Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

B) CIX - Que mulheres maravilhosas tinham os antigos hebreus!




Certa vez referindo-se a piedosa Antusa - progenitora do divino Crisóstomo - o sofista pagão Libânio teceu este sincero elogio: "Que mulheres (extraordinárias) possuem estes Cristãos!"


A respeito dos antigos hebreus penso que poderíamos dizer quase o mesmo: Que mulheres (desalmadas) tinham esses hebreus.

A começar pela profetiza Débora, que não se contentando em mandar matar o chefe pagão Sísara ainda ousou escarnecer de sua velha mãe.

Sim, senhoras e senhores! A profetiza hebraica era tão cruel, desumana e sádica que sequer soube respeitar a dor duma velha senhora que acabava de perder o filho nas mais trágicas das circunstâncias!!!

Constatai vós mesmos:

Bendita seja entre as mulheres Jael, mulher de Heber, o quenita! Entre as mulheres da tenda seja bendita!25.
Ao que pediu água ofereceu leite; serviu nata em taça nobre.

26.
Com uma das mãos segurou o prego, e com a outra o martelo de operário, e malhou Sísara, espedaçando-lhe a cabeça, e esmagou-lhe a fonte e a transpassou.
27.
Aos seus pés ele vergou, tombou, ficou; aos seus pés ele vergou, tombou. Onde vergou, ali tombou abatido!
28.
Da janela, através das persianas, a mãe de Sísara olha e clama: Por que tarda em chegar o seu carro?! Por que demoram tanto as suas carruagens?!
29.
As mais sábias das damas lhe respondem, e ela mesma o repete a si própria:
30.
Devem ter achado despojos, e os repartem: uma moça, duas moças para cada homem, despojos de tecidos multicores para Sísara, despojos de tecidos multicores, recamados; uma veste bordada, dois brocados, para os ombros do vencedor.


Grosso modo, o problema aqui não é a insensibilidade de Débora, a qual no fim das contas era um ser humano como qualquer um de nós... (ao bendizer Jael é a si mesma que Débora bendiz)

O problema aqui e quando emprestamos a esta e outras narrativas semelhantes o caráter de "pura e santa palavra de Deus" e então nos pomos a procurar inutilmente por alguma réplica ou censura feita por ele a sádica profetiza... e como quem cala consente, devemos concluir que Deus só se compadeceu do filho da viúva; porque esta era judia e não pagã... pouco se lixando para a dor das mães enlutadas que teem a desdita de ignorar sua unicidade...

Marcante o contraste entre a atitude de Débora e a atitude de Jesus Cristo Deus Nosso verdadeiro! Ele compadece-se da dor alheia; enquanto ela escarnece...

Aqui a dor de uma mãe que acaba de perder seu filho não tem valor algum em si mesma, devendo ser aquilatada por sua opção religiosa...

É como se somente os que conhecem a 'verdade' ou professam a verdadeira religião fossem os únicos seres humanos da face da terra...

Aqui os heréticos e infiéis não passam de seres humanos de segunda classe, de cujas dores e desventuras os eleitos são autorizados a escarnecer e zombar!!!

E no entanto Jesus acolhe da mesma maneira a mulher siro fenícia, i é, pagã, dela se compadece e restitui a saúde de sua filha...

De bom grado creriamos na divindade do testamento antigo caso no presente verso encontrássemos ao menos uma observação - ainda que lacônica ou ligeira - da parte de Deus tendo em vista a correção da vingativa Débora; convidando-a a colocar-se no lugar dos outros... portando-se divinamente...

No entanto o soturno jeova juntamente com Débora, parece escarnecer da desgraça alheia, apenas e tão somente porque a vítima tocada pela mão da dor era uma pobre mulher duplamente digna de compaixão: já por ter perdido o filho, já por ignorar a unicidade de Deus; diante disto era de se esperar que o Deus verdadeiro se compadecesse duplamente dela...

Que poderia ser mais digno da divindade do que compadecer-se da miséria e da ignorância em que jazem os mortais???

Nada mais indigno dela no entanto - E alheio a seu caráter santo e perfeito - do que regozijar-se diante das misérias que abatem os mortais... e convertem este nosso mundo num vale de lágrimas.

Certamente Débora não era animada pelo mesmo espírito que nós, adoradores do meigo Rabí da Galiléia...

Que temos pois nós a ver com as palavras azedas da Weleda monoteísta???

Apesar disto tanto esta megera a sua 'alma gêmea' Jabel são encaradas como heroinas por nossos fundamentalistas!!! Por esses mesmos fundamentalistas que desprezam a Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Abyssus abyssum invocat...

Aqui Jesus nosso único e supremo môdelo: "Vendo-a o Senhor, movido de compaixão para com ela, disse-lhe: Não chores!" Lc 7,13

Nenhum comentário: