Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Exércitos que brotam da terra...














"Saul passou em revista em Besec: TREZENTOS MIL DENTRE OS FILHOS DE ISRAEL E TRINTA MIL DENTRE OS FILHOS DE JUDÁ." I Sam 11,8


"Abias começou as hostilidades com um exército de guerreiros valentes - quatrocentos mil homens de elite - e Jeroboão deu-lhe batalha com oitocentos mil homens de elite, guerreiros valentes." II Cron 13,3


"A população de Judá - durante o sétimo século a C - pode ser estimada, de modo acurado, a partir dos dados coletados nas escavações e levantamentos intensivos EM CERCA DE SETENTA E CINCO MIL HABITANTES." in Finkelstein/Silberman p 410










Esta é apenas uma dentre as diversas referências a respeito de exércitos gigantescos com que nos deparamos no corpo do antigo testamento.


Aqui são cem mil guerreiros, acola duzentos mil e mais além meio milhão a pelejar na terra de Canaã.


Que dizer então da população em números absolutos ou seja considerando as mulheres, idosos e crianças???


Admitindo que o número de combatentes assomasse de fato a um terço ou mesmo metade de milhão resta-nos concluir que um total de dois ou três milhões de seres humanos habitassem aquela terra.


Sabemos no entanto com que dificuldade o atual Estado de Israel tem mantido seus sete milhões de habitantes. Efetivamente Israel tem investido somas incalculáveis em projetos de irrigação e tecnologia agrícola com o intuíto de assegurar a suficiência de alimentos.


É portanto impossível acreditar que a mesma região comportasse uma população com milhões de habitantes que pudesse dispor de exércitos com centenas de milhares de guerreiros a menos que admitamos ter javé alimentado toda esta gente, ao cabo de séculos, com galinha, pão, vinho e azeite caídos do céu...


A menos que fossem autótrofos semelhante número de pessoas jamais poderiam ter habitado a região atualmente ocupada pelo estado de Israel.


Falseia pois o redator bíblico os números dos guerreiros e da população em geral com o intuito de glorificar os reis, os patriarcas e a própria nação.


A nível de guerreiros e combatentes na antiga Canaã da idade do bronze contamos com o testemunho inequívoco das cartas de Amarna, parte da correspondência enviada pelos reizetes cananeus aos faraós da XVIII dinastia, durante o tempo da ocupação da terra pelos Hapiru.


"Que o rei envie dez etíopes e vinte egípcios para guardarem a cidade do rei sol." grita este potentado.
"Que me forneça vinte parelhas de cavalos e mercenários assim que puder sobre a cidade de Sumurru para que guardem toda esta região." suplica outro vassalo intimidado pelos invasores.
"Possa o rei enviar guardas para esta sua cidade, trinta ou quarenta homens." ouve-se daqui.
"Se me der seis arcos, três punhais e três espadas ponho-me em campo e submeto os rebeldes." ouve-se dali." in Bertholet 'História da civilização de Israel.'


Isto numa terra em que, deacordo com a tal da Bíblia, circulavam exércitos com centenas de milhares de guerreiros.


Não é sem razão que Filkenstein/Silberman registram: "Segundo as tabuletas de Amarna um exército composto por cem combatentes era de tamanho formidável."


Resta-nos saber quem está com a razão: o velho testamento ou as tabuletas de Amarna?


Mais uma vez a resposta nos é dada pela arqueologia.


Segundo os ja referidos Filkenstein/Silberman a população de Canaã do décimo século a C não excedia a cifra de 16o mil pessoas (opus cit p 163). Destas continuam eles, cerca de quarenta e cinco mil deveriam habitar o centro montanhoso (p 154) Quanto ao glorioso reino de Judá ou seja as montanhas do Sul, o número de seus habitantes não chegava a cinco mil (p 200).


Atribuiu pois o redator a Saul um exército numericamente duas vezes maior do que toda população de Israel... quanto ao número de guerreiros atribuidos a Judá é quase dez vezes superior ao número de seus habitantes...


No muito Saul e David teriam podido reunir uma tropa com mil combatentes, o que ja seria prodigioso.


Afinal Tutmósis III aterrorizou todos os habitantes do litoral, até o Eufrates, onde consta ter lavado suas mãos e chantado uma estela, com menos de cinco mil homens. 


Alexandre com dificuldade congregou trinta mil homens em Grânico e o grande rei - que governava da Jônia a Sogdiana - meio milhão de homens em Arbela (ou Gaugamela).


Mesmo César não conseguiu juntar eletivo superior quando partiu para combater os gauleses pouco antes desta nossa era!


Como pois acreditar que os patriarcas, juizes e reis de israel tivessem disposto de tantas centenas de milhares de soldados sem cair no ridículo???


Com semelhante exército bem poderia Saul ter conquistado Tebas, Babilônia ou mesmo encampando o Império chinês.


De fato é preciso ser muito burro ou muito fanático para encarar com seriedade semelhante mistifório.


Neste caso resta apenas dar com os ombros e rir perante a imensidão da ignorância e/ou da maldade humanas.























Nenhum comentário: