Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

IX - Primeiros passos do A T: O canon legal ou mosaico (Torá)






O simples fato de que os israelitas ou samaritanos - dos quais os judeus se separaram no século IV a C - admitem a inspiração e a canonicidade da Torá e dela possuem uma versão - o Pentateuco de Abissua - ao menos quanto a essência idêntica a dos judeus leva-nos a crer que as duas facções reconheciam a Torá como inspirada e irreformável cerca de cem anos após o florescimento de Esdras.

Eis porque o pentateuco, em matéria de esmero, é a fina flor da Septuaginta, seguido pelos profetas, enquanto que a versão dos hagiógrafos ou escritos é tanto mais livre e descuidada...

Levando-se em consideração que a Torá foi canonizada cerca de cem anos após sua derradeira revisão, concluimos que sua canonização sucedeu-se bem rapidamente e isto tem uma explicação: os ensinamentos nela contidos não precisavam concordar com os ensinamentos de quaisquer registros de lavra anterior, ou seja não precisavam ser adaptados com o objetivo de virem a formar um todo coerente... (Julio A Bewer)

Quanto as profecias no entanto o processo foi bem mais complicado.

Já porque o conteúdo das mesmas devia estar em perfeito acordo e harmônia com os ensinamentos da já santificada Torá, já porque o número de registros era bem maior (Isto vale tanto para as profecias que foram canonizadas posteriormente quanto para aquelas que não foram canonizadas...)

Um tal problema de acomodação doutrinal demanda muito mais tempo para ser solucionado... (id)

Nenhum comentário: