Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

domingo, 23 de novembro de 2008

Cap LXIII - Roteiro para um exame proveitoso




"QUEM TOMA O ARADO NÃO OLHE PARA TRÁS."


Todavia, se apesar de nossas advertências, aquele que se encontra fora da igreja, movido pela curiosidade ou pelo amor, deseja examinar seus ensinamentos com imparcialidade; não podemos deixar de estender-lhe a mão amiga e de fornecer-lhe alguma orientação.

Pois ao cabo de muitos anos pode um exame criterioso conduzir a verossimilhança do que foi revelado ou as proximidades da sã doutrina. E assim com um passo chega o homem a Ortodoxia, e depois a ortopraxia, e enfim a eterna bem aventurança.


Eis os cinco passos para um exame verdadeiramente fecundo das Santas Escrituras.



  • - Imparcialidade: Se crê de fato no livre exame comece por livre examina-lo: livre examine o livre exame ou melhor busque evidências positivas a respeito dele no Santo Evangelho!!!
Se é um protestante honesto e sincero comece exercendo dúvida a respeito dos fundamentos do protestantismo ao invés de receber como DOGMÁTICAS as interpretações fornecidas pelos pastores da mesma maneira como nós ortodoxos recebemos as interpretações fornecidas por nossos Bispos.

Quando nós - episcopais - abraçamos a interpretação que nos é dada estamos agindo de modo coerente, pois acreditamos no padrão da autoridade ou da sucessão apostólica e não no padrão do livro ou do livre exame... quando vocês protestantes procedem do mesmo modo que nós, ou seja, recebendo uma interpretação dada - no caso pelos pastores - estão agindo de modo incoerente i é abrindo mão do liberdade e deixando de interpretar por si mesmos a escritura...


  • - Adote uma perspectiva crística, cristológica ou cristocêntrica: pois a fé dos Cristãos está fundamentada no Testamento Novo, especialmente no Evangelho, que é a palavra de Cristo. OU ABANDONE DUMA VEZ O TÍTULO DE EVANGÉLICO E ASSUMA-SE COMO JUDAIZANTE.
Assim que a última palavra seja sempre reservada a Jesus de Nazaré, Verbo Eterno, Mestre da Supremo e Instrutor imortal de nossas almas... e não a emissários como Moisés, David, Salomão, Jeremias, etc

Um apenas é O NOME ACIMA DE TODO NOME.

Então que o Cristo bendito seja o termo final de toda controvérsia. E SUAS PALAVRAS NÃO CONHEÇAM RÉPLICA...


Que toda e qualquer discussão seja decidida por ele, a luz de seus ensinamentos e que ele seja o lastro e fundamento da divina Revelação.

Assim, diante de uma passagem suficientemente clara do Evangelho não caiba recurso ou apelação A QUALQUER INSTÂNCIA INFERIOR OU MENOS NOBRE.

De aurora em aurora chegamos ao dia pleno!!!

Eis porque nos últimos tempos - após ter enviado emissários e profetas - Deus mesmo decidiu visitar-nos e ensinar-nos na pessoa de seu Unigênito Filho.

Assim, doravante: "São todos ensinados por Deus."

E luz alguma pode ser mais clara ou brilhar mais do que a luz procedente de Deus.

Assim vamos da pena profética a pena apostólica, de modo que a pregação dos apóstolos elucide a profecia.

E da pena apostólica a pena Evangélica, para que as palavras de vida eterna proferidas pelo Mestre deem sentido ao anúncio feito pelos apóstolos.

Pois se aos anjos que retirou da chama do fogo e contemplam sua face NÃO É DADO: 'PROCLAMAR OUTRO EVANGELHO SOB PENA DE ANATEMA.' como ousam nossos adversários colocar os emissários em pé de igualdade e mesmo nível que o Senhor Supremo E EDITAR EVANGELHOS DE MOISÉS, JOSUÉ, SAMUEL, DAVI, SALOMÃO, ETC???

Recordemos as sábias palavras do mártir Irineu e tenhamos sempre em mente que os Evangelhos são quatro apenas - Mateus, Marcos, Luca e João - e que não há quinto Evangelho, nem evangelista anterior, nem evangelista posterior; mas apenas estes.

Não percamos pois o tempo precioso buscando pela graça e pela Verdade onde ela não está. Vá direito a fonte... Vá direto ao Verbo cheio de graça e de Verdade. Nem a Moisés, nem a Elias, mas a Cristo apenas, a Jesus somente...

Porque eles pertencem a categoria de servos, que tudo viram por meio de um espelho ou seja obscuramente... e cujas palavras eram como "VAPOR QUE SAI DA PANELA."

Ele no entanto pertence a categoria de Deus, o qual tudo sabe e expõe com máxima eficiência... POIS SUAS PALAVRAS PUSERAM EM MOVIMENTO A MÁQUINA DO UNIVERSO.

ENTÃO RECONHEÇA OS LIMITES E BALIZAS DA DIVINA REVELAÇÃO AOS EVANGELHOS E DE PRIORIDADE ABSOLUTA A JESUS.




  •  - Em se tratando do Evangelho ou mesmo do Novo Testamento - exceto quando o contexto indicar o contrário - adote sempre e invariavelmente uma perspectiva litero gramatical e para tando busque adquirir um sólido conhecimento a respeito da lingua grega. Habilite-se assim a ler os originais inspirados e infalíveis da palavra de Deus.
Com isso você estará dando um passo importantíssimo, pois estará eliminando a mediação humana e falível do tradutor.

Assim somente terá acesso a pura palavra de Nosso Senhor Jesus Cristo e não as conjecturas do Almeida ou do Valera.

E estará fundamentado na rocha viva da verdade suja solidez é inabalável e não nas areias movediças da capacidade humana...

Não sendo possível - iniciar um curso de grego - opte por uma tradução interlinear como a de Westcott/Hort e de comentários litero gramaticais como Abingdon e Champlinn.




  •  - Cultive a exegese científica: Leve sempre em conta os respectivos contextos, tanto o amplo como o restrito. E JAMAIS ESQUEÇA: SÓ DESCARTE O ÓBVIO QUANDO SEU SENTIDO FOR OPOSTO AO DE UM BOM NÚMERO DE TESTEMUNHOS.

Assim procure sempre averiguar quando, por quem e para que o registro que você esta examinando foi escrito. Quem eram seus destinatários e em que circunstâncias foi composto.

Examine em seguida a sessão ou capítulo em que o verso em questão esta inserido, levando em consideração o título... 

Considere por fim os três versos imediatamente acima e os três versos imediatamente abaixo, examinando sempre sete parágrafos i é o entorno.

EXEMPLO:

No que concerne a doutrina da Imortalidade da alma, as testemunhas de Jeová e outros tantos sectários protestantes, RENOVANDO O ERRO DOS SADUCEUS E FIRMANDO-SE NO TERRENO NAS PASSAGENS MAIS PRIMITIVAS DO TESTAMENTO ANTIGO, SÃO PELA NEGATIVA.

Assim sendo quando dão com as palavras de Jesus:

"ABRÃO, ISAAC E JACÓ NELE VIVEM POIS DEUS NÃO É DEUS DE MORTOS."

ACRESCENTAM ESTA RESTRIÇÃO:

NA MENTE DE DEUS.

PARA EM SEGUIDA DECLARAR QUE NA VERDADE ESTÃO MORTOS E QUE SUAS ALMAS SE DESFIZERAM OU QUE ESTÃO DORMINDO, EM ESTADO COMATOSO, EM SUAS SEPULTURAS.

No entanto este 'NA MENTE DE DEUS' implica admitir que a STV é mais exata e mais zelosa do que aquele que proferiu tal juízo - JESUS - e daquele que registrou-o por escrito> O ESPÍRITO SANTO.

AFINAL EM SE TRATANDO DA MENTE DE DEUS, O PRÓPRIO JESUS TERIA DITO CLARAMENTE: "ELES ESTÃO VIVOS NA MENTE DE DEUS."

Sem necessidade de qualquer emenda ou adjutório por parte da STV o de qualquer ser humano.

Assim teria registrado o ESPIRITO SANTO: QUERENDO DIZER QUE VIVEM NA MENTE DE DEUS!!! sem necessitar dos préstimos do comentarista.

Admitir tais emendas é dar Jesus ou o Espírito Santo por imbecis e as organizações protestantes por superiores a um e outro; como mais zelosas, exatas e prudentes...

Antes de recorrer a tais expedientes convém indagara até que ponto são necessários...

HÁ OUTRAS PASSAGENS EM QUE JESUS AFIRMEM EM ALTO E BOM SOM QUE OS MORTOS ESTEJAM DORMINDO EM SEUS SEPULCROS, QUE NÃO HAJA ESPÍRITO IMORTAL OU QUE ELE SE DISSOLVA???

Não...

Então não há porque rejeitar o sentido óbvio: "ABRAÃO, ISAAC E JACÓ ESTÃO VIVOS mesmo depois de mortos, ou seja, em espírito...

AH MAS FULANO, MAS BELTRANO, MAS MOISÉS, MAS DAVI, MAS O ANTIGO TESTAMENTO... 

NADA DE MAS... POIS COMO ESTA ESCRITO:

"SÓ TU SENHOR TENS PALAVRAS DE VIDA ETERNA."

SÓ JESUS. NÃO O ANTIGO TESTAMENTO...

NÃO É JESUS QUE DEVE SER ADEQUADO AS IDEIAS, DOUTRINAS E CRENÇAS DO ANTIGO ISRAEL, mas as crenças do antigo Israel que devem ser corrigidas pelo Mestre Jesus.

O JUDAISMO ANTIGO É QUE DEVE SER CORRIGIDO PELO CRISTIANISMO E PELO EVANGELHO E NÃO O EVANGELHO E O CRISTIANISMO CORRIGIDO PELO JUDAISMO E REVERTIDO A UMA SEITA RABÍNICA.


  •  - Adote uma perspectiva histórica, ou seja, Procure saber como os primeiros Cristãos compreendiam as passagens em questão.


  1. Analise cada questão ou texto por vez.Enumerando os prós e os contras > Evite dispersar-se analisando diversas passagens ao mesmo tempo.
  2. Comece sempre pelas questões ou textos mais fáceis ou claros. Deixe as questões ou textos mais difíceis para depois.
  3. Ao iniciar uma pesquisa não desista, vá até o fim, ou seja, até esgotar todas as possibilidades.
  4. Faça constantes recapitulações sobre a matéria.
  5. E tenha sempre a mais pura e sincera das intenções que é a aquisição da verdade.

INTERPRETAÇÃO POR CORRELAÇÃO: EXAME HONESTO E EFICIENTE -


Um dos muitos Protestantes que descobriram finalmente esta verdade foi um homem chamado Paul Whitcomb. 

 Paul Whitcomb era um ministro protestante, cujo estudo intenso das Sagradas Escrituras o levou a aceitar a Igreja Católica como a única Igreja verdadeira estabelecida na Bíblia. 

Isto vem explicado num folheto já esgotado, chamado A Bíblia fez de mim um Católico. 

O Sr. Whitcomb estudou as Sagradas Escrituras pelo método de “interpretação por correlação”. 

O método funciona assim: 

Ele concentrava-se numa dada expressão das Escrituras, como “Filho de Deus”, e procurava por todas as Escrituras (Nós recomendamos que se estude apenas o EVANGELHO e os ensinamentos de JESUS CRISTO sobre cada expressão ou NO MÁXIMO o NOVO TESTAMENTO!!!) localizando todos os sítios em que essa expressão era usada, para chegar à verdade bíblica sobre o significado da expressão. 

Quando o Sr. Whitcomb usou este método de interpretação por correlação para a palavra “Igreja”, descobriu uma coisa que não esperava (e que aqui sumariamos em quatro pontos). 

 1) A sua primeira descoberta, disse, foi que a “Igreja” definida na Bíblia devia ser “um corpo” — e não apenas um corpo humano, mas um Corpo Divino — o Corpo Místico de Cristo. 

  “Ele é também a Cabeça do corpo da Igreja.” Colossenses 1:18 “Vós, pois, sois o corpo de Cristo, membros uns dos outros.” I Coríntios 12:27 “Somos membros do Seu corpo, feitos da Sua carne e dos Seus ossos.” (Efésios 5:30) 

2) O Sr. Whitcomb descobriu também que esta Igreja não devia ser um corpo desorganizado, mas um corpo unificado.

“Haverá um só rebanho e um só pastor.” (João 10:16)  “E a glória que Me destes, Pai, Eu dei-a a eles, para que possam ser um, assim como Nós somos Um.” (João 17:22) “Fostes chamados em um corpo... um espírito... uma esperança... Um Senhor, uma Fé, um Baptismo.” (Efésios 4:4-5) 

Enfim o Sr. Whitcomb constatou que este corpo — a Igreja — devia ser constituído como sendo um: um nos seus membros, um na doutrina, um no culto, um na governação. 

3) A seguir, viu que esta Igreja devia ser uma Igreja docente. E não só isso, mas uma Igreja docente infalível: 

 “Todo o poder no Céu e na terra Me foi dado. Ide, pois, e fazei discípulos de todas as nações, baptizando-os em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que Eu vos ordenei.” Mt. 28:18-20) 

4) Percebeu que Nosso Senhor concedeu uma proteção divina a esta autoridade docente: 

 “Falei-vos destas coisas enquanto habitei convosco. Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas, e recordar-vos-á o que vos disse. Quando vier o Paráclito, que Eu vos enviarei do Pai, Ele dará testemunho de Mim. E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio.” (João 14:25-26 e 15:26-27) I Timóteo 3:15: “Escrevo-te estas coisas... para que saibas como te conduzir na casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, coluna e firmamento da verdade.” 

Após ter lido tudo isto comentou:

“Fiquei perturbado pela descoberta desta verdade bíblica... porque [como Protestante] não era membro de uma Igreja docente, e muito menos de uma Igreja docente infalível.” 

E isto porque não há uma tal “Igreja” no sistema protestante. 

E o Sr. Whitcomb continuou: A Igreja de que era membro, como todas as Igrejas protestantes, sustentava que a Bíblia é a única fonte e garantia divinamente autorizada da verdade, e que quem quisesse salvar-se devia aprender da Bíblia o que era necessário para a salvação. 

A única responsabilidade da Igreja, segundo as crenças protestantes, é dar a conhecer a fornecer aos ‘salvos’, os que professam a Cristo como Senhor e Salvador, um lugar onde se possam reunir na ‘fraternidade da oração’. 

Isto apesar do fato de, nos primeiros quatrocentos anos, não haver Novo Testamento autorizado. Isto apesar do facto de, nos mil anos seguintes, até à invenção da tipografia, haver muito poucas Bíblias.

Isto apesar do fato de os que fizeram da Bíblia a sua única regra de Fé chegaram a centenas de regras de Fé em conflito umas com as outras. Isto apesar do facto de a própria Bíblia dizer que muitos dos que a interpretam particularmente (II Pedro 3:16) interpretam-na erradamente."

Encurtando: o Sr. Whitcomb constatou que a única “Igreja” que está de acordo com a descrição da “Igreja” encontrada na Bíblia era a Igreja Católica. (Também sublinhou que a Bíblia não diz tudo, porque João 21:25 diz-nos: “Muitas outras coisas fez Jesus; se se escrevessem, uma por uma, creio que nem no mundo todo poderiam caber os livros que seria preciso escrever.”) Foi a Igreja Católica, investida com a autoridade infalível que Nosso Senhor lhe conferiu, que nos deu o Testamento e é só pela autoridade da Igreja Católica que sabemos com certeza que este Evangelho é a palavra de Jesus Cristo Nosso Senhor!

Nenhum comentário: