Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Livro da confrontação dos princípios - PREFÁCIO XII 'Consideração histórica sobre o Sola Gratia.'





IV) Sola Gratia. (empregado pela primeira vez por Andreas Bodenstein, vulgo 'Karlstadt' na disputação de 1519)


Doutrina segundo a qual o pecado ancestral tornou a natureza humana de tal modo corrompida que comprometeu o uso da razão e o exercício da livre vontade.

Disto resulta que o homem nada possa fazer por sua salvação e que a Deus somente caiba a tarefa de apenas chama-lo, converte-lo, salva-lo e justifica-lo por meio de sua graça, no caso absolutamente soberana e irresistível.

Neste caso é Deus mesmo -  - exceto quanto as teorias que defendem a prévia reativação da vontade livre pela graça -  que escolhe uns e repudia outros desde toda eternidade, a seu bel prazer e sem previsão de méritos ou deméritos... Cristo simplesmente salva quem quer e perde quem quer... É a teoria do monergismo absoluto ou da predestinação particular ou positiva.

Por ora basta dizer que mesmo tendo sido enunciada por Huss, Wycleff e Gotheschalk - séculos antes de Lutero, Calvino, Zanchius e Turretini - sua paternidade remonta a Agostinho de Hipona, cuja personalidade sombria fora fortemente influenciada pelos ensinamentos de Manes. 

Neste passo a Cristandade oriental jamais acompanhou Agostinho e manteve-se fielmente apartada tanto dos romanos quanto dos protestantes.

Nenhum comentário: