Cerca de dez anos depois de S Cirilo, S Hilário também compoz uma lista canonica e a exemplo de S Origenes inseriu-a no prólogo de seus Comentários aos Salmos.
A lista felismente chegou até nós, os Comentários todavia extraviaram-se em sua maior parte e com eles o contexto em que a lista fora inserida.
Seja como for, vamos a ela:
"Do Velho Testamento são contados vinte e dois livros ... de Moisés são cinco livros ... Jeremias, Lamentações e a Carta... e Daniel ... o que perfaz vinte e dois. É de notar igualmente que, ACRESCENTANDO A ESTES TOBIAS E JUDITE TEMOS VINTE E QUATRO LETRAS CORRESPONDENTES AO ALFABETO EMPREGADO PELOS GREGOS." in Prólogo do Comm aos Salmos.
Que pensar sobre isto?
Antes de tudo que S Hilário pode muito bem ter seguido o exemplo de Origenes - cujo comentário serviu de modelo ao seu - e referido o número de livros canonicos dos judeus em sua relação com o Alfabeto por motivos meramente didáticos ou seja tendo em vista a explicação dos Salmos alfabéticos ou acrósticos.
Seja como for ele deixa bem claro que considera tanto a epístola aos exilados, Tobias e Judite como LIVROS INSPIRADOS E CANONICOS.
Permitamos porém que o próprio S Hilário se expresse sobre o assunto: "Assim NA VOZ PROFÉTICA nos deparamos com esta belíssima sentença: 'Pela magnitude das obras e a beleza das criaturas pode-se inferir a perfeição de seu Criador.' (Sab 13,05)" in Trindade I,07
"Assim disse a bemaventurada Susana: 'Deus Perpétuo e sabedor das coisas que são ocultas, tu conheces os eventos todos antes mesmo que se sucedam.' Dn 13,42)." iden IV,8
"Mas isto não concorda com A DIVINA ESCRITURA, pois segundo o profeta (II macabeus 7,28) tudo foi feito do nada." iden IV,16
"Assim após Moisés e Isaias, ouve a Jeremias que declara: 'Este é nosso Deus e com ele não há nenhum outro...' (Bar 3,36sgs)" iden IV,42
"Como disse - Deus - através de Isaías: 'Tomado pelo espírito do temor divino.' (Is 11,3) e Salomão: 'O temor do Senhor é o principio da sabedoria (Eclo I,16)." in Salmo LXVI,09
"Segundo o ensino DO SENHOR os anjos contemplam a face de Deus (Mat 18,10) e segundo RAFAEL DISSE A TOBIAS, 'Contemplam a luz eterna e entregam nossas preces ao Senhor' (Tob 12,15)" in Salmo CXXIX,07. AQUI TEMOS UM DEUTEROCANONICO ASSOCIADO AS PALAVRAS DO PRÓPRIO SENHOR JESUS CRISTO COM O INTUITO DE CERTIFICAR UMA DOUTRINA.
"Assim esta registrado nos PROFETAS, evangelistas e apóstolos: 'Deus põe fim as guerras em seu nome.' (Jdt 16,03) e sabe Isaias: 'Do nada fez céus e terra.' (Is 48,13)" in id CXXV,06)
Noutro passo afirma que tanto as adições feitas a Ester quanto os demais livros contestados pelos judeus não deveriam ser chamados de apócrifos.
Podemos pois ter por certo que S Hilário reconhecia por inspirados, canônicos e divinos: Baruc, a epistola, Eclesiástico, Tobias e Judite; bem como as adições a Daniel e Ester, os Macabeus e a Sabedoria como se depreende de suas palavras.
Portanto ele não pode ser honestamente arrolado como testemunha favorável ao Canon esdrino ou palestianiano.
- Mar Afraates, o preceptor dos persas:
"Judas Macabeu e seus irmãos foram perseguidos e sofreram contrariedade. Os sete filhos da abençoada mulher suportaram açoites e foram esquartejados como mártires da verdade. O nobre ancião eleazaro, apesar da idade fez intrépida confisão de fé e se tornou verdadeiro mártir. ( II Mcbs Cap VI e VII)" in Demonstração XXI, parag 22. CITAÇÃO PRECEDIDA POR UM ELENCO DE MÁRTIRES HEBREUS MENCIONADOS NO ANTIGO TESTAMENTO.
"O Senhor lançara para longe de si o rico, filho do luxo 'Que possui bens como as ondas do mar.' (Eclo 29,18)" Id XXI, parag 7
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