Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

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segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

LIII - O VEREDITO DOS SANTOS PADRES






DEUTEROCANÔNICOS: REJEITADOS PELOS PADRES DA IGREJA?



"umeiV ek patroV tou diabolou este kai taV epiqumiaV tou patroV umwn qelete poiein ekeinoV anqrwpoktonoV hn ap archV kai en th alhqeia ouc esthken oti ouk estin alhqeia en autw otan lalh to yeudoV ek twn idiwn lalei oti yeusthV estin kai o pathr autou" João 8,44


"SABEMOS MUITO BEM QUE TAIS LIVROS FORAM UNANIMEMENTE REGEITADOS POR TODAS AS IGREJAS ANTIGAS E SANTOS PADRES." Marsh Herbet in "A comparative view of the Churches of England and Rome", London, 1816


Será mesmo?


Fontes (para os padres e escritores não abordados em nossa exposição): Westcoott, Zarb e Schaff , McClintock Strong


O CRITÉRIO ADOTADO POR NÓS É PURAMENTE OBJETIVO: AS PALAVRAS E SENTENÇAS DOS PRÓPRIOS PADRES SOB A TERMINOLOGIA TÉCNICA DE: PROFECIA, PROFETA, ORACULOS DIVINOS, ESTA ESCRITO, ESCRITURA, NOUTRO LUGAR... OU O EMPREGO DE ASSOCIAÇÃO OU DE LIVRE COMBINAÇÃO A PAR DE REGISTROS PROTOCANÔNICOS, CUJO VALOR FOI RECONHECIDO PELAS AUTORIDADES PROTESTANTES ACIMA CITADAS (obs.: a excessão de Zarb que era papista)
Abreviaturas:

I = Inspirado (Citado como Escritura)

E = Eclesiástico (Escritura inferior)

A = Apócrifo



Vamos pois aos padres>


01 - Didaké> Eclo = I



02 - Barnabé> Sab = I (in Cap VI)



03 - Policarpo> Tob = I (in Fil X)



04 - Clemente Romano> Sab (in Ep ad Cor XXVII) Jdt (ibd LV) e add a Dan = I



05 - Hermas> Sab, Eclo, Mcbs = I



06 - Irineu> Br, ( Adv Haers V - XXXV, 1), Sab (IV - XXXVIII,3), adições a Daniel, Tob = I (Advs Haers  I - XXX, 11)



07 - Atenagoras> Br = I



08 - Melitão> TODOS (menos Sabedoria talvez) = A



09 - Hipólito> TODOS = I (Mac in Antichr XLIX/ Bar Adv Noeth V/ Ecclo In Cant prol/ Tob Comm in Dan/ Judt Sel in Jer proph e Adds a Dan in Comm in Dan.)



10 - Tertuliano> Br (Scorp VIII), Sab (Praescr Haer VII), Mcbs e adds a Dan= I



11 - Clemente de Alex> TODOS = I (Mac in Strom V,14/Bar in Paed I,10 e II,3/ Ecclo in Strom III,5/ Sab in Strom IV,16, VI, 11 sgs/ Tob in Strom II,28 e VI,12/ Judt in Strom II,7 e Adds a Dan Teste Proph I)



12 - Constituições apostolicas> Sab, Eclo, Mcbs, Tob e Jdt = I



13 - Origenes> TODOS = I (Mac in De Princ II,1 e 5/ Bar in Sel in Psal CXXV, in Jer XXXI/ Ecclo in Comm in Joan XXXII,14/ Sab in C Cels III,72/ Tob in Ep ad Afric e De Orat/ Judt in Hom in Jud I/ Adds a Ester in Ep ad Afric e Adds a Dan in Ep ad Afric)



14 - Kiprianos> TODOS = I (Mac in Ep LIX (55),4/ Bar in Testim II,6/ Sab in Testim II,14 e De mortalit/ Tob in Orat Domin. XXXII/ Adds a Dan in Orat Domin. VIII)



15 - Dionisio de Alex.> Sab, Eclo e Tob = I



16 - Arquelau - Sab = I



17 - Metódio de Olimpia> Br, Eclo, Sab, adds e jdt = I ( Bar in Conviv VIII,3/ Ecclo in Conviv I,3/ Sab in Conviv I,3/ Judt in Conviv XI,2 e Adds a Dan in Conviv XI,2)



18 - Lactance> Eclo, Sab e Br = I



19 - Alexandre de Alexandria > Eclo = I



20 - Afraates> Eclo e Mcbs = I



21 - Eusébio> Eclo, Tob, Br, Sab e Oração de José do Egito = I (Br in Dem Ev VI,19/ Sab in Prep Ev I,9 e Oração in Dem Ev VI)



22 - Cirilo de Jerusalem> Br, Sab, Eclo e adds = I (Bar in Cat XI,15/ Ecclo in Cat XXIII,17/ Sab in Cat IX,2 e adds in Cat II,16)/ Mcbs, Tob e Jdt = E (amphiballómena - disputados)



23 - Hilário de Poitiers> Tob, Judt, Br e add a Dan = I ( Bar in In Psalm LXVIII,19/ Eclo in In Psalm LX, 7/ Sab in In Psalm CXVIII, B, 8/ Tob in In Psalm CXVIII, B, 7 e CXXIX,7/ Judt in In Psalm CXXV,6) / mcbs = E



24 - Atanásio de Alex> Br, Sab, Eclo, adds e Tob = I (Bar in C Arian I/  Ecclo in ibd/ Sab in C Arian II/ Tob in C Arian I e Adds a Dan in C Arian III) / Judt e Mcbs = E (kanonizónema ou - não canonicos)



25 - Epifânio> Br, Sab, Eclo e adds a Daniel = I (Bar in Haeres LVII,2/ Ecclo in Haeres XXIV,6 e Sab in Haeres XXVI,15 e Adds a Daniel in Ancoratus) / Mcbs, tob e Jdt = A (Enapokriphon)




26 - Basilio> Br, Sab, Eclo, macbs, Jdt e Adds a Daniel = I (Bar in Adv Eunom IV,16/ Sab in Adv Eunom V,2 e Adds a Daniel in Homil XII in Prov 13



27 - Gregório Nisseno> Sab, Br, add a Dn = I



28 - Crisóstomo > TODOS = I (Bar in In Psalm XLIX,3/ Ecclo in De Las II,4/ Sab in In Psalm CIX,7)



29 - Gregório Nazianzeno> Br e Adds a Daniel (Adds in Orat XXXVI,3) = I / demais = E



30 - Anfilóquio> TODOS = E (aliases - próximos a verdadeira doutrina)



31 - Ambrósio> TODOS = I (Ecclo in De bono mortis VIII/ Sab in De Sp Sanct III,18/ Tob in Lib de Tobia e Adds in De Sp Sanc III,6)



32 - Jerônimo (fase final)> Tob, Jdt, Eclo, Br e Sab = I (Ecclo in Dial c Pelag I,33 e Sab in Dial c Pelag I,33) / Mcbs = E



33 - Optato de Milevi > Sab, Eclo, Tob > I (Sab in De Sch Don II,25 e Ecclo in De Sch Don III,3)



34 - Agostinho> TODOS = I



35 - Rufino> fase final > Br, Sab e Eclo > I / Tob, Jdt, mcbs = E



36 - Paulo Orosio> TODOS = I



37 - João Cassiano = Sab, Eclo e Br > I



38 - Damas> TODOS = I



39 - Inocente> TODOS = I



40 - Teodoreto> TODOS (- Mcbs) = I



41 - Teófilo de Alexandria > Mcbs = I



42 - Cirilo de Alexandria > TODOS = I



43 - Isidoro de Pelus> TODOS = I



44 - Leão> Eclo = I



45 - Gelase> TODOS = I



46 - Vicente de Lerins > Eclo = I



47 - Anastas > TODOS = I



48 - Lucifer > Sab, Mcbs, Tob, Jdt e adds = I (Mac in De non parc/ Sab in Pro Athan I/ Tob in Pro Athan I/ Judt in De non parc e Adds in Pro Athan II)



49 - Filoxeno de Mabbug> Sab e Eclo = I



50 - Cassiodoro (lista final)> TODOS = I



51 - Leôncio> TODOS = A



52 - Junilius> Br e Eclo = I/ Mcbs e Jdt = E e Sab = A



53 - Primasius> TODOS = A



54 - Gregório Dialogos> Tob, Sab, Eclo e adds = I / Mcbs = E



55 - Tiago de Edessa> Br, Sab, Eclo e Jdt = I



56 - Isidoro Hispalense> TODOS = I



57 - Leandro de Sevilha > TODOS = I



58 - Eugênio de Toledo > TODOS = I



59 - Idelfonso de Toledo > TODOS = I



60 - João Damasceno> Br = I / Os demais E



61 - Ceolfred> TODOS = I



62 - Beda > TODOS (- Tob = I) = E



63 - Fócio > TODOS = I



64 - Alcuino (fase final) > TODOS = I



65 - Teodulfo de Orleans > TODOS = I



66 - Rabanus Mauro> TODOS = I



67 - Nicéforos> TODOS = E



68 - Agobardo> TODOS = A



69 - Radulfo> Sab e Eclo = I / Tob, Jdt e mcbs = E



70 - Ambrósio de Autperth> TODOS = A



71 - Haymon de Halberstadt> TODOS = A



72 - Walfrido Strabon> TODOS = E



73 - Ishodad Merv> TODOS = E



74 - Notker Labeus> Sab e Eclo = I Mcbs, Tob, Jdt e adds = A



75 - Alfric> Jdt e Mcbs = I



76 - Honorato > TODOS = I



77 - Zonaras > TODOS = I



78 - Balsamon > TODOS = I



79 - Bar Hebreus> Sab, Eclo, Br, Mcbs e adds = I



80 - Ebed Eshue> TODOS = I


81 - Ibn Kaldhum> TODOS = I



82 - Sínodo de laodicéa> Br = I / Demais = A



83 - Sinodo de Hipona > TODOS = I



84 - Sínodo de Cartago I > TODOS = I



85 - Sínodo de Cartago II > TODOS = I



86 - Sínodo quinisexto de Trullo > TODOS = I



87 - Codex ALEXANDRINUS> TODOS = I



88 - Codex VATICANUS > TODOS (- Mcbs) = I



89 - Codex SINAITICUS > TODOS = I




90 - Chester Beatty > TODOS ( - Eclo) = I




91 - Efraemi > TODOS ( - Eclo e Sab) = I




92 - Cloromontanus > TODOS = I




93 - Peshita > TODOS = I




94 - Vetus latina > TODOS = I




95 - Sahidica e Boharica > TODOS = I




96 - Arabe > TODOS = I




97 - Gótica > TODOS = I




98 - Etiope > TODOS = I




99 - Armênia >TODOS = I




100 - Ilirica > TODOS = I




Ps - Os dados fornecidos sobre os principais padres podem ser conferidos na obra o teólogo protestante R N Champlin "Enciclopédia Bíblica de Teologia e Filosofia" Hagnos SP vol III p 881 Ps as Dúvidas em colchetes foram corrigidas por mim mesmo que conferi as ditas passagens nas obras citadas dos padres.


Cotação de cada volume:


#SABEDORIA



- Inspirado > 77% dos Padres

- Eclesiástico > 5% dos Padres

- Apócrifo > 7% dos Padres

- Omissões > 11 % dos Padres



Em se considerando (vide considerações nos próximos capítulos) que a CATEGORIA DOS LIVROS ECLESIÁSTICOS EQUIVALIA A ADMITIR UM GRÁU MENOR DE INSPIRAÇÃO FACE A CLASSIFICAÇÃO DE APÓCRIFOS, CONCLUIMOS QUE 77% DOS PADRES ENCARAVAM A DITA OBRA COMO CANÔNICA, ENQUANTO APENAS 7% ENCARAVAM-NA COMO APÓCRIFA; PODERIAMOS AINDA ACRESCENTAR 4% TIRADOS DAS OMISSÕES (POIS PARTE DA ARGUMENTAÇÃO PROTESTANTE CONTRA O CANON ALEXANDRINO É BASEADA NO SILÊNCIO) CHEGARIAMOS A CERCA DE 81% DE APROVAÇÃO PARA O LIVRO OU SEJA MAIS DE DOIS TERÇOS.




# ECLESIÁSTICO



- INSPIRADO> 73% dos padres

- ECLESIÁSTICO> 5%

- APÓCRIFO> 6%

- OMISSÕES> 16%

PROBABILIDADE DE APROVAÇÃO 81%





# BARUC



- INSPIRADO> 69%

- ECLESIÁSTICO> 7%

- APÓCRIFO > 4%

- OMISSÕES> 20%

Obs.: Pode ter sido omitido em algumas listagens canônicas por ter sido considerado como parte ou apêndice da profecia de Jeremias.

- PROBABILIDADE DE APROVAÇÃO: CERCA DE 80%



# ADIÇÕES A DANIEL



- INSPIRADO> 64%

- ECLESIÁSTICO> 7%

- APÓCRIFO> 3%

- OMISSÕES> 27%

Obs: Iden a Baruc, os padres não citavam as adições em suas listagens.

PROBABILIDADE DE APROVAÇÃO: 70%




# TOBIAS



- INSPIRADO> 61%

- ECLESIÁSTICO> 8%

- APÓCRIFO> 8%

- OMISSÕES> 23%

- PROBABILIDADE DE APROVAÇÃO: 75%




# JUDITE



- INSPIRADO> 55%

- ECLESIÁSTICO> 11%

- APÓCRIFO> 8%

- OMISSÕES> 26%

PROBABILIDADE DE APROVAÇÃO: 70%


Tobias e Judite são menos citados pelo fato de que contém pouco material doutrinário ou tipológico. São no entanto muito mais citados do que Ester ou seus fragmentos.


# MACABEUS



- INSPIRADO> 57%

- ECLESIÁSTICO> 12%

- APÓCRIFO> 8%

- OMISSÕES> 23%

PROBABILIDADE DE APROVAÇÃO: 73%






Conclusão: TODOS OS LIVROS - com excessão para as adições a Ester - SÃO APROVADOS COMO CANÔNICOS (mesmo que com um gráu de inspiração menor) POR DOIS TERÇOS OU MAIS DOS PADRES E CONCILIOS, SENDO QUE A COTAÇÃO DE APÓCRIFOS PARA SABEDORIA, ECLESIÁSTICO E BARUC (mesmo acrescentando a maior parte das omissões) NÃO ULTRAPASSA CHEGA NEM PERTO DE UM DÉCIMO!!!


TOBIAS E JUDITE OCUPAM UMA POSIÇÃO INTERMEDIÁRIA - com um bom índice de aprovação - ENQUANTO OS MACABEUS FICAM NA RABEIRINHA, O QUE SE DEVE POR SINAL A NATUREZA DO LIVRO DO PRÓPRIO LIVRO, SIMILAR A DOS REIS E DAS CRÔNICAS, IGUALMENTE NÃO MUITO CITADOS.


NO ENTANTO NENHUM DELES É MAJORITARIAMENTE REDUZIDO SEQUER A CONDIÇÃO DE LIVRO MERAMENTE ECLESIÁSTICO OU INFERIOR PELA MAIORIA DOS PADRES. QUANTO MAIS A CONDIÇÃO DE APÓCRIFOS COMO QUERIA CALVINO.


OS PADRES QUE CLASSIFICARAM TAIS LIVROS COMO APÓCRIFOS PODEM SER CONTADOS NOS DEDOS:


- Melitão (talvez), Leôncio (ou quem se faz passar por ele), Junilius (só quanto o livro da Sabedoria), Jerônimo (primeira fase, depois reconsiderou), Primazius, Agobardo, Ambrósio de Autpert, Haymon e Notker Labeus (alguns), além do Sínodo de Laodicea. Ou seja não mais de nove testemunhas, muitas delas 'pela metade' ou apenas prováveis e outras tantas influenciadas por Jerônimo. Eis o grosso da apologética esdrina, não passa disto. A tradição da igreja antiga como um todo é bem mais favorável ao Canôn alexandrino do que ao Canôn palestiniano dos fariseus.


Diante disto temos de questionar - com o profo R N Chanplim - o que tem levado os teóricos protestantes - advogados do Canon Palestiniano - a afirmar que tais livros foram aprovados e empregados por uma minoria insignificante dos Santos Padres??? E só podemos responder pela desonestidade, o sectarismo e o espírito de partido... Nada de concreto, de objetivo e muito menos de honesto!
Nas sessões seguintes buscaremos esclarecer ainda melhor este testemunho - com o objetivo de, se possível, torna-lo ainda mais sólido e consistente - e fazer algumas reflexões a respeito, sempre conforme o preceito:

"ESTAI SEMPRE DE PRONTIDÃO PARA RESPONDER AQUELES QUE SOLICITAM A RAZÃO DE VOSSA ESPERANÇA."
Assim todos saberão que nossa fé não é cega como um morcego ou uma toupeira, mas altaneira como a águia...

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