Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

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quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

XXXII - S Gregório Dialogos e S Isidoro Hispalense




- São Gregório dialogos parece ter adotado a tríplice distinção de S Melitão, S Cirilo de Jerusalem, S Gregório Nazianzeno, S Anfilóquio, Jerônimo, Junilius e S Leôncio de Bizâncio.

E inserido os dois livros dos Macabeus entre os da segunda categoria, como se depreende destas suas palavras:

"Com referência a este particular creio que não estamos agindo erradamente, ao apelar a estes livros, pois mesmo que não sejam canônicos tem servido de edificação a Igreja. Por isso recorro a seu testemunho: 'Assim Eleazar na batalha feriu e derrubou um elefante, mas foi esmagado pela besta que matou' (I Mac 6,46)." in Moralia I,3

Todavia quanto aos demais livros em questão sua posição é bem outra.

"COMO A ESCRITURA TESTIFICA: 'O orgulho é o começo de todo pecado.' (Eclo 10,26)'"

"EIS O QUE DIZ A ESCRITURA A ESSE RESPEITO: 'A sentença mais severa será para os que governam.' (Sab 0:06)" Moralia I,04 e Regra Pastoral III,10

O EMPREGO DOS LIVROS DO ECLESIÁSTICO E DA SABEDORIA - quase sempre acompanhados da fórmula ESTA ESCRITO - ULTRAPASSA A CIFRA DE UMA CENTENA, SÓ NA 'MORALIA IN JOB'!!!

"ESTA ESCRITO: 'Põe pão e vinho sobre o sepulcro dos justos, mas não os dês a um pecador.' (Tob 4,17)"
in Regra pastoral XX & Moralia in Jo VI,54
E cita repetidamente um e outro livro tanto na Moralia quanto em suas Cartas sempre como ESCRITURAS.



- S Isidoro Hispalense



O já citado C H Collete, assevera - in opus cit p 17 - que parte de seus correligionários (apelando a mentira) juntavam o nome de Isidoro ao dos padres e escritores que regeitavam a plena canonicidade dos Deuterocanônicos.
Colijamos pois seu testemunho:

Após nomear os livros do Canon hebraico, S Isidoro, assim se refere aos livros Deuterocanonicos em suas Etimologias III,9:

"Há uma quarta ordem de nossa parte com os livros do Antigo Testamento, que não estão no cânon hebraico. O primeiro destes é a sabedoria, a segunda, Eclesiástico, o terceiro, Tobias; o quarto, Judith, o quinto e sexto, os Macabeus. Os judeus separam esses e colocam-nos entre os apócrifos, a Igreja de Cristo no entanto, honra-os e reconhece a divindade dos mesmos."

E noutro passo declara: "A Sabedoria e o Eclesiásticos estão em pé de igualdade com os livros canônicos e sua autoridade reconhecida é." 


Já nos Oficios Eclesiásticos (I. XL 4, 5, 7, I. XL 4, 5, 7) Santo Isidoro assim se expressa:

"Em primeiro lugar, os livros da Lei, que é de Moisés, são cinco. Genesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
Dezesseis livros históricos: Jesus Nave, Juízes, Rute, quatro livros dos Reis, dois dos Paralipomenos, dois de Esdras, Tobias, Ester, Judite, e os dois livros dos Macabeus.
Seis livros proféticos, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel, e os doze profetas menores. Após estes vêm oito livros em verso, que são escritos em vários tipos de metro em hebraico, são Jó, Salmos, Provérbios, eclesiastes, o Cântico dos Cânticos, o Livro da Sabedoria, eclesiástico e as
Lamentações de Jeremias e, portanto, há quarenta e cinco livros do Antigo Testamento

Estes são os setenta e dois livros canônicos, foi por esta razão que Moisés escolheu os setenta e dois que deveriam profetizar e o Senhor Jesus enviou os setenta e dois discípulos a pregar."

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