No entanto esta corrente não era nem única nem preponderante entre os hebreus que viveram antes de Cristo.
Muito pelo contrário na medida em que os alexandrinos iam divulgando suas traduções e/ou produções a teoria do Canon mais amplo ia ganhando cada vez mais terreno e cada qual ia adicionando seus escritos favoritos ao grupo dos Ketuvim.
Podemos pois afirmar que haviam tantos canones quanto cabeças embora durante no tempo do Messias Jesus a tendência geral fosse favorável a um canon mais abrangente e rico... queremos dizer com isto que as vésperas desta nossa Era a ideologia alexandrina estava como que suplantando e diluindo a velha crença em um Canon Esdrino dentro da própria Palestina.
Mesmo entre os rigoristas fariseus poucos se atreveriam a negar - como Josefo - a canonicidade do testamento dos doze patriarcas, dos jubileus, de Enoc, do Martirio de Isaias, do Sirácida, de Tobias ou de Judite, que parecem ter sido os preferidos dentre todos os deuterocanonicos e pouquissimos ousariam despreza-los como um auxilio indispensavel no que diz respeito ao estudo e a compreenção das escrituras canonicas como costumam fazer os nossos protestantes, chegando inclusive a atribuir a autoria dos mesmos a Satanas.
Os primeiros reformadores protestantes não podiam fazer idéia de nada disto; eis porque aferraram-se tenazmente a doutrina de um Canon Esdrino recebido por Jesus Cristo, transmitido aos apóstolos e posteriormente ADULTERADO PELA IGREJA ROMANA (sempre a igreja romana, os protestantes nada podem explicar ou compreender sem ela).
No mais, quando constrangidos pelos fatos, os defensores do protestantismo alegavam que embora o Canon das escrituras fosse venerado desde os tempos de Esdras só obtivera o reconhecimento da sinagoga - não do Templo (!!!) - cerca de cinco séculos depois, no sínodo de Jamnia/Iabné, ficando o problema - do Canon - definitivamente resolvido...
Curioso... apesar de tantas evidências os protestantes ousam declarar que a Septuaginta não passa de uma fábula...
Que dizer então do fantasmagórico Canon Esdrino que não possui sequer uma miserável evidência?
Certamente que alguns padres da Igreja - como ao que parece S Irineu, S Clemente, Tertuliano e S Crisóstomo - expressaram-se de modo a dar respaldo a esta teoria, a qual certamente contara com o apoio do grande Melitão.
A Igreja no entanto - no que tange a sua praxis cultual - jamais levou a sério tal suposição.
Assim sendo os protestantes tiveram de pedi-la emprestada ao judeu Elias, o Levita a quem tomaram por guia e mestre.
"Isto coincide com o tempo de Esdras e CONFIRMA AS DECLARAÇÕES DE OUTRAS PEÇAS DA LITERATURA JUDAICA - leia-se Tamud e Elias, o levita - QUE ENSINAM TER ESDRAS PRESIDIDO A GRANDE SINAGOGA QUE SELECIONOU E PRESERVOU OS ROLOS SAGRADOS PARA A POSTERIDADE." Antonio Gilberto, opus cit pp 57
Sabemos no entanto que os livros dos Paralipomenos, Ezra, Daniel e muitos dos hinos que compõem o atual saltério foram codificados muito depois da morte de Ezra, Neemias e Malaquias. ISTO SIM SÃO FATOS INDISCUTIVEIS E QUE IMPUGNAM IRREMISSIVELMENTE A TEORIA DO CANON ESDRINO
Assim sendo os protestantes tiveram de abandonar a fábula do Canon esdrino.
O CANON JA ESTAVA FECHADO ANTES DE CRISTO???
Dizem os protestantes: "Foram escritos -os Deuterocanonicos - quando o Canon hebraico ja estava Fechado." in Bibliotheca sacra and theological of Xenia seminary
"Nosso Senhor recebeu as escrituras que os judeus decidiram ser as escrituras... que no tempo do Senhor o Canon estava fechado esta demonstrado com abundância de provas." Angus, Joseph in "Manual Bíblico" pp 79 sgs
A verdade dos fatos:
"Alguns doutores tem enfatisado que a questão pertinente a fixação de um Canon de livros bíblicos NÃO FOI UMA REGRA nos primeiros séculos desta era, não havia qualquer preocupação quanto a delimitação de um Canon autoritativo de Escrituras." Martinus Jongie in Pseudoepigraphes, faith and old Testament
"A terceira divisão do Canon ainda estava em aberto no primeiro século e talvez mesmo no segundo século d C de modo que judeus e cristãos faziam diferentes citações do consideravel corpo de 'escrituras sagradas' oferecidas em hebraico e grego." in "Hebrew bible old testament: the history..." 69 pp
"Segundo o Dr H. E. Ryle - protestante - o Canon mosaico ou legal foi fixado cerca de 450 a C, o canon profético no tempo dos macabeus cerca de 160 a C enquanto que o Canon dos escritos FOI FIXADO SOMENTE NO ANO 100 DESTA ERA EM JAMNIA/IABNÉ." Auwers e Jongie in "Une autre Russie: fetes et rites..."
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