Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Da Unidade de fé existente entre as Igrejas ortodoxas, parte IV- Demonstração Soteriologica










II) Do livre arbítro

01) Igreja apostólica assíria

"E ele - o primeiro homem - foi chamado de uma imagem (de Deus) por três razões: primeiro, em virtude da alma racional com que ele possuía, e que é uma semelhança da imagem divina... Em segundo lugar por conta da vontade livre." Mar Odeisho de Nishevam in Marganitha II,01

02) Igreja apostólica copta

"Man's freedom is the most important divine gift that God bestows on man.
According to St. Cyril of Alexandria, the image of God in which man was created (Gen
1: 26) was his own free - will, and the spoilage of his human nature, that occurred by his
disobedience to God, was the loss of his free - will.
According to Athenagoras, the dean of the Alexandrian School in the second
century, man has the choice to do good or evil1. Man has the freedom to sin or not to sin;
otherwise he could not be condemned, rebuked, exhorted, or summoned.
St. Clement of Alexandria interprets the goodness of the first man not as being
perfect but as having free - will to be advanced towards perfection. He said that Adam
was childlike and innocent; [He was not created perfect in constitution, but suitable for
acquiring virtue... For God desires us to be saved by our own efforts 2].
Therefore the Alexandrians looked at Adam's life in Paradise as if it were a kind
of divine life, because of Adam's free - will that grants him the ability to be in close
contact with God. In this atmosphere, Adam and Eve received God's commandment not
as a restriction that they had to suffer, but on the contrary, as a chance to express their
love through obedience to God by their own free - will. In other words, without this
commandment our first parents would find no way to accept God's love by practicing
love, and had no way to have the experience of free - will."
Tadros Y. Malaty in "Man and redemption."

03) Igreja apostólica armênia:

"A humanidade (masculino e feminino) foi criada à imagem e semelhança de Deus, e como tal é um gênero especial." Tchilingirian; iden, id

04) Igrejas apostólicas bizantinas:

"No que concerne a vontade ela - o primeiro homem - era verdadeiramente livre." Confisão de fé de Petrus Moghila iten XXXIII

"Mas desde que ele - Deus - conheceu um faria um uso correto do seu livre-arbítrio, e outro uso incorreto, destinou uns a benção e outros a separação." Profissão de fé de Dossiteus III

"Deus jamais revogou ou suspendeu o livre arbitro humano." Censura orientalis Ecclesiae de praecipuis nostri seculi haereticorum dogmatibus; Jeremias II, iten XVIII




Considerações: Todas as igrejas ortodoxas afirmam a condição livre dos primeiros seres humanos, sua livre queda e a conservação da livre vontade - para desejar e abraçar o bem - nos seres humanos, regeitando as doutrinas ímpias engendradas pelo Bispo de Hipona, abraçadas pela Igreja cismática de Roma e desenvolvidas pelos sectários.

Tais as doutrinas da corrupção total, da perca do livre alvédrio e da faculdade de compreender os mistérios da religião, da necessidade de uma iluminação interna, da graça irresistível, da predestinação, etc

Doutrinas de origem puramente humana que os ocidentais cultivaram e aperfeiçoaram para sua maior vergonha.

Por isso Agostinho teve de confesar (em seus livros ad Julianum e numa de suas cartas a Jerônimo) - apud Lutero "Os concilios e a Igreja" p224 sg - NÃO TER ENCONTRADO NADA, ABSOLUTAMENTE NADA, NOS ESCRITOS DOS PADRES ANTIGOS, QUE LHO FAVORECESSE CONTRA PELÁGIO.

Pois tendo caido no extremo oposto ao do monge bretão, o gracismo, apartou-se da tradição original da Igreja, posteriormente classificada pelos latinos como SEMI -PELAGIANISMO, na medida em que faz justiça a natureza e ao livre arbítrio ao invés de enveredar-se por labirintos que conduzem a doutrinas monstruosas como a da reprovação ativa ou da predestinação para o mal.

Regeita pois a Igreja Ortodoxa, neste campo, a autoridade do Bispo de Hipona por compreender que exagerou em suas afirmações, quiçá influenciado pelo maniqueismo. Daí S Fócio, numa de suas enciclicas, advertir o povo sobre os erros que Agostinho cometeu sem no entanto aperceber-se deles ou desejar apartar-se da mãe Igreja.

Hoje no entanto os protestantes, como seus antepassados papistas encontram-se já cindidos em duas correntes ou escolas: a gracista; que perssevera nos erros de Agostinho e a naturalista, que regressou ao naturalismo de Pelágio e arrenegou a divina graça. A corrente gracista por sua vez encontra-se dividida em várias seitas, a começar pela arminiana que é aparentada que se aproxima um pouco do semi-pelagianismo (embora mantenha as falsas e vãs doutrinas da corrupção total e da iluminação interna) até a Calvinista, que por sua vez esta fragmentada
em dois grupos: infralapsários e supralapsários segundo disputam acerca do Decreto Horrivel promulgado pelo Dr Calvino...

De boa fé julgamos ter dado competente resposta a tais heresias em nosso livro sobre "Os dogmas da Igreja" postado em nosso BLOG 'protestando contra o protestantismo' ao qual remetemos todos os interesados sobre o assunto.

Pois nossa igreja encontra-se unida em torno da cooperação entre a Liberdade humana e a divina graça, sem excluir ou menosprezar tanto uma quanto a outra.

Nenhum comentário: