Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

X - Neviim ou Canon profético







É indubitável no entanto, que o cânon profético estava já fechado na primeira metade do segundo século anterior a esta nossa Era.

Do contrário - caso o canon profético ainda estivesse aberto - a profecia de Daniel escrita ou totalmente reelaborada cerca de 160 a C teria sido incorporada a ele; os hebreus no entanto adicionaram-na aos Ketuvim ou seja aos escritos, cujo Canon certamente ainda estava em aberto a essa altura (160 a C).

Ou cerca de trezentos após a morte de Ezra.

Do contrário, caso Esdras tivesse tomado a iniciativa de canonizar os profetas e escritos, os samaritanos - com os quais Jerusalem esteve em comunhão até o quarto século a C - não teriam motivo algum para rejeitar tais escritos. Da rejeição dos Neviim e Ketuvim por parte dos samaritanos inferimos que a fixação de seus canônes só foi executada após o cisma de 350 a C.

Acompanhemos o raciocínio de Antonio Gilberto: "Foi nesse tempo, ISTO É NO TEMPO DE ESDRAS, que os samaritanos foram expulsos da comunidade judaica, LEVANDO CONSIGO O PENTATEUCO, QUE É ATÉ HOJE A BÍBLIA DOS SAMARITANOS. ISTO PROVA QUE O PENTATEUCO JÁ ERA CANÔNICO."

Perfeitamente.

Mas prova igualmente que NEVIIN E KETUBIM NÃO ERAM CANÔNICOS cem anos após a Morte de Ezra, ou seja, cerca de 350 a c quando ocorreu a ruptura definitiva entre judeus e israelitas ou samaritanos.

Admitindo-se que o canon profético tenha sido fechado por volta de 200/180 a C e que o derradeiro profeta - Malaquias - tenha exercido seu oficio por volta de 430 a C somos levados a concluir que os hebreus levaram cerca de dois séculos e meio para fixar seu Canon profético.

"O CÂNON DOS PROFETAS FOI FECHADO AO TEMPO DOS MACABEUS." admite Larry A Taylor 1999

Mais do que o dobro de tempo que haviam levado para fixar o Canon mosaico ou legal do Pentateuco ou Torá.

Sabendo que os derradeiros Ketuvim - Daniel e Enoc (além de vários Salmos 'Macabaicos') - foram compostos por volta de 160 a C somos levados a nos perguntar atéque ponto e em que medida a crença protestante; segundo a qual o canon dos Ketuvim - e logo o canon da Bíblia hebraica como um todo - fora fixado por Ezra durante o quinto século a C (e portanto bem antes do nascimento de Nosso Supremo Bem Jesus Cristo), corresponde a realidade?

Nenhum comentário: