interpretasse...

Lélio Socino.

Giovanni Batistta di Cetti






Fausto Socino. Este compôs um livro inteiro "De Scripturae sacrae" apresentando o princípio carunchoso do Biblismo como fundamento divino da fé Cristã.

Partindo daí certificou que a única adoração devida a Jesus Cristo era o amor, consentia no entanto que fosse permitido invoca-lo em nossas orações, embora Jesus fosse preexistente, mas criado como todos nós.

Graças a esta péssima teologia certo número de arianos convencionou passar ao judaísmo. Fausto foi ter com eles para exorta-los na qualidade de pastor... diante disto os judaizantes viraram-lhe as costas entre gargalhadas - tal e qual ele havia virado suas costas a Calvino, este a Lutero, e este a Tradição apostólica...- dizendo-lhe que não precisavam de qualquer pastor uma vez que SABIAM MUITO BEM LER A BÍBLIA!

Socino repudiou do mesmo modo a doutrina da imortalidade da alma e a necessidade do batismo, exceto para pagãos convertidos.

Com o intuito de impugnar a doutrina calvinista da predestinação - em seu 'Dialogo sobre a predestinação' - nosso homem acabou negando que Deus tenha conhecimento das ações livres de suas criaturas.

Por ai se vê até onde foi levado pelo método do livre exame...

Eis o que este transviado escreveu sobre nosso Jesus: "A opinião daqueles que atribuem divindade a Jesus não só é oposta a razão MAS TAMBÉM A SAGRADA ESCRITURA..." Reland id 

E Tolland em seu nome: "Os socianos e unitários declaram que os gentios introduziram seu politeísmo no corpo do Cristianismo e assim a divinização do homem morto. Mantiveram o nome de Cristianismo mas alteraram sua forma de modo que servisse a seus interesses e negócios E ANEXARAM-LHE AS OPINIÕES E COSTUMES DO TEMPO." in 'The nazarens'

Giovanni Michelle Brutus. Historiador e amigo de Socino. Abjurou em 1585 retornando a igreja romana. 

Giacomo Paleologo O qual recusou a Jesus Cristo todo e qualquer tipo de adoração, externa e interna, denunciando o abominável idolatria cristã nos mesmos termos que qualquer judeu ou muçulmano...





Simone Pedro Simone. Este tendo nascido papista, passou primeiramente ao calvinismo, em seguida ao luteranismo, posteriormente ao unitarismo; até retornar a Igreja de Roma.

Renato Camillo. Este além de repudiar a divindade de Cristo e a imortalidade da alma, asseverou que Cristo foi pecaminosamente concebido e que se desesperou no alto da cruzEle estava convencido de que suas opiniões correspondiam perfeitamente a verdade bíblica de modo que os Calvinistas, chefiados pelo pastor Mainardi, optaram por excomunga-lo.

Sabendo que Lutero e Calvino haviam sido excomungados pelo papa romano, ele limitou-se a dar com os ombros e a rir face a excomunhão calvinista.

Celso Martinengo

Michelangelo Florius. Este também proferiu algumas opiniões demasiado livres sobre a pessoa de Jesus Cristo sendo por isso mesmo obrigado a retratar-se perante o sínodo de Chur em 1561, após o que adoeceu e morreu.

Giorgio Rioli. Este repudiou igualmente a Trindade divina, a imortalidade da alma e a necessidade do batismo ministrado com água. Pertence a sua lavra um opusculo intitulado "Epístola contra a falsa doutrina e Francesco Spiera e dos protestantes" e destinado a combater a doutrina calvinista da predestinação.

São suas estas palavras: "Pelo sacrifício de Cristo todos são eleitos e ninguém esta excluído da redenção."

Rioli asseverava contar com o apoio da escritura clara e suficiente...

Face as pretensões doutrinárias do luterano Franesco Spiera ele assim respondeu:

"Agora que a Cristandade esta cindida a respeito do caminho a ser seguido ousarás tu te apresentar como definidor da fé?"



Frabrizzio Pestalozzi. Sendo de família calvinista Pestalozzi aderiu ao unitarismo em Cracow, após o que enviou um memorial ao pastor calvinista de Chiavenna. Memorial do qual extraímos as seguintes passagens:

"Por que a ESCRITURA NADA DIZ A RESPEITO DO TAL DEUS TRINO???...Jesus é filho unigênito de Deus, imagem e figura do Pai, mas NÃO É DEUS... tampouco as ESCRITURAS declaram ser o Espírito Santo Deus."

E como Trindade e pessoas não se encontram na Escritura, o pastor Lentulus foi obrigado a concordar com ele e a menosprezar estas expressões teológicas consagradas desde os tempos imemoriais. 

Batista Bovio

etc, etc, etc


ORA TODOS ESTES HOMENS RECEBERAM SEUS PRINCÍPIOS OPERACIONAIS - BIBLISMO E LIVRE EXAMINISMO, DOS REFORMADORES PROTESTANTES. MERECENDO O NEO ARIANISMO SER CONTADO ENTRE AS FACÇÕES PROTESTANTES. PARA A MAIOR VERGONHA DO PROTESTANTISMO!






Isto porque a quase que totalidade deles fora iniciada nos mistérios do protestantismo nascente pelo Cavaleiro espanhol D Juan Valdez, o qual por sua vez colhera sua metodologia livre examinista nos opusculos do Dr Martinho Lutero e nas diretrizes do Dr Melanchton, correspondente seu... como se pode ver, tudo cria do luteranismo... tudo consequência da pseudo reforma.

Cumpre observar ainda que embora Valdez passe por trinitário ou 'Ortodoxo' (sic) Sandius, na 'Biblioteca anti Trinitária' p 02

Logo, como já fora antecipado por Servet, os italianos só fizeram alargar a livre examinação estendendo-a até a doutrina da Trindade divina, denunciando como pagão e politeista o culto de adoração que tributamos a Jesus Cristo... a doutrina da imortalidade da alma... a necessidade do Batismo... 

Primeiro veio o Dr Lutero, denunciando o culto que tributamos a Virgem e aos Santos como politeísta e pagão, em seguida os unitários denunciando como politeísta, pagão E ANTI BÍBLICO o culto de Jesus Cristo Nosso Senhor! COINCIDÊNCIA OU CONSEQUÊNCIA???

Desde então os reformados deixaram patente que, após terem se metido no cipoal da Escritura, perderam até mesmo a noção de quem ou do que era Deus... os pretensamente e auto intitulados ortodoxos afirmando que Deus era o Cristo e os unitários - com a mesmíssima Bíblia e o mesmíssimo método - negando... Casa de Orates!

Ecce factum: os livre examinadores sequer estão de acordo a respeito da Natureza, que é o objeto de todo culto e de toda adoração. Logo como podem saber qualquer coisa sobre a redenção, os sacramentos, o juízo, etc??? Não eles nada sabem, pois perderam o sentido de Revelação Divina e colocaram-se abaixo dos infiéis!

Ou você já viu qualquer judeu ou maometano declarar que a sinagoga ou a mesquita equivocaram-se durante qualquer tempo a respeito da NATUREZA DIVINA???

Jamais! Só mesmo a reforma protestante para conceber tão monstruosa aberração e supor que a igreja ou a consciência Cristã deixou-se enganar a respeito da noção mais simples e mais fundamental: a natureza divina!

Agora se o judaísmo e o maometismo mantiveram-se incólumes por muito mais tempo COMO SUSTENTAR A SUPERIORIDADE DO CRISTIANISMO OU A EXCELÊNCIA DO EVANGELHO???

PERCEBEM COMO O PROTESTANTISMO, RACIOCINADO, CONDUZ DIRETAMENTE A APOSTASIA???




Entre os húngaros e poloneses, que receberam seus princípios do já citado Ferenc - púpilo de Lutero e Calvino - também floresceram os ensinamentos de Ario, Eunômio, Aécio... professados por Dudith, Lubeiniecki, Brzezines, Czechowic, Niemojewski, Sienicki, Piotri Goniadz, Zwicker, etc 

Alias, sob a presidência destes homens o unitarismo chegou a contar com quatrocentos grupos e a estabelecer uma espécie de bispado na cidade calvinista de Racow.

Além destes a seita de Socino contou com os seguintes aderentes:

Ostorodt Christoph (falecido em 1611), autor de obras de teologia dedicadas a gente simples; o médico professor Ernst Soner (falecido em 1612); o teólogo e filósofo sistemático Johannes Volkel; (falecido em 1618), o polemista Valentino Smalcius (Schmalz, falecido em 1622); Johannes Crell (Crellius falecido 1631), autor de diversos livros de ética e dogmática como 'Deus e seu atributos'; o exegeta bíblico Johann Ludwig von Wolzogen (falecido em 1661); o apologista Jonas Schlichting (falecido em 1661); o estadista prussiano Samuel Przypkowski (falecido em 1670), Andreas Wiszowaty (falecido em 1678), historiador, teólogo e editor da Bibliotheca Fratrum Polonorum; seu filho Benedictus Wiszowaty, historiador e homem de letras e Christophorus Sandius (falecido em 1686), particularmente conhecido por ter editado a Bibliotheca Anti trinitariorum em 1684...

Cf Bock - 'História dos movimentos anti trinitarianos.'


Por ai se vê que não se tratava dum conventículo inexpressivo...



COMO OS LUTERANOS E CALVINISTAS DA HOLANDA TRATAVAM SEUS IRMÃOS UNITÁRIOS:




No século XVII, em que pesem as sucessivas tentativas feitas por luteranos e calvinistas - os quais congregaram diversos sínodos com o objetivo de excomungar e anatematizar (!!!) os seguidores de Socino - com o intuito de 'brecar' o escandaloso movimento ( a ovelha negra da reforma como diziam entre si os 'ortodoxos'), logrou ele passar a Holanda, onde seduziu certo número de colegiantes, dentre os quais: Joachim Oudaen , Adam Boreel , Joan Hartigveldt, Frans Kuyper,  Daniel de Breenius (braço direito de Simão Episcopius o sucessor de Arminius) e Johann Erasmus, que viria a tornar-se o primeiro pastor de unitário de Claudiopolis. 

Assim, dia após dia a maré ariana ia avolumando-se nos países cooptados pelo biblismo, em que pese o braço secular do estado, a que luteranos e calvinistas recorriam amiude com o intuito de banir ou supliciar os dissidentes... Desde 1639 os pastores calvinistas haviam proibido a circulação de qualquer literatura sociana na Frísia (belo exemplo de livre examinismo ou tolerância!) sem que disto resultasse qualquer benefício. Pois a principal via de acesso ao unitarismo era a leitura mal orientada ou despreparada da Bíblia.

Tanto a reforma italiana, quanto a polonesa e a hungara comportaram, desde o princípio, um forte elemento anti trinitariano que o protestantismo auto-intitulado ortodoxo tentou baldadamente aniquilar por meio de um controle rigoroso ou de uma limitação. Sem levar em conta a tal liberdade ou o tal exame particular. Alemães e franceses pareciam dispostos a fixar as fronteiras do livre examinismo e a impedir ulteriores avanços, a nova Cristandade no entanto revindicou para si um exame total!!!

Nos países do Norte o unitarismo surgiu bastante cedo entre os círculos anabatistas, sendo professado por Hans Denck (cf F L Weis, "Vida e ensinos de Johannes Denck" 1925), Hetzer (MacCrie 'História da Reforma na Itália 70) Pilgram Marpeck - se bem que este fosse nicodemista - Herman van Vlekwijk (uma extensa lista de anabatistas unitários foi composta pelo sr Dunin-Borkowsky) etc. Felbinger foi um dentre os 'milhares' que principiou como anabatista vindo mais tarde a abraçar o socianismo.






Roelof Martens, dito Pastor Adão - em sua "Concórdia biblica" - repudiou a doutrina da divindade de Jesus e fundou uma congregação de 'adamitas' em Odenkirchen, como antes dele já havia feito seu confrade Ludwig Haetzer, supliciado como herético pelos luteranos em 1529.

Simeon Budneé, discípulo de Servet fundou sua própria seita e congregou não poucos aderentes.

Os anabatistas com efeito procedem dos profetas de Zickwau: Muntzer, Hoffmann, etc os quais tomaram seus princípios operacionais a Lutero e Karlstadt, aplicando-os ao pedobatismo e enfim a Trindade...


Portanto também este fóco de anti trinitarismo parte indiretamente dos princípios enunciados pelo Dr Martinho Lutero de Eisleben, o qual por isso mesmo faz jus ao título de patriarca dos neo arianos.



FAÇANHAS DO ARIANISMO NA INGLATERRA!


Vejamos agora como o arianismo atravessou o canal da mancha e afirmou-se na Inglaterra.

O primeiro neo ariano a atingir aquele pais parece ter sido o Italiano Acontius, o qual veio a falecer pacificamente no ano de 1561, sob Isabel I

Até onde nos é dado saber ele sequer exerceu proselitismo ou deixou seguidores, pois era partidário do nicodemismo. 

Meio século depois no entanto, aportaram em Bristol os primeiros socianos expulsos da Polônia e/ou da Holanda.





Assim durante a República, topamos já com um forte grupo de unitários ingleses, como Collier, Biddlle, Knowles, Hobson, etc cuja profissão de fé foi proibida nos termos da lei... O mais ativo dentre eles foi Chillingworth, ex campeão da ortodoxia protestante. (vindicou o livre examinismo no ensaio: 'A religião dos protestantes meio seguro de salvação')

R Baxter teve conhecimento deles e classificou-os juntamente com os ateus, romanistas e muçulmanos... embora fossem seus irmãos de livre exame...






Em que pese a lei promulgada por sua majestade britânica o arianismo veio a ser abraçado por algumas pessoas importantes, como Gilbert Clark de Northamptonshire, um matemático, Novalis Tydd de St. GilesFreke William, John SmithHenry Hedworth; discípulo de Biddle e William Manningministro da Peasenhall (1630-1711); sem contarmos Milton, Locke, Newton e outros simpatizantes famosos, presas de nicodemismo... O que é confirmado por Voltaire nas 'Cartas inglesas', cartas em que alude igualmente ao Dr Clark, tecendo-lhe rasgados elogios.

Cerca de 1690 a própria igreja anglicana - digo o baixo anglicanismo então triunfante - esteve prestes a ser invadida e subvertida pelo arianismo.

O simples fato de um jovem clérigo - Arthur  de Bury - ter defendido publicamente o arianismo (em sua obra 'Nacked Gospel') produziu sensação entre as ovelhas inglesas de Lutero e Calvino. Assim sendo Bury foi dedignado e removido de seu posto...

No mesmo ano o profo John Wallis foi questionado por diversos panfletários anônimos (todos socianos) a respeito de sua recém publicada 'Breve exposição sobre a Santa Trindade'; vendo-se atacado por todos os lados Wallis recorreu a uma das autoridades mais preparadas de seu tempo: o Deão Sherlock.

Este, respondendo a súplica de Wallis veio a liça com sua "Defesa da Santa Trindade e do Espírito Santo", a qual os socianos opuseram primeiramente as "Animadversiones a Sherlock" e logo depois o opusculo "A fé em Deus Pai somente". Este logrando atingir ampla circulação e popularidade nos meios religiosos ingleses, fez com que a polêmica atrai-se igualmente os puritanos e não conformistas do que resultou uma verdadeira guerra religiosa que alastrou-se por todo país... panfletos choveram a rodo, uns denunciando o 'islamismo disfarçado' e outros denunciando a 'abominavel cristolatria'; todos no entanto apelando a Bíblia e torcendo seus textos da melhor ou da pior maneira possivel...

Em 1693, Matthew Caffyn, pastor batista de Horsham, Sussex, foi pela segunda vez, acusado perante a "Assembléia Batista Geral" de negar a divindade de Cristo e, quando a assembléia recusou-se a excomunga-lo, os trinitarianos optaram por criar sua própria assembleia geral.

No mesmo ano, os anti-trinitarianos - W. Jones, Locke, Newton e outros - publicaram uma segunda coleção de escritos intitutada 'Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, único Deus verdadeiro' (1693).

No ano seguinte foi a vez do puritano John Howe, sair em defesa da fé trinitária e do Deão Sherlock, enquanto este compunha uma nova defesa. Os arianos responderam editando inumeros panfletos contra um e outro... em 1695 o sociano John Smith lançou 'O fim da controvérsia.'

Num determinado momento os próprios trinitarianos Sherlock, Tillotson, Burnet e Howe, estavam já a emitir opiniões diversas e contraditórias sobre os textos bíblicos concernentes a Trindade, em especial os do antigo testamento.

Dia após dia a confusão ia aumentando, até que, receando que a dignidade da própria Bíblia fosse questionada, o livre exame posto em duvida, o protestantismo comprometido, a igreja desmoralizada... e sobretudo que o povo perdesse sua fé, aderindo ao deismo, ao agnosticismo ou mesmo o ateismo, sua majestade optou por intervir e por fim a farra, declarando o socianismo Blasfemo e encerrando a discussão. Tal decreto foi promulgado em 1698. Graças e ele os livre exaministas ingleses não chegaram as vias de fato matando-se uns aos outros...




MAIS SEITAS...






No entanto pouco mais de um século depois Teofilo Lindsey - que no ano de 1774 fundou a primeira igreja unitariana da Inglaterra - pode editar o livro intitulado; "Conversações sobre a idolatria Cristã.", no qual se insurge contra o culto de adoração prestado a Jesus Cristo, culto que, a seu ver á uma autêntica idolatria." Lucio Navarro, opus cit, p 319

A leitura de tais controvérsias é de suma utilidade tanto ao ortodoxo quanto ao papista para que possam aquilatar com propriedade o verdadeiro significado e reais consequência do livre exame. Pois cada texto bíblico veio a receber dúzias ou mesmo centenas de interpretações contraditórias e cada qual julgava ser perfeitamente possível justificar qualquer teoria sobre Cristo e a Divindade com o mesmo livro nas mãos. Evidentemente que tais disputas e controvérsias jamais levaram a lugar algum, delas resultando a extinção da fé e o esfriamento da caridade na medida em que o Evangelho ia deixando paulatinamente de ser vivido para ser debatido. AO CABO DE DOIS OU TRÊS SÉCULOS O LIVRE EXAMINISMO ESGOTOU A VITALIDADE CRISTÃ NOS PAÍSES PROTESTANTES e cedeu lugar ao ceticismo crasso e a indiferença religiosa.

Dir-se-ia que as pessoas simplesmente cansaram-se de investigar o sentido da Bíblia...


Ao menos a igreja papa - em que pesem seus lamentáveis desvios - jamais deixou de saber que seja Deus ou quem é Jesus Cristo e, verdade seja dita, os romanistas nunca perderam de vista o Santíssimo mistério da Encarnação legado por Atanásio e proclamado pelos padres em Nicéia. Os protestantes no entanto chegaram a perder o conhecimento do próprio Deus e a debater sobre o status de Jesus Cristo, desorientados pelas doutrinas do Biblismo e do livre examinismo.

O arianismo no entanto, vencendo todas as barreiras que lhe foram opostas, atravessou o mar Oceano e passou, bastante cedo ainda, a América, vindo ali a florescer como jamais florescera no velho continente, sempre sob os auspícios do livre examinismo.



Parece que o primeiro ariano a fundar uma igreja - filial da que fora aberta por Lindsay em Londres - nos EEUAN (Pensilvânia) foi o filósofo e cientista Joseph Priestley, reconhecido publicamente - em 1815 - como sendo o pai do unitarismo Norte Americano. Pouco tempo depois o Pr Freemann logrou introduzir o arianismo na própria capela do Rei, em Boston.



Um dos profitentes mais famosos da Igreja Unitária Norte americana, contou com o pensador R. W. Emerson.





Foram os unitários que ordenaram a primeira 'pastora' nos EEUAN há cerca de um século.
Seu campeão foi G Ellery Channing (+ 1842), o qual vibrou terriveis golpes no calvinismo e compoz uma História e uma Apologia do arianismo.





Cerca de 1840 os discípulos do médico John Thomas, fundaram as primeiras congregações Cristadelfianas na Inglaterra e dos EUUAN, adotando o padrão unitário com relação a Jesus Cristo. CONDUZIDOS PELA BELA DOUTRINA DO LIVRE EXAME OS CRISTADELFIANOS PARECEM TER SIDO OS PRIMEIROS A ENSINAR QUE JESUS CRISTO ERA UM PECADOR ORDINÁRIO...


ATÉ AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ!





Das fileiras dos unitários e cristadelfianos o unitárismo, retornou as fileiras dos batistas e passou a recém fundada seita dos sabatistas ou adventistas. Até hoje os sabatistas e adventistas encontram-se cindidos em dois grupos rivais: um trinitário (majoritário e dominante aqui no Brasil) e outro anti trinitário, que começa a firmar-se em nosso país... Deste último grupo procede o Sr Ch Tazel Russel, pedreiro livre e  fundador da organização neo ariana que mais cresce no mundo, apesar das amargas lágrimas derramadas pelos livre exaministas 'ortodoxos'...


Portanto Russel procede do adventismo, este do anabatismo, este do cristadelfismo e unitarismo, este dos anabatistas e colegiantes, este dos socianos, este dos primitivos anabatistas congregados por Muntzer, e estes de Lutero e Karlstadt. Outras vertentes procedem de Servet, via Oecolampadius, Melanchton e Lutero e outras por fim dos italianos, por Juan Valdes, o qual inspirou-se nas obras do mesmo Lutero. Tal o roteiro histórico do arianismo ressurreto e todas as suas vertentes levam-nos a Lutero, patriarca do livre examinismo...








Ouçamos agora o testemunho insuspeito da sra White "Outro erro perigoso é a doutrina que nega a divindade de Cristo, pretendendo que ele não tivera existência antes de seu advento a este mundo. ESSA TEORIA É RECEBIDA COM FAVOR POR UMA VASTA CLASSE QUE PROFESSA CRER NA SAGRADA ESCRITURA." opus cit p 567

Encontram-se todos os neo arianos ligados ao padrão do livre exame ou, como diriam os maometanos, ao padrão do livro - não ao padrão do Papa romano, não ao padrão da tradição apostólica, não ao padrão da autoridade - padrão que lhes foi legado por Lutero ou Wicleff, não pela igreja de Cristo.


INSERINDO-SE NO PROTESTANTISMO HISTÓRICO OU 'ORTODOXO'.


Quanto ao protestantismo histórico de nossos dias, eis os fatos:

 "Acabamos de ter o caso - escreve o Dr Stocker, capelão da corte de Berlim, no começo do século passado - de um superintendente diocesano e clérigo, que num artigo CARACTERIZOU A DIVINDADE DE CRISTO COMO SENDO UMA FALSA DOUTRINA, E ENTRETANTO CONTINUA OCUPANDO OS DOIS POSTOS." in "Fé reconquistada." 126

Em 1911 Yatho, ministro em colônia foi citado pelo supremo tribunal eclesiástico de Berlim para defender-se do delito de heresia. O caso é que o nosso homem NEGAVA TANTO A DIVINDADE DE CRISTO QUANTO A INSPIRAÇÃO DO NOVO TESTAMENTO." Leonel Franca, in "Igreja, reforma e civilização. Agir, p 259

Outro pastor protestante, Coquerel de Paris chegou a publicar um escandaloso livro no qual demonstrava que SE PODE SER MUITO BOM PROTESTANTE SEM DE TODO ESTAR OBRIGADO A CRER DA DIVINDADE DE CRISTO." Henrique Brandão, opus cit 75

Dr Fisher em pleno culto e entre as ovações do povo afirmou em alto e bom som: "CRISTO NÃO PODE SER OBJETO DE NOSSA ADORAÇÃO, ELE NÃO TEM COM RELAÇÃO A NÓS QUALQUER POSIÇÃO RELIGIOSA, MAS SIMPLESMENTE HISTÓRICA." Iden, opus cit p 76

Cerca de 1900 o teologo luterano Adolf Harnack reeditou a teoria de Lindsey em sua obra "Das Wessen des Christethums." a qual de imediato converteu-se num best seller sendo lido pela maioria dos protestantes alemães. Henrique Brandão, opus cit 76

"Para wendt de Viena, quando Cristo afirmou ser Filho de Deus, quiz significar unica e simplismente, que era, com o mesmo título que os apóstolos, objeto do amor e da solicitude divina, que, em retorno, ele, com os discípulos, lhe havia consagrado um amor filial. Wendt in "Die lehre Jesus" Gottingen, 1901, p 445

Segundo F W Kummacher o afamado Gesenius não era capaz de referir-se a divindade de Cristo sem esboçar um sorriso de escárnio... cf Autobiografia.

Vatter de Berna referiu-se ao clero protestante nos seguintes termos: "muitos de nossos pastores e a maioria de nossas ovelhas CONSIDERAM A TRINDADE, A ENCARNAÇÃO, A REDENÇÃO, E A RESSURREIÇÃO FINAL COMO TAGARELICE DE VELHAS." in oratio in Pestallozzi.

"CRISTO NÃO PASSA DUM HOMEM ESCOLHIDO PO DEUS E CHEIO DE SEU ESPÍRITO." afirmaram Pfleiderer e Kaftan de Berlim e Beyschlag de Halle.

Cannabish referiu-se a Santa Trindade COMO A UMA SUPERSTIÇÃO DEGRADANTE. Henrique Brandão. opus cit p 79

"BASEADOS EM PROVAS CONVINCENTES, EXTRAIDAS DA VERDADE E DA RELIGIÃO, RENUNCIAMOS CONSCIENTEMENTE O DOGMA DA DIVINDADE DE JESUS." afirmou Meyer de Zurich em sua obra "Was uns heute Jesus ist." Tubinga, 1907, ps 17 sg

"JESUS FOI UM SIMPLES HOMEM... POR MAIOR QUE SEJA A AURÉOLA COM QUE A SUPERSTIÇÃO POPULAR OU A ESPECULAÇÃO TEOLOGICA LHE TENHAM CINGIDO A FRONTE A CIÊNCIA NÃO PODE RENUNCIAR A EXPLICAÇÃO DE SEU APARECIMENTO EM CONFORMIDADE COM AS LEIS GERAIS QUE REGEM A HUMANIDADE." tal o parecer do teologo A. Sabatier.

Schweitzer fez questão de deixar bem claro que "PARA NÓS OS TÍTULOS 'MESSIAS', 'FILHO DO HOMEM', 'FILHO DE DEUS' TEM APENAS O VALOR DE PARABOLAS HISTÓRICAS. NÃO CONHECEMOS NENHUM NOME QUE NOS REVELE A ESSÊNCIA DE JESUS. JESUS É UM DESCONHECIDO QUE NOS CHEGA SEM NOME." in Geschichte der leben jesu-forschung"

"É DÍFICIL ENCONTRAR HOJE, DEZ TEOLOGOS PROTESTANTES DE GRANDE PROJEÇÃO QUE NÃO DESPOJEM ABERTAMENTE A CRISTO DE SUA DIVINDADE." afirmou E Weiss, in "Die religiose gefahr"

Quando o Pr Langen de Carlsruhe negou abertamente o dogma central do Cristianismo, grangeou de imediato o aplauso dos teologos badenses. leonel Franca, opus cit p 280
Quando Renan publicou a "Vida de Jesus" recebeu o apoio de 1500 dos 1800 pastores reformados da Holanda.
 
iden, id.

"NO ANO DE 1816 A COMPANHIA DE PASTORES DE GENEBRA ACONSELHAVA AOS PREGADORES MUITA RESERVA E PRUDÊNCIA COM RELAÇÃO A DIVINDADE DE CRISTO E CENSURAVA OS QUE SE MOSTRAVAM MUITO APEGADOS A ESSA DOUTRINA." Lucio Navarro, opus cit, p 319

Por fim no ano de 1871 a mesma companhia PROIBIU EXPRESSAMENTE SEUS ASSOCIADOS DE FALAREM EM PÚBLICO SOBRE ESSA QUESTÃO. AQUELES QUE DESEJARAM PERSEVERAR NA ANTIGA DOUTRINA TIVERAM DE FAZER RANCHO A PARTE E AINDA RECEBERAM O APELIDO DE MOMIERS ISTO É PALHAÇOS. Henrique Brandão, opus cit p 75

 Russeau escrevera cem anos antes: "OS MINISTROS NÃO SABEM MAIS NO QUE CREEM, NEM O QUE PENSAM, NEM O QUE DIZEM... ELES DISCUTEM SOBRE A DIVINDADE DE CRISTO MAS NÃO OUSAM RESPONDER." Cartas da Montanha

"SE DESTRUISSEMOS JESUS E SUA DOUTRINA. UM LUTO IMENSO COBRIRIA A TERRA, MAS FICARIA A FÉ, A FÉ EM DEUS E DEUS É TUDO." declarou o Pr Colani de Strausborg. Iden, id.

"SIMPLES RABINO, QUE OS INGÊNUOS TOMARAM POR MESSIAS, DE MODO QUE ELE MESMO SE CONVENCEU DISSO, POSTO QUE NÃO ENSINASSE SENÃO UM MOSAISMO MAIS APURADO. QUE ESSE RABINO FOI CONDENADO A MORTE E PREGADO NUMA CRUZ, QUE TOMADO POR MORTO, VOLTARA A VIDA NO TERCEIRO DIA... E QUE DEPOIS DE FALAR COM SEUS DISCÍPULOS, DEIXOU-OS PARA NÃO MAIS SER VISTO.tal o credo de Wegshneider, publicado em sua "Teologia" destinada a formação dos pastores...

Na já citada Strasburgo o pastor Lelois anunciou do púlpito que sendo O CULTO A JESUS UMA SUPERSTIÇÃO ABSURDA, NÃO É PARA ADMIRAR QUE DIVERSAS SEITAS LHO TENHAM MANTIDO, "NO ENTANTO, ARREMATAVA ELE, É NECESSÁRIO REJEITAR ESSE RESTO DE PAPISMO QUE NO FIM DAS CONTAS NÃO PASSA DE PECADO CONTRA A UNIDADE DE DEUS."

Como podemos constatar, até aqui, na divindade de Cristo, os obcecados sucessores de Calvino, Zwinglio e Lutero, enxergam traços, restos ou vestígios de papismo!!!

Tendo sido consultada a universidade protestante de Berlim e indagada pelo Kaiser sobre alguns dogmas fundamentais a respeito de Jesus, respondeu solenemente afirmando que "DE FATO JESUS TINHA EXISTIDO HISTORICAMENTE."

De Gasparin exultou ao verificar que ENTRE OS 700 PASTORES FRANCESES, 200 AFIRMAVAM CRER NA DIVINDADE DE CRISTO. Henrique Brandão, opus cit p 74

Thomasius, Gess, Godet, Pressensé, Martensen, Dorner, Goodwin e Crosby afirmam que ao encarnar-se O VERBO PERDEU CONSCIÊNCIA DE SUA DIVINDADE. iden, id

"UM PROFESSOR DA NORTHWESTERN UNIVERSITY DE CHICAGO TOMOU A INICIATIVA DE INVESTIGAR AS CRENÇAS DOS MINISTROS PROTESTANTES NORTE AMERICANOS, PARA SABER A PROFISSÃO DE FÉ MINIMA, PARA CADA UMA DAS COMUNIDADES RELIGIOSAS....PARA A MAIORIA DELES A TRINDADE, A RESSURREIÇÃO, O JUIZO FINAL, ETC NÃO SÃO MAIS ARTIGOS DE FÉ." Emilio José salim. in "Ciência e religião." vozes, 1950, Vol II, p 88

"JAMAIS HOUVE HOMEM SEM PECADO, JESUS NEM É CORDEIRO DE DEUS, NEM TIRA OS PECADOS DO MUNDO." palavras proferidas num sermão proferido por um pastor protestante na cidade de Bremem. Fé reconquistada, p 128

"ASSIM ESPERA-SE QUE A IGREJA ABANDONE DUMA VEZ O DOGMA DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO E PERMITA QUE OS SERMÕES DA PASCOA DIVAGUEM SOBRE O CADAVER NAUSEABUNDO DE JESUS! PARA MUITAS PESSOAS ISSO É O VERDADEIRO CRISTIANISMO, E SE TRATAM DE PESSOAS QUE EXERCEM FUNÇÕES ECLESIÁSTICAS E DIGNIDADES OU DE MESTRES E PROFESSORES DE DISTINÇÃO E INFLUÊNCIA." Iden, p 126

E todos os personagens citados são legítimos examinadores e servos do Livro "A única religião dos protestantes" conforme Chillingwort.

Admitiam eles o episcopado ou a tradição como nós ortodoxos? Evidentemente que não.

Não eram igualmente estudantes da mesma Bíblia em busca da verdade perdida pela igreja caduca?

Certamente.

Acaso tomaram estes princípios operacionais ou este método as igrejas romana ou ortodoxa?

Certamente que não.

Não se serviam de tradições falíveis e alardeavam em torno da meridiana clareza da palavra de deus???

Neste caso que eram senão protestantes????




Diante de tantas fontes e de tantos fatos uma conclusão impõem-se:



Quando os protestantes pretensamente 'ortodoxos' - em especial os calvinistas - alegam que os sectários anti trinitarianos não são verdadeiros protestantes fazem-no por puro e simples preconceito, e apenas para não comprometer a causa divina do livre examinismo. Afinal toda história do anti trinitarismo é história de uma interpretação paralela ou de uma abordagem distinta e peculiar das mesmas escrituras. Trata-se de uma outra versão do Cristianismo pretensamente calcada no livro.

Tudo isto evidência que a norma externa da tradição é imprescindivel para que tenhamos acesso ao único e verdadeiro sentido das palavras que compõem a escritura. O conhecimento objetivo de tudo quanto os hagiografos desejaram escrever e ensinar depende da consciência histórica da Igreja e esta voltado para o passado.

Rejeitar a tradição apostólica e a regra dos Padres antigos é sacrificar em definitivo a Unidade do Cristianismo e favorecer a multiplicação das seitas, as disputas públicas, as querelas e consequentemente, a incredulidade.




MELANCHTON, O ARIANO



FRANCISCO STANCARO DE MÂNTUA (1501) CONTADO ENTRE UM DOS MAIS ILUSTRES PROTESTANTES DE ORIGEM ITALIANA EM SEU:



"DOCTRINAE ARRI COLLATIO, ET MELANCHTONIS PHILLIPI"


AFIRMAVA EM ALTO E BOM SOM QUE MELANCHTON, BRAÇO DIREITO DE LUTERO, HAVIA ABENÇOADO A DOUTRINA ARIANA.


Eis porque, alguns estudiosos - como os autores da Enciclopédia menonita - opinam que ao menos no começo de suas respectivas carreiras tanto Lutero quanto Calvino mostraram certa simpatia para com o unitarismo.


JOHANN CAMPANUS



Este pupilo de Lutero, em sua "Escritura divina e sagrada" publicada em 1532, reeditou o binitarismo modalista, ou macedonista, repudiando a crença na divindade do Espírito Santo.

No décimo nono século a teoria foi reeditada por um grupo de adventistas Norte americanos.




CALVINISTAS DIVIDIDOS A RESPEITO DA DIVINDADE DE CRISTO !!!




Mesmo os calvinistas, que revindicam para sua seita ou grupo certa aparência de Unidade, encontram-se cindidos a respeito da pessoa de Jesus Cristo segundo podemos ler na obra de 'Lúcio Navarro' - "Legítima interpretação da Bíblia" pp 320:


"Os calvinistas de Genebra tem impresso 03 (três) catecismos; cada qual a escolha do freguês: um afirmando, um negando e outro alegando ser 'muito fora de propósito' abordar a questão pertinente a divindade de Cristo."

Nenhum comentário: