Salmo II |
7. | diaggellwn to prostagma kuriou kurioV eipen proV me uioV mou ei su egw shmeron gegennhka se | |
8. | aithsai par' emou kai dwsw soi eqnh thn klhronomian sou kai thn katascesin sou ta perata thV ghV | |
9. | poimaneiV autouV en rabdw sidhra wV skeuoV keramewV suntriyeiV autouV |
7. | Vou proclamar o decreto do Eterno Ele disse-Me: «Tu és o meu filho, Eu hoje Te gerei. | |
8. | Pede-Me, e Eu Te darei as nações como herança, os confins da terra como propriedade. | |
9. | Tu as governarás com ceptro de ferro, e as quebrarás como vaso de oleiro». |
Trata da geração perpétua do Filho, segundo S Hilário no Livro sobre a Santa Trindade IX,19, e declara "Concerne a natureza anterior a Encarnação e a natividade do Cristo."
Agostinho por sua vez declara: "Não é relativo ao dia de seu Batismo por João, mas a sua pré existência na eternidade."
Tertuliano havia empregado este testemunho com o mesmo significado, Justino no entanto fora o primeiro a recorrer a ele na disputação com o mestre judeu Tarfon capítulo Ciii
Os filhos da sinagoga, tendo o véu da ignorância posto sobre suas vistas, alegam que esta passagem se refere a David filho de Jésse. Esta sentença é absurda pois o incorrupto jamais geraria o corrupto.
David foi humano gerado por humanos, mortal gerado por mortais, pecador gerado por pecadores, imperfeito produzido por imperfeitos.
Por isso o grande expositor na Homília XXV (05) faz observar que "David não foi gerado por Deus porque seu corpo foi roído pelos vermes no seio da terra."
Resta-nos responder a objeção lançada pelos filhos da sinagoga de que seus mestres e rabinos jamais aplicaram este Salmo ao Messias prometido.
Arrolemos as testemunhas:
Talmude Babilônico, Sucá 52a "Nossos Mestres ensinaram: O Santo, bendito seja, dirá ao Messias, o filho de David: "Pede-me qualquer coisa e te darei, segundo meu decreto: hoje te gerei, pede e te darei as nações da terra por herança [Salmo 2:7-8]." Talmude de Soncino ed
Genesis Rabbah 44: 8 "R. Jonathan disse: Três pessoas foram convidadas a ''pedir"> Salomão, Acaz e o Rei Messias. Salomão: que queres que te dê (1 Reis III, 5). Acaz: Pede para ti um sinal (Is. VII, 11) & O Rei Messias: Pede-me, etc (Sl II, 8)." Talmude de Soncino in Midrash Rabá (vol. 1, pp 365-366).
Pirke de-rabi Eliezer (9th c.), Sess 28, on vers 1 "Todas as nações serão reunidos para lutar com o Filho de David, como é dito: Os reis da terra se levantam, etc." iin A. Lukyn Williams, A Manual of Christian Evidences for Jewish People (London: Society for Promoting Christian Knowledge, 1919), vol. 2, p. 2, p. 123. 123.
Rashi: "Nossos sábios e mestres interpretaram o assunto deste Salmo com relação ao Rei Messias, NÓS NO ENTANTO CREMOS QUE É MELHOR APLICA-LO AO PRÓPRIO DAVID." in A. Lukyn Williams, A
Manual of Christian Evidences for Jewish People (London: Society for Promoting
Christian Knowledge, 1919) vol. 2, pp. 122-123. 2, pp 122-123.
Midrash dos Salmos: "Eis o dia em que te gerei [Salmo 2:7]>. R. Huna
disse: O sofrimento é dividido em três partes: uma, os Patriarcas e todas as
gerações dos que viveram com eles, uma da geração que viveu na época da grande dispersão e uma, da geração do Senhor Messias quando vir e quando chegar esta hora, o Santo, bendito seja, dirá:: "Hei de produzir o Messias -
uma nova criação, como diz a Escritura: Este dia te
gerei - ou seja no dia de nossa redenção surgirá o
rei Messias."
Pede-me, e
eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua possessão
(Sl 2:8). Deus, falando com o Messias, diz: Se
tu me pedires o domínio sobre as nações, serão tua herança, até os confins da terra e eles já te pertencem por decreto."
-- Williams G. Braude, translator,
The Midrash on Psalms (New Haven: Yale University Press, 1987, © 1959; Yale
Judaica Series), vol. 1, pp.
41-44. 1, pp
41-44.
Maimonides (c. 11), introdução a Sanhedrim 10: "Os profetas e os santos têm esperado os dias do
Messias, e grande foi a sua vontade em relação a ele, pois presidirá o ajuntamento dos justos, a administração do bem, e sabedoria e a justiça real com a abundância de sua retidão e a força do conselho, segundo a ministração de Deus, como é dito: O Senhor me disse: Tu és meu filho, hoje têm Eu
te gerei." in A. Lukyn Williams, A
Manual of Christian Evidences for Jewish People, 1919, vol. 2, p. 2, p. 122. 122
David Kinchi assim comenta o verso décimo segundo (12): "Há aqueles que interpretam este salmo de Gog e Magog, identificando o filho com o Rei Messias, assim fizeram nossos rabinos, de abençoada
memória ao interpretá-lo." (b. Berachot 7b) . in A. Lukyn Williams,
A Manual of Christian Evidences for Jewish People (London: Society for Promoting
Christian Knowledge, 1919), vol. 2, p. 2, p. 121. 121. Kinchi no entanto, alega que o tema deste Salmo deve ser o próprio rei David...
Yalkut Seç 621: "No
versículo 7: R. Huna disse em nome de R. Idi, em três partes foram as punições
divididas: uma para o Rei Messias, e quando sua hora chegar o Santo, bendito seja
Ele, há de dizer: devo fazer uma nova aliança com Ele, e por isso decreta: Hoje te
gerei." in A. Lukyn Williams, A
Manual of Christian Evidences for Jewish People (London: Society for Promoting
Christian Knowledge, 1919), vol 2, pp. 121-122. 2, pp 121-122.
Que o Cristo Bendito Nosso Verdadeiro Deus confunda e esmague os infiéis que depreciam e condenam seus próprios mestres e instrutores!!!
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