Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Pode um suicida ser morto por outra pessoa?







1Samuel 31,3-6:



"... Ferido mortalmente pelos flecheiros, ordenou Saul ao seu escudeiro: “Desembainha a espada e traspassa-me com ela! Não venham esses incircuncisos e me traspassem, abusando de mim!” Mas o escudeiro não quis saber, porque tinha muito receio. Então Saul tomou a espada e se precipitou sobre ela. Quando o escudeiro viu que Saul estava morto, também se precipitou sobre a espada e morreu ao lado dele. Portanto neste dia morreram Saul e os três filhos, o escudeiro, bem como todos os seus homens."






2Samuel 1,4-10:



"Davi lhe perguntou: “Como foi a coisa? Vai contando!” O outro disse: “É, o pessoal fugiu da batalha e houve muitas baixas e mortos entre a tropa. Saul e seu filho Jônatas também morreram”. Davi ainda perguntou ao moço informante: “Como chegastes a saber que Saul e seu filho Jônatas estão mortos?” A isto o informante respondeu: “Cheguei casualmente à montanha de Gelboé, eis senão quando vi Saul apoiado na lança e encurralado pelos carros e cavaleiros. Quando ele se voltou para trás, avistou-me e me chamou. Aí eu disse: ‘Pronto: às ordens!’ Então me perguntou: ‘Quem és tu?’ Eu lhe disse: ‘Eu sou amalecita’. E ele me disse: ‘Vem cá e dá-me o golpe de misericórdia, pois estou tomado de estertores, embora toda a minha vida ainda esteja em mim’. Eu me acerquei dele e acabei de o matar, pois via que não sobreviveria, quando viesse a cair. Em seguida tirei-lhe da cabeça o diadema e do braço o bracelete e os trouxe para meu senhor.'"





Elementos da primeira narrativa inspirada e infalivel:



- Saul havia sido mortalmente ferido na barriga pelos arqueiros filisteus.


- Temia ser apanhado vivo e torturado por seus adversários caso demorasse a morrer.


- Pediu pois que um de seus fâmulos abreviasse sua agônia, para que não caisse nas mãos dos filisteus.


- Temendo escapar ao ataque dos filisteus e ser acusado de regicídio por seus compatriotas o fâmulo se recusa a atender a súplica do rei.


- Diante da recusa de seu fâmulo só restou a Saul suicidar-se atirando-se sobre sua própria espada. Não sem hesitar porquanto o suícidio era mal visto por seus súditos em especial pelos clérigos.


- O ESCUDEIRO VIU QUE SAUL ESTAVA MORTO.


- E percebendo que seu rei estava morto, matou-se ele também.


Até Aqui I Samuel 31,3 e segs.





Analisemos agora os elementos da segunda narrativa inspirada e infalivel:



- Saul estava fraco - pela perda de sangue - apoiado (e não atravessado) em sua lança e cercado pelos inimigos.


- Receava porém sucidar-se, pede portanto ao estrangeiro que lhe dê um golpe de misericórdia.


- O estrangeiro aproximou-se e vendo-o ferido por uma flecha na barriga, julgou-o perdido.


- DIANTE DISSO RESOLVEU-SE A ATENDER SEU PEDIDO E LHE VIBROU CERTEIRO GOLPE DE MISERICÓRDIA. (O texto afirma que acabou de mata-lo após o que despojou-o de seus ornamentos régios que foram entregues a David).



Até aqui II Samuel 1,4 segs.



Agora façamos a comparação:


O primeiro texto assevera que Saul deu morte a sí mesmo, porquanto atirou-se não sobre uma lança, mas sobre sua espada e que o escudeiro antes de sucidar-se, VIU QUE SAUL ESTAVA MORTO.


ESTAVA POIS MORTO E NÃO AGONIZANTE OU MORRENDO E HAVIA MORTO A SI MESMO.


Conclusão: Saul suicidou-se.


O segundo texto entretanto nos assevera que Saul ainda estava vivo e combatendo - se bem que ferido - quando o narrador avistou-o.


E que obedecendo a um pedido seu ACABOU DE MATA-LO COM SUAS PRÓPRIAS MÃOS APÓS O QUE RETIROU SEUS ORNAMENTOS.


Conclusão: Saul foi morto pelo amalecita com um golpe de misericórdia.




Conclusão final:


Temos diante de nós uma contradição formal de termos.


Pois o primeiro deles afirma que o homem deu morte a sí mesmo ou seja que suicidou-se enquanto que o segundo termo sustenta que foi morto por uma outra pessoa.


Sabemos todavia que um mesmo homem não pode matar-se e ser morto porquanto só se morre uma única vez.


A ninguém é dado suicidar-se e ser assassinado.


Portanto ou Saul de fato suicidou-se e não foi assassinado ou foi assassinado pelo amalecita e, neste caso não pode suicidar-se.


A dar-se fé ao primeiro caso a primeira narrativa é fiel, mas a segunda - II Sam 1,4 - é falsa e talvez tenha sido composta por ordem de David com o objetivo de limpar a memória de Saul.


No segundo caso a segunda narrativa seria verdadeira, a primeira no entanto seria falsa correspodendo certamente a uma manobra dos sacerdotes com o objetivo de acrescentar mais um ultraje a memória de um rei que não quiz se curvar diante de suas pretensões.

Nenhum comentário: