Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Da Unidade de fé existente entre as Igrejas ortodoxas, parte IV- Demonstração Soteriologica












III) Da divina graça e da restauração.

01) Igreja apostólica assiria:

"Todos os santos profetas vaticinaram a respeito do Cristo, aquele que devia trazer a salvação para o mundo e recriar todas as coisas." Mar Odeisho de Nishevam in Marganitha II,04

"...se aproximava o momento em que lhe cumpria pagar a dívida da transgressão do primeiro Adão, e anular o decreto de condenação que amaldiçoava sua raça." iden III,02

02) Igreja apostólica Copta:

"He Himself is identified as the gracious and the decisive movement of God for the
redemption of men in His own Person. In Him the grace of God became an event, for He came to
seek and forgive sinners not only by His words but also by giving Himself on their behalf, on the
He is the Redeemer who supplied in His own Person, words and deeds the glorious content of
the word "grace". The word "grace" appears in the New Testament 152 times, 101 occur in the
Pauline writings."
Tadros Y. Malaty iden

03) Igreja apostólica siríaca:

"A Igreja siríaca cre ortodoxa cre que por meio da morte de Cristo somos salvos da morte eterna." Breve resumo

04) Igreja apostólica Armênia:

"Cristo venceu a morte com sua morte e deu a salvação a toda humanidade." Tchilingirian

05) Igrejas apostólicas bizantinas:

"O que mais este artigo nos ensina? R. Ensina que ele - Jesus - sofreu inocentemente por causa de nossos pecados." Petrus Moghila itens XLIV - XLVIII

"Acreditamos que o nosso Senhor Jesus Cristo é o único mediador, e que, entregando-se por resgate de tudo fez de seu sangue feita uma reconciliação perfeita." Dossiteus decreto VIII







IV) Da fé e das obras (Sinergia)

01) Igreja apostólica assiria:

"A verdade do cristianismo é indicada por isso também, que, como filosofia, ele é dividido em teoria e prática. O fim de sua teoria é a verdade, como já demonstrado, e no fim de sua prática é a virtude, como se provou por aquilo que disse sobre as capacidades da alma, segundo ela exige pureza de pensamento e santidade de intenções determinando que se pague o mal com o bem, que abençemos os que nos amaldiçoam e sobretudo que amemos nossos inimigos." Mar Odeisho de Nishevam in Marganitha III,03

02) Igreja apostólica copta:

"This attitude has its effect in our concept on "Faith". For faith IS not merely
believing in some dogmas or doctrines, but it means achieving the new life in Christ in
all its aspects. We have to enjoy this life through the deep knowledge of the Word of God
(the Holy Scripture), partaking in the church worship, practicing our family worship,
fulfilling God's commandments in our relationship with others etc. ... Faith separated
from conduct."
Tadros Y. Malaty in 'Man and redemption' V

03) Igreja apostólica Armênia:

"A salvação é um processo que se dá ao longo da vida do fiel cooperando ativamente a fé e as obras." Garabed Kochakian "Nossa igreja e seu lugar na Cristandade"

04) Igrejas apostólicas bizantinas:

"Há três virtudes cristãs, sem a qual ninguém pode ser salvo: fé, esperança e caridade, mencionadas pelo apóstolo quando diz: "E agora, continuam a existir a fé, a esperança e a caridade, estas três, mas a maior destes é a caridade ." Petrus Moghila III,04

"Acreditamos que um homem não pode ser salvo pela fé somente, mas através da fé que opera através do amor, isto é, pela fé com obras." Dossiteus decreto XIII

"No quinto capítulo de vossa confisão - luterana de Augsburgo - não dais importância alguma a penitência, a satisfação dos pecados e as obras, pelo contrário ensinais que o homem se salva pela fé somente ou como dizeis graciosamente. Tal não é a fé Católica, pois segundo cremos é necessário renunciar ao pecado, fazer penitência e praticar boas obras, assim é que nos aproximamos de Deus, segundo diz a escritura: Aquele que é de Deus observa os mandamentos de Deus." Jeremias II in Censura orientalis Ecclesiae de praecipuis nostri seculi haereticorum dogmatibus, cap V
Conclusão: Segundo o ensino unânime de nossas Igrejas o homem foi graciosamente resgatado de sua condição miserável PARA A OBSERVÂNCIA DOS MANDAMENTOS EVANGÉLICOS - BEMAVENTURANÇAS - DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, MANDAMENTOS FUNDAMENTADOS NA NOVA E ETERNA LEI DA CARIDADE. Portanto o homem foi graciosamente restaurado pela graça, não para a escravidão do pecado, mas para a prática das boas e santas obras pelas quais nos tormanos santos e perfeitos.
Cremos pois que o homem é justificado pela graça, mas que deve manter-se justificado pela obediência, pois a graça que recebeu é capacitante para preserva-lo de todo e qualquer pecado. Assim a vontade livre deve cooperar com a graça evitando tudo quanto tenha aparência de malignidade e praticanto o bem segundo os exemplos deixados pelo Senhor e seus apóstolos.
Para a Igreja ortodoxa o ensinamento segundo o qual o home se salva pela fé somente, isto é sem caridade, esperança, virtudes, obediência ou obras é um ensinamento ímpio e depravado cuspido pelo inferno.
A Igreja de Deus jamais apresentou esta nova e fácil salvação 'nos pecados' mas a salvação 'dos pecados' para a obediência, a virtude e a santidade.
Cremos que o homem restaurado em Cristo é perfeitamente capaz de resistir aos apelos do mal e de perseverar no bem.
Não cremos pois que o homem foi salvo para VIVER PECANDO E SER REPETIDA E INFINITAMENTE PERDOADO, mas para resistir heroicamente a sedução como membro de Cristo e templo do Espírito Santo.
A Igreja jamais compactuou com a escravidão do pecado e com o antinominiasmo ensinado pelos gnósticos de outrora e reeditado nestes ultimos tempos por João Agricola de Eisleben.
Pois aquele que é libertado pela graça do Filho é verdadeirmante livre e vitorioso sobre a carne, o mundo e a maldade.
Os protestantes porém se encontram divididos entre legalistas/judaizantes ou seja aqueles que pretendem restabelecer todas as leis judaicas revogadas pelo Divino Mestre e Senhor Nosso Jesus Cristo, antinominiastas ou seja aqueles que afirmam a supressão do Decalogo e de toda lei natural e a salvação 'nos pecados' e aqueles que como nós admitam a necessidade das obras - enquanto fruto da verdadeira fé - para a salvação.
Entre nós porém aqueles que se fazem de judeus ou de libertinos são de pronto excomungados e postos fora da igreja de Deus.

Nenhum comentário: