Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

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sábado, 15 de outubro de 2011

VIII - O testemunho de Jesus Cristo em Ψαλμοί Psalmoi (Salmos)








Salmo II

7.diaggellwn to prostagma kuriou kurioV eipen proV me uioV mou ei su egw shmeron gegennhka se
8.aithsai par' emou kai dwsw soi eqnh thn klhronomian sou kai thn katascesin sou ta perata thV ghV
9.poimaneiV autouV en rabdw sidhra wV skeuoV keramewV suntriyeiV autouV




7.Vou proclamar o decreto do Eterno Ele disse-Me: «Tu és o meu filho, Eu hoje Te gerei.
8.Pede-Me, e Eu Te darei as nações como herança, os confins da terra como propriedade.
9.Tu as governarás com ceptro de ferro, e as quebrarás como vaso de oleiro».


Trata da geração perpétua do Filho, segundo S Hilário no Livro sobre a Santa Trindade IX,19, e declara "Concerne a natureza anterior a Encarnação e a natividade do Cristo."  

Agostinho por sua vez declara: "Não é relativo ao dia de seu Batismo por João, mas a sua pré existência na eternidade."

Tertuliano havia empregado este testemunho com o mesmo significado, Justino no entanto fora o primeiro a recorrer a ele na disputação com o mestre judeu Tarfon capítulo Ciii 

Os filhos da sinagoga, tendo o véu da ignorância posto sobre suas vistas, alegam que esta passagem se refere a David filho de Jésse. Esta sentença é absurda pois o incorrupto jamais geraria o corrupto.

David foi humano gerado por humanos, mortal gerado por mortais, pecador gerado por pecadores, imperfeito produzido por imperfeitos.

Por isso o grande expositor na Homília XXV (05) faz observar que "David não foi gerado por Deus porque seu corpo foi roído pelos vermes no seio da terra."








Resta-nos responder a objeção lançada pelos filhos da sinagoga de que seus mestres e rabinos jamais aplicaram este Salmo ao Messias prometido.

Arrolemos as testemunhas:

Talmude Babilônico, Sucá 52a  "Nossos Mestres ensinaram: O Santo, bendito seja, dirá ao Messias, o filho de David: "Pede-me qualquer coisa e te darei, segundo meu decreto: hoje te gerei, pede e te darei as nações da terra por herança [Salmo 2:7-8]." Talmude de  Soncino ed


Genesis Rabbah 44: 8  "R. Jonathan disse: Três pessoas foram convidadas a ''pedir">  Salomão, Acaz e o Rei Messias. Salomão: que queres que te dê (1 Reis III, 5). Acaz: Pede para ti um sinal (Is. VII, 11) & O Rei Messias: Pede-me, etc (Sl II, 8)." Talmude de Soncino in Midrash Rabá (vol. 1, pp 365-366).


Pirke de-rabi Eliezer (9th c.), Sess 28, on vers 1 "Todas as nações serão reunidos para lutar com o Filho de David, como é dito: Os reis da terra se levantam, etc." iin A. Lukyn Williams, A Manual of Christian Evidences for Jewish People (London: Society for Promoting Christian Knowledge, 1919),  vol. 2, p. 2, p. 123. 123.





Rashi: "Nossos sábios e mestres interpretaram o assunto deste Salmo com relação ao Rei Messias, NÓS NO ENTANTO CREMOS QUE É MELHOR APLICA-LO AO PRÓPRIO DAVID." in A. Lukyn Williams, A Manual of Christian Evidences for Jewish People (London: Society for Promoting Christian Knowledge, 1919) vol. 2, pp. 122-123. 2, pp 122-123.

Midrash dos Salmos:  "Eis o dia em que te gerei [Salmo 2:7]>. R. Huna disse: O sofrimento é dividido em três partes: uma, os Patriarcas e todas as gerações dos que viveram com eles, uma da geração que viveu na época da grande dispersão e uma, da geração do Senhor Messias quando vir e quando chegar esta hora, o Santo, bendito seja, dirá:: "Hei de produzir o Messias - uma nova criação, como diz a Escritura: Este dia te gerei - ou seja no dia de nossa redenção surgirá o rei Messias."

Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua possessão (Sl 2:8). Deus, falando com o Messias, diz: Se tu me pedires o domínio sobre as nações, serão tua herança, até os confins da terra e eles já te pertencem por decreto."
-- Williams G. Braude, translator, The Midrash on Psalms (New Haven: Yale University Press, 1987, © 1959; Yale Judaica Series), vol. 1, pp. 41-44. 1, pp 41-44.
    


Maimonides (c. 11), introdução a Sanhedrim 10: "Os profetas e os santos têm esperado os dias do Messias, e grande foi a sua vontade em relação a ele, pois presidirá o ajuntamento dos justos, a administração do bem, e sabedoria e a  justiça real com a abundância de sua retidão e a força do conselho, segundo a ministração de Deus, como é dito: O Senhor me disse: Tu és meu filho, hoje têm Eu te gerei." in A. Lukyn Williams, A Manual of Christian Evidences for Jewish People, 1919, vol. 2, p. 2, p. 122. 122


David Kinchi assim comenta o verso décimo segundo (12): "Há aqueles que interpretam este salmo de Gog e Magog, identificando o filho com o Rei Messias, assim fizeram nossos rabinos, de abençoada memória ao interpretá-lo." (b. Berachot 7b) . in A. Lukyn Williams, A Manual of Christian Evidences for Jewish People (London: Society for Promoting Christian Knowledge, 1919), vol. 2, p. 2, p. 121. 121. Kinchi no entanto, alega que o tema deste Salmo deve ser o próprio rei David...

Yalkut Seç 621: "No versículo 7: R. Huna disse em nome de R. Idi, em três partes foram as punições divididas: uma para o Rei Messias, e quando sua hora chegar o Santo, bendito seja Ele, há de dizer: devo fazer uma nova aliança com Ele, e por isso decreta: Hoje te gerei." in A. Lukyn Williams, A Manual of Christian Evidences for Jewish People (London: Society for Promoting Christian Knowledge, 1919), vol 2, pp. 121-122. 2, pp 121-122.


Que o Cristo Bendito Nosso Verdadeiro Deus confunda e esmague os infiéis que depreciam e condenam seus próprios mestres e instrutores!!!

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