
- O retor e Bispo Junilius compoz uma lista canônica dos livros do Antigo Testamento e inseriu-a em sua memória sobre os três capítulos dedicada ao Bispo Primásio de Hadrumeto.
Ele dividiu seu Canon em três categorias:
Livros inspirados e divinos: entre estes incluiu o Eclesiástico.
Livros eclesiásticos: Crônicas, Jó, Esdras e Neemias, Judite, Ester e os Macabeus.
Livros apócrifos: Sabedoria e Cantares.
Esta foi a opinião de Junilius que disse te-la recebido de Paulo de Nissibi, o qual por sua vez recebera-a de Teodoro de Mopsuestia. Quando os protestantes recorrem a seu testemunho - C H Collete (opus cit 17) com o intuito de validar o Canon Esdrino procedem desonestamente pois regeitando Sabedoria, Eclesiástico e os demais registros afirmados por nós, RECEBEM JÓ, ESDRAS, NEEMIAS E ESTER que eram repudiados pelo Bispo Africano.
Ele dividiu seu Canon em três categorias:
Livros inspirados e divinos: entre estes incluiu o Eclesiástico.
Livros eclesiásticos: Crônicas, Jó, Esdras e Neemias, Judite, Ester e os Macabeus.
Livros apócrifos: Sabedoria e Cantares.
Esta foi a opinião de Junilius que disse te-la recebido de Paulo de Nissibi, o qual por sua vez recebera-a de Teodoro de Mopsuestia. Quando os protestantes recorrem a seu testemunho - C H Collete (opus cit 17) com o intuito de validar o Canon Esdrino procedem desonestamente pois regeitando Sabedoria, Eclesiástico e os demais registros afirmados por nós, RECEBEM JÓ, ESDRAS, NEEMIAS E ESTER que eram repudiados pelo Bispo Africano.
- Primazius de Hadrumet parece ter adotado a opinião de Jerônimo, pois registrou em seu Comentário ao Apocalipse que os vinte e quatro anciãos são os registros do Antigo Testamento.
- S Cassiodoro (550) - hieromonge de Vivarium, em sua terceira e definitiva lista - menciona todos os deuterocanonicos como fazendo parte das santas Escrituras. EMBORA OS PROTESTANTES TENHAM A CARA DE PAU E O CINISMO DE APRESENTAR A OPINIÃO DE AGOSTINHO - FAVORÁVEL AOS DEUTEROCANÔNICOS - COMO 'ISOLADA'... OPINIÃO ISOLADA E IMPROVAVEL ERA A DE JERÔNIMO, PONDERA GRAVEMENTE CASSIODORO
- S Leôncio de Bizâncio (590) - ou quem se faz passar por ele - omite-os todos - INCLUSIVE O DE ESTER QUE É RECEBIDO PELOS PROTESTANTES -adotando o canon palestiniano conforme a tradição de Sua Igreja (Jerusalem). NO ENTANTO SE TAL LISTA PERTENCE MESMO A S LEÔNCIO, ELE PROVAVELMENTE QUIZ SER FLEXÍVEL COM RELAÇÃO AOS HEBREUS OU ACABOU MUNDADO DE IDÉIA uma vez que boa parte dos Deuterocanonicos - Baruc, Eclo e Sab in Das seitas II, 1 - 4 - são empregados em suas obras sob a designação corrente de ESCRITURAS.
- S Anastas enfim cita Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico e o IV livro dos Macabeus, como CANONICOS. Anastas por sinal, disse que: "O LIVRO DA SABEDORIA FOI EMPREGADO PELOS PADRES NO CONCILIO DE NICÉIA." é o que lemos na obra do protestante Th Horne 'An introduction to the critical study...' p 132
- S Isidoro de Peluse (no Egito) cita como escrituas a maior parte dos Deuterocanonicos em sua Correspondência.
- Dionisio, o mínimo; referendou igualmente o sínodo congregado por S Aurélio de Cartago e 419 como expressão da verdade divina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário