Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

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quarta-feira, 3 de junho de 2009

Sintese: Do Testamento antigo e do verdadeiro exame das escrituras


Em cerca de 100 (cem) artigos alistamos cerca de cento e cinquenta (180) erros contidos no Testamento antigo os quais podemos dividir em três categorias:


I - Contradições internas. (como as existentes nas narrativas de Samuel e das Crônicas)


- Sobre a idade com que Ismael foi regeitado.

- Sobre a idade com que Abraão saiu de Haran.

- Sobre a duração do cativeiro no Egito.

- Sobre a punição dos pecados.

- Sobre a conquista das planícies de Canaã.

- Sobre o irmão de Golias.

- Sobre a cabeça de Golias.

- Sobre o fim de Saul.

- Sobre que poder teria levado David a ressencear o povo.

- Sobre o louco em provérbios....



II - Contradições entre o antigo e o Novo Testamento. (como as existentes entre o Sermão da Montanha e o pentateuco)


- Do amor aos inimigos

- Do cultivo da paz

- Do exercício da misericórdia

- Da pobreza material
"A properidade é a benção do Velho Testamento e a maldição do Novo." Lord Bacon in Robertson - 1952 pp 114

- Dos sacrifícios sangrentos

- Dos alimentos contaminados

- Da sabatolatria...




III - Contradições entre o Velho antigo Testamento e a ciência.


- Da forma do mundo

- Da origem do mundo

- Da idade do mundo

- Da origem dos animais

- Das idades dos patriarcas

- Do Dilúvio

- Da torre de Babel

- Dos madianitas

- Das cavalariças de salomão

- Do morcego classificado como ave

- Da Baleia classificada como peixe

- Do emprego da violência na educação dos filhos...



Além, é claro, das importações estrangeiras:



- A arca da aliança

- O plano do santuário

- O horror aos talheres estrangeiros

- O juramento feito com um toque nos genitais alheios

- O sacrifício da vaca ruça

- A circuncisão

- O nome de Yhao

- O altar dos perfumes

- A mesa de pães

- O menorah

- A astrologia

- A crença em anjos e demônios

- A imortalidade da alma

- As punições é recompensas no além túmulo

- A ressurreição final...





Das quais podemos tirar as seguintes conclusões:




De I - O Testamento antigo comporta opiniões e crenças contraditórias e divergentes conforme seus livros foram escritos em momentos diferentes no decorrer de no mínimo dez (10) séculos.



Cumpre pois estuda-los numa perspectiva cronologica para que sejamos capazes de captar a evolução religiosa do povo hebreu e não numa perspectiva mágico/linear.



Espiritualmente falando os livros hebreus se tornam mais verazes na medida em que estão próximos do advento de Nosso Senhor Jesus Cristo.




De II - A suprema autoridade no que concerne a fé da igreja é o Novo e perpétuo Testamento de modo que por ele se regula o sentido do antigo Testamento e não o contrário.



Em caso de oposição Cristo e seus apóstolos sempre estão com a razão e os patriarcas e profetas equivocados.




De III - Tais livros não foram escritos com o objetivo de ministrar ensinamentos de ordem profana ou científica, do contrário não comportariam os erros que comportam uma vez que Deus é o autor e mantenedor da natureza.




Geral -




O valor do Testamento antigo se reduz:



- Ao progresso espiritual ou religioso da nação hebraica.



- Ao Testemunho profético referente ao advento e a missão de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. (valor principal)



Encarado sob este aspecto Crístico, Cristologico e Cristão o Testamento antigo é imensamente precioso para todos nós.


Encarado literal, linear e magicamente é uma pedra de tropesso para toda a Cristandade.


Donde a leitura do Testamento antigo feita pelo ortodoxo em busca por Cristo e seus sinais é sempre util e edificante enquanto que a mesma leitura feita por um sectário em busca da doutrina e da lei Cristãs é sempre trágica...


Em última analise o valor da leitura dependerá sempre do leitor e de sua preparação.





DA LEITURA DO TESTAMENTO NOVO - eliminando duas mediações inconvenientes.



Como já tivemos a oportunidade de assinalar a leitura do livro sagrado encetada pelos protestantes passa por no mínimo duas mediações humanas as quais lha convertem numa leitura meramente humana.



Para que falamos da leitura do Testamento Novo uma leitura divina pela captação do sentido, devemos tentar eliminar estas duas mediações.



A primeira e mais perigosa diz respeito as traduções humanas, todas humanas, todas faliveis, todas inquinadas de erros e opostas umas as outras.



Convem abandonar essas Bíblia ou Novos Testamentos de Almeida, Valera, Diodati, etc e estudar a lingua grega de modo a poder ler a palavra de Cristo e dos apóstolos em seu original inspirado e infalivel, sem mediação humana.


Caso tal não seja possivel de imediato deve-se adotar uma versão literal ou interlinear.


Quem é iniciado na lingua de Chaucer e Shakespeare conta com a magnifica obra de Wetscott e Hort.



Quem ignora o inglês pode lançar a Almeida as urtigas e iniciar um estudo sério do NT através do Novo Testamento interlinear traduzido por Scholz e publicado pela SBB.



Há ainda o 'Comentário versículo e versículo' de Champlinn que também se presta a tais estudos.



Partindo das traduções/tradições humanas de Almeida, Valera, Diodati, etc não se chega a lugar algum...



A segunda mediação a ser eliminada é a mediação humana representada pela ignorância e pelo despreparo do próprio leitor.


Para vencer esta segunda mediação convem estudar e tomar conhecimento sobre o sentido que os padres da igreja davam a cada texto em questão.



Também é util conhecer - ao menos de passagem - as opiniões de cada reformador ou teologo protestante (refiro-me aos de maior relevo como Arminius, Barth, Brunner, etc) para verificar se se fundamentam na opinião de um único padre (Agostinho de Hippo), na tradição geral dos padres (católica) ou em si mesmos.


A última solicitação que fazemos aos protestantes diz respeito a isenção...



Pois aquele que deseja examinar uma determinada questão deve esforçar-se por faze-lo imparcialmente, partindo do princípio, sem idéias pré concebidas.



Não vivem nos convidando ou desafiando para que examinemos nossa Igreja e para que coloquemos a tradição a prova?



Que comecem a nos dar exemplo livre examinando o protestantismo... ao invés de receber as teorias ensinadas por seus líderes tão dogmaticamente quanto os romanistas recebem os decretos de seus papas.



Aceitamos pois o repto de nossos adversários protestantes, pois como ortodoxos e filhos da verdade nada temos que temer.



Não pretendemos fugir a livre examinação proposta pois estamos convencidos de que a ortodoxia saíra dela como o ouro sai do crisol...



Exigimos todavia que a examinação seja objetiva, metódica e séria e não uma examinação de feira ou de mercado que se faz entre os berros e exclamações.



Uma examinação destas seria perda inutil de tempo precioso...



Pois o tempo foi feito para as obras santas e piedosas e não para a controvérsia inutil...



Para que retomemos nossa disputação em torno da verdade Cristã estabelecemos quatro padrões de objetividade:



a) A examinação deverá ser imparcial e o protestante, como nós, tentará compreender ou assimilar os argumentos contrários com a maior boa vontade.


Como se fossem equivocos que partem duma mente confusa em demanda da verdade e não como um meio de tentar confundi-lo ou engana-lo.


Do contrário, se deixamos de encarar o adversário com simpatia, a dita controvérsia perde seu sentido.



b) A examinação será Neo Testamentária e Cristologica.



Todos os textos referentes a lei e a doutrina Cristãs deverão ser extraidos do Novo Testamento em especial dos Evangelhos.



O Evangelho, que é a palavra de Jesus, deverá ser aceito pelas partes como o último e definitivo recurso da controvérsia.



Nada que seja expressamente condenado por ele poderá ser admitido como válido e verdadeiro e nada do que seja expressamente admitido como certo por ele poderá ser regeitado pelas partes.


A isto se chama soberânia do Evangelho.




c) O exame das citações será sempre pautado no Texto Grego ou nas versões interlineares.


Recorrer-se-a quando necessário a comparação entre as diversas traduções.


A indicação do texto será sempre normativa quando lho classificar como parabola ou não.




d) Quando o sentido for literal deverá fundamentar-se numa analise gramatical da palavra e numa analise igualmente gramatical do contexto.



Essa analise também levará em conta as tradições hebraicas sempre que os interlocutores do Senhor forem hebreus.


O testemunho dos padres da igreja será admitido ao menos como um testemunho histórico.



Bibliografia -



A - Metodologia -


O 'Organon' de Aristoteles.

As 'Memorabilia' de Xenofonte.

Os 'Dialogos' de Platão'

As orações' de Cícero

A retórica' de Quintilianus

A 'Summa Teologica' de Tomas de Aquino.

Sinibaldi T "Praeletiones..."

Ernesti "Elementary principles of interpretation"

J J Conibeare "Interpretation of scripture"

F H Scrivener "Criticism of the new testament"

Joseph Kohlgruber "Hermeneutica biblica generalis"

J G Planck "Introduction to sacred philology and interpretation"





B - Evangelho e Novo Testamento -



Wetscott e Hort.

Vilson Scholz. SBB interlinear

Russel N Champlinn - Comentário versículo a versículo.

Deão Alford "The greek testament..."

Olshausen Hermann "Biblical commentary on the new testament..."

J. kitto "The biblical cyclopedia..."

T. H. Horne "A Manual of biblical..."

De Wette "New testament Translated.."

M Nicolas "Études critiques sur la bible: Noveau Testament"

Joseph Angus "The Bible hand book"

A Septuaginta. (VT empregado por Jesus e pelos apóstolos)

A Biblia de Jerusalem.





C - História -



Patrologias: Quasten, Tixeront, Funk, Bardenhawen, Menzies, Reuss e especialmente Migne.


Traducões:

Etereal Library.

Sources Christienes

Biblioteca de los autores cristianos

Paulus eds Padres apostólicos e Padres apologetas.

Clemente de Alexandria: Pedagogo/ Stromata/ Protrepticos e Hipotyposis (Adumbrationes)

Origenes - Contra Celso e De principiis (Peri arkon)

Eusébio de Cesaréia: História eclesíástica/ Preparação Evangélica e Demonstração evangelica

Histórias eclesiásticas de Sócrates e Sozomen.
Crônicas de Alexandria, Edessa e Arbela.

Epifânio de Salamina "Panarion"
Cirilo Ab Alex. "Contra Juliano"

Teodoreto de Cirro "Eranistes"

Severo de Antakia "Contra o ímpio gramático"
Anastacio Sinaíta "Viae Dux"

Damasceno: Sacra paralela/ A fé ortodoxa/ Pege Gnosis e Das sagradas imagens.

Eutimio Zigabene "A panoplia ortodoxa"

Juan Maldonado "Comentarios a los cuatro evangelios"

Cornelius Lapidem "Comentarios in totam Scriptura."





D - Sobre os judeus do tempo de Cristo -



Josefus "Antiguidades judaicas"

Samuel Basnage "Histoire des juifs"

Lightfoot "Hebrew and talmudical exercitations..."

Buxtorfius "Synagoga judaica de judeorum fide..."

Vitringa "De vetera synagoga..."

Christian Schoettgen "Horae hebraicae et talmudicae..."

David Drach "De lharmonie entre l eglise et la synagogue"

Lirano "Comentarios a los evangelios..."

Tostato "Cometario al Evangelio de Mateus"

Sanctes pagnini "Commentariae..."

Franciscus Vatablius "Notula..."

Hieronimus Oleastro "Exposições..."

Sixto Senense "Bibliotheca sacra"

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