Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

XIX - S Epifânio de Chipre








S Epifanio Bispo de Salamina elaborou sua lista de livros inspirados no Antigo e do Novo Testamento por volta do ano 380 e inseriu-a em seu livro do Panarion.

Aprecie-mo-la:

"Até o momento do retorno do cativeiro da Babilônia os judeus estavam em posse dos seguintes livros: 1. Gênesis. 2. Êxodo. 3. Levítico. 4. Números. 5. Deuteronômio. 6. O livro de Josué, filho de Nave 7. O Livro dos Juízes. 8. Rute. 9. Jo 10 O Saltério. 11. Os Provérbios de Salomão. 12 Eclesiastes. 13. O Cântico dos Cânticos. 14. O Primeiro Livro dos Reis. 15. O Segundo Livro dos Reis. 16. O Terceiro Livro dos Reis. 17. O Quarto Livro dos Reis. 18 O Primeiro Livro das Crônicas. 19 O Segundo Livro das Crônicas. 20. O Livro dos Doze Profetas. 21. O profeta Isaías. 22. O profeta Jeremias com as Lamentações A EPISTOLA DE JEREMIAS E BARUC. 23 o prefeta Ezequiel 24 O profeta Daniel 25. I Ezra. 26. II Ezra. 27 Ester. Estes são os 27 livros dados aos judeus por Deus. Eles são contados como 22, segundo as letras do alfabeto hebraico." in Panarion VI,08

Diante disto os protestantes - esquecendo-se de que o santo homem adiciona a Epistola aos exilados e Baruc as escrituras (lançado a ideologia do Canon esdrino pelo cano abaixo) - costumam arrolar S Epifanio entre suas testemunhas...

Por falta de padrino nossos sectarios arranjam padrinho a laço...

Vejamos porem o que ele havia dito um pouco antes, no Panarion LXXVI,05:

"Caso tenhas nascido de Deus e acredites nos apóstolos e profetas examine todos os livros sagrados... em quatro santos Evangelhos, e em quatorze epístolas do santo apóstolo Paulo, e nos Atos dos Apóstolos, e nas Epístolas católicas de Tiago, Pedro, João e Judas, e no Apocalipse de João, E NOS DOIS LIVROS DE SABEDORIA, QUERO DIZER, O DE SALOMÃO E O DO FILHO DE SIRAC EM SUMA TODOS OS ESCRITOS DIVINOS. . ."

Aqui temos a certeza de que a 'Sabedoria' (Salomônica) em questão pode ser nem Provérbios, nem Eclesiástes e tampouco Cantares, já porque haviam sido todas (as sabedorias salomônicas) sido elencadas, sucessivamente, no rol do antigo testamento... LOGO A SABEDORIA EM QUESTÃO SÓ PODE SER O REGISTRO GREGO E DEUTEROCANÔNICO, INTITULADO 'SABEDORIA' E ATRIBUIDO A SALOMÃO.

O fato de Sabedoria e Eclesiástico terem merecido o singular privilégio de figurar ao lado dos reguistros neotestamentários, testifica quão elevado é o teor de tais escritos em comparação com aa aberrações e frioleiras registradas nos livros históricos dos hebreus. De certo modo os principios e valores que animam tais livros antecipam os principios e valores predominantes tanto no Evangelho quanto nas epístolas dos Santos apóstolos.
Por isso - id XLII,9 - se refere ao Eclesiástico como 'VERDADEIRA ESCRITURA' ou escritura veraz.
E em - id LXV, 1 - sobre a Sabedoria: "DIZ A SAGRADA ESCRITURA"






Conclusão






S Epifanio admitia como inspirados e canônicos, as adições gregas a Dn - a que frequentemente recorre - a Epistola aos Exilados, Baruc, Sabedoria, Eclesiastico (os quais inclui no corpo do N Testamento) omitindo apenas Tobias, Judite e Macabeus, embora este último seja citado por ele.

Assumindo uma posicão intermediaria - como tantos outros padres de sua geração - a exemplo de S Cirilo de Jerusalem e quiçá de S Atanasio.

Portanto ele não referendou o Canon esdrino embora fosse de origem hebraica e conhecedor tanto do hebraico quanto do aramaico

Nenhum comentário: