Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

LIV - O testemunho das Catacumbas

Dentre as inumeras cenas representadas nos painéis das Catacumbas depara-mo-nos com episódio de Tobias guiado pelo anjo -sabemos que se trata de Tobias porque leva um peixe consigo- (3 pinturas e 2 esculturas), com o de Suzana entre os dois anciãos depravados (6 pinturas e 7 esculturas), com o de Judite segurando a cabeça de Holofernes e enfim com o do martírio dos Sete irmãos Macabeus...


(Wilpert, Pitture delle catacombe romane (Rorna 1903) pp .39, 52, 112, 265, 307‑316, 327‑337; C. Kaufmann, Handbuch der christlichen Archeologie (Paderborn 1922) 316ss; F. Grossa-Gondi , I monumenti crisitiani iconografici e architettonici dei sei primi secoli (Roma 1923) 12‑14; O. Marucchi, Manuale de Archeologia cristiana (Roma 1933) pp. 312-314; G. Wilpert, La fede della Chiesa nascente (Cittá del Vaticano 1938) pp. 121ss.)

Tais cenas estão intimamente associadas com uma infinidade de cenas extraidas já das escrituras divinas, já da vida mesma da igreja no que diz respeito a seus mistérios mais Santos.

Pois nas catacumbas os corpos dos martires eram inumados e os oficios e cerimônias ministrados. Tudo ali dizia respeito a fé e a divina revelação...

Destarte só podemos concluir que os antigos Cristãos atribuiam a tais cenas o mesmo gráu de veracidade que atribuiam as demais cenas ali pintadas e que não se atreveriam a associar cenas de natureza mitologica com cenas extraidas do Evangelho de Cristo.

DO CONTRÁRIO SOLICITAMOS QUE NOSSOS CONTRADITORES NOS APONTEM UMA ÚNICA PINTURA OU ESCULTURA ENCONTRADA NAS CATACUMBAS QUE TENHA TOMADO ALGUM APÓCRIFO POR INSPIRAÇÃO. ONDE ESTÃO PINTADAS AS AVENTURAS DO ENOC ESLAVO OU AS SUPOSTAS VISÕES DE ABRAÃO???

Assim o testemunho da arte Cristã primitiva só vem a corroborar os testemunhos anteriormente citados e a reforça-los em seu conjunto.

Citados nas homilias dos Padres de par com os livros Santos e representados nas paredes das Catacumbas juntamente com eles, os deuterocanonicos faziam necessariamente parte da mesma escritura, ao menos para uma parte significativa da comunidade

Nenhum comentário: