Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

B) CXVI - Reflexões do Pr Miguel Rizzo



A BÍBLIA




"Para outro grupo religioso a Bíblia é autoridade suprema.

Não resta dúvida de que há muita verdade nesse conceito.

Mas é preciso lembrar que A PRÓPRIA ESCRITURA NOS REMETE A SUMPREMA AUTORIDADE DE CRISTO.

DOS MESTRES TODOS QUE SE MOVIMENTAM DENTRO DO CENÁRIO BÍBLICO, NEM OS QUE O PRECEDERAM, NEM OS QUE VIERAM DEPOIS DELE LHE SÃO IGUAIS.

QUALQUER FALTA DE CONHECIMENTO SOBRE ESTE PONTO ESSENCIAL CRIA PARA OS DOUTRINADORES EVANGÉLICOS SITUAÇÕES DEVERAS EMBARAÇOSAS.

Citemos apenas dois fatos para deixar patente o perigo que estamos apontando.

O autor destas páginas teve um dia que reconciliar dois cavalheiros que, por questões comerciais, estavam estremecidos...

A tarefa da reconciliação foi assaz penosa. Um dia, já pela madrugada, depois que todos os assuntos meramente comerciais estavam ajustados, quisemos que os dois corações que até ali estavam tão separados, se reunissem para uma reconciliação final.

Eis senão quando, um dos individuos - o mais versado nas escrituras, por sinal - recusou-se a assumir uma atitude simpática e conciliatória.

Apelamos, então, para seus conhecimentos bíblicos. E, para justificar sua atitude, recitou o Salmo que diz: "Derrama sobre ele a tua indignação e prenda-o no ardor da tua ira. Fique desolado seu palácio e não haja quem hebite suas tendas." Sl 69,24 sg

Ouvindo tal argumentação, pensamos logo que a coisa poderia ter sido pior, se ao invés de citar a passagem ai referida o cavalheiro se lembra-se de apelar ao salmo 59: "Consome-os no dia da tuda indignação. Consome-os de modo que não existam mais... e tornem a vir a tarde e deem ganidos como cães rodeando a cidade, vagueiem buscando o que comer e passem a noite gemendo de fome."

Em tal situação só tivemos um caminho a seguir:

MOSTRAR QUE A LEI SUPREMA DO POVO CRISTÃO NÃO É O VELHO TESTAMENTO, MAS O EVANGELHO.

ORA, SE NO MOMENTO EM QUE UMA PESSOA CONHECEDORA DA BÍBLIA PRETENDE APLICAR A SUA CONDUTA PESSOAL ALGUNS TEXTOS ESCRITURÍSTICOS, COM RESULTADOS DESASTROSOS, NÓS SOMOS COMPELIDOS A ESCLARECE-LA, MOSTRANDO QUE A REGRA SUPREMA DO CRISTÃO ESTA NAS PALAVRAS DE CRISTO E NÃO NA VELHA LEI...

Outro caso. Este ainda mais grave. Fomos procurados, certa vez, por uma pessoa de vasta e elaborada cultura que se interessava bastante pelos estudos bíblicos, e que, por isso mesmo, tinha diante de sí um problema seríssimo para resolver.

Era este. O profeta Natan, repreendendo David, numa de suas alocuções que se tornou cérebre, atribui a Deus um fato verdadeiramente chocante nesta palavras: "Assim diz o Senhor Deus de Israel 'eis que te ungi rei sobre o povo e te libertei das mãos de Saul, e te dei a casa de teu senhor e as mulheres de teu senhor fiz passar a teu seio..." e afirma ainda, pretendendo falar em nome de Deus: "Eis que suscitarei na tua própria casa o mal contra ti e tomarei tuas mulheres diante de tuas vistas e as darei a um outro..."

O problema que nosso interlocutor queria resolver é este: COMO DEUS PODERIA TER ORDENADO AS COISAS QUE O PROFETA LHE ATRIBUI SEM QUE SEU CÁRATER FOSSE MÁCULADO?

A RESPOSTA QUE LHE DEMOS FOI ESTA: O PROFETA ERROU.

ELE TERIA DE FATO ALGUMA INSPIRAÇÃO DIVINA, QUANDO SE LEVANTOU PARA DENUNCIAR OS PECADOS DO REI, MAS, O DISCURSO QUE FEZ NÃO É INSPIRADO EM SUA TOTALIDADE.

É MUITO MAIS LÓGICO E NATURAL RECONHECER O ERRO DO PROFETA, DO QUE, PARA SALVAGUARDAR QUALQUER TEORIA EXÓTICA SOBRE A NATUREZA DA INSPIRAÇÃO, COMPROMETER O CÁRATER DE DEUS.

O apóstolo Paulo, escrevendo suas cartas, teve o cuidado paternal, de separar o que era especulação sua do que sabia por revelação.

Assim é que se expressa: "Digo isto como que por permissão e não por mandamento." e mais "mando eu e não o Senhor." E torna-se ainda mais especifico ao dizer: "Sobre as Virgen não recebi instrução alguma do Senhor, mas opino como quem foi favorecido por sua misericórdia."

EM TODAS ESTAS PASSAGENS ELE FAZ QUESTÃO DE MARCAR DIFERENÇA ENTRE OS SEUS ENSINAMENTOS E A REVELAÇÃO DIVINA.

O PROFETA NATAN NÃO TEVE ESTE CUIDADO. CONFUNDIU AS COISAS, MISTURANDO O QUE PROCEDIA DE SI COM O QUE PROCEDIA DOS CÉUS.

NO RECEBER MENSAGENS DAS ESTAÇÕES EMISSORAS, UM APARELHO DE RÁDIO COMUMENTE CONSEGUE REPRODUZI-LAS COM FIDELIDADE. HÁ, NO ENTANTO, MOMENTOS EM QUE O FENÔMENO DA ESTÁTICA PREJUDICA A RECEPÇÃO INTEGRAL DAS MENSAGENS. COISA SEMELHANTE PODE VERIFICAR-SE NO PROCESSO DA INSPIRAÇÃO.

O RECEPTOR, QUE É A MENTE HUMANA, E QUE É PARTE INDISPENSÁVEL NO PROCESSO DA INSPIRAÇÃO, CARACTERIZA-SE POR LIMITAÇÕES CONSIDERÁVEIS. É POSSIVEL POIS, QUE NUM DADO MOMENTO, AS DEFICIÊNCIAS DO APARELHO RECEPTIVO DESEMPENHEM, NESSE CASO, PAPEL SEMELHANTE AO DA ESTÁTICA.

O RESULTADO NÃO SERÁ ENTÃO PRODUTO PRIMOROSO DA MENSAGEM EMITIDA, MAS SIM DEFEITO DO APARELHO RECEPTOR.

O ÚNICO APARELHO CAPAZ DE APRESENTAR UMA REVELAÇÃO PERFEITA É A PERSONALIDADE DE CRISTO. POR SEU INTERMÉDIO A REVELAÇÃO É SEMPRE EXATA E SEGURA.

A LEI



Tratando da autoridade religiosa, preciso abordar ainda um ponto de importância capital.


O APÓSTOLO PAULO PELEJOU CONTRA OS JUDAIZANTES.


ELES MISTURAVAM A LEI CRISTÃ COM A MOSAICA.


PARA ELES AS PALAVRAS DE MOISÉS E DE CRISTO ESTAVAM REVESTIDAS DA MESMA AUTORIDADE.


UMA CONFUSÃO LAMENTÁVEL.


AINDA HOJE VERIFICA-SE O PERIGO DE TAL ERRO RENASCER NO SEIO DA CRISTANDADE.

O MELHOR MÉTODO PARA EVITA-LO É PROCLAMAR EM ALTO E BOM SOM QUE A SUPREMA AUTORIDADE PARA OS FIÉIS É CRISTO E NÃO A LEI MOSAICA.


JESUS DEIXOU ISSO PERFEITAMENTE ESCLARECIDO. POIS OITO VEZES NO SERMÃO DA MONTANHA OPOS A NOVA LEI QUE ESTAVA ANUNCIANDO A LEI MOSAICA.


A LEI DE CRISTO É INFINITAMENTE SUPERIOR.

CONFUNDIR AS DUAS LEGISLAÇÕES É EXPOR-SE AO PERIGO DUMA TERRÍVEL CONFUSÃO ESPIRITUAL.


PARA EVITA-LA, DIGAMOS POIS, AS COISAS BEM CLARAMENTE: A LEI DOS CRISTÃOS NÃO É A LEI MOSAICA...


AS PESSOAS QUE APREGOAM A LEI MOSAICA NÃO A PRATICAM EM SUA INTEGRALIDADE. POIS ELA MANDAVA APEDREJAR AQUELES QUE NÃO OBSERVASSEM RIGOROSAMENTE O SÁBADO. A BÍBLIA MENCIONA AO MENOS UM CASO EM QUE A AMEAÇA SE CUMPRIU (Nm 15,32 sgs)


POR QUE SERÁ QUE AQUELES QUE VIVEM A APREGOAR A LEI MOSAICA AO PÉ DA LETRA NÃO SE ATREVEM A EXECUTA-LA NESTE PORMENOR TERRÍVEL? É QUE A OBEDIÊNCIA LITERAL A ESSA PARTEZINHA DA LEI INEVITAVELMENTE MANDARIA SEUS EXECUTORES PARA A CADEIA. VE-SE AI QUE ELA NÃO É LEI PARA OS NOSSOS DIAS...

O CONTRASTE ENTRE A LEI E A VERDADE É SIGNIFICATIVO.


É PRECISO SALIENTAR A POSIÇÃO INSUSTENTÁVEL EM QUE FICAM AQUELES QUE DEIXAM DE RECONHECER AS LIMITAÇÕES DA LEI ANTIGA QUE ESTAMOS ANALISANDO. OS QUE PRETENDEM DAR-LHE A REGALIA DE AUTORIDADE ABSOLUTA, INFALIVELMENTE, CAEM NO ERRO DE GINÁSTICAS DE PALAVRAS, QUANDO QUEREM EXPLICAR AS RAZÕES PELA QUAL NÃO A GUARDAM EM SUA TOTALIDADE E INTEIREZA...


A AUTORIDADE SUPREMA PARA OS CRISTÃOS É CRISTO. NEM OS PROFETAS QUE LHO PRECEDERAM, NEM OS APÓSTOLOS QUE O SEGUIRAM TEM A MESMA AUTORIDADE QUE ELE. NENHUM DESSES DOUTRINADORES SERIA CAPAZ DE SUBSCREVER ESTAS PALAVRAS: "EU SOU A VERDADE".

Nenhum comentário: