Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

VIII - Formação do Canon: um processo bastante lento













Além disso perderam-se para todo sempre inumeros registros - como o livro do Justo, as guerras do Senhor, as profecias de Natan, as profecias de Aias, as profecias de Semaias, as profecias de Addo, etc - citados como autoritativos pelas escrituras canônicas.

Trata-se-iam de obras inspiradas ou revestidas de carisma profético?

Teólogos há que elencaram diversas razões em favor da inspiração e da canonicidade de tais livros.

Para nós no entanto a questão é ociosa...

O certo é que os dez ou onze primeiros livros da escritura hebraica constituem um verdadeiro mosaico ou uma autêntica colcha de retalhos formada pela justaposição de no mínimo quatro narrativas ou melhor correções bem distintas com as inevitáveis repetições ou duplicações, a mais antiga datando do século IX ou VIII e a mais recente do século VI a C.

Até mesmo alguns registros proféticos, como o livro de Isaías, são formados por coletâneas de oraculos exarados por três ou quatro profetas que teriam vivido em épocas bem distintas.

Tantas fontes, autores, revisores, redatores, locais e épocas são suficientes para ilustrar com quanta lentidão, ao cabo de séculos, tais registros foram compostos até assumirem a forma atual.

E como não principiaram a ser escritos todos ao mesmo tempo é natural que não tenham atingido ao mesmo tempo sua forma definitiva.

Num determinado momento a parcela mais antiga, primitiva ou remota da coletânea principiou a ser encarada como santa, inspirada, infálivel e irreformavel... Convertendo-se assim em núcleo duma futura biblioteca...

Queremos dizer com isto que a formação do Canon ou da lista de livros inspirados teve de acompanhar obrigatoriamente a dinâmica formativa das próprias escrituras, passando por diversas fases ou estádios.

Aos poucos, conforme o tempo ia passando e os registros envelhecendo - a ponto de se converterem em relíquias do passado - os hebreus iam separando o que era digno de ser considerado inspirado do que não o era ou seja iam selecionando suas escrituras canônicas.


Nenhum comentário: