Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Peroração - Carta aberta aos protestantes de boa vontade









Não desejo nem desejaria que qualquer daqueles que leem estas linhas, concluisse precipitada e imprudentemente que abriguemos em nossos corações sequer uma mínima doze de ódio com relação aqueles que cuidam ser o protestantismo lídima e pristina manifestação da verdade divina.






Não detestemos os protestantes e não lhes desejamos mal algum.






A lei divina promulgada pelo divino Mestre convida-nos ao amor e obriga-nos a amar todos os seres humanos, procurando encontrar em cada um deles algo de bom.






Caso odiassemos estariamos maculando nossa fé.






Pois cremos antes de tudo no amor.






Cremos no homem, em seu progresso, em sua evolução, em sua reconciliação.






Jamais poderiamos vir a odiar os protestantes pois o que eles são nós mesmos já fomos um dia.






Pois juntamente com nosso sobrenome herdamos a crença protestante e a ela nos mantivemos fiéis até a flor da juventude.






E na mais absoluta boa fé pois sequer cogitavamos sobre a existência do romanismo ou do espiritismo, quanto mais da fé ortodoxa.






Crendo que o protestantismo representava a senda aberta pelo Verbo divino neste funesto val de lágrimas e dores, cuidavamos nele servir a Cristo Jesus com a consciência limpa. Segundo a luz que nos fora dada amavamos a Deus e procuravamos servi-lo de todo coração.






Assim se erramos e nos equivocamos foi involuntariamente, crendo que estavamos em posse da mesma verdade eterna comunicada pelo Salvador ao quórum dos doze.






Posteriormente, já separados do protestantismo mas não do Senhor Jesus Cristo nosso bem, viemos a travar conhecimento com um bom número de protestantes piedosos e comprometidos com a promoção do fenômeno humano.






Adventistas, jeovistas, metodistas e até alguns pentecostais com que tivemos a feliz oportunidade de cruzar durante nossas lides pelo Reino, deram provas de um genuino amor para com Nosso Senhor Jesus Cristo e seus membros, nossos irmãos.






Devo acrescentar apenas que eram todos sinergistas e arminianos ou semi-pelagianos em sua totalidade.






Quanto aos solifideistas e predestinacionistas, jamais me deparei com um só dentre eles que desse verdadeiro testemunho de Jesus Cristo por meio da santidade pautada no serviço fraterno. Creio no entanto que mesmo dentre eles haja quem sirva, cultue e adore a Jesus Cristo em verdade...






Poderosa é a figura do Mestre, habil é sua grande graça e sólido seu Evangelho para fazer com que o amor triunfe mesmo entre aqueles que professam doutrinas e teorias tão más.






Seja como for não creio nem poderia crer que aqueles que buscam sinceramente a verdade ou que cuidam possui-la, sejam repudiados pelo Senhor Jesus Cristo devido a alguma incorreção quanto a formulação da fé ou a posse duma verdade truncada. Não eu não creio nem poderia crer que alguém possa vir a ser detestado por Cristo por causa de alguma limitação ou equivoco em matéria de crenças...






Basta que o homem sofra pelo simples fato de não possuir a verdade em sua explendorosa pujança...






Assim não só compreendo aqueles que cometem os mais funestos erros no que diz respeito a divina revelação como fraternizo-me com eles e apresento-lhes o penhor da mais viva solidariedade.






Também aquele que sofre pela verdade tem sua parte na paixão do Senhor e dela participa.






Longe de mim essa fé bizonha que supõe ter sido a verdade revelada tendo em vista a danificação do homem.






Uma verdade que viesse a acometer os seres humanos aumentando seus sofrimentos seria uma verdade de muito pouco valor ou sem valor algum.






Creio que a verdade foi revelada com o intuito de acrescentar, de enriquecer e de beneficiar aqueles que após tantos esforços e sacrificios lograra, apreende-la a ponto de nela repousarem em pleno deleite e gozo.






Eis o que nos aufere a verdade: infindo quinhão de tesouros e riquezas ocultos em Deus cuja posse e apreciação é de algum modo uma antecipação da bemaventurança... uma degustação antecipada da Theosis.






Por isto a verdade foi revelada aos mortais: para conforta-los em sua dura peregrinação por este báratro de dores e não para a multiplicação de suas dores.






Estar privado de tão salutar e eficaz consolo já é em si uma terrivel desgraça...






Haveria o Pai de aumentar ainda mais uma tal desgraça?






Não posso crer numa tal teologia que respira a ódio e a vingança.






Creio num Deus infinito e perfeito que não tem necessidade alguma de exercer qualquer tipo de vingança sobre seres simultaneamente tão tristes e tão pequenos...






Portanto não posso crer que os protestantes por estarem errados venham a sofrer quaisquer represálias da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.






Aqueles cuja boa fé é manifesta e concretizada por meio daquele culto sincero e sublime que é a caridade certamente estão em Cristo e Cristo neles para o tempo e para a eternidade.




Quanto aos demais poderoso é o Senhor para persuadi-los aniquilando neles toda má vontade e reconciliando-los consigo em todo tempo e lugar.



Desejariamos no entanto que todos os Cristãos nominais estivessem em plena posse da verdade divina enquanto fruição antecipada da própria divindade.


Cientes de que Nosso Abençoado Mestre e Salvador misericordioso ministrou ensinamentos doutrinários que correspondem a certos mistérios e beatitudes invisiveis, não podemos deixar de crer e de pensar que a posse de tais ensinamentos corresponda a certo gráu de perfeição ou de completude cristã.


Eis por que consagramos todos os nossos esforços e sacrificios tendo em vista a divulgação de tais verdades.


Para nós tudo quanto esteja relacionado com Jesus Cristo é encarado como bem sumamente precioso e não como puro e simples detalhe.


Cada gesto, cada exemplo, cada ensinamento, cada palavra emitida pelo Filho de Maria é encarada por nós como um tesouro inexgotável de riquezas e dadivas espirituais.


Por outro lado não é menos verdade que certas doutrinas paralisam aquele crescimento que a alma fiel deve experimentar com relação a posse de Cristo Jesus...


Teorias e hipóteses, e opiniões, e crenças há que atingindo em seu fundamento mesmo aquela relação de amor que devemos cultivar para com os semelhantes e apartando-nos dele, extirpam o Senhor de nossos corações e alijam-no de nossas almas matando-nos por dentro...


Eis porque devemos dar combate sem tréguas a tais teorias...


Tendo em vista a consolidação do reinado do divino mestre em nossos corações e obras e a construção de um mundo cada vez mais conforme os ensinamentos e a vontade de Cristo no qual todos se amem e cresçam juntos para a eternidade beatífica.


Portanto crendo de boa fé que nossos irmãos protestantes estejam e prejuizo doutrinário é nosso dever e dever gravíssimo alerta-los.


Corrigir aqueles que estão equivocados, apontando-lhes a senda da luz e da verdade é preceito que a caridade impõe a todo servo e adorador de Nosso Senhor Jesus Cristo não havendo quem dele possa esquivar-se.


Tomar posse da verdade como uma espécie de privilégio e encara-la a semelhança de um monopólio seria demasiado injurioso para com o benigno Salvador.


A verdade deve ser sempre cultivada como algo a partilhar, a socializar, a dividir...


Portanto se nos dirigimos aos protestantes com o intuito de mostrar quão ilusórios e vãos são os fundamentos de suas crenças não é para que deixando de crer e desesperando, declinem... mas para que substituindo suas crenças por outras tanto mais corretas possam crescer, avançar, progredir enfim...


Crendo que já possuem alguma luz, na medida em que se deleitam em ler e apreciar as palavras do Senhor Jesus Cristo, consignadas no Santo e divino EVANGELHO, aspiramos porque tal luz aumente ainda mais, na medida em que venham a tomar posse do real significado das palavras e da mensagem que leem.


Não desejamos pois que os protestantes perdam qualquer coisa, seja o Cristo, a comunhão, a esperança, o amor, etc mas que adquiram outros tantos elementos igualmente importante quais sejam: a alteridade, os sacramentos, a comunhão dos santos, a linguagem simbólica do ritual... enquanto expressões do mistério da Encarnação do Senhor.


Por isso convocamos cada protestante de boa vontade para que a nosso exemplo, venha a examinar com toda seriedade os fundamentos da doutrina protestante a luz da pena Evangélica, da pena apostólica, da história eclesiástica, da tradição patrística e da consciência crística...


Aquilo que tu és, meu bom amigo, eu já fui. Aquilo que hoje sou, desejo que também tu venhas a ser.


Amorosamente em Cristo Jesus nosso Bem.
"VEM ALMA CANSADA, JÁ FARTA DE DOR
VEM E PÕE TEUS FARDOS, AOS PÉS DO SENHOR
DO QUANTO PRECISAS, JESUS QUER TER DAR
NELE PAZ E GRAÇA, TU PODES ACHAR."



Nenhum comentário: