
]
"Reza o Gênesis que tinha Abraão, setenta e cinco anos ao emigrar do país de Haran, após a morte de seu pai Tareu, o oleiro. O mesmo Gênesis, porém, diz que este Tareu, tendo gerado Abraão aos setenta anos, viveu até a idade de duzentos cinco anos, e que Abraão só saiu de Haran depois da morte do pai." D. F. Ed Atena - SP - 1956 pp 10
Explanatio:
Como a maior parte dos nossos fundamentalistas não compreende muito bem os mistérios da aritmética, vou traduzir para o português claro -
Primeiro texto (saida de Haran): Gen 12,4 "Com setenta e cinco anos saiu de Haran."
O segundo texto - que Voltaire omite - PERTENCE AO DIVINO E PERPÉTUO TESTAMENTO DE CRISTO: "Saiu da Caldéia e veiu a Haran, donde saiu após a morte de seu pai." Atos 7, 4
Pois: "Morreu Terá em Haran." Gn 11,32
Texto segundo de Voltaire (e terceiro nosso):
"Viveu Terá setenta anos e gerou Abraão, Nahor e Haran." Gen 11,26
Texto terceiro: "E foram os dias de Taré duzentos e cinco anos." Gn 11,32
CÁLCULOS MATEMÁTICOS IRREFRAGÁVEIS:
1) Se Taré gerou Abraão com setenta anos e veio a morrer com duzentos devemos concluir que quando taré faleceu Abraão contava com cento e trinta e cinco anos.
Pois 205 - 70 = 135
2) Se Abraão só saiu de Haran após a morte de seu pai - COMO AFIRMA A INSPIRAÇÃO > Atos 7,4 - deve ter saido de lá com cento e trinta e cinco anos.
3) Entretanto gn 12,4 afirma que saiu de Haran com setenta e cinco anos.
Mas -
70 (Terá) + 75 (quando Abraão saiu de Haran Gn 12,4) = 145 (idade de Terá por ocasião da saida de Abraão segundo Gn 12,4).
Logo: Se Terá faleceu com 205 anos de idade Abraão deve ter saido de Haran (conforme gn 12,4) cerca de 60 anos antes da morte de seu progenitor.
Entretanto S Estevão - nimbado pelo Espírito Santo - afirmou que Abraão só saiu de Haran após o falecimento de seu pai.
Conclusão final:
Ou esta correto o computo de Genesis ou está correto o computo de Atos dos apóstolos.
Se um estiver certo o outro só pode estar errado.
Como Cristão sustento a inerrancia dos Atos contra a inerrancia dos escritos judaicos e concluo que mais uma vez o Genesis e o testamento de que faz parte estão errados.
PS - Tive a oportunida de ler comentários escritos por teologos protestantes os quais alegavam que o texto errado (logo falivel) era o de Atos ou seja o do Novo Testamento.
Estevão - iluminado pelo Espírito Santo de profecia - teria se equivocado enquanto que o redator anônimo do Gênssis estaria correto.
Eis até onde chega a cegueira dos sectários e judaizantes.
Que o Senhor Jesus Cristo se compadeça desses miseráveis infiéis!
Nenhum comentário:
Postar um comentário