Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

domingo, 4 de abril de 2010

A penetração da pseudo reforma na Rússia.







Cerca de 1585 os calvinistas já haviam instalado suas seitas nas cidades russas de Arkhangelsk e Vologda, até que 1616 durante o reinado de Fedorovich, abriram seu primeiro termo na capital, Moscow.


Simultaneamente diversos grupos de anabatistas: menonitas, huteritas, unitarianos, etc perseguidos pelos papistas, luteranos e calvinistas encontraram asilo no grande país do Leste e lá permaneceram em paz até o décimo nono século quando parte deles cambiou livremente para o novo mundo (alguns para o Sul do Brasil inclusive).


Convem pois registrar que muito antes da fundação da província de Maryland (EEUU) por George Calvert, Lord Baltimore (romanista) e da emissão do 'ato de tolerância' - feito em 1649 e considerado pelos apologistas do papismo como a primeira lei de tolerância promulgada no Ocidente Cristão - OS PROTESTANTES ESTRANGEIROS INSTALADOS NA RÚSSIA ORTODOXA DESDE 1585 OBTIVERAM PERMISSÃO PARA ADORAR A DEUS SEGUNDO SUAS CONSCIÊNCIAS OU SEJA O RECONHECIMENTO DE SUAS LIBERDADES NO QUE DIZ RESPEITO AO EXERCÍCIO DA RELIGIÃO.


Da era de Ivan a era de Anna - durante 150 anos - pessoa alguma foi molestada por motivos religiosos na Rússia, como prova do que escrevemos podemos citar o Ato de 1702, que garantia a todos os estrangeiros total liberdade nos domínios da fé.


Disto aproveitaram-se os sectários do Ocidente já para disputar entre sí e provocar distúrbios (como os luteranos e calvinistas) já para espalhar suas traduções e doutrinas entre os russos... Por isso em 1734 a dita Imperatriz baixou um novo decreto segundo o qual cada nova seita surgida ou instalada no país ficava obrigada a apresentar uma confisão de fé explicitando suas crenças.


ASSIM SENDO - COMO CONFESAM OS PRÓPRIOS CALVINISTAS - EM 1864 4% DE SEUS SECTÁRIOS - CERCA DE 70.000 ALMAS - HABITAVAM OS TERRITÓRIOS DO CZAR, E CERCA DE 1200 DELES ESTAVAM RADICADOS JUSTAMENTE EM MOSCOW OU SEJA AS BARBAS DO CLERO ORTODOXO...


Já em 1619 um dos primeiros russos convertidos ao calvinismo Piotr disputava livremente sobre as escrituras com nossos hierarcas, afirmava em alto e bom som que nossos ícones não passavam de ídolos e tantas outras parvoices que os protestantes costumam afirmar sem que por isso sofresse qualquer dano por parte das autoridades do país.


Disto resultou que durante a Raskol de 1667 formou-se um grande partido intitulado Bespopovtsy cuja semelhança com as seitas protestantes é notória.


De modo que inumeros historiadores e analistas vinculam os Bespopovtsy, as comunidades de anabatistas, menonitas e huteritas, asseverando que foram influenciados por elas.


De algum modo tais seitas assimilaram já alguma propaganda, já o exemplo dos sectários ocidentais.


A ponto de, como eles, apregoar a apostasia da Santa Mãe Igreja e a ímpia doutrina do sacerdócio universal.


Também implantou-se entre eles - embora sem assumir o cárater de dogma - a abominável teoria da predestinação.


Todas caracteristicas dos luteranos, anabatistas e calvinistas.


Assim também a Rússia foi atingida e devastada pela rebelião urdida por Lutero na Wittemberga.


A princípio os Raskol foram punidos e supliciados pelo Estado, posteriormente todavia obtiveram a tolerância.


Catarina a grande, não por melindres religiosos, mas por inspirações de ordem filosófica, fez deportar grande número deles para a Sibéria já porque lhos encarava como fanáticos, bárbaros e selvagens, enquanto eles encaravam-na como o verdadeiro anti-Cristo (devido a sua familiaridade com o iluminismo).


Durante o décimo nono século, ainda por questões meramente políticas e não religiosos eles não deixaram de sentir a mão dos czares autocratas... seja como for, desde 1700 nenhum deles foi condenado a morte por heresia...


E ainda hoje subsistem alguns milhões deles na Rússia.


Como prova de que antes de florescer no Ocidente por volta do século XIX, a liberdade religiosa florescera na Rússia ortodoxa pelo espaço de trezentos anos.


Pois excetuando-se as execuções dos líderes staroverits (como o Metropolitano Awacun) durante o reinado de Pedro, não são conhecidas outras execuções semelhantes na História do pais.


Nenhum comentário: